fazer essa conta é bem mais complicado do que parece (calcular os impostos, etc). mas voce pode fazer algo mais simples. pegue alguns modelos populares que são vendidos aqui e também nos eua (dragstar 650, shadow 750, bandit, vstrom, harley, algumas bmw, etc) e divida o preço em dolar pelo preço em reais.
voce vai encontrar um "fator de conversão" que vai variar entre 3.5 até mais de 5.
considere que uma moto com fator de 3.5 está "justa" e uma acima de 4.5 está "cara".
assim voce vai ver porque tanta gente fala da politica agressiva de preços da harley no brasil (taxas abaixo de 4 vezes)
se quiser ser ainda mais preciso nesse calculo, divida o fator de conversão pela taxa dolar medio do periodo. então para um fator de 3.5 com dolar de 2.20 (media atual) temos uma taxa de "overprice" de 60%, que é aproximadamente o custo dos impostos de um modelo montado aqui. um completamente importado é um pouco mais caro, mas não muito, deve ficar na faixa de 80% a 100%.
se passar de 100%, fique esperto e procure outro modelo para comprar.
quer um exemplo?
www.suzuki-bikes.com/2006-Boulevard-M50-Black.php
nossa boulevard 800 custa aqui 34 paus, e lá 6.800 dolares (preço de referencia, geralmente tem desconto mas nem vamos considerar).
então o fator de conversão é de 5.00 (caro...) que dividido pela taxa do cambio atual (2.20) dá 127% de overprice.
uma Electra Glide Classic custa aqui 60 mil (arredondando), contra 18 mil lá, portanto uma taxa de 3.33 (boa), que tirando o cambio dá 51% só de acrescimo. bom negocio!!!
é bom negocio porque o risco de cair de preço por "canetada" é baixo. porque a margem é estreita.
faz as contas com a V-Strom (49 mil aqui, 9 mil lá) e voce chegará a conclusão que está com overprice de 147%, então avalie bem se vale a pena correr esse risco. a moto é otima, mas estaria justa se custasse uns 32 ou 33 mil, no máximo uns 35 paus (overprice de 76% só).
Paulo Couto38936,8030671296