Nova Lei sobre capacetes

23 Set 2009 06:42 #196 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Nova Lei sobre capacetes
Gente, capacete é necessário e vital.
MAS QUE É UM TEZÃO ANDAR DE CARA LIMPA... Cabelo ao vento, freeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Set 2009 06:43 #197 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Nova Lei sobre capacetes
Em tempo: MAS A VIDA É MUITO, MAIS MUITO MESMO, MAIS IMPORTANTE

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2009 18:58 #198 por GiggioDiBello
Respondido por GiggioDiBello no tópico Nova Lei sobre capacetes
Capacete é quase o unico sistema de segurança que a maioria dos motociclistas utilizam por ai, ja imaginou se não fossem obrigatórios, ninguem mais usaria.


Nos grandes centros, a maioria segue a lei, porem, no interior a coisa é completamente diferente.


O caso é, o cinto de segurança do carro também é importante, mas vc sabe que o uso dele não é vital, em um pequeno acidente, vc pode, no minimo quebrar uma costela quando bater o peito no volante, ou ter dores no pescoço e nas costas.


Mas um acidente pequeno de moto é chão certo e sem capacete meu amigo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2009 22:48 #199 por fabianofranco
Respondido por fabianofranco no tópico Nova Lei sobre capacetes
Ok. Capacete é importante e tudo. Perfeito e lindo!


Mas e daí? E se eu, já adulto suficiente, quiser ainda andar na minha moto sem capacete?


Só por que eu acho importante eu não tenho o direito de obrigar todo mundo a usá-lo. É simples.


Se eu quiser usar, ótimo, eu uso, mas se o meu vizinho não quiser, legal, é direito dele e pronto.


Essa lei de capacete e cinto de segurança não tem nada a ver com a segurança, tem a ver apenas com multas, só isso, daí tascam um "é importante para lhe proteger" para dar legitimidade, só isso.


Querem proteger? Obriguem apenas quem não tem condições de tomar a decisão ainda. Obriguem o uso até os 21 anos por exemplo, depois disso a pessoa decide. E digo que essa pessoa estará tão acostumada a usar os dispositivos de segurança que não vai querer parar de usar, mas pelo menos o estado a deixou livre para decidir quando achou que aquela pessoa já sabe o que quer da vida.


Eu sempre usei cinto de segurança, mesmo antes da fiscalização. Lei já tinha, mas não havia rigor na aplicação, só isso, mesmo assim eu não gostava de dirigir sem o tal cinto, me sentia "solto" no banco. Agora me pergunte se eu criticava alguém? Nunca. No máximo perguntava: "- Não vai usar o cinto?". Sempre ganha risos como resposta e eu acabava rindo junto, mas apertando o meu cinto. Tudo bem. Cada um na sua.


Andei bons anos de moto sem capacete, nessa mesma época em que a fiscalização não existia. Levei alguns tombos e cá estou eu, digitando essas linhas e sem nenhuma seqüela.


Sorte? Por ser, mas e daí? Como diria o poeta:


"- Eu me lembro com saudade o tempo que passou..."


Se eu for viver minha vida em função de me preocupar com os outros então eu vou viver para os outros, não para mim.


Eu tenho um monte de gente que eu gosto que fazem coisas que eu não gosto, mas elas fazem mesmo assim, sabe por quê? Por que lhes dá prazer. Eu reclamo, mas não proíbo, nem acho que deveria. Esse é o ponto.


Países desenvolvidos prezam muito mais a liberdade individual a não ser que essa liberdade coloque em risco a segurança do todo, senão amigão, vá ser feliz como você quiser.


Eles estão certíssimos!

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2009 14:29 #200 por GiggioDiBello
Respondido por GiggioDiBello no tópico Nova Lei sobre capacetes
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Entendo sua opinião Fabiano, sei que todo adulto, hoje maior de 18 anos, sabe o que é bom ou ruim para si próprio.[/font]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2009 17:10 #201 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Nova Lei sobre capacetes
Pelo lado da "segurança", cinto e capacete existem para diminuir os danos em um acidente, diminuindo os danos a recuperação será bem menos onerosa ao estado, à família e ao indivíduo em si.
Mas eles não evitam acidentes, o que evita acidentes são as formas de comportamento que o indivíduo tem diante da sociedade, levando assim, para o trânsito esse comportamento.
Se a pessoa é irresponsável e não está preocupada com o impacto que ela causa na sociedade, levando isso pras ruas (trânsito), só vai gerar péssimos resultados.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 21:24 #202 por fabianofranco
Respondido por fabianofranco no tópico Nova Lei sobre capacetes
Oi GiggioDiBello!


Seus argumentos fazem sentido, mas eu acho que em algumas situações. Vejamos.


O seu exemplo da batida do carro e a perda do controle do mesmo. Certíssimo... para altas velocidades, coisa incomum no trânsito urbano.


Numa situação de perigo, num acidente, um motorista regular não consegue fazer muita coisa além de segurar o volante e frear. A não ser que tenha algum tipo de treinamento.


Para um motorista estar em alta velocidade no trânsito do dia-a-dia é por que o cara está bêbado, daí não há cinto que resolva, sinto muito. Bem, sinto apenas por quem estiver com ele, por ele não sinto nadinha, rs!


Ok, não serei hipócrita e dizer que eu nunca dirigi bêbado. Eu tive minha fase de irresponsabilidade sim, infelizmente. A minha sorte é que as únicas perdas que eu tive foram financeiras e uma ou outra fraturinha... rs! Hoje, quando eu me lembro dos "dias de glória" eu vejo o quanto eu era inconseqüente, irresponsável, arrogante e fanfarrão. Dá até vergonha. Ainda bem que Deus me trouxe até aqui são e salvo e sem machucar ninguém no processo... ufa!


Numa rodovia, por sua vez, acho válida cada vírgula do seu exemplo. Aí sim o cinto do motorista é questão até da segurança de todos os passageiros e, claro, cada cinto individualmente, mesmo para o motorista que só saiba "pisar no freio". Se ele sequer pisar no freio o carro vai demorar mais a parar. Verdade. Sem falar que ele não vai poder tomar nenhum tipo de providência que cabe ao motorista, como acalmar quem está no carro, sair do carro e sinalizar a estrada, ajudar na remoção dos passageiros, etc. Bem, estou pensando em um acidente onde o motorista, com cinto, conseguiu sair ileso, como o exemplo que você citou.


A obrigação do capacete, por sua vez, também tem argumentos a favor e contra.


O seu exemplo do pai de família, atrasado, caiu como uma luva para mim... Calma, ninguém morreu! rs!


Certa vez, após uma noite na farra, no tempo das irresponsabilidades sem fim, eu cheguei em casa de manhã com tempo apenas para pegar minhas coisas e ir trabalhar. Eu tinha uma CB 450 DX na época. Lindona! rs!


Pois bem, justamente por causa do atraso (e da irresponsabilidade) eu saí desembestado e fui para o serviço. No meio do caminho, lá ia passando eu por um sinal que ficou amarelo e eu acelerei para passar mais rápido quando um carro na via que cruzava a avenida que eu estava cruzou o sinal vermelho. Acho que ele viu o meu sinal amarelo e pensou que ninguém mais fosse passar. Isso acontece todos os dias.


Certo, só que dessa vez tinha gente passando e acertei o carro dele bem no meio. Lembro-me de ter visto o velocímetro pela última vez marcando 120 Km/h. Veja só que crime eu cometi! :(


Lembro-me perfeitamente do acidente. Quando vi o carro só deu tempo de virar o rosto. Bati em cheio, voei sobre o carro, vi o asfalto passando por baixo e lembrei que logo, logo eu estaria me ralando bem ali, rs! Enfim, uns 15 metros a frente que eu finalmente cheguei ao asfalto. Com uma sorte enorme eu caí rolando. Rolei algumas vezes, parei de rolar, levantei, chamei um táxi que estava passando e pedi para me levar a um hospital. A última coisa que eu disse foi: "- Meu plano de saúde é tal...", rs!


