MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.

07 Out 2008 17:01 #1 por SOCORRISTA
Blogueiro por um dia
Coronel aponta diferenças entre motociclistas e motoqueiros

Se um elefante incomoda muita gente, um elefante numa moto incomoda muito mais. Os motociclistas chiaram e, com razão, que a campanha educativa do Detran "Animais no trânsito - não seja irracional" apresentou animais como elefantes, zebras, porcos e tartarugas pilotando motocicletas. Fica parecendo que os únicos animais do trânsito são os motociclistas que desprezam as regras do jogo. Sinto muito, mas foi uma bola fora do Detran.

O Detran, por sua vez, alega que não teve a intenção de ofender ninguém.


Aproveitando o gancho da polêmica, o coronel Milton Corrêa da Costa nos brinda com um artigo no qual aponta as diferenças básicas entre motociclistas e motoqueiros, segundo sua visão de especialista em segurança no trânsito. Assíduo colaborador deste blog, o coronel Milton está numa fase ótima desde que começou a caminhar (perdeu dois quilos em dez dias, segundo revelou aos leitores do blog, na caixa de comentários). E não parece guardar qualquer trauma de "escovadas" de internautas. Tanto que voltou com a corda toda.

Aí vai o artigo dele:

"OS MOTOCICLISTAS E OS MOTOQUEIROS


Milton Corrêa da Costa


A motocicleta, em tempos de permanente agressão ao meio ambiente e de avassaladora saturação do espaço viário, tem sido uma excelente opção como prático e eficiente meio de transporte. No Estado do Rio de Janeiro a frota de motocicletas e motonetas já chega hoje a 450.000 veículos. Um crescimento de cerca de 500% nos últimos dez anos. Nesse contexto cresce também, cada vez mais, o número de grupos, clubes e associações de motociclistas com fins pacíficos, dando um verdadeiro exemplo da possibilidade de convivência harmônica entre o homem e o veículo.

São grupos de mútua-ajuda, com afetivos laços de amizade, onde a comunicação em sites de relacionamento, via Internet, se propaga constantemente. A promoção de eventos (vide a motociata do MOTO SAPIENS em homenagem à Cleyde Prado Maia), e encontros, principalmente na expansão do moto-turismo, em finais de semana, com a presença de familiares, tornou a tônica no fortalecimento de tais grupos, em reuniões no litoral oceânico, em áreas lacustres ou em regiões serranas. Não resta dúvida que o moto-turismo representa hoje um importante vetor no setor turístico brasileiro.

Aqui vale lembrar um exemplo de experiência positiva e de flagrante mudança de vida social vivenciada por meu cunhado, Antônio César, de 55 anos, irmão de minha esposa, ao decidir ingressar, há cerca de três anos, num grupo de motociclistas (MOTO SAPIENS). Sua vida mudou radicalmente para melhor. Ali conheceu, durante um evento com outros grupos, a mãe de seu filho mais novo, hoje com 3 meses. Antônio César conta também que remoçou 20 anos. O que é melhor, tornou-se um motociclista defensivo, primando agora pela conduta prudente no cumprimento às normas seguras de trânsito.

Para os que não têm ciência da dimensão de tais associações, vale esclarecer que os diferentes grupos de motociclistas possuem até regimento de conduta, em que se impõe comportamento exemplar de seus associados quando na direção de seus veículos, em rodovias e vias urbanas. Um ato imprudente cometido por algum integrante do grupo repercute negativamente sobre todos os demais integrantes. Ou o associado se submete democraticamente à regra de conduta estabelecida ou fatalmente será alijado do grupo. Há inclusive grupos mais antigos já com mais de 50 anos de existência, onde alguns de seus componentes já ultrapassaram os 80 anos de idade, mas que, na condução de suas históricas motocicletas, mais parecem verdadeiros garotões em plena juventude.

Esse é o lado bom da história. Infelizmente, já não podemos falar o mesmo dos chamados motoqueiros. É bom que se frise: motoqueiro não é motociclista. São condutores distintos. Ressalte-se que não é preciso pertencer a nenhuma associação ou clube para ser chamado de motociclista. Basta zelar pela conduta prudente no trânsito. Motoqueiros são os que vivem infringindo as leis de trânsito. Bebem e dirigem, transitam e transportam garupas sem o capacete de segurança, muitas vezes em excesso de velocidade, sem falar que desnecessariamente se deslocam em zigue-zague entre filas de carros, expondo-se a perigo.
O resultado da imprudência está expresso nas estatísticas de acidentes, onde o traumatismo crânio-encefálico é a principal causa-mortis entre os motoqueiros.

Segundo especialistas em segurança de trânsito, um condutor de moto tem cinco vezes mais possibilidade de resultar gravemente ferido num acidente do que um motorista de um carro. Registre-se que dirigir sem o capacete regulamentar de segurança, ou sem faixas refletivas e viseiras ou os óculos de proteção (vide regulamentação na Resolução CONTRAN 203/06 ) constitui infração gravíssima de trânsito, com penalidade de multa no valor de R$191,54 e suspensão do direito de dirigir, além da freqüência obrigatória a curso de reciclagem de motoristas infratores. O código também só permite transportar nas garupas crianças com mais de 7 anos de idade, desde que tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.

O ideal seria que todos se espelhassem nos exemplos positivos dos verdadeiros motociclistas, ligados ou não a associações clubísticas, mas que fazem deste importante meio de transporte, uma fonte de respeito à cidadania e um forma segura de conduta educada no trânsito. Trânsito é meio de vida não de morte.

Milton Corrêa da Costa é Tenente Coronel da PM do Rio e estudioso em segurança de trânsito. "

Ética, é o conjunto de coisas que as pessoas fazem enquanto todos estão olhando. O que fazemos quando ninguém está olhando, chamamos de caráter ...[;)

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07 Out 2008 17:30 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
Vale lembrar ao SR Milton Corrêa da Costa é Tenente Coronel da PM do Rio e estudioso em segurança de trânsito, que nesse segundo caso ao qual ele coloca o nome de motoqueiro, que esse título está errado, de acordo com o código penal e de trânsito , esse cidadão é classificado como CRIMINOSO e não motoqueiro, esse termo no código penal e de trânsito "nom ecxiste"

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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07 Out 2008 20:15 #3 por Locke
Respondido por Locke no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.

moisespatriarca escreveu: Vale lembrar ao SR Milton Corrêa da Costa é Tenente Coronel da PM do Rio e estudioso em segurança de trânsito, que nesse segundo caso ao qual ele coloca o nome de motoqueiro, que esse título está errado, de acordo com o código penal e de trânsito , esse cidadão é classificado como CRIMINOSO e não motoqueiro, esse termo no código penal e de trânsito "nom ecxiste"


concordo plenamente. Quando eu era criança todo mundo era motoqueiro. Depois veio essa bobagem de classificar "motociclistas (os bonzinhos) x motoqueiros (os arruaceiros)".

Por acaso existe motorista x "motoreiro"?

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07 Out 2008 20:22 #4 por agnaldo_guedes
Em São Paulo, aqueles que dirigem sem nenhuma segurança, expondo suas vidas e a dos outros, são chamados de "cachorro-louco".

É aquele infeliz que:
-Levanta a perna p/ quebrar um retrovisor;
-Vem buzinando no corredor p/ intimidar quem está dando seta 2 quadras à frente;
-Quando vê outro "cachorro-louco" arranjando encrenca, vai ajudar independente se o 1º está certo ou errado;
-Tudo é motivo p/ briga no trânsito, só pq pode contar com outros da mesma espécie;
-possui uma moto no pior estado de conservação possível, alegando que assim, a moto não é visada p/ roubo;
-Não respeita sinalização, tais como semáforos e faixas de pedestres;
-anda nos corredores de carros acima de 70 Km/h, mesmo sabendo que seu freio já não funciona bem;
-geralmente acaba morrendo na marginal Pinheiros, envolvido em algum acidente;

É a nossa triste realidade aqui em São Paulo. Sinceramente não sei como solucionar um problema deste porte.

Guedes - AGORA DE 250cc

Atual: Yamaha Fazer 2007 250cc

NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS! VC PODE SER A PRÓXIMA VÍTIMA DO SEU FORNECEDOR

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07 Out 2008 21:10 #5 por SOCORRISTA
Respondido por SOCORRISTA no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
Locke sua indagação tem resposta. bomtorista: o motorista educado e responsável.

mautorista: motorista mal educado, inresponsável.

rsrsrsrs.... só pra descontrair.

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07 Out 2008 22:11 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
Agnaldo esse aí também se enquadra na categoria de CRIMINOSO e mau piloto, esses aí só vão ter jeito depois que : Doer no bolso ou Doer no corpo, agora temos que nos preocupar com os futuros pilotos e pedir pros nosso administradores levarem em consideração a educação de base e a melhora na qualidade de vida, e não só nos bolsos deles!!!

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07 Out 2008 22:40 #7 por _paulo_ricardo_
lá vamos nos.....

motoqueiros x motociclistas....

eu desde pequeno tbm uso o termo motoqueiro pro cidadão q anda de moto, seja ele bom ou mau condutor...

acho que o termo Crimonoso, irresponsável.. até cachorro louco, soa menos pejorativo e preconceituoso....

EU SOU MOTOQUEIRO...(fui ensinado assim desde pequeno) só q eu ando normalmente... pcego corredor qdo preciso, tbm sei andar atrás de carros...

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

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07 Out 2008 22:55 #8 por agnaldo_guedes
Um amigo meu falou que existe a seguinte classificação:

-Motociclista: Aquele que usa a moto apenas de fim-de-semana p/ passeio. Geralmente possui moto diferenciada, tipo custom, speed ou naked;
-Motoqueiro: Aquele que usa a moto no dia-a-dia, apenas como meio de transporte, não para fins comerciais. Motos de baixa e média cilindrada, na sua maioria;
-Motoboy: Aquele que usa a moto no dia-a-dia como ferramenta de trabalho, para fins comerciais, ou seja, transporte delivery;

Geralmente os cachorro-loucos são motoqueiros ou motoboy. Como já disse, cachorro-louco aqui em São Paulo é o infeliz que não respeita ninguem e coloca sua vida e a dos outros ao redor em perigo.

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08 Out 2008 15:46 #9 por _paulo_ricardo_

agnaldo_guedes escreveu: Um amigo meu falou que existe a seguinte classificação:

-Motociclista: Aquele que usa a moto apenas de fim-de-semana p/ passeio. Geralmente possui moto diferenciada, tipo custom, speed ou naked;
-Motoqueiro: Aquele que usa a moto no dia-a-dia, apenas como meio de transporte, não para fins comerciais. Motos de baixa e média cilindrada, na sua maioria;
-Motoboy: Aquele que usa a moto no dia-a-dia como ferramenta de trabalho, para fins comerciais, ou seja, transporte delivery;

Geralmente os cachorro-loucos são motoqueiros ou motoboy. Como já disse, cachorro-louco aqui em São Paulo é o infeliz que não respeita ninguem e coloca sua vida e a dos outros ao redor em perigo.


concordo com o seu amigo...

pois sempre que ouço "motociclista" a imagem que me vem à cabeça é aquele "tio" que pega sua harley no domingo e vai dar uma volta...

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09 Out 2008 13:57 #10 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
Discordo de vocês dois.

O pessoal que pega suas superesportivas e vai para a estrada andar a 300Km/h não é tão criminoso quanto o "cachorro-louco" de CG?

O dono de Harley que coloca aqueles escapamentos que nem eles mesmos aguentam e causam danos aos ouvidos dos outros não são criminosos também?

É puramente uma questão de conduta. Não de moto. Isso é preconceito puro. Conheço pessoas que são exemplo de condução defensiva e bom comportamento no trânsito e andam com suas CG125 84. Claro que a manutenção está sempre em dia!

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

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09 Out 2008 14:19 #11 por Cwb Rider
Respondido por Cwb Rider no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
pra mim motoqueiro é a mesma coisa que motociclista...

todos andam de moto, e classificação é só um meio de incentivar preconceitos retardados... nem todo motoboy anda que nem louco (tem muitos motoboys pais de familia que evitam ao maximo fazer cagada, vide os entregadores dos correios), assim como eu já vi muito cara de harley que só de olhar vc ja pensa (esse cara é um "motociclista") fazendo cagada no transito só pq tem uma moto grande...

é tudo muito relativo pra classificar...

You can't live in fear...

Intruder 125 "Morena"

Pinhais/PR

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09 Out 2008 19:54 #12 por agnaldo_guedes

VinnyRun escreveu: Discordo de vocês dois.



O pessoal que pega suas superesportivas e vai para a estrada andar a 300Km/h não é tão criminoso quanto o "cachorro-louco" de CG?



O dono de Harley que coloca aqueles escapamentos que nem eles mesmos aguentam e causam danos aos ouvidos dos outros não são criminosos também?



É puramente uma questão de conduta. Não de moto. Isso é preconceito puro. Conheço pessoas que são exemplo de condução defensiva e bom comportamento no trânsito e andam com suas CG125 84. Claro que a manutenção está sempre em dia!


Cara, vc mora em São Paulo capital??? Por que aqui a realidade é um pouco diferente do que vc está falando. veja só:

Na boa, o cara que pega a superesportiva e vai andar à 300 Km/h na Bandeirantes ou Carvalho Pinto, está usando uma moto de alta tecnologia de R$70K (própria p/ este fim), um equipamento de segurança que beira os R$10K e sabe muito bem o que está fazendo.

O pessoal da HD faz tanto barulho quanto uma 125cc com o escape detonado, com a diferença que a 2ª polui muito mais e roda de segunda a sexta, enquanto os HDs só "enchem o saco" de fim de semana. Na boa, achar que ronco de moto incomoda e afeta os ouvidos........

Concordo que é uma questão de conduta. existem delinquentes em todas as áreas motociclisticas, mas aqui em Sampa, a grande maioria é o pessoal da baixa cilindrada. Cara, isto não é preconceito, é realidade!

Encaro o trânsito de São paulo todo o dia. Convivo com esta realidade. Quando vejo um corpo estirado na Marginal ou o resgate socorrendo alguém na 23 de Maio, 90% das vezes é 125cc.

Os abusos motociclísticos que vejo neste trânsito caótico, 90% são motos de baixa cilindrada

Retrovisores quebrados, portas chutadas por alguma fechada, gestos obscenos, a maioria é a galera das 125cc que causa.

Vamos ser realistas, não sensacionalistas: Se vc mora em uma cidade grande, quantas vezes vc já viu um "tio" de BMW 1200 GS fazendo cagada? e de 125cc?

Nunca tive problemas na estrada com o pessoal de speed. E olha que uso Bandeirantes, Carvalho Pinto e Nova Bandeirantes. Sempre sinalizam, ultrapassam com segurança e constituem um espetáculo à parte. Agora, se o infeliz esta na faixa da esquerda com o carro à 70Km/h, fica difícil até para mim, com meu Celta à 120Km/h.

Meu irmão foi motoboy por 3 anos. Hoje ele tem uma Yes. Um dos melhores pilotos de 125cc que já conheci. Ele me disse que saiu deste emprego pq colocava a vida dele em risco toda vez que saía p/ trabalhar. As empresas delivery colocam metas absurdas fazendo com que, a garotada que trabalha com moto acabe fazendo loucuras para poder atender a demanda. Como vc mesmo disse, a manutenção conta nestas horas e geralmente estas motos estão caindo aos pedaços. Infelizmente é assim.

Desculpa VinnyRun, mas esta é a realidade. Nua e crua.
agnaldo_guedes39730,956099537

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09 Out 2008 20:08 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
"Na boa, o cara que pega a superesportiva e vai andar à 300 Km/h na Bandeirantes ou Carvalho Pinto, está usando uma moto de alta tecnologia de R$70K (própria p/ este fim), um equipamento de segurança que beira os R$10K e sabe muito bem o que está fazendo."


Nunca tive problemas na estrada com o pessoal de speed. E olha que uso Bandeirantes, Carvalho Pinto e Nova Bandeirantes. Sempre sinalizam, ultrapassam com segurança e constituem um espetáculo à parte.


agnaldo não discordo de você, em alguns pontos, mas você acha isso certo?

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09 Out 2008 20:23 #14 por agnaldo_guedes
Moises, vc tem razão. Não é certo andar em uma estrada à 300 Km/h, principalmente estrada brasileira. Talvez nas Autobahn alemãs, mas aqui não.

Mesmo assim, me sinto mais seguro em uma estrada do que no trânsito de São Paulo, mesmo sabendo que existem "seres" andando à 300 Km/h.

Aliás, pelo que eu converso com o pessoal da speed (conheço alguns), são poucos os que tem "braço" para chegar à esta velocidade. Eles viajam à velocidade de cruzeiro entre 200 e 250Km/h. Ainda assim em alguns pontos, onde existam retas apropriadas. este pessoal prefere esticar em longas retas onde existe uma boa área de visão, geralmente fins de semana ensolarados. Como já disse, este pessoal sabe o que está fazendo. Se não soubessem, não estariam vivos hoje.

Mas não deixa de ser arriscado.

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09 Out 2008 20:28 #15 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico MATERIA SOBRE NÓS MOTOCICLISTAS.
Eu sei, são poucos os relatos de acidentes com esses caras, tenho um amigo que trabalha no resgate na Dutra e ele fala que sempre são motos "pequenas" envolvidas em acidentes, mas eu acho que esse tipo de piloto acaba influenciando a turma das pequenas a querer andar igual à eles as estradas e na cidade também.
Mas eu acho isso muito errado. Pois mesmo assim os caras estão pedindo pra morrer, pois eles não dependem só da sua pilotagem, dependem dos outros também!!!

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