Óleo do motor

27 Fev 2012 09:37 #31 por edgar_rs
Respondido por edgar_rs no tópico Óleo do motor
Também não tenho coragem de botar o motor a prova, até porque eu duvido que vá durar... e o prejuízo, sou eu quem arco. Retificar um frances 1.6-16v não é coisa barata de se fazer também... então deixa quieto.

O único teste que fiz foi colocar o militreco para testar em ventoinhas de comp**ador, aquelas com controle de RPM. Consegui velocidade 10% maior aós o emprego do militec (3,3mil rpms contra 3mil), meu irmão pegou umas ventoinhas travadas e "rescussitou" as mesmas com a aplicação do militec nas buchas. Que funciona, funciona então.

Resumindo: confio no principio de funcionamento do militec, recomendo o uso para quem me pede opínião, sei que reduz atritos e que ele faz a sua parte em condições adversas... mas milagre, óbvio que não faz.

Não notei melhoras de consumo ou ruidos no meu carro, que já tem 280mil km rodados (uso militec desde os 212mil km). Uso o produto no motor, oleo do cambio e "uns pingos" misturados na graxa de homocinetica. Não apliquei o mesmo no fluido de DH.

Abraço!

Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 09:57 #32 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Pois é, Edgar. Eu tb não tenho coragem de botar o motor à prova. Só se for por puro azar de estar rodando tarde da noite num lugar perigoso e o óleo do motor vazar completamente do cárter. Neste caso não paro enquanto o motor não parar rsrsrs (ou enquanto não chegar num lugar seguro)...

Mas eu me lembro de quando ainda usava orkut e participava de uma comunidade de preparação de motores. O pessoal iniciou um tópico interessantíssimo sobre esse laranjinha. Tópico que teve um fim um tanto desagradável. Lembro de um sujeito que contou que ficava só na coruja do que rolava no tópico. Até que ele decidiu aplicar no motor do opalão dele. Segundo o relato, depois de um tempo, ele resolveu testar a eficiência do produto e esgotou o óleo do cárter esperando o pior. Ligou o motor e nada, acelerou no corte por 1,5 minutos e nada, depois foi pra rodovia e pôs o 6cil pra empurrar o carro até 170km e voltou pra casa. Novamente não aconteceu nada.

Bom, eu até hoje desconfio que seja história de pescador. Mas pela quantidade de relatos semelhantes que eu li na época, como eu já disse, essas histórias passam a ser no mínimo curiosas.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 10:06 #33 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Teve uma outra história na mesma comunidade de uma preparadora de Santa Catarina que, segundo ela, estava numa viagem e teve o cárter do carro dela atingido por uma pedra (coisa que pode ter sido causado intencionalmente por bandidos). Ela usava militec e mesmo com o a luz de óleo acesa continuou rodando com o carro normalmente, salvo engano, por uma distância bem maior que 100km, pois estava numa região perigosa. Depois de ter chegado no destino, teve que abrir o motor pra ver o estrago, ele ainda funcionava, mas um dos pistões tinha virado sorvete.

História de pescador? Parece. Mas não deixa de ser interessante...

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 10:08 #34 por marcelommm3
Respondido por marcelommm3 no tópico Óleo do motor
Boa tarde, pessoal...
Agora sim o assunto começa de fato a ser necessário!

Minha moto está a 700km da troca e levei um tiro por ter que comprar mais um litro do Motul 3000.
Paguei 25 reais nele (antes tinha pago 16 ou 17)... Só comprei mesmo porque precisava completar depois de uma viagem de 900km, e não seria interessante misturar óleos diferentes.

Entrou quase 200ml depois de rodar esse trecho.

Bom, estou pensando seriamente em adotar o Yamalube pra 1500km.
Assim troco o filtro antes, etc.

Vou dar uma pesquisada em preços por aqui.

Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...

Intruder 250/99

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 16:30 #35 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor

marcelommm3 escreveu: Boa tarde, pessoal...
Agora sim o assunto começa de fato a ser necessário!

Minha moto está a 700km da troca e levei um tiro por ter que comprar mais um litro do Motul 3000.
Paguei 25 reais nele (antes tinha pago 16 ou 17)... Só comprei mesmo porque precisava completar depois de uma viagem de 900km, e não seria interessante misturar óleos diferentes.

Entrou quase 200ml depois de rodar esse trecho.

