Diário de uma Teneré 250cc

11 Jul 2013 22:19 #5086 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Boa noite! ontem durmi em puerto maldonado e hoje estou em urcos no peru! cruzei os andes em direcao a cuzco, sensacional o caminho 300km de serra ate agora, no ponto mais alto a 4723m de altitude, da canceira ate na moto!! tenerezinha senta e parece uma 125!! as montanhas cobertas de gelo sao um espetaculo magnifico e é tao lindo quanto frio.

quando chegar em casa posto umas fotos pois estou acessando de lan houses e as fotos tao no celular e na gopro.

abraco a todos!

Edii escreveu:

rodolfox escreveu: boa noite a todos!

eu acho motor flex uma má ideia. alcool tem menos autonomia e o preço tá sempre na casa dos 70% da gasolina, nao acho que compensa, sem falar q motor flex rodando na gasolina faz uma media pior do que motor a gasolina.
Mas mudando de assunto..minha tenerezinha está com 52mil km. essa semana vim com ela para Rio Branco - Acre, 3150km de ida (4 dias), e pretendo dar um role no peru essa semana, quero ver machu picho e o oceano pacifico.

Grande abraço!

projetoawr escreveu: Eu acho que deve vir com o motor FLEX..
Afinal Fazer ja tem... assim como a XRE300

A Yamaha dorme no ponto :dry:


Uau!!!
Relato e fotos, por favor, Rodolfo!
Abraço e boa viagem!!!

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edii, claus.zacks

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2013 15:21 #5087 por pedro henrique.mazzoni
Prezados,
Alguém tem algum Bizu sobre o modelos 2014 da Tenere 250?
Estou prestes a pegar uma mais estou em dúvida sobre esperar ou não.

Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2013 17:20 #5088 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Diário de uma Teneré 250cc

pedro henrique.mazzoni escreveu: Prezados,
Alguém tem algum Bizu sobre o modelos 2014 da Tenere 250?
Estou prestes a pegar uma mais estou em dúvida sobre esperar ou não.

Abraços


Acabou de sair a linha 2014 da Fazer e...............

Só cores e grafismo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :( :(

Acredito que a Ténéré seja o mesmo, pois a moto é mais nova!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2013 22:35 #5089 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Paciência, pessoal, paciência!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2013 15:14 #5090 por Edii
Respondido por Edii no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Saudações, pessoal!

Alguém sabe do desfecho/relato da viagem do amigo Rodolfox?

Abraço!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2013 22:44 #5091 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Boa noite pessoal!
Desculpa pela demora na resposta, cheguei em casa faz umas duas semanas. Mandei algumas fotos, estou tentando upar tudo para o flickr, assim que conseguir posto o link da galeria.
A viagem foi incrivel quase 11 mil km rodados, sendo uns 3,5k no Peru, nao fiz nenhum planejamento nem pesquisa. Andava o quanto que queria e parava pra dormir quando escurecia. Foram 4 dias pra chegar a Rio Branco - AC. Fiquei uns dias na casa da minha irma pra recuperar as forças e resolvi ir pro Peru. Lá é outro mundo, tudo é muito diferente. A esmagadora maioria das pessoas levam uma vida modesta nas cidades e nas vilas escondidas nas montanhas a vida é mais dura ainda. Agricultura de subsistência, tudo é manual. Fiquei com a impressao q os peruanos adoram empilhar pedras, pra todo lado tem pedrinhas empilhadas, muros de pedras, casas de pedras estradas de pedras tem muita pedra lá, é impressionante. Minha mala de tanque foi furtada em Cuzco, foi-se a a grana q eu tinha e a gopro.. desanimei, quase voltei pra traz, mas ja tava tao longe, resolvi seguir em frente com a grana q sobrou e ver ate onde conseguia ir. Fui pra Machu piccho. É inesplicavel, serio msm, passei o dia lá tentando entender como aquilo foi feito. Recuperei os animos e segui viagem, muitos detalhes, pra contar muuita coisa aconteceu, lindas montanhas, neve, rios, florestas, deserto, dunas, ocenao pacifico, problemas, descobri da pior maneira q o gps do celular nao funciona acima dos 4 mil metros! historias pra vida toda kkk.
Mais ou menos o roteiro: matao, Sao josé do rio preto, Aparecida do taboado, Chapadao do Sul, Santa rita do Araguaia, Rondonópolis,
Cuiabá, Rosario Oeste,Vilhena,Ji Paraná,Ariquemes,Porto Velho,Rio Branco,Assis Brasil,Puerto Maldonado, Urkos, Cuzco, Machu Piccho, Cuzco, (2 dias em estrada de pedra) Arequipa, Ilo, Arica (Chile, resolvi passar no chile pra almocar e acabei com a corrente e o rolamento estourados), Tacna (devolta ao Peru), Susapaya ( cidade no meio do deserto nas montanhas) Ilave, Puno ( lago Titicaca, sem nocao de grande, um desavisado pensa q ta no mar), Juliaca, Macuzani, Mazuco, Puerto Maldonado, Assis Brasil e a volta foi quase a mesma, mas voltei por goiais e minas gerais, pra conhecer.

Várias licoes aprendidas!
- Se for viajar pela america do sul é altamente recomendavel falar espanhol. Nao falo uma palavra, passei varios apertos por causa disso, mas conforme os dias vao passando seus ouvidos vao se acostumando, no final tava ate batendo papo com os caras por ai. Peruano adora brasileiro kkkk.
- Quando for viajar, nao deixe nada "amarrado" na moto, tudo tem q estar devidamente trancado dentro de cases. Tudo mesmo, sem exceção.
- Tenha sempre espaço de sobra nos baus, esse lance de empacotar tudo certinho só funciona quando sai de casa. Dps de 3 dias as coisas ja nao cabem dnovo nos lugares.
- Mochila com agua é muito importante.
- Infelizmente nossas 250cc sofrem d+ com a altitude... A ponto de pensar "chegando em casa pego uma 660". Passou dos 4 mil metros sair de primeira marcha parece q tá saindo de terceira. precisa queimar embreagem 2x, senao afoga.
- Tenha um GPS confiavel! Descobri q no meio das montanhas, nas estradas de pedregulho cheia de bifurcações acima dos 4mil metros, quando perde o sinal do gps somem as dores das costas, bunda, pernas, frio, unica coisa q importa é o bendito gps dar sinal de vida, pois a cada 20 minutos ele mostrava a posicao por 1 segundo. Tinha q ficar de olho.
- Leve carregadores reserva pros aparelhos eletronicos.
- Nao confie nos suportes de plastico dos bauletos.
- Não tente cruzar os Andes a noite! Nunca passei tanto frio na minha vida, doeu de verdade.
- Viajar sem rumo é legal mas é bom ter o minimo de planejamento, evita varios apuros.
- Nunca leve toda a grana no msm lugar..
- Quando nao se conhece o lugar, é bom ter um galao de gasolina reserva!
- O Espirito que une os motociclistas é universal. Quem gosta de moto é tudo irmao, independente do pais, lingua, religiao e cor!! Quando o rolamento estourou eu estava a 50km de tacna, sem grana (nem reais nem dinheiro local, pois a ideia era apenas almocar no chile), a noite, perdido e era feriado (tudo fechado). Um cara com uma GS 1200 fez tudo q pode pra me ajudar, me tratou como um amigo de infancia.

Galera, foi mal pelo "livro", mas foram uns 30 dias de viagem, muita coisa aconteceu, é dificil resumir!
Grande abraço a todos e boas estradas!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edii, daniel.conde perez

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2013 10:59 #5092 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Rodolfox,

Que experiência magnifica!!!!!

Gostei muito do relato que você fez, principalmente das dicas.

Grande abraço meu irmão, felicidades mil!!!

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2013 11:04 #5093 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Grande experiencia mesmo Rodolfox, parabens!

e nao fica quebrando a cabeca pra fazer resumo nao, pode escrever muito ai que essas historias sao muito interessantes. Da prazer de ler.

abraço e bom descanso!

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2013 11:15 #5094 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Rodolfox
QUando tiver tempo, "dê seu testemunho" pra nós!
Não sei que gps que vc usou, mas pra essas empreitadas é necessário utilizar um gps off road, pois além do maior número de satelites que ele usa pra localização, a sensibilidade do receptor é muito maior. Até debaixo da terra pega.
buy.garmin.com/en-US/US/cOnTheTrail-cHandheld-p1.html
O gostoso de viajar de moto é que, na estrada, somos todos irmãos! Acho que só quem anda de jeep tem um sentimento parecido, mas no motociclismo é muito mais forte.

Saudades do Bando!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2013 11:24 #5095 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Rodolfox, crie um tópico sobre a viagem, podemos dar um destaque a ele se você quiser.
Parabéns. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2013 11:52 #5096 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Diário de uma Teneré 250cc
parabens
meu sonho fazer uma viagem assim!

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2013 12:05 #5097 por danne
Respondido por danne no tópico Diário de uma Teneré 250cc

"ex" - Mirage 150 - Mijadinha
Harpias das Gerais MC
Indaiatuba - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2013 21:58 #5098 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Belíssima viagem, Rodolfox!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2013 11:40 #5099 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Bom dia a todos, Obrigado!

Concordo plenamente com voce Sidious! Mas esses gps sao meio complicados, se é que voce me entende ($_$). Usei meu valente e companheiro celular como GPS, um galaxy sii e o programa GPS Essentials. Foi o unico que consegui fazer download dos mapas do peru e utiliza-los offline. Programa é muito bom, já usava ele pra gravar as trilhas que faço no fds. Porém encontrei aquele bug dos 4 mil metros.. mas nao sei se é do android ou do programa.
Andei bastante em estradas de terra, cascalho e pedra. Uma dessas exploradas foi de Tarata para Mazocruz passando pelo Lago Vilacota. goo.gl/maps/dLkY7
Nunca me esquecerei da cidade de Susapaya, que fica nesse caminho. cidade é pequena e fica entre as montanhas, muitas pedras, o clima é meio desertico, frio e seco, e a vegetacao é rala e baixa. Lá me hospedei em um hotel que era prefeitura, mercado e lan house (achei incrivel terem internet funcionando ali no meio do nada, pois em cidades maiores nao consegui nem abrir o email). Enquanto escrevia um email para minha familia apareceu uma criançada curiosa e esperta que me encheram de perguntas sobre tudo, viagem, casa, familia perguntaram ate se eu tinha um cachorro e o nome dele. A janta foi numa casinha que me pareceu ser a escolinha da cidade. Mesas e cadeiras pequenas, uma lousa no fundo e um quadro com os horarios das aulas, por 5 soles comi muito bem. O hotel foi 10 soles com direito a um seimi-banho gelado, tentei consertar o chuveiro, pois vazava agua pra todos os lados, menos pra baixo. Um cara q trabalha na cidade me desenhou um mapa pra chegar em Mazocruz. No dia seguinte conheci os 2 policiais que tomam conta da cidade um deles analisou o mapa e me falou q eu jamais conseguiria chegar ao destino, pois o caminho era muito sinuoso e com muitas bifurcações fiquei meio assustado pois alem do gps nao funcionar direito, nao havia estradas cadastradas naquela regiao, seria como andar no escuro mirando sempre pro norte. Na cidade nao havia posto de combustivel, a gasolina é comprada nas casas das pessoas, que tem galoes guardados. Ainda tinha meio tanque, mas comprei 2 galones (+-8 litros) pois nao sabia o que iria encontrar pela frente. Por sorte havia um senhor que havia acabado de abastecer sua XL 125 e estava indo para um vilarejo que ficava na mesma direcao. Ele foi meu guia por varias horas. A velocidade de cruzeiro era 15km/h. Até que nos separamos, ele me deu instrucoes pra seguir sempre para o norte e de vez em quando virar pra direita até chegar no lago vilacota e sempre pedir informação pra quem topar pelo caminho. Ainda faltava 2/3 do caminho e fui seguindo os conselhos. Logo depois de passar o lago, encontrei uma familia trabalhando no campo e pedi informacoes, por incrivel q pareça estava no caminho certo! Uma hora depois topei com outra pessoa que me disse pra voltar um trecho e pegar outra estrada. Cheguei na rodovia Bi Nacional +- 2 horas da tarde. Fiquei feliz por ver o asfalto mas principalmente por estar no caminho certo. As paisagens dessa regiao sao muito bonitas, seguem algumas fotos desse periodo!

imageshack.us/g/542/v73t.jpg/

Abraço a todos!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edii

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2013 19:23 #5100 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Caro Rodolfox,

PARABÉNS por tudo, pela viagem, pela coragem, e por estar nos relatando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.675 segundos