Exame na moto pista.

06 Maio 2010 16:36 #16 por winter
Respondido por winter no tópico Exame na moto pista.
Achei no site um problema exatamente igual ao meu respondido pelo Tite, naquela seção Cartas dos Leitores. É uma pergunta de 06/2006:


Habilitação
Tite, o seguinte: semana passada eu fiz meu segundo exame para tirar carteira de moto e fui reprovada. Tenho minha carteira de carro já faz mais de 3 anos, mas nunca me serviu de nada porque não tenho condições de ter um carro. No final do ano passado meu marido se aventurou no mundo sobre duas rodas e eu gostei da idéia. Na quarta-feira passada fui novamente reprovada. Por que? "Por conduzir a moto provocando movimento irregular". Por favor, Tite, explique-me o que é isto, pois da primeira vez fui reprovada pelo mesmo motivo e temo ser reprovada novamente em função desse critério que considero totalmente subjetivo. Li sua matéria que fala sobre as moto-escolas e o exame do Detran e realmente isso tudo ‚ uma grande palhaçada.  claro que o exame deve ser rigoroso, afinal a moto ‚ um meio de transporte que expõe por demais a vida do motociclista, mas esse exame beira o rid¡culo. Eu tenho certeza que o mercado de moto no Brasil só não é maior em função desse exame. Já fiquei sabendo de candidatos que foram reprovados por sete vezes mesmo já pilotando suas motos há algum tempo. Já gastei o equivalente a 1/6 do total que paguei na Biz. Fiz tudo certo: passei pelo 8, pelo labirinto, arranquei a moto da rampa, passei pelos cones e, finalmente, venci a prancha. E no final recebo um papel que me diz que eu conduzi a moto provocando movimento irregular? Que critério é esse? Penso que como eu não errei nada durante o percurso, eles utilizam esse critério para ter como reprovar o candidato a seu bel prazer. O que eu posso fazer para não provocar esse movimento irregular, já que minhas aulas são praticadas numa cg 150? A quem posso recorrer se achar que o resultado do exame foi injusto? O que podemos fazer para que o Detran adote critérios menos subjetivos? Por favor, Tite, ajude-me, antes que a blitz me pegue!Um beijinho!
Keli - Belo Horizonte - MG



Keli, obrigado e retribuo o beijinho. Bem vinda ao Lisarb, pa¡s onde a corrupção e sem-vergonhice é a principal bandeira. Vc, assim como milhares de candidatos, foi v¡tima de uma extorsão oficializada chamada "exame de habilitação". O que vc faz? Procure um advogado e peça para acompanhá-la durante o exame. E peça ao examinador especificar, por meio de um laudo, o que ele caracteriza "movimento irregular".

"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 16:55 #17 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Exame na moto pista.
É uma alternativa boa, pegue algum advogado que vc seja amigo, ou algum conhecido e pergunte se ele não pode lhe acompanhar por alguns minutos.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 18:29 #18 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Exame na moto pista.
É uma pena acontecer essa senvergonhice!
Mas assim como eles sacaneiam com alguns, eu fiz a minha com eles!

Sinceramente, vou contar um segredinho pra vocês! Que agora deixará de ser segredo!


Eu fiz exame em três categorias distintas.
Primeiro fiz o exame pra carro, no primeiro dancei, no segundo passei, mesmo tendo deixado o carro morrer! Pasmem, isso mesmo, o avaliador do Detran, me disse, eu sei que você sabe dirigir, é só ficar tranquilo no trânsito! O que concordo com ele, na real o meu problema foi a pressão que fiz pra mim mesmo.

No segundo, fiz pra categoria D, dirigindo um micro ônibus, passei de prima!

Na terceira que fiz pra categoria A, com uma CG125 da moto escola, fiz o circuito perfeito, não fosse por ter deixado a moto morrer na parada antes de subir a rampa! Mais que rápido, pois só tinha um avalidor prestando atenção em vários pilotando ao mesmo tempo, puxei o pedal e bati, rapidamente recolhi o pedal com o pé e pronto. Então o avaliador veio me questionar se eu tinha deixado a moto morrer, falei que não, que tinha apenas mexido na barra da minha calça que estava enroscando no pedal. Tudo certo, mandou eu prosseguir e fui aprovado!


Poeta40304,8969560185

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 18:54 #19 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Exame na moto pista.
Safado!!

