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Edii escreveu: Salve, Vandeco!
Quando comprei minha XT, ela vei com um conjunto Rinald em boas condições de conservação. Mas, mesmo para mim, que sou sempre o último da fila , não pareceram seguros. Escorregavam facilmente nas frenagens mesmo no seco, imagina no molhado. Principalmente a traseira, deslizava perigosamente em qualquer enxurrada que cruzasse no caminho se não tivesse muito, mas muito cuidado mesmo nas retomadas. O jeito foi sublstituí-los, mesmo tendo eles mais de meia-vida pela frente. Não recomendo de jeito nenhum para viagens ou mesmo para a cidade se tiver um estilo mais radical.
Optei por um conjunto Brigestone TW (600 e poucos dinheiros nas medidas originais: as mesmas da Falcon). Outro mundo, boa aderência, estabilidade e durabilidade: coloquei-os com aos 35000 e agora estou nos 50000. O dianteiro não apresenta nenhum sinal de desgaste. O traseiro está um pouco desgastado, mas deve durar, no mínimo, 20000 km. Recomendo.
Não uso filtro de óleo paralelo. O original custa entre 50 e 60 dinheiros e dura 10000 km, conforme manual. Segundo meu mecânico, não vale a pena usar nenhum paralelo e a durabilidade do original compensa muito.
O motorzão bebe 2.7 litros nas trocas normais e 2.8 nas trocas com filtro. Segundo o manual as trocas devem ser feitas a cada 5000. Mas, eu troco aos 3000, quando já se sente leve prejuízo na suavidade do câmbio. Sempre Yamalube.
Nunca troquei as pastilhas. Já rodei 22000 e elas ainda estão em condições de rodar mais. Mas não creio que sejam caras. As traseiras, salvo engano, são as mesmas da DT.
A documentação aqui em MG (licenciamento, seguro e ipva) sai por pouco mais de 600 paus .
Dei uma voltinha de TNR. Creio que as posições de pilotagem sejam equivalentes em conforto. Mas, minha XT estão com alongador de guidão.
Ela pesa uns 170-180 kg. Tem que tomar cuidado pois o risco de cair parado é constante (nunca aconteceu comigo ).
Meu retificador nunca estragou, mas um conhecido pagou 100 paus para trocar o dele.
Minha tração é composta por pinhão (17) e coroa (45) Vaz 1045 e corrente DID 520 com retentores e sem emenda. Custou 400 dinheiros. Mas, como o camelão é bruto no torque, vale a pena. Conheço gente que economizou um pouquinho, pôs corrente KMC e ficou na estrada . A minha tem a mesma quilometragem dos pneus, 15000, e a regulagem ainda está na posição em que foi colocada .
Abraço!!!
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