o problema do ABS das HDs já foi esclarecido pelo Diniz/Bugno e posso acrescentar que uma freada de emergencia com a moto inclinada na curva também pode ser algo assustador.. o ABS pode liberar ou não a pinça para evitar o travamento da roda e pode não ser exatamente o desejado.
Mas, tudo tem seus prós e contras. Nesta semana eu cai com a Fat em uma freada com pneus sujos de óleo diesel que talvez tivesse sido evitada pelo ABS.. aí valeu a expectativa do tombo para evitar maiores estragos (o DK continua não fazendo falta....).
Resultado do tombo foi troca de buchas do riser por terem torcido quando o guidão desalinhou e dores no corpo do tombo... não fiquei preso na moto ou coisa parecida e já estava levantando a criança antes mesmo do sinal abrir novamente.
ABS é bom, mas precisa aprender a usar. Os colegas que tem as melhores impressões sobre o ABS nas HDs são aqueles que continuam a usar a moto como se NÃO tivessem ABS e na hora do susto o equipamento faz a diferença.
Acreditar que o ABS é o remédio para evitar maiores pepinos não dá certo, pelo menos com as HDs.
Wolfmann, penso exatamente dessa forma. O ABS deve ser UM plus e não O plus. A cautela continuará sendo sempre a melhor forma do motociclista evitar maiores problemas principalmente devido as condições de nossas ruas e também das pessoas em seus carros sempre apressadas.
Acredito que se possa resumir assim o ABS:
Frenagem de emergência num asfalto liso: Excelente
Frenagem normal em asfalto em boas condições: Muito bom
Frenagem em asfalto irregular: Bom
Frenagem em terra/cascalho: Ruim
Frenagem numa velocidade não condizente: Só Deus...
Que bom que o "tombo", pelo visto, foi escorregão.....
Quanto ao comentário do querido Dudu, a "coisa" não é bem assim.....fala-se maravilhas do sistema ABS de, por exemplo, motos da BMW quando na verdade a superioridade desta é no SISTEMA DE FREIOS e SUSPENSÃO e nao apenas no ABS.
Duas rodas e anti travamento sempre será complicado, pois a referencia do sistema sempre terá que ser agressiva na atuação por falta de apoio.....carro tem quatro rodas, é mais fácil dosar o freio.....e esse é o grande problema das HDs.....falta PROGRESSIVIDADE nos freios e não freio propriamente dito.....ou seja, às vezes ela freia até demais.
Cascalho???? O que leva um proprietário, conhecedor de sua HD, à entrar em cascalho???? Só desespero mesmo ou senso de aventura do tipo sem noção....vai dar errado.
Cuidado é o principal sistema que se deve ter instalado na moto.
Que bom que o "tombo", pelo visto, foi escorregão.....
Quanto ao comentário do querido Dudu, a "coisa" não é bem assim.....fala-se maravilhas do sistema ABS de, por exemplo, motos da BMW quando na verdade a superioridade desta é no SISTEMA DE FREIOS e SUSPENSÃO e nao apenas no ABS.
Duas rodas e anti travamento sempre será complicado, pois a referencia do sistema sempre terá que ser agressiva na atuação por falta de apoio.....carro tem quatro rodas, é mais fácil dosar o freio.....e esse é o grande problema das HDs.....falta PROGRESSIVIDADE nos freios e não freio propriamente dito.....ou seja, às vezes ela freia até demais.
Cascalho???? O que leva um proprietário, conhecedor de sua HD, à entrar em cascalho???? Só desespero mesmo ou senso de aventura do tipo sem noção....vai dar errado.
Cuidado é o principal sistema que se deve ter instalado na moto.
Abraços,
Sábias palavras... andei por um chão de cascalho hoje... adrenalina pura.
Até dá pra andar um pouco, mas fica claro que a moto não foi feita pra essa finalidade. Aliás, qual moto foi feita pro cascalho?
Não recomendo, apenas em último caso. Pior ainda em morro...
Vander
Heritage Softail Classic
Taubaté - SP
"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
Comprei minha HD. Foi uma Fat Boy Special preta fosca com ABS. Acabou que fiquei com a escolha do ABS, realmente ele pesou na decisão final. O preço da motoca não foi tão diferente de outras que estava olhando (tirando as 883 que logo descartei por causa das suspensões) então acho que o investimento valeu a pena.
Até agora não usei o ABS e nem pretendo usá-lo. Como bem ressaltou o Wolf: "Os colegas que tem as melhores impressões sobre o ABS nas HDs são aqueles que continuam a usar a moto como se NÃO tivessem ABS e na hora do susto o equipamento faz a diferença." É com esse ensinamento que estou conduzindo a moto, pois cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. Ando dentro dos meus limites, respeito o trânsito, uso equipamento apropriado, e assim espero fazer muitos KM sem a necessidade do ABS. Até pretendo usá-lo, mas como teste e num lugar seguro para que se um dia precisar dele, saber como ele funcionará.
É isso, obrigado a todos pela ajuda. A opinião de cada um serviu para que eu pudesse escolher uma moto com mais tranquilidade de estar fazendo a escolha correta.
Creio que esse fórum é uma tremenda ferramenta para aqueles que buscam soluções, dicas, aprendizados...
Hoje eu dei uma volta com o pessoal aqui do HOG RJ e foi muito bom. A moto, como era de se esperar, foi muito bem em todo o percurso. Esse foi o meu primeiro passeio junto com outras motos. Até então só fazia passeios solos e sem pegar estradas. Essa será a minha próxima meta. Por enquanto vou continuar com o percurso Flamengo x Recreio e adjacências e com um tempo me arriscarei a fazer passeios mais longos.
Quanto as impressões da MOTO , lá vai:
Excelente torque, freio muito bom, comportamento bom nas curvas, consumo mediano, aquecimento normal; enfim, tudo que se poderia esperar de uma HD. A posição de pilotagem poderia ser um pouco melhor, acho que para percursos mais longos terei que fazer algumas mudanças; ou no banco ou no guidom, isso verei mais para frente.
Quanto ao ABS ainda não tenho nenhuma impressão, afinal não precisei usá-lo.
A grande virtude do HOG, pelo menos o Chapter RJ, é essa "escola" para quem começa a andar com a HD: passeios em grupo em distancias menores e a possibilidade de olhar o que os outros colegas vem encontrando como soluções para ajustar a moto ao seu uso.
Em breve você vai estar fazendo mais amizades e formando um círculo de amizades menor e vai começar a escolher os passeios, do HOG ou não, pelo destino e não só para rodar em grupo.
E vai aparecendo, ontem acabamos ficando em pontas opostas da mesa e não deu para grandes conversas.