Quem ousa mostrar a cara ?

06 Jul 2010 03:52 #61 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Léo,

respeito sua opinião, mas discordo....se algo não é pessoal, é a calibragem dos pneus.

Todo o conjunto de suspensão trabalha em determinada geometria que tem os pneus como principio básico, portanto alterar a calibragem recomendada pelo fabricante vai causar problemas.

Pode haver sensação de conforto, mas sempre haverá exposições à situações adversas às previstas pelo fabricante.

Coisa de brasileiro: encoste qualquer carro no borracheiro e diga que nao sabe quanto vai de pressão....eles recomendam 28 lbs para qualquer carro, seja jipe, mille, etc....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2010 07:01 #62 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Pois é Celestino : sem polêmica. Cada um com a sua opinião.
Leoclima40365,4632523148

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2010 15:50 #63 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
É nóis!!!

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2010 16:18 #64 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Caros,


A pressão a ser empregada nos pneus não é uma medida absoluta, pois depende de uma série de fatores, tais como condições do piso a ser enfrentado, carga da moto, velocidade que será empregada, condição das suspensões, etc, etc. etc.


Por outro lado, mesmo a pressão indicada nos manuais é fruto - como quase tudo na vida - de soluções de compromisso, no caso um mix entre as situações mais comumente encontradas no uso e, ainda, da queda de braço entre fabricante do veículo e fabricante dos pneus, pois quase sempre eles - sim, até eles - divergem sobre os números.


Como eu não entendo nada disso, arrisco sempre seguir a orientação do fabricante.


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2010 18:14 #65 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Eu tbm sempre tento seguir as instruções do fabricante, mas nesse caso vou seguir a minha própria instrução, embora eu não seja engenheiro e nem mesmo entenda muito do assunto.
A questão é que com a calibragem indicada no manual (40 psi para andar garupado) a Deluxe estava rebolando um bocado, o que acabava me estressando e tirando a diversão do passeio.
Então, se for pra me estressar me restam duas opções, vendo a moto e compro um vídeo game, ou contrario o fabricante.
Como vender a Scarlett não é uma apção, o manual que me desculpe mas vou botar 38 psi no pneu traseiro e pronto.
Aliás, sinceramente não acredito que uma diferença de míseras 2 psi não irão causar muitos problemas.
Como o manual determina 36 psi sem garupa e 40 com garupa, acredito que se eu não ultrapassar essas barreiras, pra mais ou para menos, estarei dentro de uma certa zona de segurança.
De qquer forma agradeço muito a ajuda dos amigos que como sempre foram muito prestativos.

Abraços

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2010 20:18 #66 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Amigos, só quero lembrar que o manual manda calibrar com o pneu quente, pois se for feita com pneu frio, a pressão aumenta depois de rodar algum tempo.


Pude comprovar isso num passeio que fizemos sábado e domingo passado de Foz do Iguaçu a Posadas na Argentina. Na saída, com o pneu frio eu calibrei com 1 libra a menos, pensando que aumentava só um pouco. Mas quando cheguei de volta a Foz do Iguaçu, fui conferir a calibragem e estava com 4 libras a mais.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2010 05:28 #67 por f4tbiker
Respondido por f4tbiker no tópico Quem ousa mostrar a cara ?

Isaú escreveu: Amigos, só quero lembrar que o manual manda calibrar com o pneu quente, pois se for feita com pneu frio, a pressão aumenta depois de rodar algum tempo.


ok, não li o manual e, de forma alguma, contesto a informação....
massss
é a primeira vez que ouço isso... bom saber...
fico na maior neura pensando que o posto mais perto de casa fica a uns 6km e nunca sei se o pneu "aqueceu" ou não..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2010 05:57 #68 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Vai ver o meu problema é esse, o posto onde abasteço e calibro o pneu fica a menos de 2 quadras de casa, não da nem pra engatar da 3ª e já tenho q entrar no posto.
Outro problema que notei na última vez que calibrei, foi que a bomba estava com problemas, e não estava lendo direito a calibragem do pneu, então segui em frente e calibrei no próximo posto, que tbm não fica tão longe, acho que fica a mais ou menos 2 km.
Nesse a bomba estava funcionando perfeitamente, lá que eu coloquei as 38 psi no pneu e isso resolveu o problema do rebolado da Scarlett.

Abraços

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2010 08:32 #69 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Realmente, a temperatura ambiente e do penu são fatores que mudam a calibragem do pneu, inclusive há muita diferença entre as medidas nos postos de abastecimento, se vc costuma ir somente neste pode ser que não esteja com a pressão correta.

A BMW tem sensores de pressão de pneu e o manual recomenda que se faça o ajuste dos medidores ou seja, você calibra com a pressão indicada e confere pelo comp**ador de bordo se está correta e ajusta a calibragem de acordo ( 35/42 psi ). Por sinal, no caso da BMW com este recurso não há como tentar andar acima ou abaixo dos limites da calibragem, um pouco abaixo já acende o alerta e um pouco mais a moto entre em modo seguro e não anda mais do que 40 km/h.

O comp**ador só dá calibragem correta se a temperatura ambiente/do pneu estiverem acima de não sei qto ( só olhando no manual )...

Como a HD não tem sensor o lance é conseguir um manometro confiável ou calibre e vá em outro posto e veja se tem diferença entre eles...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2010 14:59 #70 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
A calibragem é outro foco de informações desencontradas. Em primeiro lugar: a calibragem recomendada pelo fabricante já prevê condições diversas, como piso seco, molhado, quente ou frio. Portanto, não se deve alterar a calibragem em função destas variáveis. No caso de piso molhado o erro é gravíssimo. Muitos motociclistas, principalmente os mais antigos, costumam reduzir a calibragem para deixar o pneu mais mole. Só se esquecem que isso vai fazer os sulcos (encavos) dos pneus ficarem mais estreitos e vai piorar o escoamento da água. Ou seja, nada de mexer na calibragem sobre piso molhado.

Outro erro é calibrar o pneu quente. Somente as motos de corrida calibram o pneu quente, mas utiliza-se nitrogênio e não ar (atmosfera). Entre os componentes da nossa atmosfera está o oxigênio, gás carbônico, nitrogênio, outros gases e água. A tal umidade relativa do ar significa o quanto de H2O tem na atmosfera. O ar do cilindro que infla os pneus contém água. Quem já ferveu água sabe que as partículas de H2O se atritam com o calor e aumentam de tamanho, fazendo a pressão subir. Por isso existem as válvulas nas panelas de pressão, para evitar que elas estourem. Quando o ar dentro do pneu esfria, as moléculas voltam ao tamanho natural e a pressão reduz.


Como a vedação da roda nunca é 100%, quando a pressão aumenta, parte do ar se perde, por isso devemos calibrar constantemente os pneus, mas com eles frios. E também recomenda-se trocar a válvula (bico) da roda, no caso dos pneus sem câmera, sempre que trocar os pneus, mantendo uma boa capacidade de vedação.


A vantagem do nitrogênio na calibragem é a ausência de H2O na composição, o que ajuda a manter a temperatura interna mais baixa, sem elevar a pressão.


Mais uma dica para finalizar. Lembre-se que os pneus ficam não apenas gastos, mas também velhos. Desde o momento em que o pneu sai da linha de montagem ele já entra no seu período de envelhecimento. A mistura do pneu tem elementos naturais e sintéticos que perdem sua capacidade mesmo sem nunca rodar nem um quilômetro sequer. Portanto, fique de olho nos pneus de motos que rodam pouco. O primeiro sinal de envelhecimento são minúsculas trincas dentro dos encavos (sulcos), como se fosse cracelê de porcelana. Mesmo que ainda tenha mais de 2,5mm de sulco, este pneu já está comprometido.


Geraldo Simões

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 09:20 #71 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
http://www.facebook.com/home#!/photopid=204891&id=100000731315128&fbid=132756890092021


Euzinho, viajando na EG de B. Horizonte para Natal.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 09:21 #72 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Putz, porque não aparece a foto?

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 09:43 #73 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Pronto.


Resolvido.






Leoclima40367,7271990741

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 14:54 #74 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Quem ousa mostrar a cara ?

Leoclima escreveu: A calibragem é outro foco de informações desencontradas. Em primeiro lugar: a calibragem recomendada pelo fabricante já prevê condições diversas, como piso seco, molhado, quente ou frio. Portanto, não se deve alterar a calibragem em função destas variáveis. No caso de piso molhado o erro é gravíssimo. Muitos motociclistas, principalmente os mais antigos, costumam reduzir a calibragem para deixar o pneu mais mole. Só se esquecem que isso vai fazer os sulcos (encavos) dos pneus ficarem mais estreitos e vai piorar o escoamento da água. Ou seja, nada de mexer na calibragem sobre piso molhado.

Outro erro é calibrar o pneu quente. Somente as motos de corrida calibram o pneu quente, mas utiliza-se nitrogênio e não ar (atmosfera). Entre os componentes da nossa atmosfera está o oxigênio, gás carbônico, nitrogênio, outros gases e água. A tal umidade relativa do ar significa o quanto de H2O tem na atmosfera. O ar do cilindro que infla os pneus contém água. Quem já ferveu água sabe que as partículas de H2O se atritam com o calor e aumentam de tamanho, fazendo a pressão subir. Por isso existem as válvulas nas panelas de pressão, para evitar que elas estourem. Quando o ar dentro do pneu esfria, as moléculas voltam ao tamanho natural e a pressão reduz.


Como a vedação da roda nunca é 100%, quando a pressão aumenta, parte do ar se perde, por isso devemos calibrar constantemente os pneus, mas com eles frios. E também recomenda-se trocar a válvula (bico) da roda, no caso dos pneus sem câmera, sempre que trocar os pneus, mantendo uma boa capacidade de vedação.


A vantagem do nitrogênio na calibragem é a ausência de H2O na composição, o que ajuda a manter a temperatura interna mais baixa, sem elevar a pressão.


Mais uma dica para finalizar. Lembre-se que os pneus ficam não apenas gastos, mas também velhos. Desde o momento em que o pneu sai da linha de montagem ele já entra no seu período de envelhecimento. A mistura do pneu tem elementos naturais e sintéticos que perdem sua capacidade mesmo sem nunca rodar nem um quilômetro sequer. Portanto, fique de olho nos pneus de motos que rodam pouco. O primeiro sinal de envelhecimento são minúsculas trincas dentro dos encavos (sulcos), como se fosse cracelê de porcelana. Mesmo que ainda tenha mais de 2,5mm de sulco, este pneu já está comprometido.


Geraldo Simões




verdadeiro tratado... mas vou levando como sempre: nunca fui assíduo na calibragem. As vezes levo seis meses antes de calibrar os pneus e normalmente eles estão bem perto da calibragem (menos 4 libras, as vezes menos).

Uso a calibragem de fábrica: 36 nas duas rodas. Ando sem garupa e quando viajo mantenho a calibragem mesmo com carga.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 17:01 #75 por DanielAlvares
Respondido por DanielAlvares no tópico Quem ousa mostrar a cara ?
Minha Afilhada me propondo uma troca justa!!!


http://www.flickr/photos/danielalvares/4775194979/

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.284 segundos