Harley: ABS X SEM ABS

07 Ago 2012 08:21 #1 por Dudugil
OlÁ pessoal,

Sou novo nesse mundo das motos. Tirei minha carteira esse ano (maio). Desde então venho pesquisando qual moto comprar. O estilo já escolhi - motos custom. Então, devido aos meus sentimentos quando vejo uma Harley me fez parar de olhar outras custom. Acho a moto sensacional, apesar de conhecer alguns dos seus problemas (manutenção, aquecimento, peças caras...) mas mesmo assim adoro essa marca.

Feita essa introdução e sabendo da experiência de todos aqui, além do fato de serem muito sinceros resolvi tirar uma dúvida.

Queria saber da opinião de todos sobre as Harleys com ABS ou sem. Eu acho um sistema, para novatos como eu sem experiência com motos, sensacional. Transmite segurança e ajuda na frenagem em emergência. Como pretendo comprar uma Harley e devido a minha experiência estou tentendo a comprar uma com ABS e vi uma Fat Bob por r$36.000.

O problema é que surgiram comentários positivos e negativos, porém vieram de vendedores e vcs sabem como eles são.

Desde já agradeço.

Seguem uns links sobre testes com ABS:





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 09:06 - 07 Ago 2012 11:33 #2 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Eu sou um grande adepto de ABS, vendi a minha RK assim que saiu a EG com ABS e a BMW que neste quesito é imbatível, como costumo dizer "o freio vale a moto"...

O ABS da HD não é tão eficiente quanto das outras motos, principalmente por que não possui freio combinado, ou seja com acionamento simultâneo pelo manete, desta forma o sistema acaba atuando de maneira desordenada, mas de um jeito ou de outro pelo menos evita o travamento da roda e a perda de controle, só isto já é uma grande coisa, desde que lembre que ABS não reduz distancia de frenagem, um piloto com muita experiência em frenagens vai parar praticamente na mesma distância do que o ABS, mas a maioria de nós não é expert nisto e vai ser muito bom...

Outra desvantagem do sistema da HD é a vibração excessiva, na EG o morcegão parece que vai cair no colo.

Com ABS você pode levar alguns sustos, com o terreno muito irregular ao frear o sistema pode considerar que está ocorrendo uma perda de aderência e simplesmente não breca, por exemplo, ao frear naquelas costelinhas no asfalto quando a roda sai um pouco do chão o sistema considera falta de aderência e libera o freio, quando encosta no asfalto o freio está livre e assim vai e você passa sem freio...

Em estrada de terra só para por Deus pelo mesmo motivo que o anterior e o sistema ABS da HD não dá para ser desligado, portanto precisa ter muito cuidado quando entra neste tipo de terreno, até mesmo um estacionamento com brita você vai precisar frear com muita suavidade ou simplesmente não vai parar...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf, Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 11:12 - 07 Ago 2012 11:12 #3 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Do alto da minha inocência, inclusive de quem nunca teve uma moto COM ABS, custo a acreditar que haja qualquer inovação que não traga benefícios. Se pudesse, já teria o sistema há tempos. Até porque prezo muito a segurança. Se puder escolher, vá de ABS.
Abç.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cormackf, Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 19:40 #4 por cormackf
Respondido por cormackf no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Com certeza com ABS :-) Veja a matéria no site da motonline.

Harley Fat Boy Special
Black Denim
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 21:14 #5 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Harley: ABS X SEM ABS
O ABS das HDs, como frizou o Wbugno não é combinado, ou seja, as rodas agem de forma independentes uma da outra, o que complica a eficiência. Eu particularmente NÃO gosto de ABS. No dia que inventarem um sistema que impeça a moto de cair, aí sim eu vou querer um pra mim. Abç.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 07:55 #6 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Sempre é possível instalar rodinhas nas laterais......

Seja bem vindo, Dudu.

Sua dúvida não precisa de esclarecimentos....vá de ABS, até porque não tem mais zero km sem ABS.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 08:37 #7 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Harley: ABS X SEM ABS

Leoclima escreveu: O ABS das HDs, como frizou o Wbugno não é combinado, ou seja, as rodas agem de forma independentes uma da outra, o que complica a eficiência. Eu particularmente NÃO gosto de ABS. No dia que inventarem um sistema que impeça a moto de cair, aí sim eu vou querer um pra mim. Abç.


Leo,
tenho um amigo que tem uma 883 2005 e me garantiu que a moto dele é a prova de quedas. Pelo menos posso atestar que ele nunca caiu. Hoje ela está com 63 km. O sistema tem se mostrado infalível. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 16:39 #8 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Boa Lando !
Eu quando saio de casa, o meu objetivo é NÃO CAIR !!!
Fico me policiando e tentando melhorar minha pilotagem, sempre.
Já se foram 35.450 Km com a dyna.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 00:11 #9 por aeroboero
Respondido por aeroboero no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Opinião de um novato;

Eu queria ABS e isso foi meio que definindo minha compra.
Quando comecei a olhar as HD, queria uma Dyna (vide meu relato perdido no tópico da Dyna). Mas o fato da Dyna só vir com o ABS na linha 2012 fez eu ficar postergando (ainda bem por isso) a compra.

Relato do novato aqui : até agora foram dois "ativamentos" do dito cujo. Em 2600 km...acho que pra um frango novo que nem saiu da fase de pinto ainda no motociclismo até que tá mais ou menos.
Esses dias fui visitar um amigo que estava realizando panorâmicos de helicóptero em um evento aqui perto. O parque era acessível somente por estrada de barro. Fui com a esposa de garupa. Não passava nem agulha como diz o ditado. Mas sem susto nenhum.

Antecipação é algo muito importante na pilotagem. Se adeque as condições de pilotagem e trânsito, e sempre ache que o cara na sua frente está "armando" sua queda ou um susto. Já te livra de alguns sustos...

Então eu lhe recomendo com toda a certeza o ABS.
Não lhe torna infalível, mas ajuda bastante pessoas que nem nós : inexperientes.

abs

Azuleide! - Heritage Classic 2011
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 12:57 #10 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Fat Bob por 36 mil Dilmas?? Pega logo!
Se vc tem menos de 1,70m acredito que vai ter um pouco de dificuldade no início com a moto, pois suas pernas ficam bem esticadas. Diferentemente da Super Glide, onde as pedaleiras são recuadas.
Mas tudo é uma questão de se acostumar.

Deus te abençoe!

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 22:58 #11 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Minha Fatboy 2008 não tem ABS... de fato, quando precisei andar por estrada de terra em Nazca-Peru, os freios sem ABS são mais eficazes. Mas isso foi uma unica vez, nos 36.000km que tem a moto... do resto, só asfalto e já peguei muita chuva. Já acostumei com a pilotagem sem ABS, mesmo com chuva forte e granizo, mas, se fosse comprar uma moto nova, certeza que pegaria uma com ABS, principalmente pela segurança que vai ter em asfalto molhado.

Harley Davidson - Fatboy
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 11:09 #12 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Harley: ABS X SEM ABS
vou alinhar com o Leo... não tenho abs na minha Fat e não me preocupei com isso até hoje, mas treino habitualmente as frenagens de emergência.

Como já disse o Celesta, HD zero vem com abs... só mesmo as Sportsters continuam sem, portanto: Fat Bob na garagem.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dudugil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2012 15:48 - 16 Ago 2012 15:49 #13 por Dudugil
Respondido por Dudugil no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Olá pessoal,

Primeiro obrigado a todos pela atenção. Já era esperado que isso acontecesse, afinal esse fórum ajuda muitas pessoas em suas dúvidas e em sua escolhas. Sensacional.

Segundo, estive ausente nesse período pois fiz uma viagem e voltei na terça de madrugada!

Resultado dessa viagem foi a perda da Fat Bob. O dono da moto desistiu de vendê-la, por enquanto. Ele queria pegar uma Road King e como não encontrou nada do seu agrado ele pegou novamente a moto da loja.

Como eu não queria fechar negócio antes da minha viagem, e como eu também queria ouvir a opinião de todos aqui para pensar melhor se essa seria a minha moto de entrada pode-se dizer que o prazo expirou...rsrsrs. Aparecerá outra, ou até a mesma.

Agora, cheguei a algumas conclusões. Comparar o sistema da HD com de outras motos não é o ideal. Sabemos que os sistemas das BMW e das Esportivas são muito eficientes. Logo, qualquer comparação com outros modelos seria irreal. Contudo, se compararmos o sistema entre as HD o ABS é muito bem vindo. Isso, claro, para aqueles que não tem o domínio perfeito de uma frenagem principalmente de emergência (meu caso). Claro que pretendo fazer o curso do RideProgram, mas até lá....

Acredito que o ABS não salva vidas, pois o principal é antevermos o que pode nos acontecer, como disse o Leoclima, e andar na velocidade condizente com o momento.

Por fim, surgiu uma dúvida com relação ao sistema. Foi dito pelo Wbugno que "Com ABS você pode levar alguns sustos, com o terreno muito irregular ao frear o sistema pode considerar que está ocorrendo uma perda de aderência e simplesmente não breca, por exemplo, ao frear naquelas costelinhas no asfalto quando a roda sai um pouco do chão o sistema considera falta de aderência e libera o freio, quando encosta no asfalto o freio está livre e assim vai e você passa sem freio..."

Minha dúvida é: O sistema não freia em terreno irregular? Mesmo colocando pouca pressão na manete, ou seja, sem força suficiente para travar o sistema não faz a frenagem, ou faz mas de forma menos intensa? Deu para entender?? ? ? :blush:

No mais agradeço a todos a ajuda....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2012 17:27 #14 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Harley: ABS X SEM ABS
Dudugil, conversei a respeito disso com o Bugno na semana passada.

Segundo ele, terrenos de terra e cascalho são perigosos porque o ABS entende que não há aderência entre pneu e solo, sempre liberando as pastilhas da mordida. Ou seja, moto com ABS, nesse terreno, é melhor começar a freiar kms antes de algum obstáculo, pois nessas condições a moto pára muito lentamente.

Na torcida para que encontre sua Fat Bob!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2012 06:08 #15 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Harley: ABS X SEM ABS

Diniz escreveu: Dudugil, conversei a respeito disso com o Bugno na semana passada.

Segundo ele, terrenos de terra e cascalho são perigosos porque o ABS entende que não há aderência entre pneu e solo, sempre liberando as pastilhas da mordida. Ou seja, moto com ABS, nesse terreno, é melhor começar a freiar kms antes de algum obstáculo, pois nessas condições a moto pára muito lentamente.

Na torcida para que encontre sua Fat Bob!


Dudugil e Diniz,

Estrada de terra e cascalho são perigosas porque as HD NÃO FORAM FEITAS PARA ESTE TIPO DE PISO!!! Logo, haverá problemas com ou sem o ABS :evil: . E, para parar nestes terrenos, melhor andar com muiiiito cuidado. :lol: :lol: :lol: :lol:
Abçs.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.214 segundos