Não sou eu que estou dizendo que querosene resseca o o'ring, quem disse isso foi o Tite, tem um texto aqui falando sobre como lavar a moto. Se eu achar o link aqui eu posto. Sobre o spray da Repsol para lubrificar corrente, não sabia que o manual condenava, vou dar uma olhada.
CBX Strada
Mauro Santos - O PAI DO LUCAS!!!
“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”
A maioria das correntes não posui o´ring, mesmo as originais vem sem, então não tem problema usar querosene, mesmo se tiver o´ring, usando querosene e enchaguando com agua em seguida não tem problema, boa sorte.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
"Da mesma forma, muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados o-rings), que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem."
CBX Strada
Mauro Santos - O PAI DO LUCAS!!!
“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”
uso um spray, tipo esses da repsol e motul, so que por
aqui(SP) eles custam +- 15 reais, ja o que comprei custa
5 reais, e to achando bom.
TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
TDM 225 97 VERM. - EX
CG ML 125 1983 VERM. - EX
HONDA DREAM 97 VERM. - EX
quem quiser comprar, e so procurar nesses shopping de
pecas de carros, la sempre tem.
TITAN 150 KS 2004 VERDE - ATUAL
cg cargo 95 azul - ex
YBR E 01/02 guardada até legalizar o doc.
YBR K 03/04 roubada - EX
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HONDA DREAM 97 VERM. - EX
Olá amigos,
Na manutenção da corrente faço o seguinte:
Coloco a moto no cavalete e verifico se há elos presos, em seguida lavo com querozene ou óleo diesel, verifico novamente e repito a operação até não haver elos presos.
Agora com a corrente solta e limpa, dou uma lavada geral na relação com o queroza, retiro o excesso e ajusto a corrente.
Feito isso lubrifico toda relação com óleo 90, que é o mesmo óleo usado em transmissão de carro, específica para engrenagens, portanto acho que o óleo mais recomendado para uma "relação duradoura".
Quanto a graxa, esta não se usa em correntes pois nela prende poeira, transformando-a em abrasiva (Carborundum), graxa náutica muito menos pois esta não foi desenvolvida para lubrificar e sim para proteger, ela adere e endurece impermeabilizando o local onde foi aplicada, protegendo as peças contra maresia, um uso completamente diferente do que a relação da motoca precisa, NÃO usem este tipo de graxa na relação.
No mais é só rodar...
Para mim este é o melhor procedimento, adoto-o desde a infância, quado via os adultos fazendo nas motos e eu fazia na bike...rs. é também o melhor custo benefício para manutenção de relação.
Um abraço a todos.
O problema é que o Thiner, se cair na roda (de liga-leve) pode estragar a mesma.....sempre uso querosene e óleo específico para corrente.....custa 3,50 e dura MUITO....
Eu com certeza não usaria Thiner, seria fatal para as correntes com o'ring, estes são de borracha e ressecariam na certa. Além é claro do risco de cair em alguma pintura da moto, como roda, balança, quadro etc.
O mais aconselhável é o querozene e óleo específico como dito acima.
Talvez o AO não tenha se referido ao "Thiner, Thiner" e sim ao removedor, que também é usado em pinturas mas esse é a base de querosene, "esse poooode...".
O oleo diesel também é bom, mas também tem que ser bem lavado com água depois, pois ele tembém faz mal aos o'rings, não tanto quanto o Thiner. (o Thiner resseca, o diesel dissolve)
Eu diria que a solução popular é lavar com óleo diesel, limpar bem com água, aplicar óleo 90 em abundância.
A solução que uso é lavar com querosene, lubrificar com óleo de máquina fino e por último óleo 90, ambos em abundância.
A "babação" é certa, por isso forre o local com bastante jornal, ou providencie um aparador de resíduos para re-utilização dos óleos.
Olá Sevla,
Acho que incorrerá no mesmo caso do óleo díesel, os o'rings das correntes são de borracha e cada borracha tem composição específica para sua utilização.
No casso da corrente esta borracha é resistente a óleo e graxa.
Por esta razão encontramos tantos tipos de borrachas e mangueiras com especificações diferentes.
Mangueiras para combustíveis, para água, para óleo, para óleo de freio, para ar e por ai vai.
Com retentores, o'rings e coxins acontece o mesmo.
Por isso o melhor é não inventar e seguir o que determina o manual do usuário, caso não o tenha, use o básicão, lave com água, escovinha e sabonete e lubrifique com óleo recomendado.(Caso não saiba use o 90).
Prá falar a verdade, essa preocupação, hoje, eu só tenho se a relação for original.
Se a relação for Vaz, Riffel, eu nem me preocupo com ela, só ajusto e boto óleo, pois ela vai durar o mesmo tempo que o pneu traseiro, sendo assim, toda vez que troco o pneu traseiro, troco também toda a relação, ficando com o conjunto motriz sempre novo.
Valeu?