XTZ 250X

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XTZ 250X

Marca

Fabricante
Yamaha

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
249,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
21,00 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Transmissão
5 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
0,00 Kg
Peso em Movimento
143,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.096 mm
Largura
830 mm
Altura
1.163 mm
Altura do Banco
870 mm
Distância entre Eixos
1.390 mm
Pneu Dianteiro
110/70-17M/C (54S)
Pneu Traseiro
130/70-17M/C (62S)

Avaliações dos usuários

20 avaliações
 
70%
 
20%
 
10%
3-5 estrelas
 
0%
1-3 estrelas
 
0%
Avaliação Geral
 
8.8
Satisfação Geral
 
8.8(20)
Visual
 
9.3(20)
Conforto
 
7.7(20)
Performance
 
7.9(20)
Dirigibilidade
 
9.4(20)
Consumo
 
9.1(20)
Custo x Benefício
 
8.7(20)
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(Atualizado: 18 de Agosto de 2012)
Avaliação Geral
 
5.0
Satisfação Geral
 
5.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
6.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
7.0
Esta moto foi uma decepção para mim. Andei de YS 250 Fazer por 3 anos e a troquei pela Lander X por querer uma moto mais alta, com melhor suspensão, mais bonita e, principalmente, mais robusta. A Fazer durante 3 anos só deu manutenção nas revisões, o que já era esperado. Ao passar para a Lander X o problema de quebra da placa e do suporte da placa mostrou que a moto não era mais robusta que a Fazer. Quebrava de 2 em 2 meses. Após 1 anos e 5 meses cansado de gastar dinheiro re-emplacando a moto e comprando novos e alternativos suportes de placa, fui obrigado a trocar de moto novamente.
Tirando o problema da vibração e quebra do suporte da placa, da placa e do quadro, esta moto tem um ótimo conjunto para o que foi projetada.
Uma decepção para mim. Lander X nunca mais!
Não recomendo.
Prós
Moto linda. Uma das mais bonitas motards que tivemos.
Baixo consumo de combustível. Na estrada: 27/1. Na cidade: 31/1.
Valor baixo das revisões periódicas.
Valor baixo das peças de reposição (pneus, relação, caixa de direção).
Ótima dirigibilidade. Faz curvas fechadas como nenhuma outra que tive.
Moto muito pouco visada para roubo.
Valor de seguro muito baixo.
Moto muito leve e suave para pilotar. Melhor ciclistica que já tive.
Boa suspensão.
Contras
Fui obrigado a desistir desta moto devido às constantes quebras de placa, do suporte de placa e do quadro na parte onde é fixado o suporte da placa.
Em apenas 1 ano e 5 meses com esta moto, fui obrigado a colocar 3 placas devido à quebra. Depois da placa reforçada com uma chapa, a vibração que a moto oferece ao suporte começou a quebrar as chapas do próprio suporte. E, já próximo de trocar a moto, a chapa de metal soldada ao quadro da moto rachou por duas vezes.
Todas as manutenções do suporte e do quadro foram feitas na autorizada da minha cidade. Os mecânicos disseram que nunca tiveram problemas do tipo, mas basta ver no fórum desta moto que o problema de quebra devido às vibrações são constantes.
Após 1 ano e 5 meses, decidi não mais me aborrecer com este problema de quebras constantes e fui, andando na moto e com a placa dentro da minha mochila, até a concessionária para trocar a X por uma XT 660R.

Tanque muito pequeno. Apenas 11 litros. Autonomia muito pequena, chegando a 180 km rodados para entrar na reserva.
Por ser motard e, por isso contar com pneus para estrada, não é a melhor moto para Off-Roads. Ela até encara um Off leve, mas já passei alguns sustos andando em estradas de chão batido com garupa devido aos pneus sairem muito, quase tomando alguns tombos.
Banco muito duro, tanto para o piloto quanto para o garupa.
Motor bem barulhento quando em altos giros.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
24.500 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
10.0
Custo x Benefício
 
10.0
Uma pena a Yamaha ter tirado ela de linha. Deveria ter mantido a Lander X e a Teneréé. Fui um dos felizes proprietários desta maravilhosa moto. Vai deixar muitas saudades. Parabéns a Yamaha por este ótimo produto!
Eu recomendo!
Prós
Estilo único. Adoro o estilo SM. Uma moto que faz muita, mas muiiiiita curva. Nunca tive um brinquedo tão divertido! Resistente, confortável, muito fácil de guiar, leve, ágil. Não há palavras para tanto elogio. Faz cerca de 30Km/L na cidade. Motor extremamente resistente e durável! A minha está indo pra casa de 50.000Km. Uso para ir trabalhar, e ela cumpre com maestria o dia a dia! Foi a melhor 250cc que tive até hoje! Valeu cada centavo investido! É um produto de qualidade! Comprei ela no lugar de minha Yamaha Fazer, que foi roubada com 100.000Km. Resumo da ópera, o motor da Yamaha deve ser o mais resistente do mercado neste segmento! Não consigo sentir a diferença de uma moto 0Km e o da minha que está com 50.000Km. Se toda moto fosse assim! Pela qualidade pra mim justifica a Yamaha ter as peças um pouco mais caras. Porém a frequencia com que as peças são trocadas são mínimas. Minha relação foi trocada com 40.000Km. Acho sensacional! Tenho esta moto a 2 anos e meio!
Contras
Apenas os plásticos, que por sinal, são de péssima qualidade! Quando comprei mandei envelopar a moto. Melhorou muito o efeito contra os riscos!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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(Atualizado: 02 de Dezembro de 2012)
Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
3.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
7.0
Custo x Benefício
 
7.0
Acredito que a XTZ250 X seja uma boa opção para os que gostam do visual Supermotard, mas não ligam muito para performance. Ela tem boas características que a deixam bastante competitivas com suas rivais de mercado, entretanto, como qualquer outra moto no Brasil ela não vale (ou não valia) a fortuna que pediam por ela 0km (mas se for pensar assim vamos ficar sem moto, sem carro e até sem bicicleta).
Eu recomendo!
Prós
A X, assim como a Lander, é uma moto leve. Seu peso aliado aos aros 17" e pneus street lhe conferem uma dirigibilidade e agilidade muito boa no trânsito. Curvas fechadas rápidas, mudanças repentinas de direção e frenagens fortes são bem legais de se fazer nessa "supermotard".
O visual, mesmo totalmente original, é um forte atrativo e por várias vezes fui questionado na rua se ela era assim de fábrica etc.
O conforto é discutível. Depende do tamanho do piloto e de sua postura, mas o banco é duro e bem cansativo se pilotada por algumas horas seguidas.
Sobre o consumo de combustível eu a considero na média ou ligeiramente melhor que outras 250cc. Fazendo alguns testes em várias situações distintas obtive dados razoáveis. O consumo variou da seguinte forma:
- Andando leve com acelerações bem graduais (até lentas, digamos assim), desligando o motor em semáforos mais demorados e engatando o neutro quando avistava um sinal vermelho: 34,6km/l;
- Andando normal sem pensar em economia, seguindo o fluxo do trânsito e mantendo uma rotação média: 29km/l;
- Andando forte com acelerações e frenagens bruscas, curvas "com emoção" e rpm sempre "da metade pra cima": 24 a 25km/l;
- Andando na pista (duplicada e tentando ao máximo acompanhar uma Z750 e uma V-Strom) com acelerador totalmente aberto quase 100% do tempo: 19km/l.
Outro ponto positivo é a facilidade de encontrar peças de reposição e seus valores. Faço as revisões em casa e o custo da manutenção é realmente baixo.
Algo que também acho interessante e digno de comentário é o painel da moto. Bem completo para uma moto pequena, com contagiros, medidor de combustível, dois odômetros parciais e um terceiro que começa a marcar assim que a moto entra na reserva. Dessa forma você sabe exatamente o quanto rodou depois que o marcador começou a piscar.
Contras

Como tudo na vida, nem tudo são flores. A X também tem seus pontos negativos e que devem ser considerados antes da compra.
Comecemos pelo acabamento dado às peças plásticas pela Yamaha. Tais peças (aletas, rabeta, farol) não possuem pintura e nem mesmo uma camada de verniz. É plástico puro mesmo e por causa disso eles riscam com uma facilidade assustadora. Dificilmente você encontrará uma Lander usada sem pequenos arranhões.
O motor poderia ter um fôlego a mais, mas a Yamaha optou por priorizar a durabilidade e a economia. Isso deixou a moto um pouco "xôxa" principalmente se levarmos em consideração o visual de supermoto.
Os freios são pouca coisa mais fracos do que deveriam. Acho que por não ser uma moto que anda forte a fabricante os deixou um pouco subdimensionados para economizar uns trocados. Resolve-se facilmente trocando as pastilhas por umas melhores e trocando os flexíveis pelos revestidos com malha de aço.
Há alguns defeitos crônicos compartilhados com sua irmã (Lander), mas que até agora não me causaram nenhum problema.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
12.500 Km
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Avaliação Geral
 
6.0
Satisfação Geral
 
6.0
Visual
 
6.0
Conforto
 
5.0
Performance
 
6.0
Dirigibilidade
 
7.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
8.0
Eu recomendo!
Prós
Mecânica robusta, nos 30mil km da minha moto, troquei uma vela e a corrente (por erro meu pois ressequei os anéis o'rings da mesma com o uso de querosene), além de óleo, filtros e uma pastilha traseira. A versão X ainda é atual e tem um bom desempenho dinâmico na cidade. É muito econômica para uma 250 e um desempenho condizente com a cilindrada. Quem espera desempenho de 500 cilindradas em uma 250 não vai gostar da moto. Moto simples e funcional e atende em cheio quem precisa de uma moto pra cidade confiável, econômica e bonita. A minha uso em viagens longas de 1500km e nunca me deixou na mão. Nem pneu fura. Mantendo até 95km/h vai bem e é econômica. É muito divertida brincar com ela na pista de kart da minha cidade. Por enquanto a melhor moto que tive.
Contras
Carenagens quase descartáveis, riscam fácil e perde o brilho mesmo abrigada ao sol. O painel é feio, parece frágil e o conta giros é uma piada, pequeno e difícil de visualizar. No asfalto não deve ter pressa, afinal não tem folego pra manter mais que 105, 110km/h sem esgoelar comprometendo durabilidade e consumo de gasolina. Os pneus Pirelli do modelo motard assustam na terra/areia, mas como são pra asfalto algo normal, apenas exigem atenção. A placa original de alumínio não dura nem 1 mês e deve ser substituída por uma de aço, que dura pra sempre hehe.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
30.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
7.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
10.0
Eu recomendo!
Prós
Leveza e agilidade no trânsito, mecânica simples e resistente, única no seu estilo, consumo baixo, bom torque.
Contras
Banco duro, cansa um pouco em trajetos longos.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
10.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
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