Para evitar exposição indevida da imagem das CCs envolvidas, coloquei apenas as iniciais das mesmas, F e H, eheheh.
Boa tarde,
Depois de levar a moto para uma revisão completa na F Paranavaí/Nova Esperança, peguei estrada para Curitiba. Andei 150 km e moto perdeu rendimento, aumentando o consumo. Isso foi num domingo, dia 07.04.2013. No dia 8, segunda, antes mesmo de abrir a H já havia encostado a moto para providências. Um atendimento horrível. Uma tremenda má vontade dos atendentes que fizeram de tudo para não atender. Já foram dizendo que era para eu procurar outra loja. Argumentei que já que alegavam não ter disponibilidade para atender, que então ligassem eu outra CC e visse se não era possível encaixar, pois eu era de fora né. Disseram que não podia, tinha que ser o cliente. Um absurdo. Como ameacei ligar no SAC da Honda, com uma má vontade daquelas, ligaram na Motohonda. Lá sim, fui muito bem atendido (OS 160195). Feita a verificação constatou-se que o problema estava na vela, fora de especificação (parece que as CCs são todas displicentes, não foi visto isso numa revisão completa?). Trocou também o filtro de ar, lavou a moto (sem custo) e a moto saiu voando andou 5 meses e 9 mil km sem problema.
Dai o problema se repetiu agora, dia 28.09.2013, no mesmo trajeto. Cheguei à noite em Curitiba, e, no dia 29, logo pela manhã, entreguei a moto na Hobby (pela facilidade de acesso, fica perto do hotel onde fico hospedado), relatando e solicitando corrigir:
- perda de rendimento e aumento do consumo. Como já sei em todas CCs tem alguns “mexânicos”, fiz todo um relato do que tinha ocorrido antes, da vez passada, e que possivelmente poderia ser filtro e vela, o problema. Alertei que a moto havia sido revisada há 3 mil km, mas que a vela não havia sido trocada. Fui perguntado se a moto tinha marcha lenta, respondi que sim.
- relatei que a moto teve dificuldade para pegar pela manhã (apenas naquele dia), que a bateria era nova, e que parecia ser um problema “tipo no motor de partida”, que não girava.
*Esses foram os problemas que relatei e esperava ser corrigidos.
*No final perguntei ao atendente quanto custava a lavagem. Ele respondeu que eram R$ 20,00, pedi, então, como ela estava suja, para lavar a moto também, assinei a OS, deixei o número do celular, ele disse que estaria pronto às 12h, e então peguei um taxi e fui trabalhar (A Motohonda diagnosticou o problema e me ligou, explicando certinho antes de fazer o serviço).
Terminado trabalho, retornei na H, por volta de 12h15, e qual não foi a grande surpresa.
1 – Já não sabiam nem onde estava a moto. Dez minutos depois informaram que haviam saído com ela para fazer um teste. Até ai tudo bem. Pensei, trocaram filtro, vela, ajustaram e agora estão testando. Louvável.
2 – Mas, nada. A moto chegou ainda meio molhada. Me entregaram a moto e apresentaram a conta, R$ 20,00, da lavagem. Estranhei. Quis saber qual mecânico havia trabalhado na moto, pois queria falar com ele, obter explicações do que foi feito, e qual o problema encontrado. O atende disse que era “problema nas válvulas, e coisa e tal”. Deu partida, vela ruim, moto gelada, lavada, ruim pra pegar. Ele disse, não tem compressão nenhuma! Mas, usou equipamento para aferir? Disse que estava fumando, faço o acompanhamento do nível do óleo desde quando comprei ela, a reposição é a mesma. Mas o “mexânico” estava convicto em seu engano. Eu disse pra ele, mas, e ai? Tem que resolver né? Cadê o orçamento, o que precisa fazer? Porque não me ligaram? Ele então solicitou que alguém fizesse um orçamento, e apresentou (código interno 213043), valor de R$ 2026,85. Liguei pra Honda, pois já trocou o cabeçote desse moto duas vezes, há última há 12 mil km. Disseram que o procedimento está equivocado, não é dessa forma que se faz diagnóstico da situação. Eu conheço os procedimentos, questionei o atendente, que disse que era isso mesmo. Então questionei:
- Você fez a verificação na linha de combustível? Ele limitou-se a responder que isso se faz na revisão.
- Insisti: Você verificou a vela, sistemas de suprimento de ar? Ele, isso se faz na revisão, etc e tal. Ai já vi que estava tudo errado. Apenas deram um banho na moto.
Contrariado, solicitei que levasse a moto e fizesse a verificação, ao menos, do filtro de ar e da vela, aproveitando que o motor da moto estava frio. Tiraram o filtro e disseram que estava bom, não confio, segunda vou levar noutra CC e solicitar uma verificação completa. A vela disse que estava boa também. Já havia rodado 9 mil km. Ele queria colocar de volta, pedi pra substituir.
Problema resolvido: só com a troca da vela a moto voltou a funcionar sem problema com rendimento e consumo voltou ao normal. Antes descia/subia a 120/100 km/h, falhando, fazendo 18 km/litro, voltou ao padrão para o uso que sempre fiz, 141/118 km/h, fazendo 22 km/litro. Testei as partidas ontem e hoje pela manhã, com motor frio, está funcionando tudo normal.
O próprio SAC da Honda informou e eu sei, como devem ser feito os testes para detectar perda da compressão, possíveis problemas/necessidade de ajustes das válvulas. Motor só se abre em último caso. A primeira providência é fazer a verificação das folgas das válvulas, medir a compressão com aparelho adequado. Estou escolado, desde os 4 mil km tive problemas com válvulas, fazendo desde pastilhamento até a troca do cabeçote e retificada das sedes de válvulas. Em 31 meses rodei 76 mil km, média de 2,5 por mês, os “mexânicos” ganhariam muito se aprendessem a nos ouvir.
Portanto, vossa equipe de mecânico precisa estar mais atenta. É a segunda vez que pisam na bola, e feio. Não volto mais ai e recomendarei a todos os colegas para evitar essa CC, a exemplo de algumas que não piso nem por decreto. É preciso ouvir o cliente, dar a devida atenção, usar equipamentos adequados para avaliar os problemas da moto em vez do achômetro. Afinal dinheiro não dá em árvore para, em vez de uma simples substituição de vela, filtros e ajustes, a CC pretender, emplacar um orçamento de 2 mil reais. É um absurdo.
A RESPOSTA DA CC
Donizétti
Muito obrigado pelo seu relato, saiba que o ocorrido é exatamente o oposto do que a Hobby ao longo dos seus 40 anos tem se proposto a fazer.
Seu e-mail não será apenas uma mensagem de indignação de um cliente, será o ponto de partida para ações de melhorias imediatas, vou me reunir com a equipe, identificar os responsáveis por este mau atendimento e corrigir tudo que for necessário.
Peço que em uma próxima oportunidade venha até a loja para tomarmos juntos um café, para que eu possa pessoalmente me desculpar pelo ocorrido.
Mais uma vez muito obrigado pelo seu feedback.
Atenciosamente,
C. A. O.
Gerente Comercial