Até agora, nao sofri com corrosão em nenhuma das motos....tomam banho e chuva.
Aquilo me parece o bocal de combustível....e aquilo nao é ferrugem.....é borra de moto parada há milenios ou combustivel de péssima qualidade agindo há tempos.
A minha tem pavor a água... Uma única vez usei querosene para limpar a parte preta do motor e usei bastante água de mangueira (sem pressão) para retirar o querosene. Ficou limpinho limpinho! Uso uma flanela molhada com algum detergente próprio e nada mais. Se estiver chovendo não saio, mas se estiver cavalgando nela e chover, não paro.
cezariomaia2011-08-24 17:01:03
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Meu caro Wolfmann, vocês não tem nem idéia do que é maresia. Aqui em Natal passamos silicone, WD40 até nos olhos, senão enferrujam também. Olha essas fotos da minha ex FXST, preste atenção na corrosão da roda na terceia foto:
cezariomaia2011-08-24 17:56:32
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Cezário, também moro na beira da praia (mais ou menos uns 4 quarteirões) e a minha moto não apresenta essa oxidação toda.
Está apresentando oxidação no fundo das plataformas e pedal de freio. O cromado está descascado nos risers há coisa de três anos (quando colocaram a cabeça de touro) e nem assim apresenta oxidação (mas a fixação do riser na mesa está enferrujando).
As canelas estão "picadas" de pedriscos da estrada e também não apresentam oxidação... acho que ela não gosta mesmo é de banho.
Silicone ou anti-ferrugem? Nem pensar... minha lavagem mais normal é chegar após tomar chuva, pegar a camiseta que estiver vestindo e secar a pintura e os cromados... e já tá de bom tamanho.
Wolfmann, a maresia aqui em Natal é caso de polícia. É a região brasileira com maior salinidade no ar, suponho por causa do alto índice de ventos e percentual de salinidade do mar. Não é a toa que o RN produz 25% de toda a energia eólica brasileira e 90% de todo o sal do país. Acaba com tudo: geladeiras, fogões, comp**adores, televisões, carros, armas, enfim, tudo que seja ferroso (inclua-se aí aluminio, cobre e peças zincadas). Tomo o maior cuidado com as bengalas da Harley, mas não tem jeito. É esperar ficar toda descascada e pintar. Passo antiferrugem nela sempre que vou viajar e quando parada está sempre com a capa em cima.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Diniz, as japonesas de uma maneira geral resistem muito melhor a maresia. A minha Strom não tem ferrugem nenhum, e conheço pessoas que tem motos mais velhas até que a minha que estão limpas. Depois de muitos anos, os acessórios cromados começam a apresentar ferrugem, e mesmo acessórios pintados como protetores de motor, peças como haste de espelho e a parte polida das bengalas também começam a apresentar ferrugem. Vemos muitas motos como Suzuki Boulevard 800 e 1500 sem nenhuma corrosão aparente. Tenho um primo que tem uma Kawasaki Vulcan 1500 com 12 anos e mais de 70 mil km absolutamente impecável. O Lando conhece o João Maia, dono da Vulcan.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Srs. se puderem opinar eu agradeço antecipadamente.
Eu abri esse tópico em agosto/2011, quando estava pensando em adquirir uma HD e realizar o sonho de garoto: ser proprietário desse mito chamado Harley Davidson, que considero mais que uma moto, um ser com alma, sem exageros.
Enfim, acabei arquivando o sonho porque resolvi trocar o carro (em setembro) e deixar a moto para 2012.
Agora estou retomando as tratativas (principalmente com a dona onça aqui em casa) e comecei pesquisar uma HD que satisfaça minha vontade.
O uso que farei será urbano e na estrada, primeiro em passeios curtos (tipo bate-e-volta) e, no futuro, tiros mais longos (aventureiros e venturosos).
Acho que estou deixando de lado a DeLuxe. Não me trasmite a robustez da Fat, por exemplo. Também não pretendo adquirir uma touring (que acho grandes demais). A Sportster é muito pequena para mim e desconfortável para a patroa (ela mesma, a dona onça).
Já tive uma shadow há quase 10 anos.
Então, estou pensando em ir de FatBoy.
Posto tudo isso, pergunto aos Srs.:
- é melhor uma zero ou uma usada?
- tabela Fipe diz alguma coisa em termos de preço de HD ou não serve de parâmetro?
- existe uma margem a partir da qual a compra da usada passa a ser mais interessantes que a zero?
- tenho uma Fat 08/09 em vista. A pedida é 40 mil Dilmas. Tem escape screamig eagle, acessórios diamond black HD e o proprietário deixou ela toda preta. Esses acessórios justificam pagar um sobrepreço?
Muito grato pelo auxílio. É realmente inspirador ver como vocês exaltam e apreciam suas motos.
Eu tenho uma Fat 2008, comprada zero km em junho/08.
Depois dela, tive, ao mesmo tempo, também Dyna e Electra, que já vendi, mantendo a Fat.
Minha opinião, da qual muitos discordarão, é que VALE A PENA COMPRAR A NOVA!
Eu acho que essa Fat que você menciona está cara. Entendo que valeria a pena por, no máximo, uns 34 mil.
Com cerca de 48 mil, você pega a Fat zero, com muitas atualizações, entre elas, ABS e acelerador eletrônico. E vai querer ficar com ela por muitos anos, como é meu caso e dos demais amigos que compraram suas Fats "zero".
Boa sorte!
Alfredo.SP2012-04-23 22:56:04
Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo