Sidney Levy escreveu: A inexistência do selo do Inmetro não é motivo para autuação. A autoridade fiscalizadora deve olhar a etiqueta que está presa na cinta jugular na parte interna do capacete. Alí também tem o "selo" do Inmetro.
A etiqueta que veio colada na jugular também já foi embora há muito tempo...
Os selos do Inmetro deverian ser certificados pelo Inmetro quanto a resistência às intempéries que um motociclista está sujeito...
Na verdade está tudo errado... A "autoridade" tem que fiscalizar se o capacete é homologado e não se existe um selo de papel colado nele... mas é mais fácil olhar uma @#$@#$ de selo do que manter uma lista de fabricantes/modelos homologados...
Outra coisa que não me pareceu muito séria...
Em um dos testes a viseira é atingida com um objeto pontiagudo... Eu duvido que os capacetes de R$ 40, com viseira de garrafa pet aguentam isso... Na época do acidente do Felipe Massa, em que foi atingido por uma peça, eu vi uma reportagem sobre capacetes de motos e o cara da loja simplesmente deu uma "dedada" na viseira de um destes capacetes de R$ 40 e a viseira não aguentou... Depois ele mostrou um capacete "de verdade"...
IMportante a mudança da norma para colocar as viseira com no minimo 1,5mm. Pois essa de garrafa pet, risca facil demais e em 1 mês de uso não se vê mais nada.
Agora deveria ser complementada tb que além do selo do Inmetro, vale selo da Sharp e outra entidades internacionais sérias.
Vou comprar um AGV para pegar estrada, aqui está pelo menos 1000 dilmas. pelo Ebay compro por 220 obamas, com as taxas de importação sai por 600. com 400 ainda compro um LS2 novo para a cidade e ainda sobra um bocado para colocar gasosa....
Isso mostra que os equipamentos de segurança aqui deveriam ter isençao de impostos, pois assim todos teriam "direito" a equipamentos decentes.
[]'s
Queiroga
Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250
Galera, esse destino é um ser muito estranho mesmo.
Acordei hoje e no sofá de minha casa estáva um capacete Taurus que eu não sabia de quem era, ele ficou me encarando por um bom tempo e agora a pouco meu amigo chegou aqui.
Era dele e ele tinha pego o meu capacete de carona emprestado por que ele iria viajar e o Taurus teimava em ficar saindo da cabeça com o vento, não ficava no lugar.
E o tamanho era 58, o mesmo que o meu.
Isso não é privilégio ou problema da Taurus. Tem capacetes que o interior dele deforma com mais facilidade, deixando o capacete meio solto. Dando a impressão que o capacete cresceu ou a cabeça diminuiu. Tenho um Vaz, que tem o mesmo problema.
Achei a matéria interessante, mostrando quais os testes que são efetuados. Só achei que poderia ter sido dado mais informações sobre eles, tipo velocida e força de impacto, ou pelo menos um comparativo, tipo, esse teste simula o impacto do capacete no chão a x Km/h.
Mas o teste da viseira é cruel. Não é possivel que essas viseiras de garrafa pet passem !!! teneria até medo de atropelar um mosquito da dengue com essas viseiras, grande chande dele varar ela e eu ficar doente hehehe
Agora, o que acho que criou toda essa confusão foi esse paragrafo, que preferi copiar:
Num mercado como o brasileiro, onde não há dados oficiais absolutamente confiáveis sobre a venda de capacetes para motociclistas, as estimativas falam de aproximadamente 5 milhões de capacetes por ano, sendo 90% deles modelos que custam até R$100,00. Ou seja, o casco, o isopor interno, a cinta jugular e a viseira estão dentro das exigências da norma estabelecida, independente do modelo e preço. Todo o restante do capacete é “regulamentado” pelo padrão de conforto, durabilidade e estética que os consumidores brasileiros exigem.
Podemos dizer que esta afirmando que a única diferença entre um capacete de R$ 100,00 e um muito mais caro é apenas por estética e conforto... Ok, ambos passaram pelos testes, mas claro que não tem a mesma segurança. Os mais caros terão materiais melhores, que absorvem melhor os impactos, além de maior area de proteção. Vejo capacetes baratos onde praticamente deixa o queixo e nuca a mostra. Entendo que a norma se adeque para um uso mais normal, diário, urbano, mas não se pode nivelar que todos os capacetes homologados tem o mesmo nivel de proteção, como dá a entender o texto.
As do shoei são 2,5mm já fui atingido por brita arremessada de caminhão na estrada e mal fez sinal na viseira. Aí sim dá para andar tranquilo.
