Sou novo no fórum, e em maio estarei trocando minha bros
150 por uma Fazer, já que após fazer algumas análises
percebi que a Fazer é melhor negócio do que a cb300.
Então, em julho estou de férias e to kerendo fazer uma
viagem com minha namorada para o litoral. Nossos planos
são de ir de bh até Cabo Frio, ficar lá uns 4 dias e
depois seguir para Vitória.
Gostaria que vocês me dessem dicas para a viagem, pois
vai ser a primeira vez que pego estrada de moto e a
opinião de vocês sobre viajar na minha nova moto.
Conto com a colaboração de vocês galera!
Obrigado!
Quando vc vai comprar a fazer?
O ideal seria vc viajar já com ela amaciada.
Assim vc poderia se planejar, fazer a revisão de XXX km e alguns dias depois ir para estrada.
O resto vc pode encontrar aqui no MO, como as dicas de até quando tocar, quando parar, os cuidados principais e etc.
Quanto em kilometragem vc vai fazer para uma viagem destas?
Creio que um planejamento prévio seria bem interessante, sempre com calma, sem forçar vc, a garupa e a claro a moto.
Lembrando dos equipamentos basicos, jaqueta, capa de chuva e tudo mais.
Muito cuidado tb com a bagagem, a falta ou execesso dela.
Talvez seja legal tb aquelas vacinas anti furo para o pneu(tb devem haver milhoes de topicos falando sobre eles no forum).
Eu acredito que o bom senso é a melhor coisa que vc pode ter antes, durante e depois da viagem.
Mas ja vou te avisando, a fazer vermelha é a mais confortavel e bonita!
aehuaeuuaeuaehuahuhaehuae
A Fazer vai tranquila. Faça uma revisão completa da moto
antes de partir em viagem. O principal de tudo é o
planejamento das rotas, com paradas para descansar
durante a viagem, comer, ou até mesmo passar a noite.
Não se esqueça de uma boa jaqueta e uma boa bota, tanto
para você quanto para sua namorada. Não se esqueça também
de capas de chuva. Um bom baú de 45 litros dá pra levar
bastante coisa, mas um menor de 33 litros, somado a
alforjes laterais, também dão conta do recado.
Na estrada, respeite os limites da sua moto. Guie sempre
na defensiva e atento ao que acontece na via, desde os
carros, ônibus, caminhões, animais e pessoas que possam
invadir a pista, óleo na pista, buracos, e por aí vai.
Não se esqueça da antena corta-pipa. Aconselho também a
instalação de uma bolha acrílica, que bloqueia o vento no
peito e parte do capacete.
Essas foram as dicas que me vieram na cabeça agora. Se
alguém lembrar de mais coisas, escrevam aí para o amigo.g.d.40637.7280208333
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Nâo fiz uma viagem tão longa não!! o maximo que andei foram
450km ida e volta. Moto gostosa de mais de viajar , porém
por ser uma 250 só nas ultrapassagens se sente falta de um
motor potente.
Com relação a velocidade final, parece que a motoca pede
uma sexta marcha, pois acho que ela esguela um pouco aos
130/135 o maximo que a minha chega com seus 2500km rodados
conseguiu atingir. De um modo geral uma ótima motoca. Sou
um feliz proprietário de uma NVFZ!
Embora a Fazer seja uma moto já bem legal para viajar, eu pensaria também em uma Ténéré, o perfil "topa tudo" dela pode facilitar o acesso a alguns locais que seriam complicados para se chegar de Fazer.
Quanto ao resto, é como o pessoal falou, procure amaciar o motor (ao menos 1.000km e a primeira ravisão) antes de fazer a primeira viágem e certifique-se de ter os equipamentos adequados, nada de viajar de bermuda e camiseta, eheh... sério, é perigoso.
Ter um baú (mas não daqueles que ficam batendo e fazendo um barulho insuportavel) e bons alforjes também torna a viájem muito mais cômoda, principalmente se fores com garupa.
Fora isso, é planejar bem o percurso, onde irá comer e dormir. Se tu não está habituado ainda com viágems de moto, não recomendo fazer mais que uns 500Km por dia, andar muito mais que isso pode tornar o passeio muito cansativo, quando ainda não se está acostumado.
Respeitar os limites da moto é uma excelente dica.
Um ritmo seguro para uma moto 250 cc é 90/100 Km/h, ainda mais se for com duas pessoas. Nessa velocidade você tem tempo para reagir a supresas da estrada, tem estabilidade, tem freio, tem principalmente sobra de motor para se safar de alguma situação de perigo.
Outra dica fundamental: pilotagem defensiva! Lembre-se de que na estrada a moto é sempre o veículo mais frágil. Então, não tente lutar contra carros potentes, ônibus, caminhões, etc.
Bom, de BH até Cabo Frio serão em torno de 570km. Vc saindo cedo de casa, chega lá tranquilo antes de entardecer. Pega o roteiro e estipule umas paradas, algo em torno de 100/150 km por parada.
Vc e sua muié mais bagagens, dá pra ir de boa variando de 100 a 120km/h
de boa. Consumo vc vai gastar em torno de um tanque e meio, algo assim.
De lá pra Cá (Vitória) são mais uns 430km. Mesma coisa, siga esse primeiro rítimo. Apenas tenha mais atenção na 101 aqui no ES, do Sul pra cá, tem bastante trechos sinuosos, e os abestados dos motoristas não ajudam nós não.
Leve jogo de ferramentas, reparo pra pneu, vende tb por ae até o equipamento + macarrão pra vc mesmo acertar um imprevisível furo no pneu. Esses cuidados eu num sigo mto arrisca nao, mas no seu caso estará com a patroa, aí fica mais complicado.
Jonathan Ferb, "uai ocê é de bh" tamo quase perto sou de Ipatinga, esquenta a cabeça não que a motoca aguenta o tranco
, apesar de suas limitações por ser uma 250cc, a minha motoca ja conhece Ribeirão Preto/Uberlandia/Ilheus/Porto Seguro... BH nem conto mais .... hehehe. A motoca ta com 61mil km so alegria, sempre de garupa, uso para bagagem Bauleto da givi 45 litros, equipamentos de segurança sempre(piloto e garupa) e fazer um planejamento com antecedência para se ter o minimo de imprevisto.
Cuidado com os carros pequenos, as vezes eles são mais perigosos q os caminhÕes.
Mas é isso ai vai de boa que com o tempo sua motoca vai esta conhecendo varios lugares..