Brincadeira... [/size]

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 18:56 #20 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Exame na moto pista.
aki em sampa eu sei q tem eskema...se não pagar os kra reprova por reprovar mesmo...


ai vc tem 2 soluções.


1- molhar a mão dos kra


2- chamar advogado e entrar na justiça, etc, etc.


do ponto de vista moral e ético o 2 obviamente seria a opção. MAS no fim vai sair mais caro, mais trabalhoso, vai te dar dor de cabeça, pode demorar mais e não vai mudar nada. ou seja...vc decide...





rsrs

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 19:41 #21 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Exame na moto pista.
Todas as 3 vezes eu passei de primeira.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 19:43 #22 por castanha
Respondido por castanha no tópico Exame na moto pista.
"Conduzir a moto provocando movimento irregular"? Mas que diabo é isso? É fazer um 7 no lugar do 8? Sinistra esse motivo, hein...


Aqui, como é interior, acho que tem menos disso. Pelo menos nunca ouví falar de alguma reprovoção que tenha sido por má fé do examinador (com exceção daqueles barbeiros que sempre acham que são os donos da razão e se recusam a aceitar os próprios erros como parar no PARE).


O triste disso é que não é mesmo viável ir atrás de advogado pelo custo e também porque a gente acaba se envolvendo com esses corruptos bandidos e tal... =/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 20:02 #23 por RODRIGO_ALVES
Respondido por RODRIGO_ALVES no tópico Exame na moto pista.
a ontem eu fui apoiar uma "amiga" na prova de moto e ja
tenho certeza absoluta que em sp tem esquema, porque ela
foi reprovada por estes motivo tbm, e a 2 anos atras eu
tbm, este é o argumento mais amplo do mundo, pq oque é
movimento irregular? um vento lateral que vc toma ja da
este movimento, e ai como vai se avaliar isto?

e na segunda vez que fiz, um outro canditado da mesma
escola que estava me falou que estava garantida a dele, e
ja fui pra prova Puto da vida, pq estava na raça e ele
não, e fiz uma pista pior doque a primeira e adivinhe
passei.

isto é muito rentavel pra todo mundo, menos pro
candidato, detran, auto escola e avaliadores.


Por isto afirmo que em sp é tudo pilantragem,
mais como não tenho como provar, falo assim.

Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2010 21:00 #24 por Geraldo Lopes
Respondido por Geraldo Lopes no tópico Exame na moto pista.
Este exame do DETRAN, do jeito que é feito, naquela "transitolândia" de brincadeirinha é uma verdadeira piada de mau gosto. Penso que o próprio Detran é o responsável pelo alto índice de acidentes envolvendo motocicletas no Brasil.

Imagina... soltar uma carteira de Habilitação, o documento oficial que reconhece como apto a dirigir o veículo, para um jovem de 18 anos, recém saído de um exame de mentirinha, sem nenhuma experiência em trânsito, ou pior, sem saber passar marcha (o "exame" é feito de 1 marcha), sem nunca ter acionado a seta, não sabe como se comportar numa via pública, nem o que fazer perante veículos maiores. É uma total irresponsabilidade e omissão do Detran. Se fosse uma instituição séria, num país sério, JAMAIS permitiria um "massacre" destes que vem ocorrendo nos grandes centros.

NA MINHA OPINIÃO, exame na pista e na rua, dando uma chance para o aluno aprender a conduzir de forma segura e correta sua motocicleta. carteira A, apenas para maiores de 21 anos, com 2 anos de experiência de carteira B. Motoboy teria de fazer um curso especifico (tipo fazem os motoristas de taxi) e trabalhar com salário fixo, igual ocorre com os funcionários dos correios. Fiscalização diária para inibir menores e inabilitados a trafegar pelas principais ruas e avenidas.

Eu tenho certeza que iria diminuir bastante o índice de acidentes.







.

"Moto é como uma doença... depois que se contrai, se passa a vida com ela ou se morre dela."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 08:27 #25 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Exame na moto pista.
Sei que vão me detonar mas infelizmente a coisa é estatística mesmo, tem uma média, passam tantos %, reprovam tantos % parece existir uma mega máfia que mantém uma média de aprovações e reprovações pra faturar um esquemão, meu instrutor sempre falava que as vezes passavam alunos irregulares e nervosos, e faziam retenção de alunos seguros e com movimentos bacanas, metendo "movimentos irregulares"

Processar polícia aqui no BR é caçar encrenca com gente ruin, ainda mais quando vc está questionando um julgamento e não um ato, vc ganha a sua ação entra pra história mas a máquina da corrupção só para quando a limpeza começar lá de cima.

Uns tem medo outros preguiça, se não agirmos coletivamente nada funciona.. no "27Jan-Sacrificio pela Causa do Motociclistica" quantos participaram? na minha cidade (BELO HORIZONTE) eu fui o único q eu vi com uma faixa preta pendurada no corta-pipa.

Sobre os meus exames, cometi falhas em todos os 3, no segundo terminei a volta com apenas 1 examinador, pois os outros já tinham "subido pro café" no terceiro e último fiz exame sob garoa, desequilibrei na fila da rampa e pus o pé errado no chão, passei.

É revoltante, gera indignação... mas a corrupção e a falta de respeito e humanidade impera desde os mais altos postos, descendo até aos que se relacionam direto com a gente. O nosso tempo e dinheiro que se f*d*m.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 09:25 #26 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Exame na moto pista.
pois é, já me avisaram que em sampa tem esquema... eu tirei minha carta em jundiaí, os examinadores foram super-corretos lá... na primeira tentativa errei o percurso (totalmente) e obviamente fui reprovado. na segunda fiz tudo direito e fui aprovado. pronto.

mas ninguém "se ofereceu" pra receber propina nessas minhas 2 tentativas.

aliás, esse é o cúmulo da palhaçada. o cara se oferece pra receber propina. nem é o aluno q quer pagar a propina, é o examinador q se oferece!!!

e pelo que ouvi dizer, o examinador recebe a grana e repassa uma parte pras auto-escolas, pra umas pessoas no detran, e assim por diante... pelo q me falaram o valor dessa propina tá atualmente em R$ 350 (mais caro q o exame?).

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 10:49 #27 por FACSJONY
Respondido por FACSJONY no tópico Exame na moto pista.
eita r$ 350? aqui em fortaleza a propina é mais barata, dizem que aqui é "só" 200 contos para passar no exame, basta não derrubar a moto.


Revoltante... . No ano passado o proprio intrutor da auto escola pediu a meu primo esse dinheiro. O instrutor falou que ele ainda errava muito e para não ser reprovado no teste era só pagar 200 contos que ele sabia com quem "conversar" lá dentro (detran). Conheço uma loira que fez auto escola comigo (ela mesmo falou) que só passou pq levou 50 conto dentro do decote e pediu pro examinador tirar.

JONY SUZUCANDO...

YES 125cc "Suzi"- 2009/09

Fortaleza - CE



Para que correr se com a Suzi eu posso desfilar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 11:22 #28 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Exame na moto pista.

FACSJONY escreveu: eita r$ 350? aqui em fortaleza a propina é mais barata, dizem que aqui é "só" 200 contos para passar no exame, basta não derrubar a moto.


Revoltante...

. No ano passado o proprio intrutor da auto escola pediu a meu primo esse dinheiro. O instrutor falou que ele ainda errava muito e para não ser reprovado no teste era só pagar 200 contos que ele sabia com quem "conversar" lá dentro (detran). Conheço uma loira que fez auto escola comigo (ela mesmo falou) que só passou pq levou 50 conto dentro do decote e pediu pro examinador tirar.


Aonde esse mundo vai parar...

Assim não dá nem pra reclamar dos políticos... perdemos totalmente a razão sabendo de coisas como essas...

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 11:49 #29 por Gui Lobo
Respondido por Gui Lobo no tópico Exame na moto pista.
Todos tem sua parcela de razão e gostaria de concordar em gênero, número e grau com o Geraldo!


Os ditos movimentos irregulares existem e vou citar alguns: Moto trepidando quando freia, freiar demais nos cones (tem controle da moto apenas acelerando e compensando no freio!), abrir demais a perna (ocorre mais no famoso quadrado ) mostrando falta de equilíbrio, na curva para esquerda invadir a "pista" contrária etc. Meu instrutor corrigia estes movimentos nas minhas aulas e consegui passar de primeira sobre um temporal, tem sim pessoas mal intensionadas, mas veja se não cometeu este tipo de erro .

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2010 12:16 #30 por lacerda
Respondido por lacerda no tópico Exame na moto pista.
bem vindo ao mundo real,aqui é brasil,e vc?ja pintou sua rua e comprou a camisa?

intruder 125 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.294 segundos