Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Ironbones escreveu: Onde fica este Curitiba Moto Point? Eu nunca havia ouvido falar disso.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Ironbones escreveu: Não sei se vocês gostam muito das histórias que eu conto, mas vou contar mais uma, mesmo assim. Estava lendo no forum da CB 300 alguns caras falando que uma Fazer tomou um pau de uma CG 125. Claro que quando a gente ouve isto, sempre fica com aquela impressão básica: mentiroso.
Mas outro dia eu vinha vindo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba pela BR 277. Eu entrei na rodovia depois do viaduto da Rui Barbosa. Dá uns 8 km até a entrada da BR-116, onde viro pra ir pra minha casa. Quando abriu o sinal, umas cinco motos sairam juntas comigo. Todas pequenas. Passei todas como um raio com a Fazer, entrei da rodovia e estacionei nos 100 km/h, que acho uma velocidade confortável.
Dalí um pouco, me passou um maluco deitado, com as pernas para trás da rabeta, numa YBR. Acendeu a luz pra direita, pra esquerda e foi. Aí eu enrolei o cabo e como era uma subidinha, eu passei o maluco. Mas loco depois da subidinha, havia uma decidinha. Eu estava a 140 km/h e o cara colou na minha traseira. Eu me abaixei no tanque e abri pra direita e, pasmem, o cara me passou. Isso na reta, a noite, a quase 150 km/h. A minha moto estava entrando na faixa de corte e a dele parecia exibir muito fôlego ainda.
Depois disso eu diminui, e ele entrou pra Curitiba, na região do Vilas Oficinas. Eu não acreditava nestas histórias, mas no fundo há explicação para isso.
Primeiro: escape+filtro esportivo. Escape aumenta a potência em cerca de 5%. Com um filtro de ar esportivo, ou sem filtro de ar, dá pra conseguir uns 10% a mais de potência. Resultado: de 12 cv, ele passaria para uns 13,2cv, pouco para os 21cv da Fazer.
Segundo: um carburador maior que o original. A YBR original é calibrada para o consumo. Colocando um carburador maior, da antiga XT 225 por exemplo, ele aumentaria a quantidade de combustível e, sem o filtro de ar, a quantidade de ar, e com isso poderia ganhar uns 30% sobre o motor original. Com isso, ele conseguiria uns 17 cv na YBR dele.
Desta forma, ele teria 17 cv para 100kg de moto, com mais uns 70 kg de piloto (10kg/cv). Considerando a posição heterodoxa de pilotagem do rapz (parecendo o superman), ele deveria ter uma aerodinâmica melhor que a minha. E eu estaria com uns 21 cv para 150 kg de moto mais uns 100 kg de piloto (11,9 cv/kg) com maior área frontal. O fato da moto dele ter pneus mais finos, área frontal menor, e menor peso, fez ele me passar na reta. Um CDI alterado para deixar o motor girar além dos 10 mil rpm explicaria o fato dele continuar acelerando depois de eu chegar ao meu limite de giros.
Portanto, é possível uma 125 andar mais que uma 250, mesmo considerando que os dois motores são aspirados e 4 tempos. Claro que ele tinha menor torque, e nas subidas e arrancadas eu disparava na frente, mas em velocidade final ele poderia me passar.
Se alguém quiser mais velocidade final na Fazer, o caminho é este: alterar o filtro de ar, colocar um escape esportivo bem dimensionado e remapear a injeção eletrônica para oferecer mais potência e giros maiores. Com isso, a potência poderia subir até uns 25%, chegando a uns 26 cv. Diminuir o peso também seria uma saída, substituindo o banco, colocando um tanque menor, e reduzindo a área frontal. Colocar alguns semi-guidões e talvez uma relação mais longa. Se alguém tiver dinheiro e coragem de fazer isso, dá pra chegar, estimo eu, a uns 180 km/h com uma Fazer. Alguém se habilita?
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Ironbones escreveu: De fato, as estradas não são feitas para correr. Esta rodovia, porém, neste trecho, é muito bem pavimentada (estrada pedagiada e cara), com ótima iluminação, com separação entre as pistas com grade (que não permite a passagem de pedestres de um lado para o outro) e com desnível lateral que faz com que seja bem pequeno o acesso de animais na pista. Como já era mais de 21:00 horas, quase não havia tráfego (uma terça-feira a noite), daí eu dei esta esticada por uns 2 km no máximo. De fato, não vale a pena fazer o que o rapaz da Ybr fez. Eu acho muito arriscado e não tenho coragem para tanto. Outro ponto: eu só estico em retas, pois para fazer curvas fechadas, temos que saber muito bem o que nos espera em termos de asfalto, e qualquer manchinha de óleo ou areia na pista é o suficiente para um tombo bem feio, ainda mais com o guardrails que nos aguardam nos rodovias.
Apesar de estar andando fora lei, acima do limite de velocidade, acho que não estava sendo tão imprudente assim, porque, afinal de contas, as condições eram as que eu descrevi. Eu acho que seria legal se aqui no Brasil nós tivéssemos pistas como a do deserto de sal de boneville nos EUA, para poder levar motos e carros ao limite com segurança, sem ter que recorrer a pistas fechadas. Infelizmente, não temos esta tradição aqui, nem empresários endinheirados e entusiastas que queiram gastar dinheiro fazendo este tipo de coisa.
Já vi um pessoal reunido no Pinheirão nas noites de sexta, mas não sabia do que se tratava. Tem muita gente que faz manobras alí, mas só fui ver uma vez no sábado a tarde. Nas próximas duas sextas não posso combinar nada, pois estou muito mais atarefado do que gostaria, mas outra hora a gente combina.
Prometo que se eu ganhar muito dinheiro e ficar mais rico que o Eike Batista eu construo uma pista estilo reta sem fim só pra gente ficar andando na velocidade máxima possível das nossas máquinas.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.
Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.