Debate: IE x Carburador

10 Mar 2008 06:30 #1 por grbocuzzi
Comecei este assunto em tópico inadequado, por isso abro este.

Queria sinceramente entender as vantagens e desvantagens de cada sistema, já que alguns são defensores ferrenhos do carburador, enquanto outros não abrem mão da IE. Chegam até a falar em trocar a IE de uma moto nova por um carburador, o que me parece um contra-senso!!!

Isto me lembra um pouco aquela eterna discussão sobre a qualidade de som de CDs e LPs...

Mas aguardo a opinião dos entendidos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 06:41 #2 por Motorhead
Respondido por Motorhead no tópico Debate: IE x Carburador
Eu, na qualidade de aprendiz de mecânico, acho a IE ruim pelo fato que se perde toda a diversão de brincar de mecanico. Só tendo todo o aparato eletronico como o Paulo Couto pra brincar legal... Eu tinha um Gol BX, quando eu fazia faculdade, e todo fim de semana eu me atrevia a mexer no carburador e cheguei até desmontar o motor e levar as pecas para retifica. E assim foi com a CG do velho, a Mobila... Quando comprei meu primeiro carro com IE, foi broxante. Nao podia mexer em nada porque nao tinha software, cabo ou laptop.

Em compensação, hoje em dia, casado, 30 anos, mal tenho tempo de ir pra minha aula de musica (estudo contrabaixo para desestressar) e com a pressão do trampo de quase todo fim de semana (informatica é uma m@&#@!) não da tempo de brincar de mecanico.

Assim hoje, a IE é melhor pela praticidade de bater e pegar, linearidade de comportamento (sem engasgo), menos poluicao e menor consumo.

Thats it!

Bandit N1200

Brasília

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 06:44 #3 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Debate: IE x Carburador
Bocuzzi,

Agora falando sério... é por aí mesmo... CD x LP... a tecnologia e a qualidade empregada é substancialmente superior na IE, mas tem quem prefira o carburador, mesmo parecendo um "contra-senso"... é subjetivo e pessoal.

No caso das HD's principalmente, o povo reclamou qdo elas passaram a ser injetadas pq perderam o "barulho" característico do motor...

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 07:09 #4 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Debate: IE x Carburador
Caros,


Acho que a comparação CD x LP não cabe.


LP possui uma qualidade de som muito maior que o CD, que apenas é mais prático.


Só isso.


IE é muito superior a carburador, em todos os aspectos.


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 12:01 #5 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Debate: IE x Carburador

JF-HD/FAT escreveu:
LP possui uma qualidade de som muito maior que o CD, que apenas é mais prático.



É verdade... abandonemos os computadores e vamos às cartas então! É muita qualidade...


Abs!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 12:23 #6 por Motorhead
Respondido por Motorhead no tópico Debate: IE x Carburador
Isso mesmo... vamos abandonar a informatica... a informatica vem resolver problemas que antes dela não existiam...

Bandit N1200

Brasília

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 13:31 #7 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Debate: IE x Carburador
Caros,


Não sou contra a modernidade, gosto da inovação desde que ela represente avanço verdadeiro, conforme, aliás, pode ser visto na própria mensagem que gerou o jocoso comentário que ora respondo:


IE é muito superior a carburador, em todos os aspectos.


Isto posto, deixem a neofilia de lado e vejam as coisas sob outro ponto de vista.


Evidente que ninguém vai jogar nada fora ( talvez joguem os bolachões como praticamente todos já fizeram e eu também e, também, os computadores, afinal a definição exata de computador ultrapassado é aquele que vc. pode comprar na loja, viu Sr. Diniz???!!).


Qualquer audiófilo que se preze vai confirmar a vcs. que o som de um bolachão é intrinsecamente melhor que o de um CD.


Em relação a um arquivo MP3 então, nem se fale.


A razão reside na famosa TAXA DE COMPRESSÃO do arquivo digital em relação ao que ocorre no registro analógico do bolachão.


Compare um som high end analógico com um digital e vcs. ouvirão o que quero dizer.


Isto posto, acho que muito da reação de vcs., além de própria da pouca idade ( e sabedoria.... ), decorre da pressão comercialmente exercida pelos meios de comunicação sobre a superioridade do substituto em face do substituído.


Mas isso não é verdadeiro em todos os casos.


Não é porque uma coisa sucede a outra que ela é, necessária e inapelavelmente, melhor.


A história está recheada de exemplos de supostos avanços que se revelaram rotundos fracassos.


Vcs., como harleyros , deveriam ser os primeiros a ver isso...


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 16:53 #8 por Olney
Respondido por Olney no tópico Debate: IE x Carburador
grbocuzzi Escreveu:
Quais as vantagens e desvantagens da IE em relação ao carburador?

Caro Bocuzzi,
Do ponto de vista prático, é só ligar a moto e sair. Pode estar fazendo frio ou calor. Ao parar é só matar a moto, puxar o descanso e sair de cima dela. A mistura ar/gasolina é feita eletronicamente na quantidade certa e por aí vai... (deu para perceber que não entendo nada de injeção eletrônica? ). Já com o carburador o controle é manual. A vantagem é que é possível personalizar a tocada.

Heritage Classic Dark Blue Pearl

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 17:11 #9 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Debate: IE x Carburador
Caro Bocuzzi,


Veja o que o nosso Doc. Tite escreveu a respeito de carburador x IE:


" O segundo grande passo foi a introdução da injeção eletrônica. O carburador ainda é eficiente até hoje na missão de transformar ar+gasolina em algo detonável. Mas a injeção, interligada à ignição eletrônica conseguiu dar ao motor a quantidade certa de mistura, no tempo ideal e o tempo todo. No tempo dos carburadores, se alguém acelerava a moto em baixa rotação o motor recebia um monte de gasolina, mas parte dela era desperdiçada. Com a injeção o motor só recebe a quantidade exata de mistura que precisa, independentemente de quanto o acelerador estiver aberto. Mais economia e melhor rendimento.
Nos motores esportivos esses sistemas foram ficando cada vez melhores e mais eficientes visando exclusivamente o desempenho. "


É isso aí.


O Tite falou, eu não vou contestar!


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 17:24 #10 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Debate: IE x Carburador
Todos,

Na verdade, estamos falando de purismos...e aí cada um vai divergir pendendo para o lado que gosta mais....

Tecnologia é assim mesmo.

Jf., quanto à qualidade dos bolachões, vou opinar por conhecimento de causa...os defensores dos mesmos se baseiam (com razao) de que o que se ouve em um CD ou similar é mera tecnologia, ao passo que ouvindo um LP vc chega a ouvir a respiração do músico e até mesmo "ruídos" típicos de certos instrumentos.

Na era digital, esses sons são suprimidos por recursos que "limpam" essa caracteristica, tirando o prazer de ouvir uma orquestra ao vivo, mas a tecnologia é superior.

Injeção eletronica, ABS, EBD, etc....a mesma coisa, ao invés de modular a frenagem, toca o pé que não tem perigo, liga o veículo e sai andando....a contrapartida é que o "prazer" (o qual não quero ter) de ficar regulando carburação é suprimido.

Vcs não gostam de internet WIRELLES??? é mais lenta, mas é legal estar no aeroporto e entrar no Motonline....

Chega!!!!

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 20:15 #11 por grbocuzzi
Respondido por grbocuzzi no tópico Debate: IE x Carburador
opa opa opa!! o clima tá esquentando!!

só escrevi este tópico porque já li várias vezes - aqui neste fórum e em outros lugares - proprietários de motos carburadas "se gabando" dessa característica de suas motos... e colocando a IE como algo ruim, que estraga ou piora as motos... e sempre achei isso meio estranho!

posso concluir que, exceto para quem é mecânico por hobby (o que não é meu caso), a IE é, na pior das hipóteses, menos trabalhosa e ecologicamente mais correta!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 20:18 #12 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Debate: IE x Carburador
Pessoal, do meu ponto de vista mais prático e totalmente amador...Rodei na Drag que era carburada e na Fat que é IE... Como não sou mecânico para saber meXer no carburador, a questão de esperar a moto esquentar, ficar controlando o afogador e regular toda hora a marcha lenta para a moto não morrer para mim era um saco. Com a IE isto não existe...é só dar a partida e sair rodando com a moto. Também não consigo pensar em alterar a configuração atual da IE da moto, assim como não altero a do meu carro...
AbsGGodoy39519,9478472222

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2008 22:41 #13 por nachtzug
Respondido por nachtzug no tópico Debate: IE x Carburador
Godoy, ainda bem que você não "meche" no carburador, "pocha" vida; (o JF tá fazendo escola... ).
Nunca tive moto injetada, e nem pretendo ter.
Purismo? POde ser.
AS harleys injetadas, no início, deram muuitos problemas, mas parece que agora há diversas soluções satisfatórias.
Agora, imaginem se minha night fosse injetada e acontecesse o que aconteceu? Quantas dezenas de Ks eu iria gastar?
Mas, pela hora avançada e minha necessidade de dormir, deixo no ar uma razão incontestável pra preferir a carburada: quem ouvir, verá...

Night Train Bandidaça Carburando Direto

Sampa/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2008 05:36 #14 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Debate: IE x Carburador
Caro Nacht,


Salvo engano de minha parte, sua moto teve problema com a cuba do carburador, certo??


Se minha memória está correta e foi isso mesmo o que aconteceu, posso dizer o seguinte:


se a sua Harley fosse injetada e acontecesse o que aconteceu, vc. deveria ligar imediatamente para o Vaticano e informar a congregação para a fé, pois estaríamos diante de um... milagre!!!





Abraço


JF-GI





p.s. Pô, pára de mecher com o Godoy, o cara é meu xapa!!!!!



JF-HD/FAT39518,3598148148

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2008 07:50 #15 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Debate: IE x Carburador

grbocuzzi escreveu: opa opa opa!! o clima tá esquentando!!


Bocuzzi,

O "Chega!!!" foi só por que achei que já tinha escrito demais... nada além disso...

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos