Assunto recorrente - Capacete.

01 Jun 2011 05:48 #31 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Assunto recorrente - Capacete.
vcs leram bem a reportagem? a fiscalização não foi para pegar selinho! "366 veiculos passaram da velocidade permitida para o local", ou seja, deveriam ser bikes correndo, e ai, para engordar a fatura, levaram uma geral, incluindo a necessidade do selinho.


no meu modo de ver, esse selinho foi criado para ter certo criterio na fabricação de capacetes, principalmente os mais populares, em que as pessoas preferem pagar mais barato a estarem seguros.


isso não ocorre com a maioria do pessoal que anda de H-D. como pude ver, muitos aqui usam Nolan, AGV, Arai... marcas top do mercado. assim, se estiver dentro da velocidade da via, com o documento da moto em ordem, a chance de ser parado e multado por conta do selinho é mto pequena. ainda acho que param mais para ver a moto que para ver se o doc está certo... como aconteceu com o amigo acima e comigo.... na ocasião, estava com meu Arai Chaser e o guarda nem sequer mencionou meu capacete.

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 09:54 #32 por Hk - Usp
Respondido por Hk - Usp no tópico Assunto recorrente - Capacete.
Bom amigos, saindo um pouco das conjecturas temos uma só verdade.
Se a polícia de trânsito ou a polícia rodoviária quiserem aplicar a Lei, todos aqueles que não possuirem o selo do Inmetro serão autuados e teram 7 pontos na habilitação pois a multa é de carater gravíssimo.
Apesar de concordar com todos vcs que deveria caber o bom senso e razoabilidade das autoridades quanto aos equipamentos trazidos de fora (que é o meu caso), mesmo assim estamos à mercê das Leis e da fiscalização. Trouxe um Shoei dos EUA para viajar pelas estradas e tb estou assustado com essas blitzes... apesar de ser um capacete espetacular e reconhecido mundialmente, não possui o selo brasileiro.
Todos nós podemos e devemos arriscar, pois confiamos em nossos capacetes, mas se um dia formos autuados, vai ser difícil de escapar da multa. Mesmo não concordando com esta Lei, tenho que respeitá-la.
Um forte abraço aos amigos !

Kadu broker sp

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 13:13 #33 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Assunto recorrente - Capacete.
para tudo existe argumentação.

Inicialmente não existe validade para o capacete. A questão de 3 anos de validade foi derrubada pelo própria Denatran e Inmetro.

Depois, a regulamentação do selo é válida para capacetes após julho ou agosto de 2007, não sei bem a data e nada impede que seja argumentado que o capacete importado é anterior a essa exigência, já que não existe validade para capacete.

Junto com isso, nada impede que um capacete importado já tenha sido homologado pelo INMETRO. Façam a pesquisa no site pelos produtos homologados (capacete para motociclista e marca) e verifiquem se o modelo em questão não está homologado. Se estiver, nada impede a argumentação de que o selo e a etiqueta se estragaram pelo uso e procedimento de limpeza do mesmo. Por exemplo: o Shark Evoline tem certificação. O Nolan N-102 que o Chacon falou também... o importante não é o selo, mas sim a certificação (palavras do próprio INMETRO).

Portanto, estando com o certificado não existe fundamento para aplicação de multa, uma vez que você está cumprindo a lei.

Capacetes mais modernos como o Schuberth não tem essa certificação e aí será necessário contar com a sorte ou o bom senso do policial porque notadamente o capacete tem qualidade igual ou superior aos capacetes nacionais ou importados certificados.

Em tempo: o Nolan N-43 também não é certificado, mas eu imprimi o certificado do N-42 para apresentar. O meu Shark SK-1 (saiu de linha) tem certificação (é importado) e selo (arranquei do meu SK-1 comprado no Brasil que troquei por estar sem condições de uso).

Meu AGV GP-Pro foi comprado na loja do Alexandre Barros e também cumpre todas as exigências, mas já vai completar 4 anos. Como está em boas condições, venho mantendo-o para uso na estrada e em dias mais frios (é um capacete totalmente fechado).

