Olá moçada!!!
Obrigado pela atenção e pelas dicas...
Já vi mesmo q não vou ter como fugir de "algum" mecânismo extra pra resolver o problema da temperatura do motor...
Não mudando muito de assunto, mas talvez um pouco e não querendo ser Papa da razão nem tampouco mensageiro do diabo, farei umas colocações q mesmo sendo novíssimo no meio, pude levantar com especialistas:
1- O refresh q é feito pelo programa q a Izzo possui só resolve o problema até um "tanto", ou seja, dependendo do escape q vc coloque o software da prórpia HD é limitado e não vai resolver o problema! Essa solução é ideal para quem queira pagar R$ 500 e não tenha um escape tão "arrombado" ou ou Screamin'Eagle original;
2- No caso de escapes arrombados, feitos a mão, fundo de quintal ou mesmo os americanos (os q não sejam proibidos de rodar na Califórnia, pois lá não se pode nada!!!) vão precisar sim de algum mecânismo que faça essa sobrealimentação, caso contrário a moto irá sim, trabalhar fora da temperatura ideal, ter falta de potência entre outros problemas. Sendo assim precisará o indivíduo de algo do gênero como Race Tuner, Race Fueler ou seus concorrentes q fazem o mesmo papel, como Vince&Hynes, Custom Chrome etc...
3- Me desculpem os mais educados, mas a melhor explicação prática q ouvi para esse problema se trata da seguinte:
"Imaginem um sujeito q esta com diarréia (escape arrombado), q se alimenta mal (subalimentação de gasolina) e respira pouco (filtro original)!!! O q vai acontecer??? Vai morrer, certo?"
A explicação é meio escatológica, mas se adequa perfeitamente ao problema...
Frisando q se for trocar só o filtro de ar por um desses laváveis (K&N) ou Screamin' Eagle o tiro vai sair no pé, pois a falta de alimentação de combustível ficará ainda maior, ou seja, a mistura ficará ainda mais miserável!!!
Voltando ao exemplo escatológico:
"o cara vai estar com um baita c... (escape abertão), um baita pulmãozão (filtro de ar especial) e com uma boca super pequena, sem dentes e com o estomago costurado (mapa da injeção original)!!!"
Lembrando q para a moto já estar fora do padrão de funcionamento normal (temperatura elevada etc...), não é necessário muita coisa, apenas a "abertura" do escape e manutenção da injeção em seu "estado" original!!!
Ou seja, mudou o escape fora do padrão de abertura de um Screamin' Eagle, PIMBA!!!
Pode tratar de resolver o problema de remapeamento da injeção e alimentá-la com um filtrão de ar de alta performance!!!
Atenção!!!
O refresh q a HD faz resolve até onde sei o problema para motos com escape da Screamin' Eagle, ou seja, produto q ela mesma fabrica e vende como de alta performance...
Antes q me desçam o cacete e digam q mudaram o escape da moto e mesmo assim a mesma continua muito bem obrigada - frise-se - ESTOU FALANDO DE FUNCIONAMENTO CORRETO E DENTRO DOS PADRÕES ESTABELECIDOS PELA FÁBRICA COMO IDEAIS!!!
Essa temperatura elevada (causada principalmente pela falta de gasolina, a qual entre outras funções qdo em doses corretas possui a finalidade de resfriar a cabeça do pistão) além de reduzir a vida útil do motor (q é grande pacas), reduz a vida útil do óleo, limita a potência a curto prazo, sem falar do desagradável calor no meio das pernas...
Mas gosto é como bun...!!! Cada um tem a sua!!!
Já numa carburada se resolve o problema de forma bem mais simples como alteração de glicês ou instalação de jet kits!!!
Agora a grande questão:
Pq a maioria dos ditos especialistas em escapes não contam o resto da história?
Por motivos óbvios!!!
No caso das injetadas quem vai querer morrer com mais R$500 de filtro e no mínimo R$1000 no "mapa" mais simples de injeção, fora os R$650 (pelo menos) q já gastou no escape???
Se o dono da motoca quiser o "negócio" direito, ou paga R$ 2000 e faz direito ou pula fora ou faz pela metade, q é o caso da minha!!!
Escape arrombado feito por um dos "caras" aqui de Curitiba, som tesão, coisarada, mas acabamento duvidoso...
Filtro de ar Screamin'Eagle, tesão, super fluxo...
Mas alimetação original, uma bosta, mandando a mesma quantidade de gasolina q uma Garelli deve precisar...
Resultado:
Motor incandescente, escape todo queimado (a falta de combustível aquece o motor e lógicamente o escape em excesso, a ponto de literalmete queimar o cromo!!!), além de falhas em determinadas faixas de giro!!!
Aí q tá a sacanagem...
Enfim...
Nada contra, mas é o legítimo Brazilian Life Style q nunca nos abandona!!!
Agora é correr atrás de algo pra remapear a injeção e fazer o "troço" funcionar direito!!!
Por isso atenção na hora de trocar "só o escape"!!!
Nas injetadas o buraco é bem mais embaixo!!!
Valeu!!!