Dafra teve 41% de depreciação

16 Fev 2012 05:58 #31 por l340
Respondido por l340 no tópico Dafra teve 41% de depreciação

RhinoKako escreveu: O pedreiro José Brito Neto, 28 anos, comprou uma moto Dafra Speed em 2008, por R$ 4,8 mil. Financiou em 48 vezes, com prestações de R$ 195,00 por mês. Passados dois anos, mesmo em boas condições, a moto vale no mercado R$ 1,5 mil. Mas ele deve R$ 3 mil.



Mês de referência: Fevereiro de 2012Código FIPE:861002-9Marca:DAFRAModelo:SPEED 150Ano Modelo:2008Preço médio:R$ 2.768,00

Data da consulta: quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 6:14



Sempre uso a tabela da FIPE na hora de vender motos/carros, dá uma digamos assim, luz no valor venal do veiculo

Pelo que entendi, a moto dele foi avaliada em R$1500,00 pq ainda tinha metade para pagar.
É isso ou estou enganado?

Vinícius Melo

Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 06:01 #32 por l340
Respondido por l340 no tópico Dafra teve 41% de depreciação

RhinoKako escreveu:

TWO STROKE escreveu: Comet 2008, em 2008 pago À vista nela zero KM 14600 reais, ano passado pagavam nela 4800 em uma CC Honda, vamos dar nome aos bois BY MOTO o nome da CC. Toda marca de moto INCLUSIVE Honda desvaloriza muito, acontece que quando se trata de Honda ninguém fala nada, é intocável pegue como base uma TITAN EX hoje zero KM custa absurdos 8200 reais, tenta passar ela em uma CC no dia seguinte pra ver quanto eles lhe pagam nela se pagarem 6000 em dois dias apenas de uso será muito, portanto não revolte com a Yamaha amigo, moto é TRANSPORTE, LAZER, ETC nunca foi investimento pois somos usuários de motos e não comerciantes das mesmas.


MELHOR POST DO TOPICO: um dia vou entender pq cidadão compra moto/carro pensando no valor de revenda, não entendo essa matemática de ganhar dinheiro vendendo moto usada, nunca vai conseguir vender pelo preço da CC.
COMPRAR VEICULO USADO: já comprei por duas vezes veiculos usados, e foi só dor de cabeça, de 2 em 2 meses aparecia um problema que parecia camuflado, que é impossível detectar só ligando o motor ou andando alguns metros com a moto, tem que ser expert em motos, motores, suspensões, bateria, etc...(ou seja tem que ser mecanico) o que é não é a realidade da grande maioria, que o maximo que entende de moto é que tem que abastecer pra moto funcionar. Outro ponto interessante, minha ultima usada, foi uma CG 150 sport, tá bem eu até que estava satisfeito com a moto(embora tenha tido seus problemas, por exemplo, um vazamento de oleo no orificio que liga o cabo de embreagem no motor, que nunca foi sanado) toda vez que parava uma moto identica, só que nova, dava uma gastura de vontade de ter adquirido a moto Zero, na esperança de que moto zero não de tantos problemas(ja sabemos que sempre vai ter uma(s) que saem da fabrica zicadas).
COMPRAR À VISTA/ À PRAZO: nesse ponto, é fato que qualquer pessoa com um mínimo de inteligencia daria preferencia a comprar a vista, então quem compra a prazo é BURRO? Acredito que não como um motonliner disse anteriormente, quem compra moto apenas por sonho de consumo, pode ficar poupando, afinal já tem outro meio de transporte(carro), já quem tá na penúria de ter que se valer do transporte público(onibus, não temos metro, por aqui), prefere ir no financiamento e tirar logo a moto da CC. Tomando por base minha situação, tenho uma fazer financiada na seguinte condição: ent: $900 + 48 x 406,40, o que dará um total de 20.407,20, enfim, fazendo uns calculos toscos, se eu tivesse em vez de ter feito o financiamento, guardado a entrada e todo mes guardasse os 406,40, levaria 26meses(2a2m) para juntar os $11.119,00 que vale a moto hoje zero km, o grande problema, é que será que eu iria conseguir guadar o dinheiro por tanto tempo, e ficar todo esse tempo, andando de ônibus, lembrem-se não tenho outro meio de transporte, sem falar, nas vicissitudes da vida, sempre aparecem situações emergenciais, sempre aparece algum parente que, de alguma forma, sabe que temos dinheiro guardado e recorrem a nossa ajuda com um problema serio familiar que as vezes fica meio chato negar ajuda, afinal é parente, com o financiamento feito, todos sabem que preciso quitar a moto, portanto, não tenho dinheiro pra "ajudar" parentes em dificuldades. Sei perfeitamente que estou pagando duas motos, mas, precisava do veiculo, não tinha como esperar 2 anos juntando dinheiro, que sei que não iria conseguir juntar sem gastar. O plano inicial éra ficar com a moto até acabar o financiamento, entretanto depois das novidades do SDR 2011, pretendo até o final do ano pagar prestações suficientes para que o saldo devedor possa ser quitado, não gosto de vender moto pegar o dinheiro e ficar rezando para o novo proprietario honrar as prestações com o risco de que atrase as prestações e multas sejam creditadas em meu nome, sendo que esse valor seja suficiente para pagar o restante do financiamento e dar entrada em uma moto ou carro. Detalhe minha moto foi comprada em ABR2010, ou seja, somente daqui a aproximadamente 60 dias é que estaria adquirindo minha moto, a vista.
É assim, a vida de quem não consegue juntar dinheiro

Se você colocar na ponta do lapis o que iria gastar de qualquer jeito com onibus, tirar os gastos de manutenção e combustivel da moto , daí o que sobrar vc subtrai da prestação, verá que você mesmo pagou só a moto, os juros e possivelmente até algo mais foram pagos com o custo de transporte.
Pelo menos eu cheguei a essa conclusão.

Vinícius Melo

Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein

Minha moto não está suja, é uma película natural de proteção para a pintura.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 07:43 #33 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Dafra teve 41% de depreciação
moto nao é investimento financeiro






só s evc for motoboy

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 08:45 #34 por Rodolfojv
Respondido por Rodolfojv no tópico Dafra teve 41% de depreciação

JulianoPaes escreveu: moto nao é investimento financeiro






só s evc for motoboy


Thumbs Up!

Veículo é bem de consumo, depreciação para mim seria ter que pagar uma fortuna, até mais de 25-30% do valor, no seguro de uma cb300...
...ou não fazer seguro e ver 100% do meu "investimento" sendo levado por um "amigo do alheio"!
Estou 100% feliz com a minha citycom e cagando e andando para desvalorização dela, prefiro perder 1000, 2000 em um ano do que ter que amassar o tanque novo para, talvez, os ladrões não levarem...

Rodolfojv2012-02-16 10:46:57

Ex: Burgman 125
Ex: Intruder 125
Atual: Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 13:48 #35 por srraguiar
Respondido por srraguiar no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Essa informação sobre desvalorização é um grande sofisma. Sofisma é quando colocamos uma mentira tão bem colocada que ela parece verdade.

Eu tinha uma honda Lead que paguei R$ 6.000,00 em setembro de 2010 e semana passada a vendi. Em uma concessionária honda me pegavam ela por R$ 4.000,00 e em duas outras concessionárias me pagavam R$ 3.800,00 se fizerem as contas isso dá uma desvalorização de mais ou menos 33% a 37% em um ano e meio. Eu a comprei a vista e paguei no dindin. se tivesse comprado ela a prazo então as nossas contas ultrapassariam em muito essa feita pelo colega em relação à Speed.

As pessoas têm de usar mais sua inteligência e não engolir seco o que enfiam na sua goela.

No meu caso, eu não tenho tempo pra vender e tenho que vender em um concessionário e é claro que os caras lá querem ganhar encima.

Mas que não deixa de ser um absurdo isso não deixa afinal a própria honda desvalorizou seu produto.

Aí me aparece alguem postando que fulano comprou algo financiado usando o valor final de financiamento pra falar de desvalorização. Sei que não é mas que parece matéria plantada isso parece.

O que todo mundo tem que saber é que, tirou zero vai perder dinheiro. Financiou vai pagar duas e três vezes o valor real do produto quando não for mais.

Abraços capitalistas a todos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 06:23 #36 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Dafra teve 41% de depreciação
minha ybr07 desvalorizou 37% em 3 anos

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 07:46 #37 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Dafra teve 41% de depreciação
A verdade é que na verdade não existe verdade absoluta.

