Tombo com a GS 800 na Terra Pneu Original

30 Mar 2010 18:34 #16 por DanielAlvares
Mas pq o ABS não se atrapalha no asfalto molhado? Não seria a mesma coisa em relação à atrito? Terra e piso molhado?


Vlw!

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

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30 Mar 2010 20:55 #17 por Mauricio
no asfalto molhado o atrito é MAIOR que na terra. mesmo
molhado o pneu mantém contato com o asfalto por causa
das ranhuras da borracha, e no momento que ameaça perder
o contato o ABS entra em ação.

mas na terra ele entraria em ação o tempo inteiro. pelo
menos isso é o q entendi das reportagens que li sobre
ABS.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

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31 Mar 2010 06:38 #18 por thiagom
É por aí mesmo, pelo menos foi o que já senti na prática. Na terra, principalmente se a terra estiver molhada, o ABS funciona a todo momento, em qualquer encostada no freio. Então na verdade parece q a moto nunca freia pq o ABS tá sempre agindo entendeu??

Nessas condições, as vezes é melhor derrapar a roda do que não brecar. Como o ABS fica o tempo todo impedindo a roda de derrapar, a moto continua andando quase na mesma velocidade

São Paulo-SP

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31 Mar 2010 13:51 #19 por DanielAlvares
Háááá! Agora entendi! Blz galera!!! Vlw pelo help!

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

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31 Mar 2010 14:30 #20 por Batateiro
O que já percebi ao rodar em estradas de terra é que:


Tem que andar mais devagar do que no asfalto;


Tem que andar mais ereto, inclinando a moto o mínimo necessário.


Tem que fazer a curva mais no guidão, e menos na inclinação;


Só use o freio traseiro.

V-Strom 650 RR

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31 Mar 2010 15:11 #21 por Mauricio
Batateiro, pode usar o dianteiro sim, especialmente em descidas. se vc usar só o traseiro ele derrapa e escapa pro lado, te derrubando

Mauricio, o Mala.

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01 Abr 2010 07:43 #22 por Batateiro
Até uso de levinho o dianteiro na terra, e realmente em descidas sem pedra lisa e solta é bom negócio usar o dianteiro para manter o controle.


Mas se precisar freiar forte, na terra, priorizo o traseiro. Acho mais fácil controlar uma saída de traseira do que de frente.


A moto demora mais para freiar, mas me sinto mais confortável assim. Só não quero cair de frente!!

V-Strom 650 RR

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01 Abr 2010 09:48 #23 por DanielAlvares
Alguém já fez um curso de pilotagem off-road?! Na minha opnião, com certeza a experiência dos camaradas aqui do forum conta, mas o que um especialista diz?! Alguém conhece algum aí? Como frear na terra?


Vlw!

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

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01 Abr 2010 21:01 #24 por Mauricio
eu tou querendo fazer esse curso da BMW sim, mas antes vou comprar um jaco e botas decentes...

Mauricio, o Mala.

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02 Abr 2010 07:08 #25 por Cárabal
Não existe esta de em estradas de chão (secas ou molhadas) só usar o freio traseiro, ou só usar o dianteiro. Vai depender muito da textura e condições da estrada (piso), do tipo da motocicleta e do modelo de pneu que você está a usar.


Cada momento refletirá uma situação diferente de frenagem.


Com certeza um curso de pilotagem tem muito a contribuir para aqueles qque não têm vivência neste tipo de piso, e mesmo com o curso feito, é preciso estar a prarticar sempre para adquirir segurança.

Em Deus confio.

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03 Abr 2010 18:51 #26 por Batateiro
Eu faco assim e pra mim funciona

V-Strom 650 RR

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20 Abr 2010 20:17 #27 por dusafofao
E so ter um poko mais de braco e atencao da pra pilotar de boa na terra

CBX 250 Twister Verde Batida

Quatro Anos de Motonline

Não Compre Peças Roubadas

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10 Nov 2010 11:57 #28 por danielks
Amigos off roaders!!!

Tinha um f650gs Dakar... comprei ela exatamente por
poder encarar os caminhos mais dificeis, os que mais
gosto...
Tenho um tempo de experiencia em trilha... andei alguns
anos de X elão... rsrsrs....
A experiencia na terra com uma moto "grande" é
totalmente diferente.... moto mais pesada, mais forte..
exige mais braço e pernas... tem respostas mais bruscas e
fortes...

Mas acho que a principal manha para terra é nas
curvas... incine a moto, e não o corpo, assim vc mantem o
centro de gravidade vertical, onde o pneu adere ao
piso.... (vc cai na curva pois força o pneu lateralmente,
e na terra não há aderencia, derrapando e
consequentemente caindo).
sobre freios....o ABS deve ser desligado, pois em
determinadas situações, o efetio de travamento da roda
traseira é desejado... e com ele ligado, o espaço de
frenagem AUMENTA MUITO.
NUNCA, nunca freie a roda dianteira numa curva...
(somente se for MTO de leve)na curva somente o traseiro,
e prepare-se para uma rabeada.
e acelerar na curva... idem, a moto sai de traseira com
vontade.... principalmente se nao estiver com pneus
adequados...
experiencia propria aprendida com váaaarias quedas na
XL.
.... não sei se todos conhecem a estrada da petrobras,
em salesopolis... desci uma serra de 70km de terra, com
garupa... sem nenhum susto grande.... um amigo de XT66
tomou dois tombinhos... um na curva.... lá tem todo tipo
de piso.... terra batida lisa, areia, pedregulhos
pequenos, grandes, terra vermelha, cascalho.... é um
passeio mto tecnico, mas divertido e compensa pelo
visual.
tem ou tro lugar tb, ao redor da represa de Paraibuna...
pelos caminhos que ligam cunha a sao luis do paraitinga e
paraibuna. tem asfalto bom, com bastantes curvas e terra
tb pra rodar à vontade!
no mais é isso!
Agora estou com uma f800gs, ainda me adaptando..... logo
mais ela vai experimentar o gostinho d terra tb!"!!
até mais!!!

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11 Nov 2010 09:20 #29 por DanielAlvares
Fala moçada, estou querendo comprar ums F650GS ou uma F800GS, ainda não decidi, mas a dúvida que trago é outra. Achei que os pneus que vem nos dois modelos são bem "asfalto" e gostaria de saber qual pneu vocês recomendam que seja mais mixto! Não quero nem só para terra nem só para asfalto, MIXTO!!!!


Vlw!

Daniel Alvares - 883 Iron
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11 Nov 2010 09:31 #30 por danielks
Fla xará!!

realmente, o pneu original das F650gs e das F800gs são
mais voltados para o asfalto... estive na BMW esses dias
atrás e vi que ou são Pirelli Scorpion Trail (de trail só
tem o nome) ou Michelin Anakee (incomparável em asfalto
molhado).
Ambos são mais asfalto...mas por experiencia, o Anakee é
mais pneu, e na terra se sairá pouco melhor que o
scorpion trail. Mas se vc for optar por trocar os pneus
originais, pode ir de Pirelli Scorpion AT (original na
KTM 990 adv) ou MT 60.
Tinha MT60 na minha Dakar, pneu uso misto excelente além
de ser barato, permite uma condução forte no asfalto
(exige adaptação, pois a partir de certa inclinação a
moto escorrega), tem ótima tração na terra, superior ao
Metzeler Endurance (original da XT660).

NO geral, opiniao minha: se vc vai ter uso 50/50 vá de
PIrelli MT60 ou Metzeler Endurance ou Scorpion AT.
Anakee se o uso for 70/30.
Scorpion trail para uso 85/15.

estes são os pneus que conheço....e já rodei, ou rodaram
comigo em motos de amigos.
mais ou menos isso.... espero ter ajudado!

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