Na moto do JD a vela ficou preta, ou seja, excesso de gasolina.
Guilherme, veja sua vela, se estiver preta como a do JD a mistura está em excesso... Estranho o mecânico ter aumentado a vazao de gasolina (erguido a agulha) acho que o certo era ter abaixado, pois engasgos são sinal de afogamento, ou seja, excesso (ou será que estou errado?)
O JD comentou também um consumo menor de gasolina, erguendo a agulha (enriquecendo a mistura) em teoria terá um consumo maior
...
Mr.,
Quando se coloca um filtro de menor restrição e, conseqüentemente, maior fluxo, vc empobrece a mistura, tendo de enriquecê-la fazendo o carburador jogar mais combustível no cilindro.
A engasgada em alta pode ser falta de combustível sim.
No mais, a vela indicará o que está acontecendo.
Sevla escreveu: O que eu entendi foi o seguinte: se colocar um filtro esportivo a mistura fica rica, é sinal que tá entrando menos ar, e se tá entrando menos ar o filtro esportivo piora o desempenho da moto precisando diminuir a vazão de combustível. Quando se prepara um motor pra andar mais precisa aumentar a vazão de ar e conseguentemente a de combustível, pra isso existe muitos meios que um bom mecanico preparador sabera onde mexer.
vamos desenvolver isto?
o carburador mistura ar e combustível numa razão fixa (em cada um dos seus circuitos, sem que existam obstruções significativas - o que alteraria essa razão, para um lado ou para outro).
Se o ar passar com mais facilidade, o que acontecerá com o combustível? Seria ele levado também com mais facilidade, proporcionalmente?, ou vcs acham que não?
A passagem de combustível pelo gicle é acertado conforme a vazão de ar em baixa ou em alta, quando se altera essa vazão por algum motivo, seja um filtro sujo ou com a colocação de um filtro mais aberto, precisa acertar o fluxo de combustível, se for pouca diferença mudando a posição da agulha resolve mas ser for bastante precisa mexer no gicle. No caso desse filtro esportivo ele afogou o motor, por isso seu exesso de combustível, a solução seria um filtro esportivo maior, não sei se caberia. Eu particularmente gosto muito do filtro de espuma aumenta a vazão de ar e otimo elemento filtrante(melhor que o de papel que vem na maioria das motos)e gosto tambem de tirar aquele coletor que vem do lado de fora da caixa de filtro, que diminui a passagem de ar, junto a isso uma pequena levantada na agulha acerta a mistura, a moto ganha giro com facilidade sem aumentar consumo(andando normal).abraços
o carburador mistura ar e combustível numa razão fixa (em cada um dos seus circuitos, sem que existam obstruções significativas - o que alteraria essa razão, para um lado ou para outro).
Se o ar passar com mais facilidade, o que acontecerá com o combustível? Seria ele levado também com mais facilidade, proporcionalmente?, ou vcs acham que não?
Olá JDuarte,
Neste ponto não concordo com vc. Como bem vc disse, a mistura ar/combustível no carburador ocorre num equilíbrio, numa razão fixa.
Alterando qualquer parte desse conjunto, a outra permanecerá fixa, necessitando de ajustes.
Ou seja, se aumenta a entrada de combustível, seja por troca de carburador ou aumento da giclagem, a entrada de ar para a correta mistura deverá ser ajustada, afim de se obter uma queima perfeita.
Noutro ponto, se aumentamos a capacidade de entrada de ar, através de um filtro menos restritivo, temos de mexer na entrada de combustível, afim de obtermos, novamente, o equilíbrio.
Assim, apenas alterando o fluxo de ar, sem a correta correção na mistura, acarretará numa mistura pobre, muito ar pra pouco combustível.
Sevla escreveu: A passagem de combustível pelo gicle é acertado conforme a vazão de ar em baixa ou em alta, quando se altera essa vazão por algum motivo, seja um filtro sujo ou com a colocação de um filtro mais aberto, precisa acertar o fluxo de combustível, se for pouca diferença mudando a posição da agulha resolve mas ser for bastante precisa mexer no gicle. No caso desse filtro esportivo ele afogou o motor, por isso seu exesso de combustível, a solução seria um filtro esportivo maior, não sei se caberia. Eu particularmente gosto muito do filtro de espuma aumenta a vazão de ar e otimo elemento filtrante(melhor que o de papel que vem na maioria das motos)e gosto tambem de tirar aquele coletor que vem do lado de fora da caixa de filtro, que diminui a passagem de ar, junto a isso uma pequena levantada na agulha acerta a mistura, a moto ganha giro com facilidade sem aumentar consumo(andando normal).abraços
Vc e o race X tem total razão.
Este filtro "esportivo" colocado é muito mais restritor que o original. Eu utilizei filtro sport na minha moto em 2006 (isto foi discutido no forum na época) e retirei porque não vi nenhuma melhora. A conclusão que se chega é que os filtros originais das Suzuki, já são praticamente perfeitos. Não é preciso ser muito técnico para notar que o filtro original das Yes / Intruder já é muito bom. Já é de espuma e com uma enorme area de admissão. O melhor rendimento possivel com alteração do filtro é tão somente a retirada (e não apenas o corte) do restritor de ruido. Isto ainda sem contar com o tamanho da caixa de ar (praticamente do mesmo tamanho que o da 500). A regulagem da minha (e de outras tantas que regulei) sempre foi igual a que o Sevla falou. Foi também o melhor rendimento conseguido na Yes que eu vi. Apenas uma Yes andava mais ou era mais forte que a minha. Uma Yes com filtro Sport e escape idem. Só que o filtro era enorme (usado em carbura de opala)
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Hoje (agora) vou fazer o teste sem o restritor para ver como fica. Vou aproveitar que a mistura da minha está bem rica e só vai ser preciso ajustar a lenta, se precisar. Depois posto aqui...
SEM FILTRO OU COM O ESPORTIVO O BARULHO É UM ARRANHADO Q FICA CHIANDO TIPO "CHI CHI CHI CHI"
HEHE...
ACHO Q O FILTRO ESPORTIVO PIORA A ENTRADA DE AR, PQ SE VC REPARAR O FILTRO ORIGINAL, ELE JA É CILINDRICO E BEM MAIOR Q O ESPORTIVO, SENDO ASSIM ELE TEM UMA MAIOR AREA PRA PUXAR O AR ( MAIOR FACILIDADE ), A RETIRADA DO RESTRITOR JA FAZ O FILTRO ORIGINAL FICAR ESPORTIVO, MELHORA MUITO O DESEMPENHO, MINHA MOTO TA ACELERANDO MAIS Q CG150, SO PERDE NA VELOCIDADE FINAL E A CG150 PASSA TRANQUILA... DIGAMOS Q A VELOCIDADE FINAL DE UMA YES SEJA 110 POR HORA, AS CGS150 TEM VELOCIDADE FINAL DE 120POR HORA (MARCANDO 140 NO PAINEL MENTIROSO DAS HONDAS HEHEHE)UMA VEZ EU TAVA D SCOOTER 50CC A 80 NO MEU PAINEL E NA CG125 DO MEU AMIGO TAVA MARCANDO 95KM/H, IMPRESSIONANTE... SE A YES TIVESSE O VELOCIMETRO DAS CG'S, A YES IA BATER UNS 130 NO PAINEL FACIL HEHEHE
e veja qual nossa maior dificuldade, não é a entrada de ar em si e sim a passagem pela caixa de filtro até o carburador, entendeu?!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
eu ja tinha visto essas fotos ja moises.. e ja tinha lido esse topico tb, mas o macete do tubu não resolve 99% o problema desse tubo da caixa de ar? no caso pra usar um filtro esportivo direto no carburador, o filtro esportivo teria q ser do tamanho (comprimento ou altura, como preferirem) do filtro original, AI SIM FICARIA UM LUXU!! ... creio eu...
sim rafael, mas isso não é possivel devido ao espaço que temos entre o carburador e a caixa do tubo condutor que não permite que seja colocado um filtro maior, mas esse filtro é muito bom pois o volume de ar já é bem maior que o atual!!!
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Hoje (agora) vou fazer o teste sem o restritor para ver como fica. Vou aproveitar que a mistura da minha está bem rica e só vai ser preciso ajustar a lenta, se precisar. Depois posto aqui...
Teste feito...
A moto ficou um buraco na aceleração, também ficou preguiçosa em alta, a velocidade final também caiu. Ou seja, a mistura ficou pobre. O estranho é que ela ficou muito mais solta.
O barulho do escape ficou mais baixo em velocidade constante, e embola menos nas desacelerações. Porém, quando o giro tá subindo mistura o barulho do escape e da caixa de ar ficando muito alto. Pelo menos fica menos pipocado.
Resolvi colocar o restritor novamente porque não vou ter tempo para uma regulagem fina. Teria que subir a agulha pra 3ª ranhura.
Esse filtro que tô usando deixa passar muito mais ar que o original. Se o esportivo ficar num meio termo vai ser perfeito.
BSM: Experimente usar a trava na ranhura mais de biaxo (a primeira) a minha tava com os mesmos sintomas, resolveu, agora ela tem o mesmo folego até o fim, ficou uma aceleração muito linear...
Ficou masi gostosa de andar, parece que alongaram as marchas...