Quem serão os errados? Os que fazem as coisas por conta própria ou os que seguem o manual?
Acho que um cara que fica 5 anos estudando como um louco pra saber e poder projetar algo, não vai colocar uma informação no manual só pra encher lingüiça.
Aqui, entre os amigos, sou taxado como doido, por causa do jeito que cuido da minha moto. Lubrifico corrente, lavo ela bastante, tampo ela com capa, calibro os pneus na calibragem recomendada toda semana, troco o óleo de 3 em 3 mil, e ainda sou chamado de doido por seguir o manual.
Só que não dou a mínima, porque o doido aqui vai ter a moto mais bem valorizada na hora de vender, daqui uns 5 anos né?
Não é à toa que quem ri por último rí melhor
"Todos possuem uma cicatriz no coração por algo que sofreram no passado.
Não ter nenhuma significa ser uma pessoa com alma incompleta."
bem se for assim sou mais um doido , eu em particular não gosto de moto suja, sempre que chego de um emcomtro de mots , espero esfriar e já lavo a bixinha , sabe como é , e= muié se não cuidar ela te deixa na mão
moto é uma droga que vicia na primeira dose (titam 150)
Eu nem ligo se faz mal pra moto lavar demais, como o Tite disse. Eu lavo mesmo. E encero. E seco. E lavo de novo. E passo querosene com pincel no motor. E jogo água. E faço tudo de novo. Dez vezes. Onze. Doze.
E fica limpinha. Eu só tenho preguiça de lavar os aros. Ali é chato demais. Mas deixo suficientemente limpo..
No manual diz que 1000Km nos primeiros 1000, pois como o motor é novo, solta particulas metálicas... daí o óleo só serve pros 1000Km, a partir da segunda vez troca de 4000 em 4000. Eu particularmente prefiro trocar de 1000 em 1000, vai do bom senso de cada um.
Só o motociclista sabe porque que o cachorro coloca a cabeça pra fora do carro.
Doido é quem nem olha o manual e acredita em "mexanicos"!
Tambem acho que seria muito estupidez dos cara(engenheiros) que colocaram no manual 4000km pra troca, sendo que depois de um tempo com esse intervalo vai ferrar o motor!
E isso como já foi citado aqui no motonline, que desses 4000km, podesse colocar uma margem de segurança a mais, ou seja se a margem for pequena de apenas 10%, podesse andar 4400KM sussegadamente! Ai vem alguem e fala " ah mais oleo é barato" com 15000km/ANO são 15 trocas, contra 4 pelo manual (mil, 4000, 8000, 12000) ai faça a conta e veja a diferença que paga a troca de pneu no ano. Isso pra quem ganha pouco igual eu, que cada centavo vale o esforço. Se fosse rico trocava de 500 em 500 mesmo para deixar a exxon/mobil mais rica ainda! uahauhauhh
essa e a primeira vez que to deixando passar dos mil e to verificando, só que notei que após os mil o nivel vai abaixando e vc tem que ficar preocupado.
Pelo menos de mil em mil nao tem preocupação.
Ja perceberam isso??
a minha eu to trocando a cada 1500 mas ja troquei com 2000 e deu no mesmo, não reparei diferença no nível e a cor não ficou tão escura. se eu trocar com mil fico com a impressão de q estou desperdiçando já q o oleo nem escurece.
Amigos, os ENGENHEIROS da Honda afirmam que é de 4 em 4k e isso com uma estimativa menor do que a durabilidade do óleo(isso para ter segurança), com excessão para regiões muito úmidas, ou com muita poeira.
Se duvidarem liguem para a HONDA e perguntem qual a periodicidade da troca de óleo!
Eu tbm trocava óleo como vcs... depois vi que era disperdício e que isso não muda em nada o desempenho da motóca... só faz os fabricantes de óleo ficarem mais ricos!