A armadilha do Financiamento.

23 Jul 2008 16:25 #16 por neumar
Respondido por neumar no tópico A armadilha do Financiamento.
Bem, só para ajudar quem procura consórcio, vou pegar ano que vem minha 2ª moto em consórcio, então não precisa temer esta palavra! Mas tem 4 coisas importantes a saber:

1. O frete tá incluso sim! Pode ver que o valor do bem no consórcio é igual a uma moto retirada 0km com frete, então só assine o contrato depois que carimbarem frete grátis nele!!! É comum quererem cobrar o frete ao retirar a moto. (Realmente o contrato diz frete a parte).

2. O preço aumenta sim. No meu primeiro consórcio comecei pagando R$ 244,xx e terminei, 3 anos e meio depois, pagando R$ 268,xx. Como podem ver não é nenhum absurdo. Após retirar minha moto (2 anos passados) quase não aumentou mais (mesmo o valor duma 0km tendo aumentado).

3. Documentação ou vc faz incluso no consórcio (sai caro...) ou faça vc mesmo (isto vale a todos!), pois nas concessionárias sempre é o maior preço. Se vc tiver um despachante ele já será mais barato se não quiser ir no detran.

4. Sua moto pode ser a última sim, e no começo um lance pequeno de 5% do valor dela não ganha nem a pau! No começo os lances atingem até 70% do valor do plano (não do bem! atenção nisto, é bem + seguro + tx. adm.! Nunca entendi pois pagariam a moto a vista!!!) Se está a pé vc vai ficar a pé mais um tempo! Mas... se vc não for a pessoa mais azarada do grupo, não será o último, e após metade do plano os lances ficam sim medíocres. No meu consórcio anterior, faltando ainda 1 ano pra acabar, um lance de R$ 120,00 pegava uma twister 2007.

Detalhe, em 10 meses meu consórcio atual já subiu a fortuna de R$ 4,00 (pagava 216,xx agora pago 220,xx). O pessoal gosta de lembrar que o valor aumenta, colocando como se fosse dobrar da noite para o dia, mas geralmente aumenta 2 ou 3 reais cada 6 meses (em grupos maiores, aumenta menos, o meu é de 36 meses).

Carros eu tenho medo até de olhar financiamentos, pois já ví letras miúdas falando em parcelas semestrais e anuais! Fiquem de olho vivo nisto, gente!

Consórcio também apareceram uns planos "fáceis" ou "leves", mas pagam apenas 70% do bem (por exemplo)! A diferença ou sai do bolso direto, ou fica pras prestações restantes. (Se vc for o tal azarado e ser o último, sai a vista de qqr jeito!) Fujam disto!

Atualmente tô com medo de ser sorteado (minha cota é 93 e mes passado saiu a 90! Já saiu a 88, 97...), pois quero pegar uma moto 2008, mais ecológica!
neumar39652,8123148148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2008 16:26 #17 por neumar
Respondido por neumar no tópico A armadilha do Financiamento.
... besteira de click nervoso!!!! ...neumar39652,8107523148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2008 16:42 #18 por cros
Respondido por cros no tópico A armadilha do Financiamento.

neumar escreveu: 2. O preço aumenta sim. No meu primeiro consórcio comecei pagando R$ 244,xx e terminei, 3 anos e meio depois, pagando R$ 268,xx. Como podem ver não é nenhum absurdo. Após retirar minha moto (2 anos passados) quase não aumentou mais (mesmo o valor duma 0km tendo aumentado).


Sim, pois o veiculo será entregue o último lançado no momento do sorteio, então, como o preço sempre sobe, a prestação tbm irá subir.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2008 16:47 #19 por cros
Respondido por cros no tópico A armadilha do Financiamento.
Peguei agora no jornal um exemplo:
modelo - CG125 Fan
a vista - R$ 5.680,00
parcela - R$ 193,15
tempo - 50 meses
total - R$ 9.657,50
diferença - R$ 3.977,50

Se o cara vai vender, depois de quitar por quanto irá vender? Supondo que entre o inicio do financiamento até o final quando já terá um veiculo 5 anos mais novo no mercado e que o preço seja de quanto??? uns r$ 8 mil zero!!!

Ele vende por quanto?? r$ 5 mil??!! ainda fica um prejuizo de 4.577,50... se meus calculos estimativos estiverem certos.... melhor é o leasing??

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2008 16:51 #20 por cros
Respondido por cros no tópico A armadilha do Financiamento.

neumar escreveu: 4. Sua moto pode ser a última sim,


Esse é o problema do consorcio, o cara entra, paga 3 prestações e é sorteado, vai receber a moto e continuar pagando até o final cm o valor do bem sendo reajustado pelo valor de mercado de uma zero. O melhor é sempre ir até o fim e pegar quando terminar de pagar o consorcio.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2008 16:57 #21 por neumar
Respondido por neumar no tópico A armadilha do Financiamento.

cros escreveu: melhor é o leasing??


Leasing parece que a sacanagem é vc não poder mudar de nome por uns 2 anos acho, aí não pode desistir no caminho. O ganho é que sai como frota, tem descontos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 06:49 #22 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico A armadilha do Financiamento.
O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.

Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.

Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 07:23 #23 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico A armadilha do Financiamento.
Financiar um bem só deve ser realizado quando você precisa do bem e não tem outra forma de pagar.

Por exemplo, tenho um financiamento de 36x na burgueta, vai ficar no final 50% mais claro.

Mas o TCO (Custo total de propriedade, incluindo financiamento, manutenção, depreciação do bem, gasolina, etc) dela ainda é menor do que se andasse em Sumpa de carro ou outros modais de transporte.

Descosidero ônibus aqui em Sp porque gastaria a diferença em Lexotan e Gardeal para aguentar a demora e a perda de tempo que tenho para usá-lo.

Considerando um misto de Taxi-Metrô-Taxi, ainda sai mais barato pagar o financiamento da moto.

Uma vez fiz a conta de quanto ficaria para comprar uma Max 125. Cheguei a conclusão que depois das 36 parcelas paga a ela + combustível gastaria menos com ela do que com o ônibus e metrô que tomava todo dia. Ou seja, se vendesse ela por 200 reais, ainda estaria no lucro.

Mas o Original_40 tem razão muito cuidado. Querem seu dinheiro mesmo, ainda mais agora com o aumento da SELIC.

[]'s

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 07:26 #24 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico A armadilha do Financiamento.

thiagom escreveu: O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.

Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.

Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum


Thiagom,

Leasing no brasil é palhaçada, é um CDC camuflado.

Nos EUA ninguém compra carro praticamente, todo mundo faz leasing e devolve o carro no final do contrato, porque é mais vantajoso.

Aqui não tem isso... Você paga o valor praticamente cheio do bem.

[]'s

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 08:06 #25 por wcbotelho
Respondido por wcbotelho no tópico A armadilha do Financiamento.

thiagom escreveu: O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.

Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.

Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum


Leansing não é só pra empresas, qualquer pessoa pode fazer, eu tenho um financiamento no leasing, saiu mais barato do que o CDC, posso quitar a qualquer hora, e tem um belo desconto pra quitação SIM, só não tem desconto se vc pagar as parcelas adiantadas, mas pra quitar integral tem, e não existe nenhuma "tarifa" pra quitar.

Ys Fazer 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 08:23 #26 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico A armadilha do Financiamento.
Então depende do Banco. Aqui na empresa temos leasing no Safra e no HSBC . No Safra, a tarifa para quitação antecipada é de 10% do valor do bem. Um Honda Civic de um diretor teve a tarifa fixada em R$8.000,00. No HSBC, a gerente deixou muito claro pra gente que no leasing existia também uma tarifa proibitiva se quisesse quitar antes.

A maioria das empresas opta por leasing ao invés de financiamento, em virtude de vantagens tributárias na hora de contabilizar a despesa. Um financiamento é Ativo, compõe lucro e por consequencia aumenta imposto. Um Leasing é despesa, diminui o lucro, e consequentemente o imposto. thiagom39653,477962963

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 08:33 #27 por wcbotelho
Respondido por wcbotelho no tópico A armadilha do Financiamento.

thiagom escreveu: Então depende do Banco. Aqui na empresa temos leasing no Safra e no HSBC . No Safra, a tarifa para quitação antecipada é de 10% do valor do bem. Um Honda Civic de um diretor teve a tarifa fixada em R$8.000,00. No HSBC, a gerente deixou muito claro pra gente que no leasing existia também uma tarifa proibitiva se quisesse quitar antes.

A maioria das empresas opta por leasing ao invés de financiamento, em virtude de vantagens tributárias na hora de contabilizar a despesa. Um financiamento é Ativo, compõe lucro e por consequencia aumenta imposto. Um Leasing é despesa, diminui o lucro, e consequentemente o imposto.

.

Pode depender mesmo de banco pra banco, tenho 2 veiculos em nome da empresa e um em meu nome, todos leasing pelo ABN-AMRO (banco real), contabiliza como despesa mesmo.

Ys Fazer 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 08:38 #28 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico A armadilha do Financiamento.
Bom saber, vou começar a cotar leasing lá quando precisar. Quase cai de costas quando o Safra me informou dessa multa

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 10:13 #29 por Lute
Respondido por Lute no tópico A armadilha do Financiamento.
Além disso, o leasing tem outra vantagem sobre o financiamento com relação ao IOF que teve sua alíquota aumentada no começo do ano... li algo a respeito mas não lembro dos detalhes...

Leasing realmente pode ser feito por pessoa física, mas tem que tomar muito cuidado que geralmente é um contrato atrelado a algum indexador... e dependendo do indexador

Com relação ao consórcio quando vc é contemplado vc acaba com uma carta de crédito nas suas mãos... e nada te obriga a comprar o bem que está no contrato... vc compra o que vc quiser e onde vc quiser... é uma vantagem, pois vc pode barganhar preço mesmo na concessionária por onde saiu o consórcio... infelizmente muita gente acaba pagando o preço cheio na hora de tirar o bem

Eu mesmo quando peguei meu "ex-Gol" em 2001, a concessionária queria R$ 22.500,00 pelo carro e saiu por redondos R$ 20.000,00

AbraçosLute39653,5517361111





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2008 10:19 #30 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico A armadilha do Financiamento.
Peraí... Leasing para pessoa física não é tudo o que estão falando.

Meus 02 carros são financiados em Leasing:

-A prestação é menor que no CDC, porém a grande vantagem do CDC é na quitação parcial das parcelas. No Leasing tem desconto de quitação SOMENTE total.

No mais... quem precisou fazer ...tá fú como eu

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos