Blz, Vandeco?!
Não sei essa história do “carburador diferenciado” nas XTs 2004, que as tornaria mais econômicas, procede... verifique isso direito. Pelo que já ouvi de outros proprietários dessa moto, inclusive mais antigas, a minha não se mostra mais econômica do que elas não. Mas, o fato é que, em regra, nas viagens, a minha vai carregada, como pode ver na foto, e com garupa. Desse modo, andando bem, mantendo entre 100 e 120km/h, ela faz 16-18 km/l, dependendo do relevo, vento etc... Andando a 100-110km/h, faz 17-19km/l... a 90-100, 18-20km/l. O melhor que já fez na estrada foi 21-22km/l, só com o baú traseiro e acompanhando motos 125cc. Todavia, tem proprietário que diz que faz 21km/l na cidade e 23-24km/l na estrada
(só vendo para crer). Na cidade, a minha faz 17-19km/l. Mas “desconfio” que o carburador da minha nunca tenha sido mexido, e ela está beirando os 50000. Pelo menos nos últimos 20000, garanto que ninguém pôs a mão nele, pois, desde que comprei a moto, ela funciona como um relógio. Outra coisa, uso vela e filtro de ar originais. Talvez, com modificação destes itens, consiga-se resultados melhores.
Quanto ao desempenho, destaco o torque: retomadas (boas para ultrapassagens) e capacidade de manter velocidade (mesmo carregada). Embora muito se diga sobre XT600E chegando a 150-170km/h, a minha não demonstra tal disposição para velocidade final (ou falta coragem ao piloto). Nunca ultrapassei os 135km/h. Mas, é importante dizer que o velocímetro só marca 3km/h a mais que o GPS. Então, calculo, 110 da FZR é 100 da XT. Também é importante dizer que a estabilidade da 120-130 km/h. Mas, se tiver vento lateral, melhor ficar nos 100km/h. Pois, em alta ou sob vento, a frente dela fica meio “boba”. Além disso, em alto giro o grande monocilíndrico vibra excessivamente, tornando-se desconfortável.
Quando adquiri a minha, troquei a relação completa (Vaz/DID – corrente s/ emenda para agüentar o trator: 400 dinheiros), os dois pneus (600), cabo de embreagem (40) e fiz uma revisão completa (mão-de-obra custa em torno de 250 dinheiros, + óleos etc.; na FZR, pagava 80-90). Até hoje, foi só isso. Mas, gastei uma grana boa em acessórios (bolha, suportes etc.), porque, originalmente, ela é praticamente uma moto de trilha, rssrss. Atualmente, ela está impecável, pronta para qualquer viagem, oferecendo razoável conforto.
Creio que irá, como eu, estranhar o sistema de alimentação (carburador) e o sistema de lubrificação do motor (cárter seco). O primeiro, implica que, com a moto fria, terá que usar o afogador e aguardar cerca de 1 minuto até que a marcha-lenta firme. Também é recomendável fechar a torneirinha sempre que a moto ficar parada por algumas horas, pois o peso do combustível pode causar danos ao carbura. O sistema de cárter seco implica que boa parte do óleo do motor vá para reservatório no quadro da moto. Desse modo, quando o bruto é acionado depois de algum tempo parado, apresenta ruídos causados pela “falta” de óleo em sua parte superior (válvulas/pistão). Mas isso não prejudica sua durabilidade, que dizem ser imensa. Também pode ocorrer, eventualmente, uma fumacinha branca na descarga quando o motor é acionado a frio. Às vezes, sobretudo após as trocas de óleo, o motor elimina o excesso de lubrificante através do filtro de ar. Por tanto este excesso é queimado no carbura, gerando um pouquinho de fumaça.
Prá concluir, a XT600 é uma boa moto. Com certeza, poderá confiar nela para qualquer parada, desde que esteja bem cuidada. E, após se acostumar com suas “peculiaridades”, terá muito prazer em desfrutar suas qualidades. Mas, é fato que o sistema de carbura é algo ultrapassado, gera mais poluição e consumo. Então, se puder investir um pouco mais para pegar uma 660 2005/2006, creio que seja vantajoso.
Eu estou muito satisfeito com a minha 600, e não pretendo trocá-la nos próximos 2 ou 3 anos, a não ser que apareça uma oportunidade muito favorável para adquirir uma injetada.
Em todo caso, saindo da FZR (embora esta seja uma excelente moto) para a XT, sem dúvida, perceberá um grande salto de qualidade. Outra coisa, eu me adaptei muito melhor ao estilo trail.
Se tiver curiosidade sobre mais algum detalhe, é só falar.
Abraço