Ponteira x Consumo

23 Jul 2012 07:40 #1 por a.coimbra
Ponteira x Consumo foi criado por a.coimbra
Doutores do forum,
Neste final de semana troquei as ponteiras originais da Fat Bob pelas da marca Cobra slip-on de 3 polegadas.
O som mudou bastante, ficou mais grave e encorpado. Agora a vizinha não vai achar que tem uma Kombi entrando no corredor. Acho que vai dizer que se trata de um motor de barco,...
Notei ontém que ao completar o tanque com Podium em Macaé, fui a Campos a e voltei p/ Rio das Ostras com a reseva acesa. Já com as ponteiras originais, um tanque dava p/ fazer o mesmo percurso sem acender a reserva. Ué, a preta agora tá bebendo mais...

Pergunto aos senhores, precisa ajustar mapeamento da injeção,..torcar filtro de ar,.. etc. Sem falar que nas desalerações, o ronco solta uns pipocos, parecendo moto carburada que precisa equalizar.


Forte abraço;

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 07:47 #2 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Ponteira x Consumo
A ponteira, isoladamente, nao deveria influenciar no consumo....

É corriqueiro que, como o som fica mais bonito, a gente dá aquelas aceleradas prá curtir e acaba pagando em consumo.....depois alivia de novo e volta ao normal.

Ponteira de grande vazão sem a respectiva melhora na entrada de ar causa perda de torque, fato que tb pode auxiliar no aumento de consumo, visto que vc vai acelerar mais para retomar.....

Pipoco só com remapeamento mesmo....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 08:17 #3 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Ponteira x Consumo
assino embaixo...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 14:27 #4 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Ponteira x Consumo
Ocorreu o mesmo na minha Fatboy. Antes, com ponteiras originais, consumo em 20km/l. Agora, com ponteiras Screaming Eagle, consumo em 17km/l. Isso medido diversas vezes rodando em modo economico. De fato, acredito que só vá acertar o consumo remapeando. Até tenho o SEPST aqui, mas não instalei na moto porque vou pegar o filtro SE mes que vem.

Mas é possivel obter melhor resultado de consumo com as ponteiras SE usando apenas o SEPST - sem trocar o filtro?

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 08:28 #5 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Ponteira x Consumo
Dificil.....

ponteira isoladamente só melhora o som....

Filtro é complemento indispensável e remapeamento é refino.....nem sempre é obrigatório, mas é legal.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 09:18 - 24 Jul 2012 09:30 #6 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Ponteira x Consumo
Permitam-me discordar das opiniões dos mais experientes :dry: ... A troca das ponteiras deve ter reflexo inclusive no desempenho. A alteração do som deve-se à liberação da exaustão. Se vc libera a exaustão, sem alterar a admissão, deverá haver sim mudanças no desempenho e no consumo. Tais alterações podem ser sentidas muito mais claramente nos motores carburados. Mas tbm ocorrem nas injetadas. Posso estar falando uma grande bobagem :blush: , mas, a princípio, faz sentido.
Abçs.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 09:38 #7 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Ponteira x Consumo
Concordo...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: LandoHD1600

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 13:03 #8 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Ponteira x Consumo
Agradeço os comentários de vcs.
Agora será que conforme questionado acima, a troca do filtro ajude no desempenho/consumo?

A Rio H-D vai considerar um ajuste desses como perda de garantia então,?? Já que alterei o desempenho da máq. Vou ver na revisão de 8mil Km.

Não encomendei ponteiras SE pois além de serem mais caras, há aquela proibição de importação. E pedindo na loja aki os valores são proibitivos. Pois um encosto completo nos USA não chega a 500 pratas; aki a mesma peça, sai por mais de 1 barão.


Abraço;

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 13:08 #9 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Ponteira x Consumo
a minha Fatboy passou a fazer 17km/l, mas senti mudança na performance também. nada absurdo, mas ficou um pouquinho mais arisca. Vamos ver depois que colocar o Heavy Breather e o SEPST.

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 14:29 #10 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Ponteira x Consumo
Correndo o risco novamente de falar bobagem, acredito que ao trocar as ponteiras sem mexer com o filtro, a moto fica um pouco mais frouxa, por assim dizer. Pelo menos torque, certamente ela perde um pouco. Ao se alterar tbm o filtro, provavelmente o problema será corrigido com um possível ganho de desempenho, dada a melhoria na admissão e exaustão. Com relação ao consumo, acredito que aconteça o mesmo. Ele pode ter piorado com a troca das ponteiras e deve se recuperar com a troca do filtro, sendo que deve melhorar um pouco, mas sem voltar ao que era antes das modificações, uma vez que se há melhoria de desempenho, há o consequente aumento de consumo. :blink: :blink: :blink: :blink:
Abçs.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 14:45 #11 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Ponteira x Consumo
Perde toque e ganha cavalaria, ou seja mais xoxa na arrancada e mais final...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 15:31 #12 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Ponteira x Consumo

wbugno escreveu: Perde toque e ganha cavalaria, ou seja mais xoxa na arrancada e mais final...

Abrx


É exatamente essa a sensação que se tem. Para arrancar fica bem mais fraca, mas ganha em final.

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 16:59 #13 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Ponteira x Consumo
pelos graficos do catalogo Screaming Eagle, com o estagio 1 voce ganha torque e cavalaria... não um ou outro...

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 17:16 #14 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Ponteira x Consumo

Renato696 escreveu: pelos graficos do catalogo Screaming Eagle, com o estagio 1 voce ganha torque e cavalaria... não um ou outro...


Renato, não faço idéia do que seja estagio 1, mas se for só com a troca das ponteiras, a informação não procede. Perde-se torque e ganha-se final. Passei por isso quando troquei da minha 883. Quando arrancava, até as 125 saiam na minha frente. A solução veio com a troca no sistema de admissão. Aí virou um canhão! :lol: :lol: :lol: :lol:

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 17:41 #15 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Ponteira x Consumo
Posso atestar que isto acontece, quando troquei na EG eu mandei fazer um mapa no dinamômetro no Pimenta antes e depois da instalação...





BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.261 segundos