Não tenho experiência em motos, mas em carros sempre usei e gosto da linha "base sintética" Shell Helix 15-50. Falo isso porque vi que a prórpia Shell também desenvolveu um óleo mais evoluído para motos, teoricamente superior ao já excelente Yamalube/Chevron 20-50 que uso na minha Fazer (e que custa míseros 11 reais).
Pergunto: qual o preço desses óleos com melhores especificações? Vale a pena investir neles?
Agradeço antecipadamente as respostas, obrigado!
Abs,
JP
Apenas em caráter informativo, aqui na minha cidade consigo encontrar o tão mal falado Mobil Preto por R$ 11,00. Se for no dindin, sai por R$ 10,50. Assim sendo, como o preço da concorrência se equivale ou até supera ligeiramente este valor, fico com o Mobil.
A própósito, onde é que se vende tal produto por extorsivos 18 reais???
Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100
Artur, não entendi muito bem, você prefere usar um produto que é inferior e que custa exatamente a mesma coisa (ou R$0,50 a menos) que outro que atende e supera as especificações dele??
Se eu pudesse, colocaria o melhor óleo possível na minha moto, pois tenho certeza que apesar de um 20-50 funcionar bem, o motor trabalharia ainda melhor e por mais tempo com um óleo superior, ainda mais custando a mesma coisa. Alías, isso se reflete diretamente também no desempenho, nível de ruído, economia, vida útil e, por fim, até mesmo segurança, pois não podemos nos esquecer que o mesmo óleo que lubrifica o pistão é quele que também lubrifica a embreagem e, não raro, ocorrem travamentos com óleos de menor qualidade/com baixa durabilidade.
Por isso que pergunto se estes óleos ainda mais evoluídos que o 20-50 - e que já custam mais caro - valem a pena. É óbvio que, pagando a mesma coisa ou pouquíssimo a mais, coloco sempre o óleo com as melhores especificações que tiver!
Abs,
JP
JP pode ser até bem mais caro, mas não economizo em oleo não, pq se economizar agora posso gastar muito mais no futuro, no minimo 500 reais em serviços de motor.....
a eu paguei 18 reais neste mobil e estou gostando, agora vou procurar este ipiranga, so que não gosto de mudar a especificação exigida pelo fabricante, gostei deste mobil porque ele abrange a de fabrica tbm..... agora não sei, pq estas motos que vem de fora usam oleo 10 - 40 e no brasil as fabricas falam em 20 - 50, não sei viu o que faço....
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
J Paulo, aqui o tal óleo 15w50 não custa o mesmo preço, mas varia entre 19 e 21 reais, ou seja, é uma considerável diferença.
Vale ressaltar também que minha moto NUNCA teve problemas mecânicos, a única coisa de motor que fiz até hoje, em caráter preventivo (9 anos de idade, 4 de uso na minha mão e mais de 95.000 km rodados) foi troca de pinhão e corrente de comando e kit de embreagem.
Além disso, estou satisfeito com os números de desempenho e consumo dela (ambos necessariamente baixos, característicos de motos desse porte). Por isso não vejo por que mudar de óleo, embora eu reconheça que, num motor mais moderno (uma moto 0 KM, por exemplo) é imprescidível recorrer ao melhor custo x benefício e tecnologia disponível em óleos para motocicletas.
Portanto, se tivesse uma máquina que requisitasse lubrificantes mais evoluídos, não deixaria de faze-lo por questões de economia. Aliás, até entendo, aceito e recomendo seu ponto de vista. Ocorre que, ESPECIFICAMENTE no meu caso, ele não se aplica totalmente, uma vez que falamos de um motor mais antigo, ao qual o Mobil atende bem. Poderia melhorar? Sem dúvida, mas não procuro melhora no que, para mim, já está ótimo.
Um abraço!
Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
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Uma pena que aí o Yamalube (ou outro bom 20-50) custe quase o dobro do Mobil preto, já bem ultrapassado em termos de especificações e performance.
Enquanto minha moto estiver na garantia, vou trocando o óleo na concessionária, colocando o próprio Yamalube. A partir do momento que sair, verifico se vale a pena (custoXbenefício) de óleos mais evoluídos.
Um amigo mesmo tem uma titanzinha 2006, só uso o mobil preto nela, trocados regiamente a cada 1000km. Comentei com ele a alternativa do Yamalube, que aqui em SP custa praticamente a mesma coisa e tem melhor performance. Ele vai esperar vencer o óleo que já está rodando e vai fazer um teste. Pelo que já li aqui de depoimentos dos colegas, é NÍTIDA a melhora de performance em todos os aspectos, sendo imediatamente sentido que a moto esta mais "solta", que as trocas de marchas ficam muito mais macias e que a moto vibra muito menos também.
Se por acaso abaixar o preço aí na sua cidade e for compatível, não deixe de experimentar, Artur!
Rodrigo, sua moto tem quantos km rodados? Não sei se aplica este raciocínio para motos, mas nos carros mais rodados, o óleo não deve ser muito "fino", exatamente para aderir e preencher espaços dentro do motor. Portanto, se for muito rodada, procuraria ficar no 20-50 mesmo. Outrossim, com certeza (sendo viável economicamente), usaria só os mais modernos, com melhores especificações - como o 10-40.
Abs,
JP
JP pra começar, mobil preto ou aquele outro cinza que tb era sf, encontrava aqui por 10 reais trocado, se garimpasse achava até por 8 reais trocado.
E outra coisa, se a moto pede sf, claro que um sl é melhor...mas o cara anda mil km e troca de oleo e troca de moto a cada dois anos ou menos, qual a vantagem de comprar um oleo mais caro. Na questão menor custo possivel é isso que o cara tem que fazer e ponto. A moto não vai dar pau na mão dele mesmo.
Qto a questão de motos como a suzuki 125 que pede 10w40...é facil explicar : A concorrencia usa um oleo 20w50 trocado de mil em mil por 10 conto, quem vai querer uma moto 125 (publico alvo de 125cc não é quem ta sobrando $$$) comprar uma moto que um litro de oleo é no minimo 23 reais (isso garimpando, em 2006 qdo comprei minha intruder, o unico 10w40 disponivel no mercado aqui da elf era 33 reais e ai ? Vai vender moto ? Não né...pessimo noticia pro cara que economiza centavos numa 125cc. Mesmo que troque a 3000 km brasileiro ve o custo na hora de desembolsar, e ainda assim naum acredita que rodaria 3000 km e trocaria com 1000 km como conheço 90 % dos usuarios de moto pequena. A suzuki na epoca fechou parceria com a br e vendeu o 20w50 sg como lubrificante recomendado...poka coisa melhor que o mobil preto. É isso.
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
mdorigon escreveu: JP pra começar, mobil preto ou aquele outro cinza que tb era sf, encontrava aqui por 10 reais trocado, se garimpasse achava até por 8 reais trocado.
E outra coisa, se a moto pede sf, claro que um sl é melhor...mas o cara anda mil km e troca de oleo e troca de moto a cada dois anos ou menos, qual a vantagem de comprar um oleo mais caro. Na questão menor custo possivel é isso que o cara tem que fazer e ponto. A moto não vai dar pau na mão dele mesmo.
É por isso que eu uso lubrax Top Turbo 15w40 SL, muito superior que o Mobil Preto, e custa R$9,00.
Não precisa gastar um absurdo para ter qualidade.
[]'s
Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP
J Paulo, vou fazer o seguinte, na próxima troca de óleo que eu fizer em casa (pois normalmente os períodos coincidem com as revisões, feitas na autorizada que usa o óleo da Honda semissintético 10W30 SJ) eu prometo usar um deste que você tanto tem falado.
Vou testar e postar minhas impressões. Decerto a moto não vai quebrar, por isso acho que vale uma experiência.
PS.: Você venceu pela insistência
Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100
JPaulosg escreveu: Não tenho experiência em motos, mas em carros sempre usei e gosto da linha "base sintética" Shell Helix 15-50. Falo isso porque vi que a prórpia Shell também desenvolveu um óleo mais evoluído para motos, teoricamente superior ao já excelente Yamalube/Chevron 20-50 que uso na minha Fazer (e que custa míseros 11 reais).
Pergunto: qual o preço desses óleos com melhores especificações? Vale a pena investir neles?
Agradeço antecipadamente as respostas, obrigado!
Abs,
JP
JP, vamos la. Não vou dizer que o yamalube seja ruim...mas com certeza o oleo 10w30 da honda tem um IV muito melhor do que o amoso yamalube. Oleos 10w30 são muito mais avançados do que qq 20w50 que tenha no mercado, mesmo ele sendo ainda um sj. Usei elf 10w40 semi sh por muito tempo e depois de 40 mil km vi meu motor aberto devido a uma preparação que mandei fazer no cabeçote e desgaste estava zerado segundo meu mec, fora a limpeza por dentro. Nem só de aditivos vive um lubrificante...
Qto ao helix 15w50 automotivo, mineral e não base sintetica...conheço esse oleo, tb achava ele espetacular...mas na boa, imagine um oleo base sae 15 mineral ter que chegar a sae 50 qdo aquecido, o qto de aditivo tem nesse oleo, os famosos melhoradores de indice de viscosidade... infelizmente eles não lubrificam e se degradam facilmente. Num motor de carro, com arrefecimento a liquido e tres litro de oleo no carter vai bem e é ótimo...mas se for no mundo das motor refrigeradas a ar, vc veria que ele não é tão bom assim. Por isso qq discussão sobre oleo é sempre complexa. Fato é que cada caso tem que ser analisado mesmo por quem usa pra chegar a melhor conclusão: quer ficar com o veiculo por anos...gaste num litro de oleo de ponta. Quer um veiculo pra trocar daki a dois anos pq seu objetivo é rodar com o menor cust possivel...va no que a fabrica recomenda no minimo e ponto.
Até mais pessoal.
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Obrigado pelos esclarecimentos!
Gostaria de saber, por favor: esse óleo Honda 10-30 custa quanto? E o 10-40 sintético Ipiranga que consta da sua assinatura?
Abs,
JP
JPaulosg escreveu: Obrigado pelos esclarecimentos!
Gostaria de saber, por favor: esse óleo Honda 10-30 custa quanto? E o 10-40 sintético Ipiranga que consta da sua assinatura?
Abs,
JP
JP, o ipiranga 10w40 achei com variação de 23 a 33 reais nos postos ipiranga aqui em Jundiaí - SP. Mas to vendo que ele deixou de ser produzido pela ipiranga pra entrar um 10w30 o qual ainda não tenho muita informação sobre ele.
O honda 10w30 semi api sj aqui na região pelo que ando conversando com o pessoal que tem honda ta na faixa dos 20 reais o litro dependendo da cc. Ja vi no forum sobre ele no PN pessoal comprando por 18 reais o litro. Considero com esse preço.
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Luis, em tese o Mobil tem melhor especificação, mas é claro que se precisa avaliar o preço e condição de uso. Em se tratando de 20w-50, o Yamalube (pelo menos aqui em SP/SP) tem um custo campeão, além de desempenhar muito bem. Se for muito mais caro, claramente o Mobil não vai valer a pena, ainda mais para usos "convencionais"...
Abs,
JP