Óleo Ipiranga Moto GP 10w 40 API SM

22 Ago 2010 17:09 #31 por cmatiassi
Pesquisando achei este tópico.
Apenas ressuscitando-o:
Uso o Ipiranga API SM na minha moto desde os 1.000km
rodados + Militec-1.
O que notei: Engates precisos e macios e motor com menos
ruído.
Não tenho medo algum de usar óleo sintético. só vejo
benefícios pois ele tem a característica de manter suas
propriedades com a alteração de temperatura e tem maior
longevidade.
O manuel manda trocar com 4 mil km. A maioria tem medo
por causa do tabu de se trocar de 1000 em 1000. Troco com
4, 5 mil km sem medo.

Carlos

Yamaha XT600Z Ténéré 2VG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 09:00 #32 por mdorigon
Bem, resolvi desenbolsar dois litros de uma vez (60 reais) e troquei esse o elf pelo ipiranga esse fim de semana. Ontem a noite achei outro posto ipiranga com ele a 24 reais o litro...que raiva...mas agora ja foi.
Bem, a prinicipio não notei nada de diferente para o elf 10w40 semi sintetico... Desconfio que o motor esta um pouquinho mais solto pra subir o giro, mas ainda não sei dizer. Sei que a diferença do 10w40 elf pro 20w50 gp lubrax é enorme, o motor fica soltinho...mas acho que não da pra perceber muita coisa devido a usar o 10w40 ja. Em fim, vou usando e vou informando galera...até mais.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 10:04 #33 por l u b c k e
Bom, aproveitando as constantes massagens cardiacas no tópico, sendo sendo a YBR uma Yamaha ( dãã .. kkk ) eu utilizo o óleo supostamente desenvolvido por eles, o Yamalube, sendo ele 20W50.


Agora a pergunta, será que não existe nenhuma característica específica para este óleo que o faça mais recomendado que um 10W40 ?, talvez a lubrificação de algum ponto remoto, estas coisas.


Eu lembro da matéria que tive de Mecanica dos Fluidos que a Viscosidade de Fluído alterada de forma muitas vezes inesperada o comportamento do mesmo durante o seu escoamento ( movimentação ).


Mesmo pensando nas juntas do motor, com certeza elas tem um indice de absorção X para determinada viscosidade do óleo, este mesmo indice pode não ser adequado para um óleo de menor viscosidade, podendo causar o enxarcamento da junta.


Lembra, não estou afirmando, estou indagando e apenas baseado em teoria geral de mecanica dos fluidos e tecnologia dos materias.


Pensando no que influencia a viscosidade, provavelmente a "camada" de oleo na camisa do pistao deverá ser mais fina que de um óleo com viscosidade maior. Como é sabido, o coeficiente de atrito de uma superficie é influenciada diretamente pelo processo de fabricação e as tolerancias aceitas neste processo, em déssimos de milimetros, e isso gera superfícies porosas a níveis microscópicos. Agora a pergunta é, um óleo que forma uma superficie mais fina que o recomendado é capaz de supostamente preencher esta valeta microscópica de óleo e ainda sim fazer uma camada de proteção na área externa ?


Desculpem a divagação, mas vale pensar melhor no assunto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 10:38 #34 por mdorigon

l u b c k e escreveu: Bom, aproveitando as constantes massagens cardiacas no tópico, sendo sendo a YBR uma Yamaha ( dãã .. kkk ) eu utilizo o óleo supostamente desenvolvido por eles, o Yamalube, sendo ele 20W50.


Agora a pergunta, será que não existe nenhuma característica específica para este óleo que o faça mais recomendado que um 10W40 ?, talvez a lubrificação de algum ponto remoto, estas coisas.


Eu lembro da matéria que tive de Mecanica dos Fluidos que a Viscosidade de Fluído alterada de forma muitas vezes inesperada o comportamento do mesmo durante o seu escoamento ( movimentação ).


Mesmo pensando nas juntas do motor, com certeza elas tem um indice de absorção X para determinada viscosidade do óleo, este mesmo indice pode não ser adequado para um óleo de menor viscosidade, podendo causar o enxarcamento da junta.


Lembra, não estou afirmando, estou indagando e apenas baseado em teoria geral de mecanica dos fluidos e tecnologia dos materias.


