FAZER 2011 = Felizes Proprietários!

16 Maio 2010 16:57 #166 por dinho.al
Ow dúvida cruel, ainda me decidindo...

Anderson Henrique
-strada 2001
-titan esd 2008
- cbx twister 205cc 2008
-fazer 250cc 2013
-xj6 2013
Atual: cb 1300 super four 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 18:54 #167 por Ironbones
Onde fica este Curitiba Moto Point? Eu nunca havia ouvido falar disso.

Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!

Viva e deixe viver

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 19:45 #168 por Ironbones
Não sei se vocês gostam muito das histórias que eu conto, mas vou contar mais uma, mesmo assim. Estava lendo no forum da CB 300 alguns caras falando que uma Fazer tomou um pau de uma CG 125. Claro que quando a gente ouve isto, sempre fica com aquela impressão básica: mentiroso.

Mas outro dia eu vinha vindo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba pela BR 277. Eu entrei na rodovia depois do viaduto da Rui Barbosa. Dá uns 8 km até a entrada da BR-116, onde viro pra ir pra minha casa. Quando abriu o sinal, umas cinco motos sairam juntas comigo. Todas pequenas. Passei todas como um raio com a Fazer, entrei da rodovia e estacionei nos 100 km/h, que acho uma velocidade confortável.

Dalí um pouco, me passou um maluco deitado, com as pernas para trás da rabeta, numa YBR. Acendeu a luz pra direita, pra esquerda e foi. Aí eu enrolei o cabo e como era uma subidinha, eu passei o maluco. Mas loco depois da subidinha, havia uma decidinha. Eu estava a 140 km/h e o cara colou na minha traseira. Eu me abaixei no tanque e abri pra direita e, pasmem, o cara me passou. Isso na reta, a noite, a quase 150 km/h. A minha moto estava entrando na faixa de corte e a dele parecia exibir muito fôlego ainda.

Depois disso eu diminui, e ele entrou pra Curitiba, na região do Vilas Oficinas. Eu não acreditava nestas histórias, mas no fundo há explicação para isso.

Primeiro: escape+filtro esportivo. Escape aumenta a potência em cerca de 5%. Com um filtro de ar esportivo, ou sem filtro de ar, dá pra conseguir uns 10% a mais de potência. Resultado: de 12 cv, ele passaria para uns 13,2cv, pouco para os 21cv da Fazer.

Segundo: um carburador maior que o original. A YBR original é calibrada para o consumo. Colocando um carburador maior, da antiga XT 225 por exemplo, ele aumentaria a quantidade de combustível e, sem o filtro de ar, a quantidade de ar, e com isso poderia ganhar uns 30% sobre o motor original. Com isso, ele conseguiria uns 17 cv na YBR dele.

Desta forma, ele teria 17 cv para 100kg de moto, com mais uns 70 kg de piloto (10kg/cv). Considerando a posição heterodoxa de pilotagem do rapz (parecendo o superman), ele deveria ter uma aerodinâmica melhor que a minha. E eu estaria com uns 21 cv para 150 kg de moto mais uns 100 kg de piloto (11,9 cv/kg) com maior área frontal. O fato da moto dele ter pneus mais finos, área frontal menor, e menor peso, fez ele me passar na reta. Um CDI alterado para deixar o motor girar além dos 10 mil rpm explicaria o fato dele continuar acelerando depois de eu chegar ao meu limite de giros.

Portanto, é possível uma 125 andar mais que uma 250, mesmo considerando que os dois motores são aspirados e 4 tempos. Claro que ele tinha menor torque, e nas subidas e arrancadas eu disparava na frente, mas em velocidade final ele poderia me passar.

Se alguém quiser mais velocidade final na Fazer, o caminho é este: alterar o filtro de ar, colocar um escape esportivo bem dimensionado e remapear a injeção eletrônica para oferecer mais potência e giros maiores. Com isso, a potência poderia subir até uns 25%, chegando a uns 26 cv. Diminuir o peso também seria uma saída, substituindo o banco, colocando um tanque menor, e reduzindo a área frontal. Colocar alguns semi-guidões e talvez uma relação mais longa. Se alguém tiver dinheiro e coragem de fazer isso, dá pra chegar, estimo eu, a uns 180 km/h com uma Fazer. Alguém se habilita?

Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!

Viva e deixe viver

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 04:55 #169 por Fabiocomex

Ironbones escreveu: Onde fica este Curitiba Moto Point? Eu nunca havia ouvido falar disso.



Ironbones, o encontro é no Pinheirão, sempre às sextas-feiras... começa aí pelas 20 hs... e embala até umas 23 hs... está bem grande o encontro... vale a pena dar uma chegada lá... podemos combinar na próxima sexta...


Abraço,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 05:21 #170 por Fabiocomex

Ironbones escreveu: Não sei se vocês gostam muito das histórias que eu conto, mas vou contar mais uma, mesmo assim. Estava lendo no forum da CB 300 alguns caras falando que uma Fazer tomou um pau de uma CG 125. Claro que quando a gente ouve isto, sempre fica com aquela impressão básica: mentiroso.

Mas outro dia eu vinha vindo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba pela BR 277. Eu entrei na rodovia depois do viaduto da Rui Barbosa. Dá uns 8 km até a entrada da BR-116, onde viro pra ir pra minha casa. Quando abriu o sinal, umas cinco motos sairam juntas comigo. Todas pequenas. Passei todas como um raio com a Fazer, entrei da rodovia e estacionei nos 100 km/h, que acho uma velocidade confortável.

Dalí um pouco, me passou um maluco deitado, com as pernas para trás da rabeta, numa YBR. Acendeu a luz pra direita, pra esquerda e foi. Aí eu enrolei o cabo e como era uma subidinha, eu passei o maluco. Mas loco depois da subidinha, havia uma decidinha. Eu estava a 140 km/h e o cara colou na minha traseira. Eu me abaixei no tanque e abri pra direita e, pasmem, o cara me passou. Isso na reta, a noite, a quase 150 km/h. A minha moto estava entrando na faixa de corte e a dele parecia exibir muito fôlego ainda.

Depois disso eu diminui, e ele entrou pra Curitiba, na região do Vilas Oficinas. Eu não acreditava nestas histórias, mas no fundo há explicação para isso.

Primeiro: escape+filtro esportivo. Escape aumenta a potência em cerca de 5%. Com um filtro de ar esportivo, ou sem filtro de ar, dá pra conseguir uns 10% a mais de potência. Resultado: de 12 cv, ele passaria para uns 13,2cv, pouco para os 21cv da Fazer.

Segundo: um carburador maior que o original. A YBR original é calibrada para o consumo. Colocando um carburador maior, da antiga XT 225 por exemplo, ele aumentaria a quantidade de combustível e, sem o filtro de ar, a quantidade de ar, e com isso poderia ganhar uns 30% sobre o motor original. Com isso, ele conseguiria uns 17 cv na YBR dele.

Desta forma, ele teria 17 cv para 100kg de moto, com mais uns 70 kg de piloto (10kg/cv). Considerando a posição heterodoxa de pilotagem do rapz (parecendo o superman), ele deveria ter uma aerodinâmica melhor que a minha. E eu estaria com uns 21 cv para 150 kg de moto mais uns 100 kg de piloto (11,9 cv/kg) com maior área frontal. O fato da moto dele ter pneus mais finos, área frontal menor, e menor peso, fez ele me passar na reta. Um CDI alterado para deixar o motor girar além dos 10 mil rpm explicaria o fato dele continuar acelerando depois de eu chegar ao meu limite de giros.

Portanto, é possível uma 125 andar mais que uma 250, mesmo considerando que os dois motores são aspirados e 4 tempos. Claro que ele tinha menor torque, e nas subidas e arrancadas eu disparava na frente, mas em velocidade final ele poderia me passar.

Se alguém quiser mais velocidade final na Fazer, o caminho é este: alterar o filtro de ar, colocar um escape esportivo bem dimensionado e remapear a injeção eletrônica para oferecer mais potência e giros maiores. Com isso, a potência poderia subir até uns 25%, chegando a uns 26 cv. Diminuir o peso também seria uma saída, substituindo o banco, colocando um tanque menor, e reduzindo a área frontal. Colocar alguns semi-guidões e talvez uma relação mais longa. Se alguém tiver dinheiro e coragem de fazer isso, dá pra chegar, estimo eu, a uns 180 km/h com uma Fazer. Alguém se habilita?



