iikozen escreveu: Pelo visto o JD já equacionou a questão da queima perfeita...
Apesar da Sophie ter o VM22, estou ansioso pra ler o relato atualizado!
Abçs...
opa, Iikozen...
no mesmo dia em que tirei a foto da vela escurecida, eu já havia mudado a posição da agulha do pistonete. Fiz um bate-volta quioscante logo a seguir, com o filtro esportivo colocado diretamente na boca do carburador.
Agora, fiz outro, usando um pequeno tubo para afastar um pouco o filtro. Esse tubo começou com 10 cm de comprimento, e o filtro ficava dentro da caixa do filtro original, e isso provocou uma situação curiosa: como eu havia tampado o restritor de ruído para diminuir aquele barulho terrível do oco, o vento acabou por influenciar muito no carburador, provocando oscilações consideráveis na força do motor, quando passava dos 70 km/h (a caixa do filtro original recebia pressão do vento, sem ter por onde o ar sair). Parei a moto uns 10 km depois, e voltei a colocar o filtro esportivo na boca do carburador. Rodei um pouco, e o problema estava eliminado. Então parei mais uma vez, e cortei o tubo num tamanho que permitisse ao filtro esportivo ainda ficar meio para fora da caixa do filtro original (fiz um corte nela, para a passagem do tubo). Por precaução, deixei a caixa sem a tampa do restritor.
Daí para a frente a moto foi vigorosa. Desde que comprei a
Preta Garbo, ela nunca esteve tão enérgica como agora.
No primeiro bate-volta, havia ventos demais, onde optei por não exagerar no acelerador (não adiantava eu fazer um teste naquelas condições, e mesmo assim ficou muito bom o resultado daquela vez). Neste último, também havia ventos, mas bem menos intensos... então mantive 90 km/h na ida, usando 3/4 de acelerador na maior parte do tempo, caindo para menos de 1/2 quando o vento dava alguma trégua. Se não me engano, cheguei a uns 4/5 numa única ocasião, para ultrapassar uma carreta, mas aí a velocidade foi a 95 km/h. Na ida não usei todo o acelerador em nenhum momento, mas na volta, uns 40 a 50 km do percurso eu usei... como eu praticamente esqueci que cheguei ao quiosque bem mais tarde do que o costume, na volta optei por andar o mais rápido que pudesse, para chegar a tempo de pegar a esposa no trabalho dela. A velocidade máxima aí foi de 115 km/h, motor a uns 9500 rpm (se não me engano). A subida da Anchieta foi uma manteiga (acho que a marca era VIGOR mesmo... hahahahahah)... Quanto ao consumo, esse ficou em 31,89 km/l... quando eu fizer outra sequência de trabalho com ela, aí terei o consumo e desempenho comparado fielmente aos parâmetros que tenho da Yes.
O carburador BS26 com o filtro esportivo ainda apresenta uma situação de micro-afogamento. Só que isso é uma coisa que aqueles que não entendem como o carburador funciona, já creditaram o problema a esse filtro esportivo, chegando à bobagem de dizer que ele é restritivo em comparação ao original... para quem pensa assim, sugiro fazer a experiência de sugar um pouco de ar em ambos os filtros, com a boca mesmo (sugar fica mais fácil perceber alguma diferença do que soprar)... ou então usem um aspirador de pó, com uma bolinha de pingue-pongue na saída de ar apontada para cima (como se faz em algumas lojas de eletrodomésticos), colocando um dos filtros na entrada do aspirador, e depois o outro... será que a bolinha vai ficar em altura diferente um do outro? será? será? Não percam o próximo capítulo de quem fizer essa experiência...
Falar é fácil... e quando não há distorção dos fatos, provar também é.