Capacete é segurança e acho que é um investimento necessário. Não adianta comprar os capacetes selados e certificados pelo INMETRO de R$ 50,00 só para cumprir a lei... também não dá para aceitar pagar R$ 2.000,00 em um capacete importado que pode ser adquirido pela metade do preço (pagando todos os impostos de importação e frete) e ganhar em segurança, ou os legisladores vão insistir que o capacete de casca de ovo é melhor do que um Nolan, um AGV, um Arai, Shoei ou Schuberth (para citar as marcas que considero de maior qualidade)?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 13:49 #34 por Chacon
Respondido por Chacon no tópico Assunto recorrente - Capacete.

wolfmann escreveu: ...o bom senso do policial...


Tô até vendo. Na estrada, eu passeando e ele trampando em blitz "pra pegá preibói causando"... Vai ter muito bom senso...

Chacon - SP



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 15:01 #35 por Dynaman
Respondido por Dynaman no tópico Assunto recorrente - Capacete.

wolfmann escreveu: para tudo existe argumentação.

Inicialmente não existe validade para o capacete. A questão de 3 anos de validade foi derrubada pelo própria Denatran e Inmetro.


Wolfmann tem mais alguma informação sobre validade dos capacetes...sempre achei ridículo essa história de validade obviamente isso é lobby das indústrias para vender mais.

O capacete tem que ser bom, bem cuidado e nunca ter recebido nenhuma queda que possa ter danificado sua estrutura...

Você disse que isso foi derrubado pelo Denatran e Inmetro, tem alguma coisa escrita?

Obrigado.

Dyna Super Glide FXD

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 15:11 #36 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Assunto recorrente - Capacete.
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiParecer nº 039/2006




REQUERENTE: Presidente do Conselho Estadual de
Trânsito
ASSUNTO: Validade do capacete de segurança para motocicletas e
similares.

Determina o Presidente do Cetran, parecer sobre o prazo de validade dos
capacetes
de segurança utilizados para a condução de motocicletas e similares,
considerando
que agentes de trânsito estariam autuando condutores dos referidos
veículos por
infração capitulada no art. 244, I do Código de Trânsito Brasileiro
quando da
verificação da suposta validade vencida dos mesmos.


Após consulta realizada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia -
Divisão de
Certificação de Produtos do Estado do Rio de Janeiro, Organismo
este de
Certificação de Produtos credenciado pelo INMETRO para a
certificação de
capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, obtivemos a
resposta do
referido órgão que a norma NBR 7471/2001 - Capacetes para
ocupantes de
motocicletas e similares, que rege os ensaios para a avaliação da
conformidade e
a Portaria 086, de 24/04/02, do Inmetro que regulamenta a certificação
destes
produtos, não faz qualquer previsão quanto a especificação da
validade do
produto. De acordo com o referido órgão, é necessário constar a
data de
fabricação do capacete, porém os fabricantes colocam além da data de
fabricação,
uma data de validade nos rótulos, dentro dos capacetes, sendo que
não há
exigências específicas nos procedimentos de certificação a este respeito
(data de
validade).


No mesmo sentido, a Taurus Capacetes Ltda., uma das maiores fábricas de
capacetes
para motocicletas do Brasil, nos responde que não há na legislação
brasileira, a
Resolução n° 20 do Código de Trânsito Brasileiro, nem na definição
técnica da
norma NBR 7471/2001 do Inmetro qualquer menção sobre o prazo de
validade dos
capacetes motociclísticos pelo simples motivo de não tratar-se de um
produto
perecível.
Conforme salienta ainda a referida Empresa, as datas colocadas nas
etiquetas dos
mesmos existem devido a uma sugestão ao usuário de que o produto
deveria ser
substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento

que é
retirado da caixa e efetivamente utilizado continuamente durante o
período
indicado por pelo menos 12 horas diárias.O principal motivo da
substituição do
capacete após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda,
não está
relacionado à perda de suas características protetivas, e sim à
diminuição da
altura das espumas, que formam a forração interna do capacete. O
achatamento faz
com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, girando em
todos os
sentidos e prejudicando, assim, a sua segurança.


