Doutores do forum,
Neste final de semana troquei as ponteiras originais da Fat Bob pelas da marca Cobra slip-on de 3 polegadas.
O som mudou bastante, ficou mais grave e encorpado. Agora a vizinha não vai achar que tem uma Kombi entrando no corredor. Acho que vai dizer que se trata de um motor de barco,...
Notei ontém que ao completar o tanque com Podium em Macaé, fui a Campos a e voltei p/ Rio das Ostras com a reseva acesa. Já com as ponteiras originais, um tanque dava p/ fazer o mesmo percurso sem acender a reserva. Ué, a preta agora tá bebendo mais...
Pergunto aos senhores, precisa ajustar mapeamento da injeção,..torcar filtro de ar,.. etc. Sem falar que nas desalerações, o ronco solta uns pipocos, parecendo moto carburada que precisa equalizar.
Forte abraço;
Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.
A ponteira, isoladamente, nao deveria influenciar no consumo....
É corriqueiro que, como o som fica mais bonito, a gente dá aquelas aceleradas prá curtir e acaba pagando em consumo.....depois alivia de novo e volta ao normal.
Ponteira de grande vazão sem a respectiva melhora na entrada de ar causa perda de torque, fato que tb pode auxiliar no aumento de consumo, visto que vc vai acelerar mais para retomar.....
Ocorreu o mesmo na minha Fatboy. Antes, com ponteiras originais, consumo em 20km/l. Agora, com ponteiras Screaming Eagle, consumo em 17km/l. Isso medido diversas vezes rodando em modo economico. De fato, acredito que só vá acertar o consumo remapeando. Até tenho o SEPST aqui, mas não instalei na moto porque vou pegar o filtro SE mes que vem.
Mas é possivel obter melhor resultado de consumo com as ponteiras SE usando apenas o SEPST - sem trocar o filtro?
Permitam-me discordar das opiniões dos mais experientes ... A troca das ponteiras deve ter reflexo inclusive no desempenho. A alteração do som deve-se à liberação da exaustão. Se vc libera a exaustão, sem alterar a admissão, deverá haver sim mudanças no desempenho e no consumo. Tais alterações podem ser sentidas muito mais claramente nos motores carburados. Mas tbm ocorrem nas injetadas. Posso estar falando uma grande bobagem , mas, a princípio, faz sentido.
Abçs.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Agradeço os comentários de vcs.
Agora será que conforme questionado acima, a troca do filtro ajude no desempenho/consumo?
A Rio H-D vai considerar um ajuste desses como perda de garantia então,?? Já que alterei o desempenho da máq. Vou ver na revisão de 8mil Km.
Não encomendei ponteiras SE pois além de serem mais caras, há aquela proibição de importação. E pedindo na loja aki os valores são proibitivos. Pois um encosto completo nos USA não chega a 500 pratas; aki a mesma peça, sai por mais de 1 barão.
Abraço;
Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.
a minha Fatboy passou a fazer 17km/l, mas senti mudança na performance também. nada absurdo, mas ficou um pouquinho mais arisca. Vamos ver depois que colocar o Heavy Breather e o SEPST.
Correndo o risco novamente de falar bobagem, acredito que ao trocar as ponteiras sem mexer com o filtro, a moto fica um pouco mais frouxa, por assim dizer. Pelo menos torque, certamente ela perde um pouco. Ao se alterar tbm o filtro, provavelmente o problema será corrigido com um possível ganho de desempenho, dada a melhoria na admissão e exaustão. Com relação ao consumo, acredito que aconteça o mesmo. Ele pode ter piorado com a troca das ponteiras e deve se recuperar com a troca do filtro, sendo que deve melhorar um pouco, mas sem voltar ao que era antes das modificações, uma vez que se há melhoria de desempenho, há o consequente aumento de consumo.
Abçs.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Renato696 escreveu: pelos graficos do catalogo Screaming Eagle, com o estagio 1 voce ganha torque e cavalaria... não um ou outro...
Renato, não faço idéia do que seja estagio 1, mas se for só com a troca das ponteiras, a informação não procede. Perde-se torque e ganha-se final. Passei por isso quando troquei da minha 883. Quando arrancava, até as 125 saiam na minha frente. A solução veio com a troca no sistema de admissão. Aí virou um canhão!
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.