O futuro da linha 300cc

20 Maio 2012 17:31 #1 por Artur Felipe
Recentemente me ocorreu a idéia de abrir um tópico a respeito das 300 da Honda (CB e XRE).

Não são poucos os comentários desfavoráveis aos dois modelos, e inúmeros defeitos reportados - não só aqui no Motonline - em especial com relação aos vazamentos de óleo pelas juntas do cabeçote (nas duas motos) e problemas na bomba da gasolina (XRE).

Fora isso, em mais de duas oportunidades me chegou aos ouvidos alguns boatos de que, em razão destes inconvenientes recorrentes com as motos, a Honda estaria planejando tira-las de linha já em 2013.

É claro que papos em mesa de bar, ou em fila de banco, ou qualquer lugar público que seja, partindo de fontes desconhecidas, não servem para nada a não ser aumentar a especulação em torno de um determinado assunto. Não creio que seja diferente desta vez, mas ainda assim fiquei intrigado com a questão: teria ela algum fundamento?

Portanto, gostaria de saber a opinião de vocês e, quem sabe, alguém com acesso a "informações privilegiadas" possa se pronunciar e elucidar ou desmentir o relatado.

Estaria a "força das 300 cilindradas" perdendo fôlego?

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2012 18:13 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Felipe

Interessante seu levantamento da questão das "300"...

Para mim, foi irrelevante a marca "Honda" lançar esses modelos que gostariam de passar à frente das míseras
250 que nós, lisarbianos, temos que engolir.

Tenho uma grande vontade de sair das 250, mas sem ter que dispender das exorbitantes quantias pedidas
pelas outras motos de cilindradas maiores.

A "Linha 300", nada mais é que, empurrar por nossas goelas, um produto sem graça e nenhum atrativo a mais
do que o a famosa asinha no tanque.

SE pelo menos, uma montadora decente, colocasse uma 350 ou 400 (de verdade), eu seria o primeiro a comprar.

Não posso comprar uma 600, e nem preciso, mas uma moto intermediária seria o must!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2012 18:56 #3 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Sem dúvida Matusa, este é o velho e modorrento "buraco" - market hole, num termo inventado e mais chique :lol: - no qual nós Lisarbianos temos de tropeçar, a contragosto.

Assim como você, queria algo mais que 250cc, pois sei que os modelos neste padrão apresentam um desempenho geral que situa-se, eu diria, bem no limiar, entre uma moto pequena e uma moto média. São boas, mas não pra tudo o que se pode encontar numa viagem para terrenos mais íngrenes, acidentados ou com tráfego intenso se veículos pesados que abusam da velocidade.

Agora esse lance das 300 da Honda é um (infeliz) caso à parte. Sei que muitos foristas possuem CBs ou XRE's - e portanto odiarão o que vou dizer - mas a minha opinião é a de que estas motos não valem o que se paga por elas, e o mercado ganharia muito mais com a sua saída e a consequente chegada de modelos aperfeiçoados (esperamos). A questão dos defeitos de projeto, já comentados, apenas reforçam essa teoria. A Honda, que eu tanto respeitei pelo seu pioneirismo e liderança nata, lamentavelmente pisou na bola, tentando pôr panos quentes sobre problemas que eu considero graves e que mereciam melhor atenção aos consumidores de seus produtos. Não raro o cidadão tem de ameaçar entrar na justiça para fazer valer seus direitos de justa reparação dos defeitos ou devolução do dinheiro. É um absurdo.

Acabei fazendo a mim mesmo uma promessa de que, preferencialmente, minha próxima moto será uma usada, a menos que o mercado ofereça algo novo digno do meu suado dinheiro. Se outroas pessoas pensassem assim, certamente as fabricantes e montadoras mudariam sua conduta e planejariam seus negócios com foco no consumidor (onde o lucro é consequência) e não com foco na venda imediata (na qual o lucro é objetivo). Mas reconheço, é difícil resistir ao apelo da mídia e à ansiedade de ter o mais novo lançamento tinindo na sua garagem. Por esta razão, não condeno essas pessoas e respeito seu poder de escolha, mesmo não simpatizando com as citadas motos.