No caso dos capacetes importados, em função da formulação
diferenciada das
espumas, estas se transformam em pequenos pedaços, como flocos, causando o

mesmo
efeito comentado no parágrafo anterior após cinco anos de uso. A
informação
consta também na etiqueta do
produto.
Portanto, capacetes que são utilizados esporadicamente podem durar
períodos mais
longos desde que:


a) não tenham sofrido
quedas;
b) sejam utilizadas peças
originais;
c) o ajuste interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na
cabeça;
d) sejam fabricados por empresas idôneas e possuam o respectivo
selo de
certificação do Inmetro."


Sendo assim, conforme o exposto, conclui-se que o agente de trânsito
quando em
atividades de fiscalização de trânsito, não dispõe dos meios
necessários para
afirmar que determinado capacete está com sua validade vencida, apenas
podendo
ser verificado tal requisito em laboratórios apropriados para tal fim.



ANDRÉ GOMES
BRAGA
CONSELHEIRO CETRAN



www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer039.htm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 15:12 #37 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Assunto recorrente - Capacete.
esse parecer é do CETRAN-SC e foi citado em documentos da PRF e pelo INMETRO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2011 18:21 #38 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Assunto recorrente - Capacete.
daqui a pouco cai a historia do selinho.... alias, se colocar selinho fake num capacete bom, quero ver algum policial parar vc, ir até a internet para consultar se seu capacete é homologado ou não.... como disse: moto em boas condições, documento okay e rodando na velocidade permitida, o selinho é a última coisa que vão ver... e ai, se tiver com um selinho fake, nem vao saber....


longe de querer estimular o uso de selos falsos, minha ideia aqui é dizer que mais vale o uso de um bom capacete para sua proteção do que um selinho no capacete.
Renato69640695.8958564815

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 12:15 #39 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Assunto recorrente - Capacete.
Tá, mas será que não tem nenhum capacete bom homologado? Um capacete silencioso, com as características do nolan n43 air, pouco peso, etc., com selo inmetro, nem pensar, né?

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 13:51 #40 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Assunto recorrente - Capacete.
dos capacetes escamoteáveis certificados você já tem o
melhor na minha opinião: Shark Evoline.

O N43 air não consta da lista de produtos certificados.

Da Nolan estão certificados o N31, N41, N61, N62, N70, N93,
N101 e N102.


eu imprimi um certificado do N41... vai que funciona...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 14:57 #41 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Assunto recorrente - Capacete.
wolfmann... selinho da santa ifigenia é mais garantido.... huahauhau

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 15:00 #42 por Chacon
Respondido por Chacon no tópico Assunto recorrente - Capacete.
O meu, Nolan N103, é escamoteável e tb está certificado. Mas o meu não tem o selo, pois comprei fora. Já imprimi a certificação no site do Inmetro.

Mas, meus problemas terminaram!!!
Minha esposa comprou uma panela de pressão nova e veio com selo do Inmetro. Tirei o selo da panela e colei no capacete. Afinal, penela de pressão deve ter critérios de certificação talvez mais rígidos do que um capacete, né? Estou certificado!

Abrax,

Chacon - SP



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 15:16 #43 por Robson BaLa
Respondido por Robson BaLa no tópico Assunto recorrente - Capacete.
Boa, Chacon!

HD-Sportster883R

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 16:14 #44 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Assunto recorrente - Capacete.
Tá, tá... E o que me dizem do Capacete Shoei Multitec? O preço é salgado, mas me pareceu um bom capacete. O peso é +- 1,5 kg. Acredito que bem menos que meu shark evoline.


Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jun 2011 17:11 #45 por Nômade
Respondido por Nômade no tópico Assunto recorrente - Capacete.
Boa Chacon

Atual: XT-600e
Anteriores: Neo-at115

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.254 segundos