Bocuzzi,
Depois de tantas discussões e explicações, o que acho é que, como dizia Tim Maia, "VALE TUDO!"
Escape com filtro, escape sem filtro, filtro sem escape, os dois sem controle de combustível...
O alegado ganho de potência é perceptível pela esmagadora maioria das pessoas? Acho que não.
O alegado dano ao motor e redondezas vai aparecer após 100 mil, 200 mil km? Acho difícil alguém aqui no Brasil ficar com a moto tanto tempo.
Ah, sei lá!
Abraços,
Gus!
sabe o que vai acontecer se voce botar o K&N lá? nada de ruim, creio eu. Veja:
Nas 883 injetadas tem a famigerada sonda lambda no escape, que le a quantidade de Oxigenio que esta saindo. Com base nisso ela envia um sinal a central sendo um parametro entre muitos que servirao para um auto-ajuste na quantidade de gasosa que vai ser injetada. Se a temperatura do cabeçote (porque tem sensor) estiver mais alta, combinada com o excesso de O2 no escape, a injeção vai compensar abrindo mais o bico. Ajuda bem usar Podium ou Premium pois diminui a pre-detonação.
Consequencias: o motor vai trabalhar mais livre mas vai consumir mais e pode carbonizar mais cedo e voce vai ter que trocar de oleo num periodo menor.
Agora o porquê do SERT: isso que eu disse é uma teoria que vale para uma determina rotacao para uma determinada marcha porque a borboleta (que tem sensor de abertura) vai estar numa determinada abertura. A injeção vem "calibrada" para um uso genérico para um piloto generico, usando gasolina genérica. Oras, a queima de um combustivel é um cálculo quimico, estequiométrico: se entra mais ar (K&N) e sai mais CO (V&H), para manter as proporcoes vai precisar de mais combustivel. So que a injeção de fábrica não preve alterações bruscas de parametros como quantidade de o2 que entra e que sai entao ela vai trabalhar no limite maximo para o parametro gasosoa e pode estar ainda distante do ideal. O Paulo Couto mostrou quao complexo é isso e o SERT é justamente para auxiliar aa injecao, mudando estas "tolerancias" do sistema, tornando a mistura ótima nas mais diversas condicoes de V&H, K&N pódium e premium.
Ah sem contar com o grandessíssemo catalisador, que alem de restringir a saida dos gases pode derreter quando a mistura fica muito rica entupindo (ainda mais) o escape..
Se gostar de mexer com mecanica, de uma olhada no eletrodo das velas: se tiver um aspecto muito esbranquiçado é porque a mistura esta muito pobre. Muito escura, tá muito rica e pode ferrar com o catalisador.
Que saudades das carburadas... nada que um giclezinho e um tapinha na bóia não resolviam a parada... pra quem tem tempo é um ótimo hobby...
O cilindro traseiro, como recebe menos ar vai trabalhar mais quente. Originalmente é previsto isso mas eu corto meus bagos fora se a IZZO tropicaliza as HD international que traz e "monta" aqui.
Como temos um clima mais quente, o cilidro traseiro vai ficar mais quente que o dianteiro e mesmo com a diferenca de calibraçao ainda pode estar longe do ideal.
Talvez eu usasse o SERT (se eu tivesse $$$) para calibrar a minha filhota mesmo usando os Kombi-Pipes originais. É uma maneira de traze-la para o modo "Motörhead" de ser, mais adequada a temperatura e a mao pesada deste que vos escreve...
Motörhead escreveu: Que saudades das carburadas... nada que um giclezinho e um tapinha na bóia não resolviam a parada... pra quem tem tempo é um ótimo hobby...
abs
Abraxx!!
CARB RULEZ, EFI SUCKS...
Night Train Wrinkle Black, bandidaça, carburando direto
Motor e Chico, aqui no Rio a Brazil Custom engana a borboleta e altera o SE para obter um barulho melhor.
O Grupo Izzo na tropicalização usa um mapa americano e regula a marcha lenta. Qualquer regulagem a mais eles não conseguem sem o SERT.
Se vocês forem optar pelo SERT, aconselho procurarem as versões mais novas porque as Sportster só passaram a ser injetadas nos EUA em 2007 e quase não existem mapas antes das versões H dó programa que acompanha o SERT, aliás parece que existe um Super SERT ou coisa parecida, onde vendem cabos em conjunto e o CD tem mais informações.
e a questão do filtro esportivo, só adianta com o remapeamento da injeção. Coloquei filtro e ponteira e a moto perdeu rendimento. Voltei com o filtro original e ponteira SE, a moto melhorou muito.
Agora fiz remapeamento com o SERT (baixou muito o preço: dos R$ 3k, paguei R$ 1,5k com mão de obra incluída) e coloquei o filtro e a moto tá ótima.
A questão de aumentar a mistura no segundo cilindro vale a pena e o gasto de combustível não é tão grande. A minha Fat fazia 13,5 km/l na cidade e agora tá com média de 12,7 km/l. O tipo da gasolina também não está fazendo mais diferença: com comum ou pódium tá mantendo o rendimento.
Na FX da minha mulher só troquei a ponteira e mantive o filtro original e a moto é danada na estrada e muito econômica (16 km/l na cidade e 22 km/l na estrada)
wolfmann escreveu: Agora fiz remapeamento com o SERT (baixou muito o preço: dos R$ 3k, paguei R$ 1,5k com mão de obra incluída) e coloquei o filtro e a moto tá ótima.
Ai meus tostões... taí uma grana bem investida... lá vou eu fazer contas e contas e contas...
wolfmann escreveu: Na FX da minha mulher só troquei a ponteira e mantive o filtro original e a moto é danada na estrada e muito econômica (16 km/l na cidade e 22 km/l na estrada)
Economica nao, tá muquirana! minha 883 faz 18km/h urbes e 25km stralis...