Bem, só para ajudar quem procura consórcio, vou pegar ano que vem minha 2ª moto em consórcio, então não precisa temer esta palavra! Mas tem 4 coisas importantes a saber:
1. O frete tá incluso sim! Pode ver que o valor do bem no consórcio é igual a uma moto retirada 0km com frete, então só assine o contrato depois que carimbarem frete grátis nele!!! É comum quererem cobrar o frete ao retirar a moto. (Realmente o contrato diz frete a parte).
2. O preço aumenta sim. No meu primeiro consórcio comecei pagando R$ 244,xx e terminei, 3 anos e meio depois, pagando R$ 268,xx. Como podem ver não é nenhum absurdo. Após retirar minha moto (2 anos passados) quase não aumentou mais (mesmo o valor duma 0km tendo aumentado).
3. Documentação ou vc faz incluso no consórcio (sai caro...) ou faça vc mesmo (isto vale a todos!), pois nas concessionárias sempre é o maior preço. Se vc tiver um despachante ele já será mais barato se não quiser ir no detran.
4. Sua moto pode ser a última sim, e no começo um lance pequeno de 5% do valor dela não ganha nem a pau! No começo os lances atingem até 70% do valor do plano (não do bem! atenção nisto, é bem + seguro + tx. adm.! Nunca entendi pois pagariam a moto a vista!!!) Se está a pé vc vai ficar a pé mais um tempo! Mas... se vc não for a pessoa mais azarada do grupo, não será o último, e após metade do plano os lances ficam sim medíocres. No meu consórcio anterior, faltando ainda 1 ano pra acabar, um lance de R$ 120,00 pegava uma twister 2007.
Detalhe, em 10 meses meu consórcio atual já subiu a fortuna de R$ 4,00 (pagava 216,xx agora pago 220,xx). O pessoal gosta de lembrar que o valor aumenta, colocando como se fosse dobrar da noite para o dia, mas geralmente aumenta 2 ou 3 reais cada 6 meses (em grupos maiores, aumenta menos, o meu é de 36 meses).
Carros eu tenho medo até de olhar financiamentos, pois já ví letras miúdas falando em parcelas semestrais e anuais! Fiquem de olho vivo nisto, gente!
Consórcio também apareceram uns planos "fáceis" ou "leves", mas pagam apenas 70% do bem (por exemplo)! A diferença ou sai do bolso direto, ou fica pras prestações restantes. (Se vc for o tal azarado e ser o último, sai a vista de qqr jeito!) Fujam disto!
Atualmente tô com medo de ser sorteado (minha cota é 93 e mes passado saiu a 90! Já saiu a 88, 97...), pois quero pegar uma moto 2008, mais ecológica!
neumar39652,8123148148
neumar escreveu: 2. O preço aumenta sim. No meu primeiro consórcio comecei pagando R$ 244,xx e terminei, 3 anos e meio depois, pagando R$ 268,xx. Como podem ver não é nenhum absurdo. Após retirar minha moto (2 anos passados) quase não aumentou mais (mesmo o valor duma 0km tendo aumentado).
Sim, pois o veiculo será entregue o último lançado no momento do sorteio, então, como o preço sempre sobe, a prestação tbm irá subir.
Peguei agora no jornal um exemplo:
modelo - CG125 Fan
a vista - R$ 5.680,00
parcela - R$ 193,15
tempo - 50 meses
total - R$ 9.657,50
diferença - R$ 3.977,50
Se o cara vai vender, depois de quitar por quanto irá vender? Supondo que entre o inicio do financiamento até o final quando já terá um veiculo 5 anos mais novo no mercado e que o preço seja de quanto??? uns r$ 8 mil zero!!!
Ele vende por quanto?? r$ 5 mil??!! ainda fica um prejuizo de 4.577,50... se meus calculos estimativos estiverem certos.... melhor é o leasing??
neumar escreveu: 4. Sua moto pode ser a última sim,
Esse é o problema do consorcio, o cara entra, paga 3 prestações e é sorteado, vai receber a moto e continuar pagando até o final cm o valor do bem sendo reajustado pelo valor de mercado de uma zero. O melhor é sempre ir até o fim e pegar quando terminar de pagar o consorcio.
Leasing parece que a sacanagem é vc não poder mudar de nome por uns 2 anos acho, aí não pode desistir no caminho. O ganho é que sai como frota, tem descontos...
O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.
Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.
Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum
Financiar um bem só deve ser realizado quando você precisa do bem e não tem outra forma de pagar.
Por exemplo, tenho um financiamento de 36x na burgueta, vai ficar no final 50% mais claro.
Mas o TCO (Custo total de propriedade, incluindo financiamento, manutenção, depreciação do bem, gasolina, etc) dela ainda é menor do que se andasse em Sumpa de carro ou outros modais de transporte.
