Concordo com você em relação à alimentação com escapes diferenciados.
Discordo somente que o problema comece com a troca do escape. Mesmo uma injetada original já superaquece, porque vem programada para a gasolina americana com no máximo 8¢ de álccol.
A nossa, por força de lei, tem 23% de adição de álccol, o que, por si só, exige uma reprogramação para uma mistura mais rica. Claro que o problema fica mais evidente com o escape e filtro esportivo, o que aumenta a pobreza da mistura.
Não há como não gastar com reprogramação nas injetadas. Concordo que está ficando cada vez mais difícil ter uma carburada e por isso teremos que nos adaptar.
No meu caso estou procurando uma sportster. Como o motor é o mesmo e até 2006 é carburada, estou atrás de uma 2006 e baixa quilometragem.
Além de ser mais fácil mexer, não concebo uma Harley minha com escape original. Além disso, como não me deixa mentir o meu vizinho Zug, não existe marcha lenta igual a carburada.
O Valeixo precisa jogar fora o escorpião que tá no bolso, porque certamente terá de por a mão no mesmo para resolver a questão da relação estequiométrica.
A relação estequiométrica para gasolina é 15 para 1, ou seja, 15 KG de ar para cada KG de gasolina.
Cuidando-se de etanol, a relação estequiométrica da mistura já cai para 8,95 KG de ar para cada KG de etanol.
Se o combustível a ser utilizado no motor possui 23% de etanol, o cálculo, grosso modo, será: ( 15x0,77)+(8,95*0,23)=13,61 , ou seja, 13 quilos e seiscentos e dez gramas de ar para cada kg de gasolina brasileira.
Teoricamente é isso.
Se o filtro de ar esportivo combinado com o escape mais livre alteraram a relação estequiométrica da mistura, tornando-a ainda mais pobre que a regulagem original, que é praticamente 15x1, a situação certamente está dramática, o que prova que as alterações no sistema de alimentação e de exaustão do motor devem ser planejadas antes da implementação.
Exatamente Kaka e JF-HD/FAT:
Existe a questão do empobrecimento "natural" por causa do combustível...
Não havia postado essa questão anteriormente pra não me estender mais do q já me estendi...
Brax!!!
Valeixo, alguns aqui no site, eu inclusive, usamos os serviços do Caio (11) 3225-9713, vc cota com ele e depois fala que é indicação nossa aqui do forum, se quiser pode dizer que é indicação do Wagner da Road King ou do Genaro, e tenta um desconto...
Se houver problemas com o cara nos avise que a gente pega no pé dele e até mesmo paramos de indicar...
Ele demora em média 15 dias úteis, às vezes dá sorte e vem antes e muito dificilmente dá uma azar dele atrasar ( como no meu caso ), mas o preço é justo, não barato, é só ter paciencia...
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Achei quem traga pra mim o tal do RACE TUNER!!!
Só uma dúvida:
Com todos q me informei, mas nenhum foi capaz de me garantir e por pesquisas na internet não consegui decobrir com segurança qual o q serve em minha moto!!!
Vamos lá!!!
HD Softail Night Train 2004 injetada (a moto em questão)!!!
Peça:
SCREAMIN'EAGLE EFI RACE TUNER KIT
PART NUMBER: 32107-01G? H? OU L?
PELO POUCO Q ENTENDI O L É O ÚLTIMO!!!!
No último teria td q tem nos anteriores?
Valeixo, para não fazer caca e comprar errado dê uma ligada para a HD Pimenta ( olha o tel. no site ) e pergunta para o Ronaldo que ele pode te informar corretamente...
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP