Uso o Ipiranga e nunca tive problema. É um óleo para motos, como qualquer outro. O que seria bom você estar verificando é a classificação API e se o óleo é mineal ou sintético.
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Depende de quanto você paga pelo litro de óleo. Acho que o óleo do motor deve ser o de melhor classificação existente no mercado, porém com um preço acessível. Pago 11,50 no litro do Ipiranga aqui no interior de MG. O Lubrax de mesma especificação está na faixa de 10 dilmas. Na próxima troca vou colocá-lo.
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Marcelo, 16,50 eu acho que seja um preço alto para 1lt de óleo para motos "comuns", e muitas vezes o óleo mais caro não é sinônimo de ser o melhor. E acho que isso se aplica ao Motul 3000 que tem classificação API SG. Até o Lubrax já tem API SL e como eu disse está em torno de 10 pratas. Quem ganha com isso? Nós mesmos, pois se o mercado preferir um produto melhor, porém mais barato, a guerra de preços vai ser favorável a gente!
Uso óleo com classificações API SL/JASO MA nas minhas motos, não importando a marca mas sim o preço. Uso militec na proporção de 60ml por litro de óleo a cada 4 trocas. Não deixo faltar óleo e troco conforme o indicado pelo manual, que no caso das minhas atuais motos são a cada 3000km ou 6 meses. Desse jeito vejo que meus motores estão em plena saúde, mesmo na falcon que tem 11 anos de uso, às vezes insiste em soltar uma fumaça pelo escapamento por alguns segundos (creio que sejam os retentores de válvulas) e está prestes a completar 50000km (sim, está mesmo pouco rodada pelo ano).
Quanto ao Motul 5000, se o óleo recomendado pela suzuki for de mesma viscosidade das atuais motos, seria melhor você continuar com o Motul 3000. O Motul 5000 é um óleo mais fino, o que também não significa que seja melhor pro seu motor. Se não me engano o Motul 5000 tem a mesma viscosidade do novo óleo recomendado pela Honda. Se for usar o Motul 5000, tente escoar todo o óleo do cárter da sua moto pra só depois você colocar o 5000. Misturar óleos de viscosidades diferentes não é uma boa.
Ah e debates envolvendo mecânica pra mim são os melhores!
Abraço!
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Grato pelas explicações, Marcus.
Pra dizer a verdade, não sei falar qual óleo a Suzuki indica pra minha moto.
Apenas segui a dica do primeiro mecânico que levei a moto assim que a comprei.
Um amigo já havia falado do Lubrax.
Vou pegar as especificações corretas e seguir sua dica de preço!
Novamente, grato pelas explicações.
A propósito, hoje fui verificar o nível de óleo e reparei que dei uma leve baixada.
Rodei pouco mais de 1000km após a troca e tive que repor algo em torno de 50 a 100 ml.
No fim de semana rodei 320km, e somente após chegar em casa reparei essa baixada.
Tá reposto e já estou rodando denovo!
Abs,
Marcelo
marcelommm32012-01-30 22:51:41
Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...
É normal baixar óleo (não muito, claro). Pra dizer a verdade é sinal de boa saúde do motor. Principalmente depois de uma viagem. É só não deixar faltar.
A Falcon de vez em quando me prega alguns sustos. Depois ou durante algum passeio ou viagem mais longa tenho que ficar de olho no óleo dela, pois já aconteceu de eu parar pra verificar óleo e a vareta sair sequinha, precisando completar com no máximo 200ml de óleo. Se tomar cuidado de não deixar faltar, ainda terei motor pra muito tempo.
Abraço!
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Qualquer vazamento é sinal de que tem algo errado. No seu caso parece ser o retentor do cabo que estourou. Muita gente deixa esse tipo de defeito ir ficando na moto sem se preocupar. Se fosse eu, arrumaria. Sou chato pra caramba com isso
. Mas se não arrumar a moto anda do mesmo jeito, sem problema algum. A não ser que o óleo esteja literalmente minando do lugar onde há o vazamento. Aí será mesmo necessário arrumar, senão vc perde bastante óleo, além de fazer uma lambança, sujar sua roupa, respingar óleo no chão...
Abraço!
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
marcus.pedroso escreveu: Depende de quanto você paga pelo litro de óleo. Acho que o óleo do motor deve ser o de melhor classificação existente no mercado, porém com um preço acessível. Pago 11,50 no litro do Ipiranga aqui no interior de MG. O Lubrax de mesma especificação está na faixa de 10 dilmas. Na próxima troca vou colocá-lo.
marcus.pedroso escreveu: Depende de quanto você paga pelo litro de óleo. Acho que o óleo do motor deve ser o de melhor classificação existente no mercado, porém com um preço acessível. Pago 11,50 no litro do Ipiranga aqui no interior de MG. O Lubrax de mesma especificação está na faixa de 10 dilmas. Na próxima troca vou colocá-lo.
Aqui no interior de SP paguei 12 reais o litro
Está no preço. Mas o Lubrax deve estar mais barato.
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Eu não abro mão do Yamalub!!!! Pago R$ 16,00 (trocado), maqs só troco a cada 3 mil km.
fica mais barato do que pagar 10 e trocar a cada mil!!!!!! Não acho que estou fazendo errado, pois minha moto está com 53.000 km, não baixa uma gota dfe óleo, não fuma, não vaza, alias continua como novo!!!!!