Acordei num hospital, com um soro na veia e a enfermeira dizendo que não havia quebrado nada, mas que eu tinha que ficar em repouso e observação. Depois eu descobri que era "quase nada", rs! Quebrei a "maçã do rosto" do lado esquerdo. Eu tinha duas opções: operar ou não mexer o rosto por seis meses. Preferi a segunda e hoje só eu noto a diferença. Sorte? Talvez. Já explico.


Quando eu era mais moleque, com uns 16 anos, o irmão de um amigo estava chegando em casa com sua moto, uma CGzinha e usando capacete. Quando ele foi encostando a moto na rua a moto simplesmente apagou, ele perdeu o equilíbrio e caiu. Tudo bem, o cara já estava quase parando mesmo e ainda estava com capacete. Todo mundo começou a rir do cara até que a gente viu que ele simplesmente não se mexia...


Resumindo, o cara caiu de forma que ele bateu a cabeça no meio-fio de mal jeito, acabou quebrando o pescoço e morreu ali. Num tombinho inocente. Com capacete. Azar? Será?


Outra vez um amigo doidão, a zilhão, perdeu o controle e bateu num poste. Nem preciso dizer o final. Morreu, claro, com um monte de fraturas, algumas expostas. Na cabeça ele não sofreu nada. Apesar do capacete, na velocidade que ele estava, o dito não adiantaria. O que aconteceu é que foi a única parte do corpo que ele conseguiu desviar do poste. É o que diz quem viu, eu não estava presente nesse dia.


Vou plagiar um ditado, mudando algumas palavras, mas que não mudará, em nada, o sentido:


"Presente é aquilo que acontece enquanto nos preocupamos com o que pode acontecer."


A vida não é feita de "e se". Planeje demais, preocupe-se demais que sua vida passa e você se perdeu nos detalhes. Literalmente.


Olha, eu não acho que deveria ser liberado indiscriminadamente o uso do capacete ou do cinto de segurança, o qual eu sempre usei, menos o capacetão, rs!


Algo mais inteligente, não sei.


Ok. Limitar por idade não é lá o supra-sumo da inteligência, mas então por tempo de carteira. Se você tiver 5 anos de carteira de moto você está liberado, por exemplo. Agora sim você já tem experiência suficiente para saber o que dá certo e o que dá errado e se vai querer parar de usar o capacete.


Dá até para vincular à experiência pilotando, não apenas tempo de carteira. Por exemplo, se você não quiser mais usar o capacete você tem que comprovar na sua carteira de trabalho que seu trabalho dependia do uso diário de moto, ou ainda "puxar um extrato" num Detran qualquer mostrando que você já teve moto por 5 anos.


Que tem jeito de mostrar que o cara teve experiência pilotando e não apenas tempo de carteira, tem. Basta o cara querer ou não andar sem capacete. Se não quiser não precisa ir atrás de documento nenhum. Se quiser, amigão, vá atrás da comprovação, senão sinto muito. A obrigação seria do piloto de provar o tempo de experiência, não das autoridades.


Bem, uma proteção para os olhos, mesmo que um óculos escuro, deve existir. O motivo é simples. Se algum cisco, que já aconteceu comigo quando eu saía sem óculos, bater em um dos olhos você acaba fechando aquele olho de forma instintiva. É automático. Aí sim você se torna um perigo para quem está na rua. Sem experiência suficiente você pode perder a calma e, conseqüentemente, o controle. Daí amigão, "pernas para que te quero" para quem estiver "no alvo", rs!


Quando usava óculos nunca tive esse problema. Inclusive se o capacete estiver com a viseira aberta pode acontecer o mesmo. Comigo já aconteceu. Hoje eu abro a viseira num sinal vermelho para respirar, rs, e depois fecho para seguir andando.


Resumindo, não sou contra o uso, longe disso. Sou contra a proibição indiscriminada sem nenhum parâmetro. Só isso.


Grande abraço e muito obrigado por enriquecer nossas conjecturas, rs!
fabianofranco40113,9812384259

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2009 14:19 #203 por israelbgf
Respondido por israelbgf no tópico Nova Lei sobre capacetes
Hmm, cortando um pouco o assunto da obrigatoriedade ou não de certas coisas vou perguntar. Afinal, a história das adesivos refletivos ainda é valida?

Honda Fan 125cc

Nerds do Asfalto Moto Grupo - Vivendo a vida com 10 rodas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2009 15:05 #204 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Nova Lei sobre capacetes
Interessante a colocação do Israel, Fabiano e Gigio mas, e por nossa "mea culpa" as leis existem e aí estão para serem cumpridas, é o mal de se viver em "sociedade", já pensou se cada um fizesse do jeito que gostaria que fosse? rsrsrsrs. O capacete salva muito mais vidas do que se não usassemos, assim como o cinto de segurança.


Sds.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2009 14:01 #205 por fabianofranco
Respondido por fabianofranco no tópico Nova Lei sobre capacetes
Entendo seu ponto Velcy, mas a título de "salvar vidas" eu consigo, num segundo, pensar em mil coisas que poderiam ser obrigatórias ou proibidas. Nem é necessário muito esforço.


A pergunta: No fim, aonde fica a liberdade individual?

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2009 17:45 #206 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Nova Lei sobre capacetes
Fabiano, a liberdade individual sempre deveria estar junto com a responsabilidade social de cada individuo. Acidente é "prejuízo", a gente não sente qdo é com os outros e só vai dar razão qdo for conosco.


De qualquer forma eu entendo q cada indivíduo é "cerceado" em muito dos seus direitos.


Sds.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 20:02 #207 por fabianofranco
Respondido por fabianofranco no tópico Nova Lei sobre capacetes
Oi Velcy!


Concordo que a liberdade individual não pode ser acima da responsabilidade social. Perfeito.


É fácil enxergar irresponsabilidade social naquele motorista que fura o sinal vermelho, ou naquele motoqueiro que não respeita a faixa de pedestres, ou ainda nos inúmeros pedestres que literalmente se atiram nas ruas sabendo que os motoristas/motociclistas vão pisar no freio senão...


Ou seja, essas atitudes dizem o seguinte: "- Amigão, não estou nem aí para você!". Isso sim é irresponsabilidade social.


Agora, de verdade, não vejo como o uso facultativo do capacete venha a ser uma irresponsabilidade social. Posso usar o capacete e atravessar o sinal vermelho e posso andar sem capacete e parar na faixa de pedestres bem bonitinho.


Já sofri vários acidentes com moto. Todos eles sem capacete. Todas as vezes eu estava de pileque... infelizmente. Isso sim foi uma irresponsabilidade social da minha parte sem tamanho e hoje eu me envergonho por isso.


Veja só uma coincidência: nunca mais caí de moto depois que virei gente, rs! Hoje eu ainda bebo, não nego, mas não piloto, nem dirijo mais com álcool nas veias.


Apesar de já ter tido tombos feios ainda me sinto muito melhor sem o capacetão na cabeça. Divirto-me muito mais. É como diz uma matéria aqui mesmo no Motonline: "Só motoqueiro sabe por que um cachorro, quando anda de carro, adora pôr a cabeça para fora...", rs!


O capacete me deixa todinho para fora, mas com a cabeça para dentro... :(
fabianofranco40149,9199884259

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 21:00 #208 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Nova Lei sobre capacetes
Oi Fabiano,


Totalmente racional, eu só posso dizer que, se usar capacete, vc não corre o risco de que alguma mosca, bezouro ou até alguma pequena pedra, pedrisco, restos de asfalto etc.. posa te atingir, seja na pele, nos olhos. Digo porque já aconteceu comigo, ainda pude fechar o olho a tempo senão, não sei não, era um bezouro querendo me furar o olho.


Att.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 23:18 #209 por fabianofranco
Respondido por fabianofranco no tópico Nova Lei sobre capacetes
Perfeito de novo, Velcy! rs!


Por isso mesmo, nos meus posts anteriores eu disse que proteção aos olhos tem que ser obrigatória mesmo, inclusive citei esses mesmos exemplos.


Nesse caso eu concordo plenamente.

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 17:09 #210 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Nova Lei sobre capacetes
Fabiano, concordamos mas, o que fazer não é? os home da lei não entendem.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.232 segundos