A coluna ficou show de bola, me lembro que em 2000/2001 meu pai comprou um Virago 535, e com o finaciamento ela custou R$13.500, com juros de 0,5% ao mês, na promoção ele vendeu a moto em 2004 por R$17.500, equipada. Me lembro ainda que naquela época um R1 custava em torno de R$35.000 na mesma revenda e meu pai dizendo que quando terminase de pagar a Virago iria comprar um R1. Hoje uma R1 2001 custa R$50.000 e meu pai tem uma GSX-R 750 pela qual pagou R$50.000 e hj ela vale R$45.000 e anterior a ela ele teve uma GSXR 750 W que ele pagou R$16.500, em São Paulo e vendeu por R$24.000, aqui em Porto Alegre, detalhe ele ficou um ano com essa moto. Se alguem conseguir me explicar isso!!!
"Nós somos aquilo que repetidamente fazemos, a excelência portanto não é um feito, mas um hábito" Aristóteles
Excelente explicação... Agora, 60% de aumento só por conta de imposto de importação, cá entre nós, é praticamente reserva de mercado !!!!
Sem querer abusar de vossa paciência: o mercado automotivo se aproveita de acordos comerciais existentes entre Brasil e alguns países (por exemplo México, Mercosul, etc...) para pagar menos imposto de importação mas somente ouço falar de motos importadas dos EUA, Europa e Japão. Será que nos outros países não tem nenhuma moto que valha a pena ser importada ???
não conheço todas as politicas comerciais para afirmar o que se enquadraria no mercado de motos, mas quero fazer uma correção.
não são 60% de imposto de importação. 60% é o overprice sobre o preço americano de rua. o preço FOB (que a importadora paga) é bem menor, dependendo de cada caso. no minimo a margem da revendedora é descontada.
e os impostos são vários, desde o de importação até IPI, ICMS, Pis/Cofins, e mais o "custo brasil" (custos relacionados a mão de obra registrada, juros reais, corrução, ineficiencia de processos, etc).
Paulo Couto, muito oportuna essa discussão neste tópico, traz luz a
muita gente que acha que moto é um veículo extremamente caro pelos
preços praticados no Brasil.
Onde na realidade, o preço alto nada mais é do que o lucro exorbitante
das montadoras/picaretas aqui instalados, mas com o amadurecimento do
mercado, seja por sua via natural (um dia tem que entrar no eixo) ou
pela ação da forçada da concorrência mais atenta, está fazendo os
preços chegarem na realidade do mercado em alguns modelos.
Creio que uma coluna com esse assunto seria de muita importância, pois
somente com informação mudaremos essa situação, pois o que vejo no dia
a dia, o pessoal não sabe como funciona e aceita esses preços
passivamente, como se fosse natural, um preço justo beneficiaria a
todos, pois haveria uma gama maior de consumidores, e modelos de motos
a preços mais justos.
apesar de achar alguns comentários do artigo incoerentes achei legal.
Sobre o custo de oportunidade: só brasileiro que pensa que automóvel e moto é investimento (resquício da hiper inflação).
Compra-se carro e moto pra usar e consequentemente eles teriam que depreciar pelo uso. Daí a incoerência principal: como um dos leitores já comentou, aqui no Brasil o preço do automóvel e da motocicleta subiu tanto nos últimos anos que temos verdadeiras aberrações, como carros ano 2000 sendo vendidos pelo preço de nota ou até mais (culpa também do desconto no IPI que o governo deu um tempo atrás).
Como o Paulo não tem como mensurar todas as variáveis de um modelo (se ele entra nesse caso de revenda "superfaturada", se a manutenção da Harley é bem mais cara que das japas, etc) achei que a idéia é essa mesmo, porém não dá pra confiar totalmente na tabela.
leo_bsb, a proposta do artigo é a discussão mesmo. a tabela é apenas como referencia, sem a pretensão de ser "correta" ou precisa. tem muita gente que compra moto sem avaliar "custos" comerciais (sem relação com a manutenção/peças), e eu acho importante discutir isso, especialmente nas motos grandes onde o valor dispendido é muito maior.
mas sobre o que voce falou sobre a manutenção de certos modelos serem mais caros ou mais baratos do que outros, eu concordo que isso ocorre, mas quando avaliamos o valor de mercado de uma usada esse dado (custo de manutenção) já está embutido no preço.
exemplo: motos de manutenção mais cara tendem a desvalorizar mais, enquanto que motos mais economicas e/ou duraveis tendem a manter seus preços no mercado de usadas relativamente alto (casos tipicos das motos honda e yamaha de pequeno porte).
Obrigado pelos esclarecimentos. Acho que não existe mesmo uma regra muito clara, veja só: meu cunhado tem um Vulcan 500 ano 96 com apenas 6.000 milhas rodadas. A manutenção das Kawa é caríssima, fora a difículdade de achar peças mas quando ele comprou a moto uns dois anos atrás pagou R$ 12.000 e hoje já ofereceram até R$ 14.000 dizendo que é uma excelente moto (no que eu concordo, já pilotei a moto diversas vezes e é muito boa mesmo). Agora, também tem um monte gente que diz que não queria nem de graça, que é um "mico" e que com essa grana prefere comprar uma shadow ou uma virago... É como o Paulo disse: às vezes uma moto tem um custo de manutenção alto porém quebra muito menos que outra com custo de manutenção mais baixo, porém com mecânica mais problemática.
sim, o que estamos fazendo é usando nosso tempo que sobra pra discutir o assunto.
Sobre a manutenção: harley não desvaloriza mais que uma Drag Star, em contrapartida tem uma manutenção mais cara, um pouco ajudada pelo pequeno número de concessionárias, entende meu ponto?
O custo das motos "grandes" é muito particular, não levando em conta apenas o modelo, mas também marca, mercado local, etc. Do jeito que ficou podemos ter interpretações distorcidas mas, como um colega já colocou, as vezes podemos vender uma moto por valores maiores do que pagamos.
O que vc. falou com relação ao local também é importante, por exemplo o seguro de uma moto é muito mais barato em uma cidade do interior do que na grande SP por exemplo. E ainda com relação às motos "grandes" temos que ter em mente que para a esmagadora maioria das pessoas essas motos são "brinquedos", quando muito prá passear final de semana, então se você tem condições acho que não vale a pena deixar da comprar a moto dos seus sonhos porque desvaloriza mais que uma outra ou porque a manutenção é mais cara. O que vale é ser feliz e curtir a sua máquina, sem ficar encanado se está ganhando ou perdendo dinheiro...
O que vc. falou com relação ao local também é importante, por exemplo o seguro de uma moto é muito mais barato em uma cidade do interior do que na grande SP por exemplo. E ainda com relação às motos "grandes" temos que ter em mente que para a esmagadora maioria das pessoas essas motos são "brinquedos", quando muito prá passear final de semana, então se você tem condições acho que não vale a pena deixar da comprar a moto dos seus sonhos porque desvaloriza mais que uma outra ou porque a manutenção é mais cara. O que vale é ser feliz e curtir a sua máquina, sem ficar encanado se está ganhando ou perdendo dinheiro...
falou tudo, o que importa mesmo é ter a máquina que vc gosta, ou melhor, dinheiro pra comprar a máquina que vc gosta.
Só estou esperando abrir a concessionária HD aqui de brasília pra eu pegar uma soft tail custom
Em relação as motos zero km, e a comparação do Paulo Couto da Harley com uma V-Strom, só lembrando que as motos Suzuki além de tudo, são consideradas nacionais em nosso mercado, consequêntemente não pagando o famigerado imposto de importação de um produto que já vem "pronto" (como se as Suzi não viessem prontas, ehehee).
Tem certeza que a V-Strom é considerada nacional ??? Ela nem é montada aqui... Se isso for verdade porque a Suzuki cobra 54.000 por ela ?? As Harley são montadas na Zona Franca e são consideradas importadas...
Tem certeza que a V-Strom é considerada nacional ??? Ela nem é montada aqui... Se isso for verdade porque a Suzuki cobra 54.000 por ela ?? As Harley são montadas na Zona Franca e são consideradas importadas...
Pelo que sei as motos da Suzuki (inclusive as SS) são montadas em regime de CKD em Manaus, com um grau minimo de nacionalização de componentes, o que permite a Suzuki declarar as motos como nacionalizadas.
Tem certeza que a V-Strom é considerada nacional ??? Ela nem é montada aqui... Se isso for verdade porque a Suzuki cobra 54.000 por ela ?? As Harley são montadas na Zona Franca e são consideradas importadas...
Tenho certeza absoluta.
Por experiência própria inclusive, tive uma Bandit 600 N 2003, que é considerada como nacional, mas isso é fácil de constatar, é só olhar o número do chassi de qualquer moto, as consideradas nacionais, o número do chassi começa com o número 9. As japonesas, o chassi começa com a letra J.
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