Muitas vezes encarar um carnê pode ser uma boa, para sair logo do ônibus.

Como em outros casos, mais vale a pena visitar o mecânico volta e meia não pagar juros pros bancos. No meu caso, estou gastando bastante com a Strada (Fiz motor, troquei relação, troquei amortecedores traseiros, fora pneu novo = R$ 1500,00 numa moto que vale R$ 3000,00) , mas na ponta do lápis, sai muito mais em conta do que financiar uma moto mais nova ou zero km.

Comprar carro/ moto usada é meio que loteria. Por vezes, vc quebra cara em veículos um pouco velhos (5 anos pra trás) mas em muitos casos compensa, e muito.

Sobre depreciação, hoje venderia a strada ali pelos 3000-3500. Quando comprei, gastei exatamente os 3500. Olhando assim, a manutenção não sai assim tão cara...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 09:23 #38 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Vc tem toda razão, não existe apenas uma verdade!!!! A minha pode ser diferente da sua!!!!

Eu entrei no carnezão (nem tão grande assim) mas foi muito melhor que ficar dois anos pegando busão!!!!!(e até mais barato). Hoje, o que eu paguei de prestação empatou com o que eu gastaria de ônibus. e ainda tenho a moto, que já está quitada!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 11:50 #39 por cros
Respondido por cros no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Se as pessoas fossem educadas a entender de economia, juros, financiamento e tivesse mais juizo, nunca comprariam uma veiculo financiado. Poderia até fazer um financiamento de um valor pequeno em 12 parcelas, mais que isso será contabilizado como perda total

Coloque isso numa planilha e se mesmo assim insistir no financiamento, não reclame aguente o tranco como homem!

ronda é ronda, vá numa autorizada e leve uma sahara ou uma strada pra ver se ele pagam alguma coisa na troca, pra começar eles nem olham.

Hoje vale mais a pena comprar um usado com 2 anos do que uma zero, o prejuizo que o ex-proprietário teve já não tem na compra da usada e se tiver depois será muito menor, e pode ter a sorte de re-vender pelo mesmo valor da compra, pois já desvalorizou que tinha que desvalorizar.

Se for um usado com 10 anos, toda a desvalorização possivel já foi, claro que precisa ter mais atenção em não comprar uma bicheira, mas ainda assim vale mais a pena, sempre tem alguém querendo comprar desesperadamente um zero e é ai que se faz um bom negócio.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 11:54 #40 por cros
Respondido por cros no tópico Dafra teve 41% de depreciação

Douglas 00 escreveu: A verdade é que na verdade não existe verdade absoluta.

Muitas vezes encarar um carnê pode ser uma boa, para sair logo do ônibus.

Como em outros casos, mais vale a pena visitar o mecânico volta e meia não pagar juros pros bancos. No meu caso, estou gastando bastante com a Strada (Fiz motor, troquei relação, troquei amortecedores traseiros, fora pneu novo = R$ 1500,00 numa moto que vale R$ 3000,00) , mas na ponta do lápis, sai muito mais em conta do que financiar uma moto mais nova ou zero km.

Comprar carro/ moto usada é meio que loteria. Por vezes, vc quebra cara em veículos um pouco velhos (5 anos pra trás) mas em muitos casos compensa, e muito.

Sobre depreciação, hoje venderia a strada ali pelos 3000-3500. Quando comprei, gastei exatamente os 3500. Olhando assim, a manutenção não sai assim tão cara...


Exatamente, só vale a pena um zero e depende do veiculo, se usar no periodo da garantia e trocar por outro zero mas a vista pois não vai precisar mais nada além de abastecer. Se o veiculo tiver por exemplo o Palio, 3 anos de garantia, o cara vende depois de 2 anos e meio e ainda vende dentro da garantia com 6 meses e se livra do defeito escondido.

Mas pode tbmm entrar numa fria, como comprar uma Broz 125 que saiu de linha depois de 2 anos ou uma Mt03 que saiu de linha depois de 1 anos, mas fazer o que?