Já tive esta experiência... os caras quase se matando e fazendo acrobacias nas 125 (estilo superman... ) para conseguir andar um pouco mais... como comprei a moto para passear e não para competir, sempre penso: "te encontro ali na frente..." pois, como vc falou, em qualquer subida, temos mais força para empurrar a moto...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 06:01 #171 por Aliado
Respondido por Aliado no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
Eu sou suspeito pra falar, já fiz muita besteira pilotando uma 125cc, coloquei a minha vida e a dos outros em risco algumas vezes. Tive que perder um amigo nas estradas pra poder entender a cagad* que eu estava fazendo por aí... Hoje eu posso dizer com convicção NÃO VALE A PENA! E pra quem possa pensar que eu sou um "coroa quadrado" tenho apenas 25 anos. Nossas estradas não oferecem qualidade em termos de asfalto ou sinalização pra se arriscar tanto assim, ainda mais sobre essas motos menores que não foram preparadas pra suportar essas velocidades. Entendo que "dar uma esticada" uma vez ou outra faz com que a gente se sinta vivo de verdade, mas avitem fazer isso em locais desconhecidos ou que o trânsito ou o asfalto não permitam! E nunca, nunca MESMO se sintam confiantes demais... 20 minutos antes de morrer meu amigo me disse:
- Hoje você não me pega mesmo!
Infelizmente agora tenho que concordar com ele.
Pilotem com prudência a vida de vocês vale MUITO.
Abraços.

"Gimme Fuel, Gimme Fire, Gimme that which I desire"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 06:31 #172 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
Ótima concepção motociclistica de segurança e consciência, Aliado!





Agora...Coroa quadrado magoou, heim!!!!





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 06:57 #173 por Aliado
Respondido por Aliado no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
MATUSA... Não foi a intenção! Hehehehe...

"Gimme Fuel, Gimme Fire, Gimme that which I desire"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 07:37 #174 por Fabiocomex
Também acho que motociclista e piloto tem concepções diferentes... Sou um motociclista... não piloto!!! Quero curtir, não apostar!!!


Se entrarmos na paranóia de não sermos ultrapassados nunca, aumentaremos o risco de acidentes em virtude do aumento da velocidade... e, o trânsito ficará mais violento do que já é...


Vamos deixar de nos estressar com essas coisas... Parafraseando a Marta Suplicy, "relaxe e g..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 09:46 #175 por Jota Nunes

MATUSA escreveu:
...Coroa quadrado magoou, heim!!!!








Redondo ?!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 10:56 #176 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
Agora sim!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 15:10 #177 por Ironbones
De fato, as estradas não são feitas para correr. Esta rodovia, porém, neste trecho, é muito bem pavimentada (estrada pedagiada e cara), com ótima iluminação, com separação entre as pistas com grade (que não permite a passagem de pedestres de um lado para o outro) e com desnível lateral que faz com que seja bem pequeno o acesso de animais na pista. Como já era mais de 21:00 horas, quase não havia tráfego (uma terça-feira a noite), daí eu dei esta esticada por uns 2 km no máximo. De fato, não vale a pena fazer o que o rapaz da Ybr fez. Eu acho muito arriscado e não tenho coragem para tanto. Outro ponto: eu só estico em retas, pois para fazer curvas fechadas, temos que saber muito bem o que nos espera em termos de asfalto, e qualquer manchinha de óleo ou areia na pista é o suficiente para um tombo bem feio, ainda mais com o guardrails que nos aguardam nos rodovias.

Apesar de estar andando fora lei, acima do limite de velocidade, acho que não estava sendo tão imprudente assim, porque, afinal de contas, as condições eram as que eu descrevi. Eu acho que seria legal se aqui no Brasil nós tivéssemos pistas como a do deserto de sal de boneville nos EUA, para poder levar motos e carros ao limite com segurança, sem ter que recorrer a pistas fechadas. Infelizmente, não temos esta tradição aqui, nem empresários endinheirados e entusiastas que queiram gastar dinheiro fazendo este tipo de coisa.

Já vi um pessoal reunido no Pinheirão nas noites de sexta, mas não sabia do que se tratava. Tem muita gente que faz manobras alí, mas só fui ver uma vez no sábado a tarde. Nas próximas duas sextas não posso combinar nada, pois estou muito mais atarefado do que gostaria, mas outra hora a gente combina.

Prometo que se eu ganhar muito dinheiro e ficar mais rico que o Eike Batista eu construo uma pista estilo reta sem fim só pra gente ficar andando na velocidade máxima possível das nossas máquinas.

Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!

Viva e deixe viver

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 16:30 #178 por Fabiocomex

Ironbones escreveu: De fato, as estradas não são feitas para correr. Esta rodovia, porém, neste trecho, é muito bem pavimentada (estrada pedagiada e cara), com ótima iluminação, com separação entre as pistas com grade (que não permite a passagem de pedestres de um lado para o outro) e com desnível lateral que faz com que seja bem pequeno o acesso de animais na pista. Como já era mais de 21:00 horas, quase não havia tráfego (uma terça-feira a noite), daí eu dei esta esticada por uns 2 km no máximo. De fato, não vale a pena fazer o que o rapaz da Ybr fez. Eu acho muito arriscado e não tenho coragem para tanto. Outro ponto: eu só estico em retas, pois para fazer curvas fechadas, temos que saber muito bem o que nos espera em termos de asfalto, e qualquer manchinha de óleo ou areia na pista é o suficiente para um tombo bem feio, ainda mais com o guardrails que nos aguardam nos rodovias.

Apesar de estar andando fora lei, acima do limite de velocidade, acho que não estava sendo tão imprudente assim, porque, afinal de contas, as condições eram as que eu descrevi. Eu acho que seria legal se aqui no Brasil nós tivéssemos pistas como a do deserto de sal de boneville nos EUA, para poder levar motos e carros ao limite com segurança, sem ter que recorrer a pistas fechadas. Infelizmente, não temos esta tradição aqui, nem empresários endinheirados e entusiastas que queiram gastar dinheiro fazendo este tipo de coisa.

Já vi um pessoal reunido no Pinheirão nas noites de sexta, mas não sabia do que se tratava. Tem muita gente que faz manobras alí, mas só fui ver uma vez no sábado a tarde. Nas próximas duas sextas não posso combinar nada, pois estou muito mais atarefado do que gostaria, mas outra hora a gente combina.

Prometo que se eu ganhar muito dinheiro e ficar mais rico que o Eike Batista eu construo uma pista estilo reta sem fim só pra gente ficar andando na velocidade máxima possível das nossas máquinas.



De fato, conheço a pista e sei que dá para dar uma esticada... com segurança...


Sobre a promessa de construção da pista estilo reta sem fim, o pessoal vai lançar a campanha: "Ironbones, confiamos em você!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 17:37 #179 por Vandeko
Respondido por Vandeko no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
O Iron agora me fale uma coisa vc chegou ao seu destino não é , quase mesm tempo que o outro não foi


Então meu caro correr pra que o importante é chegar ao destino


Uma vez estava com a minha estradinha na rod de guarulhos nazare , uma estrada muito cheio de curvas então passou uma outra estradinha ," tome seta buzina , vamo lá , via peder", dei risada e o motqueiro acelerou estorou e sumiu, conhecedor da via pois ando nela todo dia apenas continuei o meu caminho, mas cheguei atrsado em casa sabe por que o imbecil que passou por mim caiu em uma das curvas o idiota não conhecia o caminho e si fu , na minha consciencia parei para ajudar e dizer a ele que ali não era lugar de grandes velocidades , é isso ai amigo devagar ,tiozinho , mas sempre , espero que todos que acham que sou tiozinho na maneira de pilotar possa andar tanto tempo sem uma queda como eu


A pressa é inimiga da perfeição

NOVA FAZER

Nazaré Paulista-SP



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2010 17:38 #180 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico FAZER 2011 = Felizes Proprietários!
Então Ironbones,

os encontros do Moto Point são nas sextas e por serem a noite não são permitidas manobras nem nada do tipo! Só nos sábados e poucas vezes nos domingos o pessoal ocupa o local do estacionamento do Pinheirão para manobras.

Pelo jeito você é de Curitiba, então passa lá no tópico da nossa região!

Motonline - PR (Organização de Passeios)

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.453 segundos