Sei que já existem explicações sobre esse procedimento no fórum, no entando no intuito de completar o tutorial que fiz sobre a
Troca do cilindro mestre do freio
venho terminar neste tutorial o procedimento de sangria do freio.
Vou tentar em passos simples transmitir como é fácil fazer esse procedimento, basta apenas ter atenção e confiar no que se está fazendo.
Material.
Fluido de freio na especificação da sua moto.
Ferramentas.
1 - chave philips
1 - chave de boca num 8
1 - seringa (para lidar com o fluido)
1 - pedaço de "mangueira de combustivel" transparente, encontrado em qualquer motopeças.
1 - garrafinha pet, para recolher o fluido velho e não sujar o chão da garagem.
Vamos lá!
Começe desmontando com a chave philips a tampa do reservatorio de fluido.
Retire esta tampa plástica branca, ela quem faz parte da vedação.
Retire por ultimo esta borracha preta.
Agora com a seringa, aspire o fluído do reservatório. repare a cor feia desse fluido velho!
Agora vamos mexer na pinça!
Esta é a pinça, repare em destaque o parafuso de sangria, já com a tampinha de borracha removida.
No parafuso de sangria encaixe a mangueira (não o desaperte ainda) eu usei uma mangueira de combustivel velha que tinha na caixa de ferramenta.
Como a mangueira que usei era muito curta e eu não queria fazer bagunça na minha garagem, recorri a um recurso técnico alternativo, e usei um pedaço de sacola plastica de supermercado como corda (isso se chama reciclagem) para amarrar a minha garrafinha pet na ponta da mangueira. mas se vc comprar uma mangueira no tamanho correto não precisa fazer essa patota kkk
Detalhe técnico
Agora desaperte o parafuso, sem remove- lo, isso vai fazer com que uma pequena quantidade de fluido vaze.
Abra o seu frasco de fluido, complete o reservatorio e aperte a manete devagar algumas vezes, vai começar a jorrar oleo dentro da garrafa, e o nivel do oleo novo começa a baixar, não deixe o reservatorio esvaziar, senão entra ar no orificio do fundo!
Vá "bombando" a manete de freio devagar e completando a medida que o óleo baixa. Até que o óleo velho saia por completo e no parafuso de sangria saia apenas óleo novo!
Daí com a chave de boca num 8 reaperte o parafuso de sangria a sua posição inicial, não precisa apertar até sair água, seja sempre suave nos pasafusos da motoca, a pinça é de aluminio, o parafuso de aço.
Agora complete mais uma o reservatorio, a manete irá ficar mais firme, aperte com cuidado a manete para não vazar oleo, complete o oleo até a marca interna (ou externa) do seu reservatório e remonte as tampas com atenção.
Faça testes antes de sair acelerando loucamente por aí!
Grande abraço Motonliners!!!