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 12:23 #41 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Dafra teve 41% de depreciação
o calculo é bem mais complexo, o que deixou de gastar com onibus, tempo perdido, dependendo do modelo a moto se paga em 3 ou 4 anos. isso sem contar outros detalhes que só quem tem o prazer de pilotar uma moto sabe

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 13:51 #42 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Além de tudo o que foi dito sobre financiamento, consórcio, tempo perdido, gasto com ônibus etc...
As pessoas tem que lembrar que a base de cálculo para compensação de custo com transporte
público não deve ser só pelo trajeto de casa/trabalho. A moto vai ser usada para passear e o usuário
vai ganhar qualidade de vida. Vai para todo lado e não vai mais gastar com transporte público (na
maioria das vezes) a não ser que vá fazer compras ou transportar coisas maiores.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 14:26 #43 por Paulo Falcone
Financiamento é algo que tem que ser analisado com muita calma.
O ideal é evitá-lo mas se não tiver jeito a alternativa é dar o maior valor de entrada possível e pagar o menor numero de prestação, em 12X a taxa de juros fica mais baixa, mas a maioria opta pela modalidade de "financiamento suicídio" -> zero de entrada e o valor integral do veículo pra ser pago em 48 ou 60 parcelas, no final das contas o indivíduo pagou 2 ou mais o valor do veículo.
É claro que esse argumento da economia que terá com onibus, tempo, etc; é válido mas também temos que considerar os revés, durante esse tempo muita coisa pode acontecer: o cara pode perder o emprego, ter a moto roubada, se acidentar, tem os impostos (IPVA, DPVAT...), depois da garantia, que geralmente é 1 ano, terá que assumir o custo de manutenção, etc;

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 15:56 #44 por cros
Respondido por cros no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Aqui vai um supositório:

Suponha que o veiculo custe r$ 31.000,00, o tolo irá preferir pagar em 48 meses, uma simulação: ele paga a entrada em 3 parcelas de 2 mil reais + 48 x 760 reais.

Ou seja o veiculo não custa mais 31 mil, agora ele custa 42 mil. São r$ 42.480,00 - 31.000,00 ou seja r$ 11.480,00 só de juros, vai ter que ficar com o carro por 4 anos.

Alguns se desesperam e veem que não conseguem pagar, tentam repassar o financiamento sem nada de entrada.
Pode enfiar os pés pelas mãos e renegociar com a autorizada uma troca de veiculo e juntar os financiamentos.

Depois de quitar o financiamento se quiser vender o veiculo pelo qual pagou 31 mil (mas custou 42 mil) quem sabe venda por 18 mil (31 - 18) r$ 13.000,00 + r$ 11.480,00 = r$ 24.480,00 de prejuizo em 4 anos.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 16:27 #45 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Dafra teve 41% de depreciação
Cros, quem está falando de carro???????

A discussão aqui sempre foi de moto, e de bx cilindrada!!!!!!

No meu caso, a conta foi a seguinte:

Metro + onibus = R$ 4,50 X 4 (eu e minha esposa ida e volta)= R$ 18,00 por dia X 21 (dias úteis)= R$ 378,00. Isso é o meu gasto com condução por mês.

Prestação da moto em 24X: R$ 225,00

Diferença: R$ 153,00

Gasto com combustível por dia: R$ 9,00 X 21 dias úteis = R$ 189,00 + R$10,00 (óleo e filtro, média mensal) = R$199,00. Vamos arredondar para R$ 200,00

Custo fixo por mes (licenciamento, DPVAT, IPVA) : R$34,75

Manutenção (pneus, relação, etc.): R$ 40,00

Custo total mensal da moto ( nesses 2 anos): R$ 500,00

Custo efetivo mensal ( menos o que deixei de gastar com condução nesses dois anos): R$ 275,00

Custo efetivo total da moto: R$ 6.600,00 - R$ 3.000,00 (valor atual da moto) = R$ 3.300,00

Por apenas R$ 3.300,00, ou seja, R$ 137,50 por mes, eu pude ter duas horas de sono a mais por dia, me livrei de quatro horas de apertos em onibus, tive uma moto para passear aos finais de semana, e o que é melhor........

CONHECI E FAÇO PARTE DO BANDO DO MACACO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por isso eu falo que cada um tem a sua verdade!!!!!!!!!!

Com carro e motos grandes, vai também do uso que vc vai fazer dele e do prazer que ele vai te proporcionar.

Hoje eu não financiaria um carro porque não conpensa. Fica mais barato taxi quando preciso, ou até a locação de um carro.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.245 segundos