Descosidero ônibus aqui em Sp porque gastaria a diferença em Lexotan e Gardeal para aguentar a demora e a perda de tempo que tenho para usá-lo.
Considerando um misto de Taxi-Metrô-Taxi, ainda sai mais barato pagar o financiamento da moto.
Uma vez fiz a conta de quanto ficaria para comprar uma Max 125. Cheguei a conclusão que depois das 36 parcelas paga a ela + combustível gastaria menos com ela do que com o ônibus e metrô que tomava todo dia. Ou seja, se vendesse ela por 200 reais, ainda estaria no lucro.
Mas o Original_40 tem razão muito cuidado. Querem seu dinheiro mesmo, ainda mais agora com o aumento da SELIC.
[]'s
MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)
thiagom escreveu: O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.
Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.
Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum
Thiagom,
Leasing no brasil é palhaçada, é um CDC camuflado.
Nos EUA ninguém compra carro praticamente, todo mundo faz leasing e devolve o carro no final do contrato, porque é mais vantajoso.
Aqui não tem isso... Você paga o valor praticamente cheio do bem.
[]'s
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Kawasaki Vulcan 500
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thiagom escreveu: O Leasing é como se fosse um contrato de aluguel, só que no final do contrato quem aluga pode ficar com o bem pagando um valor residual. Normalmente esse valor já vem somado nas parcelas, e ao final do contrato não tem q pagar mais nada.
Se naõ me engano, leasing só pode ser feito para empresas. A grande desvantagem, é que realmente não dá pra quitar antes, quer dizer, até dá, mas a maioria dos bancos cobra uma tarifa absurda se vc quiser pagar adiantado, e ainda não dá nenhum desconto.
Cros - ser o último também é um belo problema. Pensa o seguinte, vc vai pagar a moto adiantado...pra q vc precisou do consórcio??? Era só ir juntando a grana numa poupança, no final vc comprava a moto a vista e ainda sobrava algum
Leansing não é só pra empresas, qualquer pessoa pode fazer, eu tenho um financiamento no leasing, saiu mais barato do que o CDC, posso quitar a qualquer hora, e tem um belo desconto pra quitação SIM, só não tem desconto se vc pagar as parcelas adiantadas, mas pra quitar integral tem, e não existe nenhuma "tarifa" pra quitar.
Então depende do Banco. Aqui na empresa temos leasing no Safra e no HSBC . No Safra, a tarifa para quitação antecipada é de 10% do valor do bem. Um Honda Civic de um diretor teve a tarifa fixada em R$8.000,00. No HSBC, a gerente deixou muito claro pra gente que no leasing existia também uma tarifa proibitiva se quisesse quitar antes.
A maioria das empresas opta por leasing ao invés de financiamento, em virtude de vantagens tributárias na hora de contabilizar a despesa. Um financiamento é Ativo, compõe lucro e por consequencia aumenta imposto. Um Leasing é despesa, diminui o lucro, e consequentemente o imposto. thiagom39653,477962963
thiagom escreveu: Então depende do Banco. Aqui na empresa temos leasing no Safra e no HSBC . No Safra, a tarifa para quitação antecipada é de 10% do valor do bem. Um Honda Civic de um diretor teve a tarifa fixada em R$8.000,00. No HSBC, a gerente deixou muito claro pra gente que no leasing existia também uma tarifa proibitiva se quisesse quitar antes.
A maioria das empresas opta por leasing ao invés de financiamento, em virtude de vantagens tributárias na hora de contabilizar a despesa. Um financiamento é Ativo, compõe lucro e por consequencia aumenta imposto. Um Leasing é despesa, diminui o lucro, e consequentemente o imposto.
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Pode depender mesmo de banco pra banco, tenho 2 veiculos em nome da empresa e um em meu nome, todos leasing pelo ABN-AMRO (banco real), contabiliza como despesa mesmo.
Além disso, o leasing tem outra vantagem sobre o financiamento com relação ao IOF que teve sua alíquota aumentada no começo do ano... li algo a respeito mas não lembro dos detalhes...
Leasing realmente pode ser feito por pessoa física, mas tem que tomar muito cuidado que geralmente é um contrato atrelado a algum indexador... e dependendo do indexador
Com relação ao consórcio quando vc é contemplado vc acaba com uma carta de crédito nas suas mãos... e nada te obriga a comprar o bem que está no contrato... vc compra o que vc quiser e onde vc quiser... é uma vantagem, pois vc pode barganhar preço mesmo na concessionária por onde saiu o consórcio... infelizmente muita gente acaba pagando o preço cheio na hora de tirar o bem
Eu mesmo quando peguei meu "ex-Gol" em 2001, a concessionária queria R$ 22.500,00 pelo carro e saiu por redondos R$ 20.000,00