no asfalto molhado o atrito é MAIOR que na terra. mesmo
molhado o pneu mantém contato com o asfalto por causa
das ranhuras da borracha, e no momento que ameaça perder
o contato o ABS entra em ação.
mas na terra ele entraria em ação o tempo inteiro. pelo
menos isso é o q entendi das reportagens que li sobre
ABS.
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
É por aí mesmo, pelo menos foi o que já senti na prática. Na terra, principalmente se a terra estiver molhada, o ABS funciona a todo momento, em qualquer encostada no freio. Então na verdade parece q a moto nunca freia pq o ABS tá sempre agindo entendeu??
Nessas condições, as vezes é melhor derrapar a roda do que não brecar. Como o ABS fica o tempo todo impedindo a roda de derrapar, a moto continua andando quase na mesma velocidade
Alguém já fez um curso de pilotagem off-road?! Na minha opnião, com certeza a experiência dos camaradas aqui do forum conta, mas o que um especialista diz?! Alguém conhece algum aí? Como frear na terra?
Não existe esta de em estradas de chão (secas ou molhadas) só usar o freio traseiro, ou só usar o dianteiro. Vai depender muito da textura e condições da estrada (piso), do tipo da motocicleta e do modelo de pneu que você está a usar.
Cada momento refletirá uma situação diferente de frenagem.
Com certeza um curso de pilotagem tem muito a contribuir para aqueles qque não têm vivência neste tipo de piso, e mesmo com o curso feito, é preciso estar a prarticar sempre para adquirir segurança.
Tinha um f650gs Dakar... comprei ela exatamente por
poder encarar os caminhos mais dificeis, os que mais
gosto...
Tenho um tempo de experiencia em trilha... andei alguns
anos de X elão... rsrsrs....
A experiencia na terra com uma moto "grande" é
totalmente diferente.... moto mais pesada, mais forte..
exige mais braço e pernas... tem respostas mais bruscas e
fortes...
Mas acho que a principal manha para terra é nas
curvas... incine a moto, e não o corpo, assim vc mantem o
centro de gravidade vertical, onde o pneu adere ao
piso.... (vc cai na curva pois força o pneu lateralmente,
e na terra não há aderencia, derrapando e
consequentemente caindo).
sobre freios....o ABS deve ser desligado, pois em
determinadas situações, o efetio de travamento da roda
traseira é desejado... e com ele ligado, o espaço de
frenagem AUMENTA MUITO.
NUNCA, nunca freie a roda dianteira numa curva...
(somente se for MTO de leve)na curva somente o traseiro,
e prepare-se para uma rabeada.
e acelerar na curva... idem, a moto sai de traseira com
vontade.... principalmente se nao estiver com pneus
adequados...
experiencia propria aprendida com váaaarias quedas na
XL.
.... não sei se todos conhecem a estrada da petrobras,
em salesopolis... desci uma serra de 70km de terra, com
garupa... sem nenhum susto grande.... um amigo de XT66
tomou dois tombinhos... um na curva.... lá tem todo tipo
de piso.... terra batida lisa, areia, pedregulhos
pequenos, grandes, terra vermelha, cascalho.... é um
passeio mto tecnico, mas divertido e compensa pelo
visual.
tem ou tro lugar tb, ao redor da represa de Paraibuna...
pelos caminhos que ligam cunha a sao luis do paraitinga e
paraibuna. tem asfalto bom, com bastantes curvas e terra
tb pra rodar à vontade!
no mais é isso!
Agora estou com uma f800gs, ainda me adaptando..... logo
mais ela vai experimentar o gostinho d terra tb!"!!
até mais!!!
Fala moçada, estou querendo comprar ums F650GS ou uma F800GS, ainda não decidi, mas a dúvida que trago é outra. Achei que os pneus que vem nos dois modelos são bem "asfalto" e gostaria de saber qual pneu vocês recomendam que seja mais mixto! Não quero nem só para terra nem só para asfalto, MIXTO!!!!
realmente, o pneu original das F650gs e das F800gs são
mais voltados para o asfalto... estive na BMW esses dias
atrás e vi que ou são Pirelli Scorpion Trail (de trail só
tem o nome) ou Michelin Anakee (incomparável em asfalto
molhado).
Ambos são mais asfalto...mas por experiencia, o Anakee é
mais pneu, e na terra se sairá pouco melhor que o
scorpion trail. Mas se vc for optar por trocar os pneus
originais, pode ir de Pirelli Scorpion AT (original na
KTM 990 adv) ou MT 60.
Tinha MT60 na minha Dakar, pneu uso misto excelente além
de ser barato, permite uma condução forte no asfalto
(exige adaptação, pois a partir de certa inclinação a
moto escorrega), tem ótima tração na terra, superior ao
Metzeler Endurance (original da XT660).
NO geral, opiniao minha: se vc vai ter uso 50/50 vá de
PIrelli MT60 ou Metzeler Endurance ou Scorpion AT.
Anakee se o uso for 70/30.
Scorpion trail para uso 85/15.
estes são os pneus que conheço....e já rodei, ou rodaram
comigo em motos de amigos.
mais ou menos isso.... espero ter ajudado!