Bom, estou pensando seriamente em adotar o Yamalube pra 1500km.
Assim troco o filtro antes, etc.

Vou dar uma pesquisada em preços por aqui.


Marcelo, vão fazer 4 meses que troquei o óleo da minha Falcon. No carnaval fiz uma pequena viagem e deu um total de 200km rodados, e ela baixou mais óleo.
O óleo que usava nela era o Ipiranga API-SL 20w50. Quando troquei pela última vez, ele custava R$11,50 o litro. Semana passada fui ver o preço dele e tava R$16,50. Se a falcon baixar óleo a ponto de secar a vareta, vou trocar ao invés de completar, e vou colocar o Lubrax API-SL 20w50 que tá R$10,00 o litro.

Ela provavelmente continuará baixando óleo. Então dependendo da quantidade de óleo que ela baixar vou reduzir os intervalos de troca. O que me preocupa é a quantidade de óleo que ela baixa em pouco tempo. E o interessante é que não dá fumaça e o escapamento está seco! Imagino que o defeito seja nos retentores de válvulas.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 16:39 #36 por marcelommm3
Respondido por marcelommm3 no tópico Óleo do motor
Certo... eu confesso que fiquei um pouco preocupado com essa história de baixar óleo, mas passou.
Pessoal já me tranquilizou dizendo que é normal.

Pra próxima troca, com certeza irei colocar um óleo mais modesto, e também escolher um de menor quilometragem.

Pensando bem, ao invés de completar eu deveria ter feito a troca já. Ficaria no mesmo preço dessa completada e teria um óleo novo...


Abs

Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...

Intruder 250/99

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 17:10 #37 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Realmente, motor que não baixa óleo, não é motor rsrs. Pode ficar tranquilo. O problema é quando o óleo some em pouco tempo (é o que está acontecendo com meu motor). Aí sim torna-se preocupante pra qualquer um que tenha consciência da importância do óleo.

Como eu já postei aqui no tópico, escolha um óleo que atenda o que recomenda o manual da sua moto e seja economicamente compensador. Os intervalos de troca, vc regula conforme o consumo de óleo. Basicamente é o que vou fazer na minha pra "ir levando".

Estou migrando para o Lubrax porque ele está com classificações que são as mais avançadas em óleo mineral e tem um preço bacana. Pra mim é o suficiente.

Abraço!

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 09:24 #38 por edgar_rs
Respondido por edgar_rs no tópico Óleo do motor
Marcus, história é história... papel aceita tudo, internet aceita tudo, fórum também.

Já li de diferença de desgaste de um mesmo motor, num carro de mesma marca (GM Kadett), que um usava o bardhal B12 e outro não usava, havia menor desgaste.

Sei lá... eu não arrisco e ponto.

Quanto a baixar óleo, é fato. Motor de moto arrefecida a ar tem maior tolerancia de folgas internas, consequentemente baixa óleo mais facilmente que um carro moderno.

Ex.: meu fogão GN baixa 100ml de óleo a cada 1000km rodados, estando com 283mil km hoje. Tem carro de mesmo ano, marca, motorização equivalente e menor km, que baixa mais óleo do que o meu carro. Cada caso é um caso ;-)

Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 09:37 #39 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Edgar, vc já teve que abrir esse moto pra fazer algo?

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2012 09:29 #40 por edgar_rs
Respondido por edgar_rs no tópico Óleo do motor
Nopes, até agora, nada de abrir motor. Só manutenção preventiva e óleo especificado (Shell Helix 10w40 semi=sintético, trocas a cada 10mil km).

Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2012 10:33 #41 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Cara, é muito km. Teu cuidado com esse motor tá de parabéns. Difícil achar um com essa km...

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2012 14:42 #42 por edgar_rs
Respondido por edgar_rs no tópico Óleo do motor
Obrigado.

A simples aplicação de lubrificante, aliada ao período de troca correto, faz isto acontecer: longevidade.

Para motos, não muda tal lógica ;)

Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
Novo Hamburgo/RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2012 16:58 #43 por marcus.pedroso
Respondido por marcus.pedroso no tópico Óleo do motor
Exatamente. O segredo é ter cuidado.
Já vi muita gente que preocupa tanto com a estética da motoca (ou do carro) que esquece do coração do veículo. Já vi muito motor fundido com pouco km por causa disso.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.143 segundos