Pensando no que influencia a viscosidade, provavelmente a "camada" de oleo na camisa do pistao deverá ser mais fina que de um óleo com viscosidade maior. Como é sabido, o coeficiente de atrito de uma superficie é influenciada diretamente pelo processo de fabricação e as tolerancias aceitas neste processo, em déssimos de milimetros, e isso gera superfícies porosas a níveis microscópicos. Agora a pergunta é, um óleo que forma uma superficie mais fina que o recomendado é capaz de supostamente preencher esta valeta microscópica de óleo e ainda sim fazer uma camada de proteção na área externa ?


Desculpem a divagação, mas vale pensar melhor no assunto.


Lubcke, entendo suas considerações. Bem, eu não tenho e nunca tive ybr. Agora eu tive intruder e agora tenho yes. Na intruder, rodei bem uns 30 mil km com oleo 10w40 elf. Na yes, tb ja cheguei nessa marca...a diferença é que demorei 3 anos pra rodar 38 mil com a trudi e 1 ano e meio com a yes. Em nenhuma delas tive problema. Agora, eu sei de uma coisa: esses motores suzuki são projetados pra rodar com 10w40. Agora creio que no Brasil se especifique 20w50, porque em alguns lugares um 10w40 talvez não de conta mesmo, até da, porem o usuario tem que ficar mais atento ao nivel, completar se ncessario...e isso não é bem visto para a maioria dos usuarios, e pra mim o fator mais importante é custo pra quem compra: pagar 24, 28, 30 reais de um litro de oleo e a concorrente mais vendida anda com um oleo de 9 reais o litro. Mesmo esses oleos sendo superiores em todos os quesitos, o cara que anda de 125cc geralmente não esta nadando em dinheiro. Então o gp lubrax, que ta por aqui em torno de 13 a 14 reais ta otimo né.
Creio que não exista problema, visto que em outro topico aqui do m.o., tem gente usando top turbo 15w40 da br... e ninguem teve problema com pistões e outras coisas, em diversos modelos de motos. E acredite agora no que vou te dizer: em um fórum de de fuscas, tem um cara la, preparador de fuscas conceituado, que usa no motor a ar de fusca e afins 5w30...isso mesmo 5w30. E com preparação pesada. E não da problema, mesmo no arcaico boxer da vw que não foi projetado pra tal especificação, o 5w30 lubrifica e refrigera corretamente. Se você parar e analisar a ficha tecnica desses oleo mais elaborados, ira notar que o IV deles geralmente é muito melhor, que cai com aquilo que vc disse no começo, a alateração de viscosidade dele...qto maior, mais ele manter suas propriedades. Yamalube, Gp lubrax e mobil preto tem IV de 123, 122 e 121 respectivamente. O elf 10w40 semi api sh que uso tem IV de 153...quer dizer que ele mantem melhor as propriedades de um oleo 40 do que esses citados e mais em conta mantem a viscosidade de oleo 50 quando aquecidos. E estudando mais um pouco notei algo interessante: a viscosidade de oleos 5w30, 10w30, 0w30, partindo de 100 graus até 150 graus, são mais estaveis que os 20w50. A 150 graus a curva de viscosidade de um 5w30 de qualidade é igual ou superior que um 20w50, que teoricamente era para estar mais viscoso. Milagre ? Não mesmo, qualidade. E num motor de moto, com refirgeração a ar, qto melhor o oleo, mais proteção. E depois dessa dos motores vw a ar com 5w30, continuo firme e forte em oleos de mais qualidade. Pena que não exista desses oleo com certificação Jaso MA a venda por aqui, pois se não eu encarava um teste.
Abraços Lubcke e até mais.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 10:55 #35 por l u b c k e

mdorigon escreveu:
Lubcke, entendo suas considerações. Bem, eu não tenho e nunca tive ybr. Agora eu tive intruder e agora tenho yes. Na intruder, rodei bem uns 30 mil km com oleo 10w40 elf. Na yes, tb ja cheguei nessa marca...a diferença é que demorei 3 anos pra rodar 38 mil com a trudi e 1 ano e meio com a yes. Em nenhuma delas tive problema. Agora, eu sei de uma coisa: esses motores suzuki são projetados pra rodar com 10w40. Agora creio que no Brasil se especifique 20w50, porque em alguns lugares um 10w40 talvez não de conta mesmo, até da, porem o usuario tem que ficar mais atento ao nivel, completar se ncessario...e isso não é bem visto para a maioria dos usuarios, e pra mim o fator mais importante é custo pra quem compra: pagar 24, 28, 30 reais de um litro de oleo e a concorrente mais vendida anda com um oleo de 9 reais o litro. Mesmo esses oleos sendo superiores em todos os quesitos, o cara que anda de 125cc geralmente não esta nadando em dinheiro. Então o gp lubrax, que ta por aqui em torno de 13 a 14 reais ta otimo né.
Creio que não exista problema, visto que em outro topico aqui do m.o., tem gente usando top turbo 15w40 da br... e ninguem teve problema com pistões e outras coisas, em diversos modelos de motos. E acredite agora no que vou te dizer: em um fórum de de fuscas, tem um cara la, preparador de fuscas conceituado, que usa no motor a ar de fusca e afins 5w30...isso mesmo 5w30. E com preparação pesada. E não da problema, mesmo no arcaico boxer da vw que não foi projetado pra tal especificação, o 5w30 lubrifica e refrigera corretamente. Se você parar e analisar a ficha tecnica desses oleo mais elaborados, ira notar que o IV deles geralmente é muito melhor, que cai com aquilo que vc disse no começo, a alateração de viscosidade dele...qto maior, mais ele manter suas propriedades. Yamalube, Gp lubrax e mobil preto tem IV de 123, 122 e 121 respectivamente. O elf 10w40 semi api sh que uso tem IV de 153...quer dizer que ele mantem melhor as propriedades de um oleo 40 do que esses citados e mais em conta mantem a viscosidade de oleo 50 quando aquecidos. E estudando mais um pouco notei algo interessante: a viscosidade de oleos 5w30, 10w30, 0w30, partindo de 100 graus até 150 graus, são mais estaveis que os 20w50. A 150 graus a curva de viscosidade de um 5w30 de qualidade é igual ou superior que um 20w50, que teoricamente era para estar mais viscoso. Milagre ? Não mesmo, qualidade. E num motor de moto, com refirgeração a ar, qto melhor o oleo, mais proteção. E depois dessa dos motores vw a ar com 5w30, continuo firme e forte em oleos de mais qualidade. Pena que não exista desses oleo com certificação Jaso MA a venda por aqui, pois se não eu encarava um teste.
Abraços Lubcke e até mais.



Pois então, realmente ainda não tinha estudado a fundo a curva de viscosidade de qualquer um destes óleos, tudo o que disse foram suposições teóricas mesmo. Mas muito obrigado pelas informações, agora estou mais seguro da possibilidade de troca de óleo e sua possível boa influencia na motinha.. como acabei de trocar, tenho alguma estrada a rodar até a nova troca, mas com certeza estudarei com maior carinho essa questão.


No momento estou precisando rodar bastante para acabar com a gasolina velha que estava no meu tanque desde que deixei a moto parada, pois ela volto a rodar sabado depois de 18 meses...( a gasolina estava apenas com 3 meses ), voltar a rodar com a bendita podium e tanto bem faz ao coração da motinha.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 11:09 #36 por mdorigon
Hum...tira essa gasolina rapaz... compra dois litros, leva pra sua casa, esgota essa que ta no tanque, coloca os dois litros que comprou e encosta num posto e enche de pódium...assim vc evita mais problemas. E boa pedida andar de pódium mesmo, não parece, mas o combustivel que a gente usa arregaça com o oleo tb. Qto melhor o combustivel, melhor o estado do oleo. Não ando com pódium frequentemente, pq 3,099 ta muito cara, gosto mais da vpower racing 2,89 o litro (tipo premium tb) ou a original ipiranga premium a 2,759... e sempre troco o oleo com 3000 km. Cara que diferença, o oleo sai mais inteiro, apesar de estar com 3000 km. Qdo só usava aditivadas...o oleo saia visivelmente mais sujo do que hoje. Incrivel.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 11:17 #37 por cmatiassi

mdorigon escreveu:    Hum...tira essa gasolina rapaz...
compra dois litros, leva pra sua casa, esgota essa que ta
no tanque, coloca os dois litros que comprou e encosta
num posto e enche de pódium...assim vc evita mais
problemas. E boa pedida andar de pódium mesmo, não
parece, mas o combustivel que a gente usa arregaça com o
oleo tb. Qto melhor o combustivel, melhor o estado do
oleo. Não ando com pódium frequentemente, pq 3,099 ta
muito cara, gosto mais da vpower racing 2,89 o litro
(tipo premium tb) ou a original ipiranga premium a
2,759... e sempre troco o oleo  com 3000 km. Cara que
diferença, o oleo sai mais inteiro, apesar de estar com
3000 km. Qdo só usava aditivadas...o oleo saia
visivelmente mais sujo do que hoje. Incrivel.


Assino embaixo!

É isso mesmo! Gasolina vagabunda arrebenta com o motor.
Meu pai tinha essa mania de só colocar gasolina "barata".
dizia ele que gasolina é tudo igual.
Resultado: Teve que abrir o motor do carro. No cárter
tinha borra que precisou ser removida com uma espátula.

Carlos

Yamaha XT600Z Ténéré 2VG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 11:18 #38 por l u b c k e

mdorigon escreveu: Hum...tira essa gasolina rapaz... compra dois litros, leva pra sua casa, esgota essa que ta no tanque, coloca os dois litros que comprou e encosta num posto e enche de pódium...assim vc evita mais problemas. E boa pedida andar de pódium mesmo, não parece, mas o combustivel que a gente usa arregaça com o oleo tb. Qto melhor o combustivel, melhor o estado do oleo. Não ando com pódium frequentemente, pq 3,099 ta muito cara, gosto mais da vpower racing 2,89 o litro (tipo premium tb) ou a original ipiranga premium a 2,759... e sempre troco o oleo com 3000 km. Cara que diferença, o oleo sai mais inteiro, apesar de estar com 3000 km. Qdo só usava aditivadas...o oleo saia visivelmente mais sujo do que hoje. Incrivel.






Então, eu ja procurei estas premium de outras marcas mas não encontrei nos postos de curitiba, diferente da Podium que é bem fácil encontrar por aqui. Mas a verdade é que também não procurei com tanto afíncuo, mas assim o farei, para testar.


Com relação ao bem que faz a motoca, realmente é indiscutível, outra coisa que também relatei num tópico meu a respeito, é melhora no torque dela. Eu que andava bastante engarupado e/ou em acliveis consideraveis, notava diferença ao usar a Podium diariamente. Como não rodo mais que 1000 km por mes, então os 7 reais a mais por tanque são um custo valido, dado o benefício.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 11:30 #39 por mdorigon
Não é que aumenta o torque...mas é que o motor queima direitinho, explode a mistura corretamente e ai o mesmo rende o que tinha que render. E ai vc não reduz a moto a toa, vc anda com a mão mais leve e assim vai, ela responde no ato e assim vai. Gasolina boa é outra coisa mesmo. Gasolina normal...mesmo de otimos postos é f*d*. Apesar que eu acho uma coisa : motos, principalmente as menores, rendem 100 cv por litro de potencia especifica sussegado e apesar de algumas não terem taxas acima de 10:1, só toda essa potencia especifica destes motores requerem um combustivel de melhor qualidade, pois acreditem ou não...um motor pequeno girando ali a 8500 rpm, tem que ter precisão na combustão, e por isso todo mundo que usa sente essa diferença. Não é absurda, mas é como ja disseram, uma boa gasolina não ajuda tanto, alias ela faz o motor render o tanto que ele foi projetado, agora gasolina ruim sim faz uma baita diferença, perdendo e muito em um monte de coisas.

mdorigon40429,606412037

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2010 11:44 #40 por l u b c k e

mdorigon escreveu: Não é que aumenta o torque...mas é que o motor queima direitinho, explode a mistura corretamente e ai o mesmo rende o que tinha que render. E ai vc não reduz a moto a toa, vc anda com a mão mais leve e assim vai, ela responde no ato e assim vai. Gasolina boa é outra coisa mesmo. Gasolina normal...mesmo de otimos postos é f*d*. Apesar que eu acho uma coisa : motos, principalmente as menores, rendem 100 cv por litro de potencia especifica sussegado e apesar de algumas não terem taxas acima de 10:1, só toda essa potencia especifica destes motores requerem um combustivel de melhor qualidade, pois acreditem ou não...um motor pequeno girando ali a 8500 rpm, tem que ter precisão na combustão, e por isso todo mundo que usa sente essa diferença. Não é absurda, mas é como ja disseram, uma boa gasolina não ajuda tanto, alias ela faz o motor render o tanto que ele foi projetado, agora gasolina ruim sim faz uma baita diferença, perdendo e muito em um monte de coisas.






Exato, não é a gasolina boa que faz o motor ser melhor do que realmente ele é, mas sim a gasolina ruim que faz ele ser pior do que deveria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2010 18:57 #41 por Mapelu12

cmatiassi escreveu: Pesquisando achei este tópico.
Apenas ressuscitando-o:
Uso o Ipiranga API SM na minha moto desde os 1.000km
rodados + Militec-1.
O que notei: Engates precisos e macios e motor com menos
ruído.
Não tenho medo algum de usar óleo sintético. só vejo
benefícios pois ele tem a característica de manter suas
propriedades com a alteração de temperatura e tem maior
longevidade.
O manuel manda trocar com 4 mil km. A maioria tem medo
por causa do tabu de se trocar de 1000 em 1000. Troco com
4, 5 mil km sem medo.


O motor da XRE funciona bem com 10W/40?
Não bate nada por ser mais fino?

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2010 06:54 #42 por mdorigon
Bem , quem precisar da ficha tecnica deste oleo pode me mandar um MP com o endereço de e-mail que encaminho com todo prazer. To usando ele na minha yes, ele ta legal, mas tem um pequeno senão: Ele consome bem, tive que completar o nivel dele duas vezes. Com o elf 10w40 de vez em quando completava, vai de 5 trocas, uma as vezes durante o tempode 3000 km completava. Mas isso ainda não é um empecilho pra mim.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2010 13:48 #43 por mdorigon
Dando um retorno galera...usei o ipiranga por pouco mais de 3200 kilometros. Tem as mesmas boas caracteristicas do elf 10w40 que sempre usei, porem esse consumo exagerado me faz desistir dele. Completei uns 250 ml desse oleo nos 3200 km que rodei com ele. Achei muito exagerado isso. Pra mim e para minha yes não rola, sempre to de olho no nivel, mas com ele o zelo foi de mais, abaixou muito. Não rola em motos refrigeradas a ar. Creio que em motos com refrigeração liquida ele seja interessante. Fica ai galera...um bom oleo, mas tem essa caracteristica usando em motores refrigerados a ar. Até mais.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 20:25 #44 por nilton791
então posso rodar 3000km com a minha , usando o ipiranga? Parece ser
fino. Atualmente uso mutul 3000

Sp int

Ninja 2010 atual

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 20:54 #45 por mdorigon
Nilton, eu não posso te recomendar isso. Nem sei o oleo recomendado, mas creio que funcionaria sim na ninjinha, mas por qtos kilometros ? Fabricante de oleo nenhum especifica qtos kilometros vc pode rodar, quem especifica o tipo de oleo pro motor e qtos km roda em condições normais ou severa é o fabricante do veiculo. No manual da yes, recomenda oleo 20w50 api sg no minimo, jaso ma2, pra rodar em uso normal, 3000 km, e o recomendado na cara de pau é o gp lubrax, que era sg e hoje é sl. Eu mudei pro elf 10w40 e testei esse ipiranga, sei que meu uso é normal e não severo, mas continuei a trocar de 3000 em 3000, conforme o fabricante da moto manda, só mudei o oleo, por um superior. O motul 3000 é um oleo melhor que o mobil preto, porem, pior que o yamalube ou o gp lubrax nas especificações pelo que li...ele é um produto de entrada da motul e só. Agora, copm qtos km o manual da ninjinha manda trocar o oleo, e qual o especificado la ? Como vc costuma dirigir a moto ? Combustivel que usa ? É uso severo ou normal ? Dificil de ajudar sem saber essas informações.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos