Diário de uma Teneré 250cc

25 Jun 2013 11:18 - 26 Jun 2013 09:20 #5071 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olá, Stender 20

To afastado do forum tem uns tempos por conta de uns projetos pessoais, mas arrumei um tempinho pra tirar esse duvida

Saiba que há ferramentas especiais (por exemplo, pra trocar os discos de embreagem) e ferramentas comuns. Mencionarei apenas as comuns e que servem para as motos em geral com o objetivo de uma manutenção doméstica:
Básicas:
Um jogo de chave estrela em milímetros, tamanhos 6 a 22 - Estas servem para aperto final e desaperto inicial
Um jogo de chave de boca em mm tamanho 6 a 22 - Servem para ajuste (nunca aperto e desapertos finais) e para segurar uma das extremidades dos parafusos, fazendo um bom par com as chaves de boca.
Um jogo em mm de chaves alen (hexagonal) Tamanhos 3 a 8

Uma chave inglesa média (quebra um bom galho)

1 Alicate de bico, um de eletricista nº 8 e um de corte

Um jogo de chaves de fenda e philips.


Ferramentas para aumentar a qualidade do serviço e diminuir o esforço:
Um jogo de soquetes com catraca em mm, tamanhos 4 a 13
Um jogo de soquetes em mm tamanhos 10 a 26 com catraca.
Um alicate de pressão tamanho médio
Uma engraxadeira manual (para lubrificar a balança)


Equipamentos úteis para trabalhar com a terereca: Um cavalete elevador (para suspender a moto) ou cavaletes que levantam as rodas, neste caso é um para a dianteira e outro para a traseira e costumam ser especificos para categorias de moto (trail, street, custom). Na falta, dá pra improvisar um suporte com as "preguiças", mas seu desempenho não é tão bom e o risco da moto tombar e considerável se mal ajustado.

Se você gostar de mexer sozinho na moto, com o tempo você sentirá a necessidade de outras ferramentas, e é um hobby muito gostoso (e dá algumas dores de cabeça também rs.) Mantenha as "ferrosas" sempre limpas e lubrificadas com óleo novo de motor ou silicone em spray (nunca use wd 40 ou similar, ele é ácido e corroí o metal). O armazenamento das ferramentas é uma parte importante.
Sobre a qualidade das ferramentas, saiba o seguinte:

Há ferramentas de 1ª linha (melhores, mais duráveis e mais caras), as de 2ª Linha (boas, com durabilidade um pouco menor que as de 1ª linha, mas preço equilibrado) e o que eu chamarei de "ferramentas chinesas" (qualidade baixa e preço sedutor, mas não prestam)


1ª Linha - Gedore, belzer, Craftman, Snap On Tramontina pro ( a tramontina é boa, e se aproxima do nível destas)
2ª Linha robust (gedore), sata (belzer)

Toda ferramenta de primeira linha é bem acabada e equilibrada, as de segunda linha tem pequenos pontos de imperfeições, mas funcionam bem especialmente para quem fará uma utilização "de final de semana" como a maioria de nós.

Um boa ferramenta utilizada para a sua função (chave de fenda não é talhadeira, alicate não é martelo e por aí vai) dura muitos anos e dá um prazer danado utilizá-la


Motos Brasileiras costumam ter a maioria dos parafusos em milímetros, mas às vezes encontramos uma peça em polegadas. Use a chave certa para não danificar a peça.

Sempre que for fazer alguma manutenção na moto, lave-a antes dos trabalhos. Mexer na moto limpa, além de otimizar o trabalho, evita arranhões na carenagem e evita a contaminação das partes mecânicas (por exemplo, na lubrificação dos rolamentos das rodas diminui-se a chance de areia entrar lá por descuido ou na troca de óleo).

Alguns sites pra vc consultar:

www.gedore.com.br/
www.belzer.com.br/
www.lojadomecanico.com.br/index.asp
tramontinapro.com.br/pt-br

Abraços pra VC e para todos os amigos do BANDO DO MACACO!

Gostou da cachaça, Fábio?!
rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Zizo Mendel

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25 Jun 2013 21:21 #5072 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Diário de uma Teneré 250cc
É sempre bom relembrar os bons tempos. Valeu Sidious!!! A sua lista é completíssima, muito boa!!!

Uma boa dica para nós "mechanicos" de fins de semana e de emergências é o "descanso central" da Chapam ou de outro fabricante que quebra um galhão na hora de lubrificar a corrente, consertar um pneu, etc... etc... etc...

Para viajar, se puder, compre uma câmara de ar traseira e outra dianteira, sobressalentes, além de duas espátulas daquelas de borracheiro, e a bombinha para encher pneus daquelas vendidas na Centauro para encher bolas e pneus de bicicletas (R$ 20,00) para não ficar na pista.

Nas lojas que vendem artigos para borracheiros tem também uns remendos rápidos que são bem úteis.

Abração e boa sorte!

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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26 Jun 2013 14:14 #5073 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sidius, muito obrigado pelas informações! Eu trabalho com manutenção industrial a alguns anos e estou habituado as ferramentas, porém não sabia quais ferramentas exatamente seriam necessárias para a manutenção da TNR. Na Intruder tem uns locais sacanas, são rebaixos nas peças que bloqueiam lateralmente metade das cabeças dos parafusos e não é qualquer chave que dá certo, nem sei qual tipo de chave precisa pois só tenho umas de boca bem vagabas. No caso da TNR dá para fazer a manutenção com os dois jogos de estrela e boca então.
Vou programar para comprar as ferramentas depois que for contemplado até os 1000km, assim não me aperto $$$$$$$$$$$.

Zizo, obrigado pelas dicas! Não deve ser nada divertido ficar no meio do nada com um pneu furado!!!

Off-topic: a Gertrudes tá lá nos classificados - Intruder 125 2008 - aguardando interessados!
Abraço a todos!!!

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27 Jun 2013 10:38 #5074 por donytello
Respondido por donytello no tópico Diário de uma Teneré 250cc
steder20,

Outra solução para evitar de ficar parado no meio da estrada devido a um pneu furado é colocar uma "vacina de pneu".
O cuidado que se deve ter ao utilizar esse tipo de produto é o de trocar a camara de ar a cada 3 anos.
Veja o vídeo para ver como funciona:

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27 Jun 2013 11:26 #5075 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Diário de uma Teneré 250cc
No pneu dianteiro da xt eu injetei a vacina. Pensava que iria ter b problemas com balanceamento, mas não, gira normal e não vibra.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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27 Jun 2013 13:02 #5076 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc

donytello escreveu: steder20,

Outra solução para evitar de ficar parado no meio da estrada devido a um pneu furado é colocar uma "vacina de pneu".
O cuidado que se deve ter ao utilizar esse tipo de produto é o de trocar a camara de ar a cada 3 anos.


Eu havia pensado nisso para possíveis viagens e me surgiu a dúvida quanto a segurança que o Soueu já respondeu de antemão!

Soueu escreveu: No pneu dianteiro da xt eu injetei a vacina. Pensava que iria ter b problemas com balanceamento, mas não, gira normal e não vibra.


Obrigado!!!

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07 Jul 2013 14:55 #5077 por projetoawr
Respondido por projetoawr no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Criei esse topico (e infelizmente perdi o usuario e nunca consegui recuperar)
Hoje minha tenere esta com aproximadamente 34.000km...

Penso em trocar por uma scooter 250/300 caso ocorra lancamento da Honda/Yamaha no Salao Duas Rodas 2013

Falando apenas da tenere, continuo satisfeitissimo....
Acho uma excelente compra e hoje eu compraria novamente.

Apenas acho uma pena o pos venda da Yamaha, deixa muito a desejar


Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011 > PCX 2013 > Burgman400

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07 Jul 2013 14:56 #5078 por projetoawr
Respondido por projetoawr no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Eu acho que deve vir com o motor FLEX..
Afinal Fazer ja tem... assim como a XRE300

A Yamaha dorme no ponto :dry:


Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011 > PCX 2013 > Burgman400

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07 Jul 2013 20:35 #5079 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Então Guatura, um upgrade seria interessante desde que não aumentasse tanto o preço. Motor flex para as regiões onde o preço do álcool é atrativo e freio ABS tornariam a moto muito mais atrativa.

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07 Jul 2013 21:09 #5080 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

projetoawr escreveu: Criei esse topico (e infelizmente perdi o usuario e nunca consegui recuperar)
Hoje minha tenere esta com aproximadamente 34.000km...

Penso em trocar por uma scooter 250/300 caso ocorra lancamento da Honda/Yamaha no Salao Duas Rodas 2013

Falando apenas da tenere, continuo satisfeitissimo....
Acho uma excelente compra e hoje eu compraria novamente.

Apenas acho uma pena o pos venda da Yamaha, deixa muito a desejar


E qual é o que não deixa? :(

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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09 Jul 2013 21:42 #5081 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
boa noite a todos!

eu acho motor flex uma má ideia. alcool tem menos autonomia e o preço tá sempre na casa dos 70% da gasolina, nao acho que compensa, sem falar q motor flex rodando na gasolina faz uma media pior do que motor a gasolina.
Mas mudando de assunto..minha tenerezinha está com 52mil km. essa semana vim com ela para Rio Branco - Acre, 3150km de ida (4 dias), e pretendo dar um role no peru essa semana, quero ver machu picho e o oceano pacifico.

Grande abraço!

projetoawr escreveu: Eu acho que deve vir com o motor FLEX..
Afinal Fazer ja tem... assim como a XRE300

A Yamaha dorme no ponto :dry:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: daniel.conde perez

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10 Jul 2013 09:07 #5082 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
A ideia do alcool aqui pra minha região (interior de MG) tambem nao faz diferença pois sempre ta mais caro, proporcional ao consumo. Agora Ja que é pra competir de igual com a XRE, um ABS podia sair. ja passou da hora pois o freio da tnr250 não é lá essas coisas...

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

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10 Jul 2013 09:14 #5083 por steder20
Respondido por steder20 no tópico Diário de uma Teneré 250cc

rodolfox escreveu: boa noite a todos!

eu acho motor flex uma má ideia. alcool tem menos autonomia e o preço tá sempre na casa dos 70% da gasolina, nao acho que compensa, sem falar q motor flex rodando na gasolina faz uma media pior do que motor a gasolina.
Mas mudando de assunto..minha tenerezinha está com 52mil km. essa semana vim com ela para Rio Branco - Acre, 3150km de ida (4 dias), e pretendo dar um role no peru essa semana, quero ver machu picho e o oceano pacifico.

Grande abraço!

projetoawr escreveu: Eu acho que deve vir com o motor FLEX..
Afinal Fazer ja tem... assim como a XRE300

A Yamaha dorme no ponto :dry:


Álcool só onde o preço do mesmo é muito bom! Aqui no Sul nem pensar.
Tu tá fazendo algum diário da viagem??? Gostaria de ver algumas fotos, saber do desempenho da motoca e algum problema que aconteça.
Forte abraço e ótima viagem!

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11 Jul 2013 09:31 #5084 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Aqui onde moro na Bahia, a gasolina é vendida até a 2,60 o litro.
O álcool mais barato tá 1,95.

Não compensa.

E essa gasolina barata .......... :dry: :dry: :dry:

Como meu carro é flex ele não reclama, mas os carros só a gasolina, sei não.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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11 Jul 2013 11:17 #5085 por Edii
Respondido por Edii no tópico Diário de uma Teneré 250cc

rodolfox escreveu: boa noite a todos!

eu acho motor flex uma má ideia. alcool tem menos autonomia e o preço tá sempre na casa dos 70% da gasolina, nao acho que compensa, sem falar q motor flex rodando na gasolina faz uma media pior do que motor a gasolina.
Mas mudando de assunto..minha tenerezinha está com 52mil km. essa semana vim com ela para Rio Branco - Acre, 3150km de ida (4 dias), e pretendo dar um role no peru essa semana, quero ver machu picho e o oceano pacifico.

Grande abraço!

projetoawr escreveu: Eu acho que deve vir com o motor FLEX..
Afinal Fazer ja tem... assim como a XRE300

A Yamaha dorme no ponto :dry:


Uau!!!
Relato e fotos, por favor, Rodolfo!
Abraço e boa viagem!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

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