Sinceramente, eu preferia que este boato se confirmasse, e a dona Honda trouxesse uma espécie de "New Sahara" ou algo com DNA aventureiro à altura da Tornado, motos que sabidamente marcaram época e deixaram legiões de admiradores, mesmo entre os antagonistas xiitas. Enfim, aguardo confirmação ou desmentido. Ninguém aí com acesso especial aos planos da Honda? :lol: :lol: :lol:

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 15:33 #4 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Re: O futuro da linha 300cc
uma versao naked e outra estilo tenere250 baseado na cbr250 seria bom, falando apenas de 250cc. logico que se as fabricas lançassem algo entre 350/500 seria otimo, abaixo dos 20 mil é claro.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 17:13 #5 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Re: O futuro da linha 300cc
O problema é que no Brasil há dois mercados distintos: o mercado das 125/150 e o mercado das motos acima. A Honda só é líder por causa desse mercado das pequenas, e por isso abusa da sua posição ao tentar ludibriar os consumidores com essa linha de 300cc.
Isso é um problema de difícil solução, pois a base da Honda já está instalada, e a percepção do consumidor médio também, principalmente reforçado pelos operadores do mercado de motos usadas, que desprezam as outras marcas.
Por isso o mercado é assim, determinado por fatores que muitas vezes são de difícil solução e leva as pessoas a procurarem soluções absurdas para a situação, como no tópico da Next 250, que um cidadão adesivou uma Dafra como se fosse uma Honda 2012.
Porque as pessoas infelizmente ainda tem muito enraizado na cabeça o tal "Honda é Honda", e não querem passar vergonha, e a própria Honda se aproveita muito disso para abusar dos preços, muitas vezes em produtos inferiores.
Espero que isso mude também, mas não vejo muitas perspectivas no curto prazo. A solução é o amadurecimento dos concorrentes, que realmente tem que parar de tentar bater de frente com a Honda, e oferecer produtos melhores, que consumidores mais esclarecidos certamente comprarão.
Ainda vão muitos anos até o mercado mudar os números, pois na categoria 125/150, como disse antes, a mudança é difícil, por culpa dos próprios concorrentes, que deixaram o mercado chegar a esse ponto. Além disso, o mercado brasileiro de motos é superdimensionado e irreal, com muitas pessoas andando de moto por obrigação, pois o transporte público é sofrível. Por isso, por falta de opção, não são motociclistas realmente, mas usuários de motocicletas que não tem outra opção de transporte, e na primeira oportunidade de fazer um Up, compram um carro.
Neste contexto, acho que infelizmente a hegemonia da Honda e a linha 300 cc ainda tem uns bons anos de vida na minha opinião, pois não vejo solução para os problemas sociais que provocaram esse crescimento do mercado de duas rodas, e os concorrentes ainda patinam em suas próprias incompetências, como a Yamaha e a Suzuki. A Kawasaki já agitou o mercado, e espero que a Dafra, de agora em diante também consiga abocanhar uma fatia importante, para que tenhamos um mercado melhor para os que realmente gostam de motos e querem opções justas e modernas, diferentemente do que o mercado oferece hoje em dia, com raras exceções.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 22:10 #6 por L.Martinelli
Respondido por L.Martinelli no tópico Re: O futuro da linha 300cc
A impressão que da é que a Honda lançou meio que as pressas uma moto de 300cc, para de diferenciar das "outras 250cc" e deu nisso, até um recall foi feito para reparar o freio dianteiro. Já que Honda é Honda, isso não é admissível. Inclusive já está sendo importada uma nova 250cc, aí fica a dúvida da permanência das 300cc. Na minha opinião a Honda poderia ter lançado uma Twister totalmente repaginada que não iria fazer feio para as suas concorrentes diretas devido ao grande sucesso de vendas. Seria melhor a Honda lançar uma 350/400cc, que está faltando no buraco que ficou entre as 250cc e as 600cc, garanto que seria um sucesso.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 22:18 #7 por cros
Respondido por cros no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Muito dificil saber o que se passa na cabeça desses caras, mas certamente está ligado a aumentar seus lucros.

PRA MIM, a retirada da Sahara, da CBzona, das XL's, da Virago 250, da Intruder 250 todas motos fortes e que aguentavam o tranco, foram mais por esse motivo, não davam problema então sai fora.

Isso ocorre com carros tbm, exceto é claro, quando sao verdadeiros micos.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:14 #8 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Re: O futuro da linha 300cc

cros escreveu: Muito dificil saber o que se passa na cabeça desses caras, mas certamente está ligado a aumentar seus lucros.

PRA MIM, a retirada da Sahara, da CBzona, das XL's, da Virago 250, da Intruder 250 todas motos fortes e que aguentavam o tranco, foram mais por esse motivo, não davam problema então sai fora.

Isso ocorre com carros tbm, exceto é claro, quando sao verdadeiros micos.


Interessante a sua colocação. Acho que não é de agora que os problemas de projeto ou falhas diversas são notados com maior frequência. Claro, devemos considerar que hoje em dia a informação não reconhece fronteiras, sua abrangência é enorme, e se espalha numa velocidade que, há uns 20 ou 30 anos, era inimaginável. Isso poderia explicar, ao menos em parte, essa grande quantidade de reclamações referentes aos mais variados produtos (incluídos aí as motocicletas e automóveis).

Licença feita à tecnologia da informação, não há como negar que os produtos oferecidos antigamente eram mais robustos e duráveis (o que não significa, a rigor, que fossem mais eficientes em tudo). É muito mais fácil você encontrar um Fusca ou uma CB Four inteiraços que um gol "Bolinha" (meados doas anos 90-início de 2000) ou aquelas primeiras Titans "nova geração" (a partir de 2001). A qualidade dos materiais caiu, em prol de maior rotatividade de componentes e serviços de manutenção e correção.

As empresas deixaram de focar nas vendas em longos intervalos de tempo - ainda que por um preço alto - para privilegiar o volume maior em curto prazo, por preços ligeiramente menores, aliados aos ganhos com maior quantidade de serviços de pós-venda, mantendo assim um fluxo de caixa constante e crescente. Essa teoria tem fundamento e é amplamente difundida, não só no Brasil: trata-se da chamada "obsolescência planejada", que ganhou força no período pós-guerra, mais especificamente na década de 50, originando-se no mercado norte-americano (do qual o nosso importou boa parte das práticas e teorias empresariais). O interesse maior era produzir não para durar, mas para ter vida predeterminada, que forçasse uma nova compra num intervalo de tempo gradativamente menor. Com o passar dos anos, a vida útil dos produtos foi caindo, e para que o público não percebesse esta considerável perda de qualidade, diversas funcionalidades ou adereços novos foram oferecidos, a título de inovação (embora o mais correto seria compensação).

Hoje em dia, as grandes empresas encontraram no nicho da tecnologia a sua galinha dos ovos de ouro, pois é quase unanimidade que ela custa caro. Assim, você pode inflar o preço do produto à vontade, desde que ele ofereça o mínimo de tecnologia atualizada que o público - ou boa parte dele - não vai se incomodar em pagar mais por isso. Na prática, porém, alguns veículos antigos não são tão inferiorres aos mais novos, e essa diferença se faz notar com mais força nas motos. Uma XLX350, que tem mais de 20 anos, não fica muito atrás da famigerada XRE 300, especialmente em desempenho e durabilidade. A favor desta última, a adoção de Injeção Eletrônica, ABS (ainda que opcional), um painel digital e um banco mais confortável. Pesa contra ela, porém, que nem a mais problemática das Xiselonas encarou tantas visitas à oficina em sua plena juventude (antes dos 50.000 km). O que vale mais afinal, neste caso? Muitos, como eu, prefeririam a distância do mecânico e mais horas de prazer, em detrimento da defasagem tecnológica.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:31 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: O futuro da linha 300cc


Opções assim foram válidas e creio ainda serem .

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:33 #10 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: O futuro da linha 300cc
A honda cb 360 foi uma boa opção. Creio ainda haver espaço para motos com características assim


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:35 #11 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Re: O futuro da linha 300cc
aí sim, heim soueu???


bela máquina, haveria espaço de sobra à ela.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:36 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Honda CB 350 P




Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:38 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: O futuro da linha 300cc
50 cc a mais que a CB 300 e uma legião de apaixonados.


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:41 #14 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Bem vindo de volta SouEu (aquele SeraEu não poderia ser você :lol: :lol: :lol: ).

Opções como essa SEMPRE SERÃO válidas. Ronco igual ao dessas aí não existe mais, e deixou legiões de fãs (meu pai incluso).

Eu até arriscaria dizer que, em uma pesquisa de mercado, muitos motociclistas iriam manifestar preferência pelas motos com estilo mais retrô, ao invés dessa parafernália de carenagens e apetrechos de chassis, tão em evidência hoje. Uma coisa é certa: quanto mais peça você colocar num produto, maiores as chances de alguma delas dar defeito, podendo comprometer todo o conjunto. Simplicidade é a chave.

Sou do tipo que admira as coisas "velhas", mais precisamente carros e motos (mulheres enrugadas não :lol: :lol: ). Acho que nasci na época errada...

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2012 17:44 #15 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Re: O futuro da linha 300cc
Ah, antes que me interpretem mal, a Sahara e as Tenerés antigas são para mim as únicas nas quais a carenagem não era um problema, era a solução e o seu charme.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.233 segundos