Bem, mais alguns resultados sobre a minha troca da Tornado pela Lander:
Consumo cidade/estradas de terra: 31 km/l
Consumo estrada (90 - 110km/h) : 33km/l
Nas mesmas condicoes de pilotagem minha Tornado nunca passou do seguinte:
Cidade/estradas de terra: 23 / 24 km/l
Estrada: 26 / 27 km/l
O desempenho da Lander tem me lembrado muito (a excecao do consumo e suspensoes) a performance da minha saudosa XLX 350R.
Freio dianteiro da LANDER: Depois de amaciado (la pelos 500km) me lembra o da XT 600. Neste aspecto, o freio dianteiro da TORNADO se mostrou melhor.
No conjunto, o freio a disco traseiro da LANDER faz a diferenca para uma frenagem melhor.
Ja tive e usei bastante Honda e Yamaha, ando de moto a 20 anos (XLX 250, XLX 350, SAHARA, TORNADO, DT 180, XTZ 125, TENERE, XT 600) e na minha avaliacao, para o meu perfil de uso, a classificacao foi a seguinte:
1) LANDER
2) TORNADO
3) XLX 350R
4) XT 600
5) TENERE
6) SAHARA
7) XLX 250
DT 180
9) XTZ 125
A TORNADO me deixou a imagem de uma moto mais indicada para quem quer preparar para trilha, ja a LANDER tem se mostrado bem melhor para uso misto e para o meu uso mostrou uma pilotagem mais gostosa (e sensivelmente mais economica !).
Tive uma experiência muito desagradável com a Tornado. Acostumado com minha YBR (tanque de 13 Lts, 39 km/l e marcador de combustível), fui fazer uma viagem com a Tornado. Adivinhem: Pane seca. Todo mundo me disse que ela fazia 25 km/l e tals... logo, daria pra fazer os 190 km da viagem. Não deu!!! Faltando uns 40 km pegou reserva e 20 km apagou de vez!!! Cheguei rebocado. Não digam que foi imprudencia minha, que poderia ter abastecido no meio do caminho, por que NÃO TINHA POSTO DE GASOLINA no meio do caminho. Abraços a todos.
Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.
Acho q eh uma excessao essa dai...
Nao esquece q nosso pais eh forte em lancamentos 125cc e 250cc... bom, pelos menos mais do q la fora.
Mas boa hein Alex...
Continuando a postar as experiências com a Lander, a minha fez uma média de 33,3km/l
, no período de amaciamento de 0 a 150km, respeitando os 5.000rpm. Entre os 150 e 500km (ela está com 400km agora) e respeitando os 6.000rpm, o consumo foi de 32,4km/l
.
O uso em ambos os casos foi em estradas secundárias, com trajeto misto de asfalto e terra.
Agora, com 400km, o freio dianteiro já opera a contento. Continua inferior ao da Tornado, mas melhor (a moto é mais leve...) que o da XT 600E de um amigo meu.
ehhhh!!! pode ser!!!!! uma 250cc fazer 33km/L a 110 KM/H sinseramente eu tenho q ver com meus proprios olhos,, esse negocio de freio a disco trazeiro em motos 250cc so serve de enfeite nao melhora freiagem,quando agente freia o peso fica na frente a trazeira leve nao e preciso grande pressao pra travar a roda traseira!!!! pra q freio a disco se ela freia menos q a tornado!!!
Minha participação no fórum é para contribuir com minha experiência. Sou engenheiro mecânico e motociclista há 23 anos (comecei bem cedo...).
33km/h respeitando os 6.000rpm, o que dá uma velocidade de 98km/h. Moto amaciando e com 400km. Quem quiser acreditar que acredite. Quem não quiser, paciência...