Tombo com a GS 800 na Terra Pneu Original

20 Fev 2010 21:17 #1 por jacquesc
Nunca peguem estradas com piso de terra que nao esteja batida. Se a terra estiver fofa vocês vao perder o controle e cair sem pre aviso. Somente tentem este piso com os pneus apropriados.
Eu cai depois de 50 metros na estrada e a menos de 30km por hora.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2010 23:06 #2 por Mauricio
Jacques, legal vc vir compartilhar sua história com a gente. eu não tenho uma GS800, mas tenho
uma moto dual-purpose tbm, a Lander.

tbm não tenho muita experiência em terra, mas das poucas vezes q enfreitei areião e terra fofa,
percebi q pra manter o controle nesse terreno é necessário manter uma boa tração na roda
traseira, e isso só conseguimos com uma aceleração constante e um pouco de velocidade. pelo q vc
descreveu q vc deixou a moto reduzir pra menos de 30 por hora - imagino q vc tenha perdido a
tração na traseira, e daí a frente vacila e é chão mesmo. me corrija se eu estiver errado, mas
acredito q o q vc passou possa ser descrito deste modo né?

essa dica de manter uma aceleração mínima funciona tbm em cascalho e outros terrenos de baixa
aderência. mas antes q me interpretem mal: não é pra sair correndo feito piloto de raly!!! é uma
aceleração MÍNIMA mesmo, só o suficiente pra q a traseira EMPURRE a roda dianteira com alguma
força, evitando q a gente perca o controle da moto.

sempre q estou com mais alguma moto em passeios e vamos entrar pra estradas de terra dou essa
dica, pouca gente conhece.

espero q vc possa fazer vencer os areiões da vida mais bem preparado agora! abraços,

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2010 08:36 #3 por Core
Uma ves eu fui dar uma volta com meu filho numa Buell no sitio do meu sogro, ao fazer a no final da estrada com terra fofa não deu outra. Quando vi a moto tava na horizontal e em cima do meu pé. Bem como você disse. Sem qualquer aviso. O problema é que moto que roda no asfalto a maioria do tempo, se coloca pneu de terra, alem de prejudicar a estabilidade em velocidade o pneu vai embora rapidinho.

mars

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2010 10:42 #4 por thiagom
Mas naõ foi vc que no outro tópico falou q foi de Campos a Monte verde por terra???

E lá não teria ido tudo bem?? Segundo seu próprio relato, era sua primeira experiencia na terra, será que isso não contribuiu pra sua queda???

Eu achei o pneu original mais asfalto do que terra, mas dá pra andar sim, com cuidado mas dá

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2010 13:06 #5 por jacquesc
ThiagoM,

Na realidade sao dois tipos absolutamente diferentes de terreno. Em campos era terra e aqui perto de Paranapiacaba ( Estrada da Cocaia )era cascalho bem solto e um pouco profundo. Em Campos andei e acelerei na boa. Aqui senti uma instabilidade apos 100 metros pensei e resolvi ir mais devagar ainda. Quando pensei de novo -- buft --- ja estava no chao.
Eu sei que tem ai uns 80% de incompetencia minha mas ainda nao consegui entender o que aconteceu.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2010 13:41 #6 por Core
thiagom, fui a monte verde e peguei estrada de terra por la, mas nao cheguei a ir ate campos. Na terra batida vai, com cuidado é claro. Mas quando pega terra mais fofa, o bicho pega. Tenho certeza que devem haver técnicas pra passar pos este tipo de obstaculo sem cair, mas eu ainda não as conheço. Ainda não tive $$tempo$$ para fazer o BMW Rider Training. Mas um dia desses faço.

mars

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2010 15:01 #7 por jacquesc
Meu ponto de vista e experiencia:

1. Se você esta totalmente equipado da para arriscar na terra batida seca.
2. Para cascalho e/ou lama e fundamental treinamento especifico. Andei lendo em laguns foruns sobre cascalho e de fato todos eles meio que anteciparam o que me aconteceu.

Nao vou voltar na terra sem fazer treino especifico. Alias segundo a patroa nao vou nem mais subir na moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2010 06:37 #8 por thiagom
Opa, entendi. Falha minha, não tinha reparado que no seu post vc tinha colocado que estava se referindo a chão fofo e que na outra viagem foi terra bem batida.

Realmente esses pisos mais fofos como cascalho ou areia são complicados. Essas motos não são leves né, e qualquer desequilibrio fica difícil segurar.

Fiz trilha por muito tempo, aliás, foi ali que aprendi a andar de moto e o que o Mauricio falou pra mim faz bastante sentido, tem uma velocidade mínima que vc tem que andar nesses pisos, se for muito devagar a moto fica instável, sambando de um lado pro outro. Pra mim, o mais fácil é acelerar um pouco (não muito pra não se matar) e ir em pé na moto. Agora se é lamaçal tem que ir devagar mesmo, com os 2 pés ajudando

Mas vc não se machucou né??? E a moto??

Boa sorte aethiagom40232,4018402778

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2010 07:02 #9 por Mauricio
é isso mesmo, Thiagom. eu acho legal a gente conversar aqui sobre essas técnicas de andar na terra pq é um assunto q pouca gente conhece.

jacquesc, onde eu trabalho tem um cara q era trilheiro e ele falou uma coisa parecida, segundo ele na região onde ele andava tinha um ditado sobre andar na terra: "na dúvida, acelera!". tipo quando vc tá fazendo uma curva na terra e começa a perder o controle da moto, se vc acelerar a tração da roda traseira vai colocar a moto "em pé" e vc retoma o equilíbrio.

eu não tenho tanta experiência assim, nunca fiz trilha, mas gostei de andar com a Lander na terra e tbm estou tentando aprender cada dia mais. isso de andar um pouco acelerado funcionou comigo.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2010 10:15 #10 por jacquesc
Obrigado pela pergunta dos danos materiais e pessoais :

Materiais

Pedaleira do garupa esmagada
Pedaleira do cambio bem amassada ( deu para conecertar in loco com um cano ).
Pezinho da moto perdeu a mola . ( por isto a moto nao ligava . Pus a moto no cavalete e amarrei ele la mesmo e resolvi o problema )
Guidao ficou alguns graus desalinhados. Encostei o guidao em uma arvore e forcei pro lado resolvendo o problema.

Pessoal

Tava de luva - Maos perfeitas
Tava de jaqueta FXRG da Harley - A jaqueta se ferrou em toda a lateral e eu fiquei intacto.
Capacete Shoei Multitec - Varios raspoes e eu intacto.
Calca - Eu tava de calca jeans e meu joelho ficou todo ralado e ta doendo um monte mas sem danos maiores.

Me ferrei mesmo no dano moral""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2010 10:17 #11 por jacquesc
Esqueci de dizer que no meio de tudo isto comecou a chover............

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2010 17:47 #12 por André Garcia
Jaquesc já levou na concessionária?
Qual foi sua percepção no pós-vendas: atendimento, preços, mão-de-obra...etc...

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2010 12:47 #13 por DanielAlvares
Pessoal, uma pergunta (de leigo) relacionada ao assunto:


Porque dizem para desativar o ABS na terra? Numa pilotagem básica, devemos desligá-lo tb ou só se estivermos numa velocidade considerável?


Vlw!

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2010 15:28 #14 por Mauricio
pq na terra a tração é menor mesmo, então o ABS iria pensar q a moto tá perdendo tração em toda frenagem, e iria te atrapalhar pra freiar mesmo. no asfalto é ABS 100% do tempo

PS: só a Honda q conseguiu fazer um ABS q funciona na terra, pelo q andei lendo de reportagem... o da XRE tem uma frequência de funcionamento diferente, por isso não se confunde com o tipo de piso.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2010 17:29 #15 por Leoclima

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos