senhores, um amigo pretende comprar uma 883R. Acha a moto linda e é tudo que ele deseja em uma HD. Problema: tem 1,80 e 120 kg. Pergunta: ele vai aguentar a 883?
Eu não consigo responder porque não tive uma.
wolfmann escreveu: senhores, um amigo pretende comprar uma 883R. Acha a moto linda e é tudo que ele deseja em uma HD. Problema: tem 1,80 e 120 kg. Pergunta: ele vai aguentar a 883?
Eu não consigo responder porque não tive uma.
Caro Wolfmann,
Com 120 kg de peso, a pergunta é outra: será que a 883 aguenta???
Brincadeiras à parte, a 883 é bem leve, o que ajuda.
O que não juda, principalmente se a pessoa for iniciante, é que ela é meio alta.
Motor. me expressei mal, será que a 883 aguenta ele? Falei com vários colegas que tiveram 883 e migraram para Fat e todoa acham que o peso do meu amigo é excessivo, que a suspensão vai dar fim de curso a todo momento, que a moto vai abrir o bico em viagem longa...
Eu pessoalmente acho que a moto é pequena para ele, mas não acho que a moto seja esse problema todo. Suspensão é só endurecer ou trocar amortecedor... e o motor é HD, tem de aguentar pauleira, ou não é assim?
Você não acha que a moto pode ser reforçada... esse meu amigo quer porque quer a 883... Já disse que a Dyna seria uma opção melhor para ele, mas o bicho é teimoso...
Certamente que ele, esposa, acessórios e bagagem pesam mais do que 120 kgs. do seu amigo.
O motor encara tranquilamente, pois sinceramente nunca tivemos que reduzir velocidade em função de alguma dificuldade da Sportster em acompanhar as Softail ou Touring em ritmo normal de viagem.
Arrisco a dizer que se a estrada for muito sinuosa as softail e as touring é que terão dificuldade em acompanhar, posto que as plataformas muito baixas e a moto muito larga limitam a inclinação possível sem lixar a moto.
O único ponto fraco é a suspensão traseira.
O Genaro e o Bocuzzi trocaram a suspensão traseira, colocando amortecedores da marca PROGRESSIVE.
Segundo o Genaro informou, o problema de "dar batente" quando engarupado simplesmente virou coisa do passado.
eu ia falar "a questão é se a 883R ia aguentar ele" mas não achei elegante, tão pouco oportuno. Escrevi a frase e apaguei um sem-número de vezes.
É assim: se ele vai comprar uma 883 e vai andar sozinho ou com garupa?
Se juntar meu peso com da minha esposa chega bem proximo dos 120kg, ou seja, agentar a moto aguenta.
A questão é se ele não vai achar pequena. As pedaleiras são "recuadas" (se comparar a uma Custom). Ele vai ter que colocar o comando avançado senão vai ficar "espremido".
Depende da experiencia que ele tem com moto. Se ele é novato não adianta botar ele na Fat porque são 300kg de moto (JF, corrija-me) e ele não vai se sentir seguro.
Em 90% do tempo acho que a 883R, com os 256kg já ta de bom tamanho pra mim. O que me faz falta é uma 6.a marcha overdrive...
Coisa que a Dyna tem...
Mas ae são 280kg no minimo... gas e oleo vai pra 300 facil facil...
As pedaleiras eu acho que ele não vai mudar porque gosta da posição e quanto ao garupa, acho que ele quer desculpa para deixar a esposa em casa.... esses Harleyros tem cada idéia!!
Motor, você aguenta a Dyna.. eu tenho 1.72 e peso 88 kg e aguento a Fat... pior, minha esposa tem 1.56 e pesa 50 kg e aguenta a FX.
Acho a 883 muito legal(estou na fila para Nightster quando ela aparecer no Brasil) e mesmo assim não troco a Fat... as softail são ótimas para viajar.
Comentam os mais velhos que as RK são ainda melhores.
O peso da moto é suportado pelos pneus e suspensão.
No braço, ninguém segura uma moto de 260 kg, como é a Sporty ou 315 como a Fatboy, nem que seja o Hulk.
O que essas motos exigem mais do que uma Pop 100 é algo chamado PLANEJAMENTO.
Você precisa pensar antes de fazer.
É algo como a diferença entre dirigir um gol e um caminhão.
Ao volante de um caminhão, vc. precisar fircar atento a um monte de coisas que sequer precisam ser notadas por quem está dirigindo um gol.
Com as motos é a mesma coisa.
Se eu estou com a Fat, na hora de estacionar eu presto uma atenção danada, pois se tiver que empurrá-la contra a gravidade eu posso esquecer porque não dá.
Com a 883 certamente também não dá.
Então, aí é que entra a questão da experiência, da manha, da malandragem, o que somente se adquire com rodagem.
Tem muita gente que começa logo com moto grande e se dá bem. Tenho um amigo cuja primeira moto ( e única até agora ) foi uma Vulcan 1500cc.
Tem gente que faz toda a escadinha de subida de cilindrada.
JF,
eu não o conheço pessoalmente mas te considero um professor!
Disse tudo: planejamento. Hoje eu fui trabalhar com a 883
e fui parar a bandida la no estacionamento de motos da empresa.
Todas as vagas com o terreno regular estavam ocupadas. Sobraram aquelas cujo asfalto fica ondulado por causa das raizes das árvores.
Eu penei pra achar um lugar mais ou menos regular para eu parar a bandida. Se parar de qualquer jeito sem um planejamento é chão. Se fizer força de forma errada, é chão. Se balançar, é chão e vai tombar um monte de moto dos lados...
Acho que já peguei uma certa pratica de descansar a moto sem sustos, porque a pedaleira, na posição original, atrapalha descer o descanso lateral.
É uma questão de jeito, que só o tempo e a pratica trazem.
Na hora de "andar", não vejo a menor diferença de peso entre uma 883 e uma moto maior e honestamente acho que na maioria das situações a 883 vai dar um banho de desempenho nas Softail ou nas Touring.
Agilidade conta muito mais que velocidade, pois creio que ninguem aqui tem aquilo tão roxo para andar a mais de 140 Km/h com qualquer das Custom.....
Pode ser até em longas retas, mas ainda assim a 883 vai acompanhar.