Do norisk é 2mm e tb levou algumas pedradas e saiu ilesa, policarbonato e nessa espessura já é tranquilo.
Sobre o que falaram da espuma achatar é verdade, o norisk no começo ficava tão confortável qto o shoei na cabeça, agora eu tive que colocar umas espumas fininhas por dentro do forro dele, senão era dor de cabeça quando usava ele, já no shoei o forro não degradou nada...
É aonde a diferença de preço dos capacetes aparece, durabilidade do forro, isolamento acústico, detalhes...
Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto
Venho registrar aqui, a forma séria com que fui atendido por uma fabricante de capacetes.
Acho que esse tipo de atitude tem que servir de exemplo para tudo e todos.
Colocarei abaixo cópia das mensagens trocadas que começou ontem às 22:59 min, pelo fale conosco do Site do fabricante.
A seguir já é o encaminhamento interno do fale conosco para o setor responsável.
De: Taurus Capacetes [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]
Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 22:59
Para: Fabiana
Assunto: Contato pelo Site por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nome : Correa
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone : 21-XXXXXXXX
Cidade : Rio de Janeiro
Estado : Rio de Janeiro
Assunto : Parte para reposição
Mensagem : Prezados Senhores,
Sou usuário dos capacetes Taurus a muito anos e o último modelo que comprei foi o Zarref II, com o botão único no queixo para abertura da frente e dois acabamentos ovais sobre os parafusos de fixação da frente e da viseira,
O problema está exatamente nessas peças, a duas semanas perdi o primeiro acabamento sobre o parafuso, na segunda passada perdi o acabamento do outro lado e hoje perdi o botão vermelho de acabamento para abertura da frente do capacete.
Procurei na internet e não achei essas peças para comprar, e nem em lojas aqui no centro do RJ, gostaria que os senhores me dissessem como posso conseguir essas três partes ou onde comprá-las aqui no Rio de Janeiro, visto que gosto muito do meu capacete e sempre o tratei muito bem, tenho certeza de que não fui furtado, pois não me afasto do meu equipamento e o capacete só sai do seu lugar em casa, para cabeça e da cabeça para sobre a mesa do trabalho e vice versa.
Estou muito triste com a perda dessas parte e gostaria que os senhores me ajudassem a repô-las.
Agradecendo antecipadamente, aguardo contato.
De: Fabiana
Enviada em: sexta-feira, 21 de setembro de 2012 07:13
Para: Rosa
Assunto: ENC: Contato pelo Site por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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To: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Subject: ENC: Contato pelo Site por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Date: Fri, 21 Sep 2012 11:33:00 +0000
Bom dia Sr Correa,
Por favor me passe seu endereço completo para enviarmos as peças para o Sr.
Obs: o botão vermelho deve ser colado com super bonder, pinga umas duas gotinhas no botão e encaixa no fixador dentro da queixeira, e segura pressionando por alguns minutos.
De: Correa [mailto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]
Enviada em: sexta-feira, 21 de setembro de 2012 08:50
Para: Rosa
Assunto: RE: ENC: Contato pelo Site por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bom dia Rosa,
Obrigado pela rapidez no atendimento
Ai vão meus dados.
Correa
rua Xxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxx nº xxx - Xxxxxxx- Rio de Janeiro - RJ.
cep XX.XXX-XXX
Por favor, passe-me o valor e a forma de pagamento para que possa efetuá-lo.
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Subject: RES: ENC: Contato pelo Site por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Date: Fri, 21 Sep 2012 11:51:43 +0000
Sr Correa, mandaremos a titulo de garantia, não precisa efetuar qualquer tipo de pagamento.
Enviarei hoje para voce, mas não tenho um prazo de quando chegará devido a greve dos correios.
Atenciosamente.
Rosa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Agora vamos ver o que vai acontecer.
Comprei um capacete LS2 de fibra de carbono, excelente capacete, muito leve e bem acabado.
Ai veio a decepção.
Após o sexto uso a borracha de acabamento inferior do casco descolou.
Escrevi agora para o fale conosco da LS2 Brasil relatando o ocorrido.
Vamos aguardar o andamento...
Agora vamos ver o que vai acontecer.
Comprei um capacete LS2 de fibra de carbono, excelente capacete, muito leve e bem acabado.
Ai veio a decepção.
Após o sexto uso a borracha de acabamento inferior do casco descolou.
Escrevi agora para o fale conosco da LS2 Brasil relatando o ocorrido.
Vamos aguardar o andamento...
Um abraço.
Tive problema com o dispositivo de fixação da viseira, mandei um email pra eles e fui prontamente respondido. Dias depois me enviaram pelos correios o dispositivo. Pós venda muito bom.