Quando eu tirei a habilitação foi a muiiiiiito tempo, e não tinha obrigatoriedade de auto escola, fazia quem queria e podia.
Quem ensinava a dirigir normalmente era alguém que já tinha experiencia e sabia das manhas no transito e do carro. Muito diferente das normas duvidosas que são aplicadas nas auto/moto escolas.
É sabido que essas pseudos escolas não preparam ninguém para dirigir no fogo cruzado, mas desde que o cara tenha habilitação, tudo bem, está devidamente pronto para enfrentar.
Ai o garoto se perde numa curva em alta velocidade (coisa que vemos diarimante nos jornais) e pronto destrói o carro e morre, depois ficam se perguntando o que aconteceu.
Antigamente não tinha esse stress e entrevero de carros, onibus, motoboys. Não basta fazer uma escolinha barata, e poucas aulas, mas todos querem economizar.
Seria mais correto pra quem vai entrar na guerra, fazer uma aulas com centros de automobilismo ou motociclismos, custa caro mas pelo menos prepara melhor, depois treinar o que puder e então ir pros comedores de dinheiro e tirar a tão sonhada habilitação.
Gui Lobo escreveu:
Maurício aqui do lado em Vicosa tem a tal pista! O problema é realmente que a carta não prepara para a rua, é óbvio que todos fazemos o pendulo em estradas para curvar mas não é aceito para baixas velocidades, os caras ficam olhando os tais movimentos irregulares e muuuuita gente não passa e sai revoltada!
O filho da babá dos meus filhos é instrutor de moto-escola e é dos que mais aprova, segundo ele a maioria dos movimentos irregulares ele tb consegue ver e já sabe quem vai passar ou não. Não concordo com o exame, sei que há injusticas e corrupcão mas nem todos que acham que fizeram tudo certo realmente fizeram (ninguém erra de propósito para não conseguir a carta e jogar dinheiro fora não é?).
Quanto a comentários aluzivos a patriotismo,parecendo que alguns inocentes acreditam na integridade dos agentes a servico da nacão, não enriquesse a discussão além de ser argumentacão sem fundamentacão e ainda após anos de existencia e de certa experiencia não me enquadro nesta categoria!
Apesar de ter dito que não concorda com o exame, do jeito que fala parece que você concorda com os "movimentos irregulares". Tudo bem que a pessoa tem que se adaptar ao movimento irregular para ser aprovado, mas como a regra é muito subjetiva, ela dá margem para o examinador reprovar a vontade.
No meu ponto de vista, se a pessoa consegue se manter equilibrada ao ponto de fazer o 8, passar pelo labirinto, passar a rampa, passar os cones e a prancha, está comprovado que ela tem equilíbrio. Afinal a pista é estreita, se a pessoa não caiu, e não passou por cima das faixas amarelas no canto da pista, ela consegue se manter em cima da moto. E na velocidade que é feita a prova, lentamente em primeira marcha, não tem como o cidadão ficar com o guidon reto, sem mexer, e é nessa hora que ele leva o movimento irregular.
Eu estava pensando aqui se não seria o caso de levar isso ao Ministério Público, não sei como funciona lá, vou me informar.
valeu.
winter40319,0069444444
"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley
Winter, concordamos com vc em alguns pontos e sabemos como vc esta revoltado. Fique calmo e quando for fazer o exame, faz como a galera falou. Sei que é difil manter a moto quase parada sem bombear o guidão. Todavia, alguns movimentos bruscos dão margem a tal reprovação.
Sabemos da sua revolta amigo, mas acho que vc deveria refazer o teste. Se a reprovação insistir, vá ao ministerio publico.
JONY SUZUCANDO...
YES 125cc "Suzi"- 2009/09
Fortaleza - CE
Para que correr se com a Suzi eu posso desfilar...
Winter concordo com VC irmão, relamente quem passa sem desequilibrar etc deve ter bom padrão para andar de moto, mas como não somos especialistas (eu pelo menos não sou) fica difícil opinar, quem bola o exame deve (ou deveria) ter conhecimento, ler, avaliar como é feito em outros países etc.
Mas em alguns estados dos USA é totalmente diferente, Vc faz o exame quantas vezes quizer, até no mesmo dia, e o que avaliam é isto aí que vc falou, equilibrio, seta de direção e principalmente uma freiada de emergência (vem a 60 milhas começa a freiar em uma faixa e tem que parar antes da outra).
A idéia de discutir o que eles olham é para que facilite a passar no exame e não para concordar com os examonadores!
Mandei o email abaixo para o Ministério Público, posto a resposta quando receber.
"Olá,
Fui reprovado no exame de moto, que é feito na motopista, em circuito fechado. Porém achei o critério utilizado muito subjetivo, e penso que dá margem para o examinador reprovar deliberadamente.
Ao final do exame, que é feito por 4 examinadores que ficam cada um em uma parte do percurso, é entregue ao candidato uma folha constando seus erros. Nas 2 vezes que fiz o exame recebi a seguinte falta:
- conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado
A definição que usam para o movimento irregular é perda de equilíbrio. Só que o exame é feito todo em primeira marcha e em velocidade mínima, então o examinador pode considerar movimento irregular qualquer "mexida" que o candidato dê no guidon da moto, o que nessa baixa velocidade não é incomum. Na pista estreita em que é feito o exame, mesmo a pessoa conseguindo passar pelo 8, pelo labirinto, pela rampa, pelos cones e pela prancha, sem cair ou tocar nas faixas amarelas no canto da pista, considera-se que ela não tem equilíbrio.
Outra cláusula para reprovação diz o seguinte:
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.
Resumindo, o examinador reprova e não precisa dar satisfação nenhuma sobre sua decisão caso marque essa opção, é só colocar um "x". O candidato sai do exame sem saber o que errou e em que parte do percurso errou, já que é examinado por 4 examinadores
Gostaria da opinião do MP, pois não sei o que pode ser feito neste caso, ou a quem procurar para tomar alguma providência, caso seja mesmo pertinente minha reclamação.
Obrigado."
"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley
isso da foto, pra mim, é uma das situaçoes que deveriam ser aprendidas na moto escola... com a situaçao do asfalto brasileiro, daqui a pouco seremos obrigados a subir nas calçadas(o que já faço de bike, mas pra fugir dos carros mesmo e sempre respeitando o pedestre) pra poder andar por aí..