Lubrificação

12 Jun 2007 10:29 #1 por robson_salvador
Ae galera


mais uma vez preciso de ajuda....


na questão de lubrificação, o que é correto fazer, me refiro após a moto ser lavada, é bom passar um oleo ou graxa na corrente, que componentes devo lubrificar e com é o produto.





abrassss

Yes 125 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 10:48 #2 por kuila
Respondido por kuila no tópico Lubrificação
bem, na minha após um banho ou chuva uso estes itens:

WD (ótimo contra ferrugem, lubrifica e protege)
óleo 10 (aqueles de máquina, tipo o singer) para colocar no cabo da embreagem e para colocar na corrente (óleo fino é ótimo pra limpar a corrente e lubrificar a parte interna dos elos e pinos)
e um óleo de maior densidade para lubrificar a corrente

evito graxa pq acumula muita sujeira e acaba deixando a corrente parecendo uma lixa.

ah sim, uso também vaselina líquida no tanque (dou polimento periodicamente), a vaselina age igual ao silicone.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 13:04 #3 por robson_salvador
Respondido por robson_salvador no tópico Lubrificação
legal a dica kuila...


vou ver se encontro esses óleos pra usar na minha suzukosa

Yes 125 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 13:22 #4 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Lubrificação
acho engraçado essa nova, de graxa branca acumular coisas e virar algo abrasivo, porque, para mim, qualquer lubrificante terá coisas grudadas nele... então, até óleo de motor, que não é tão espesso assim, vai virar uma lixa...


Bom, trafego diáriamente pela Dutra, no trecho inicial até o Aeroporto de Guarulhos. Tanto em dias sêcos, como com chuva (mas principalmente neles), a moto fica emporcalhada. Depois de chuvas, acho que acumula uns 200 gramas de areia, ou sei lá o que é aquilo...


Eu uso uma graxa branca em bisnaga... ela não é espessa, não tem a consistência de uma graxa de rolamentos, por exemplo. Antes dela, pingo um óleo mais espesso que o 90, do mesmo fabricante da bisnaga, nos roletes da corrente, girando-os a seguir para que o óleo entre... depois pingo óleo de motor nas chapinhas laterais, para que ele lubrifique os pinos... e por fim, essa graxa em bisnaga.


Desde que adotei essa técnica de lubrificação da corrente, as minhas relações de transmissão duram mais de 20.000 km... a atual tem mais de 26.300 km... limpo-a com estopa e a lubrifico a cada 400 km, em média.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 13:30 #5 por robson_salvador
Respondido por robson_salvador no tópico Lubrificação
Boa dica Jduarte


qual é a marca da bisnaga?


onde eu posso encontrar, oficina? postos de gasolina?





abrasss

Yes 125 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 13:55 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Lubrificação
JD, não que é o óleo não grude sujeira, gruda sim, o principal problema na lubrificação na maioria dos casos é a forma de aplicação.

no seu caso a técnica de lubrificação é muito boa, pq só a graxa não lubrifica bem todos os pontos que a corrente necessita.

não uso graxa pq dá mais trabalho tirar aquela pasta da corrente, então crio minha própria gosminha, claro com a consciência de que só no óleo preciso lubrificar mais vezes.

uma coisa que tenho adotado periodicamente também é após lavar a moto e limpar a corrente aplicar wd nela toda e deixar por um tempo para só depois lubrificar de vez.

abs.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 14:55 #7 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Lubrificação
kuila de quanto em quanto tempo vc lava a sua moto???

de quanto em quanto tempo faz esse ritual???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 15:04 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Lubrificação
bom, Kuila, eu não usaria o WD40 ou equivalentes, pq se eles contêm querosene, este dilui qualquer lubrificante que vc coloque depois (pq sempre vai sobrar wd nas partes mais inacessíveis). Acho que seria mais válido fazer o velho processo de lavar a corrente no querosene, passar ar comprimido o melhor possível e depois lubrificar... isso envolve tirar a corrente, o que não é tão difícil, mas convenhamos, é um saco!...


E vc tocou num ponto importante, meio que ignorado pela maioria: lubrificar as partes que necessitam disso. A maioria considera que apenas passando os spray's, sejam eles de qual tipo forem, ou mesmo óleo de câmbio, apenas naquela região dos roletes já resolve. Aí, quando a corrente começa a se esticar e chegar rapidamente ao limite de uso, por falta de lubrificação nos pinos, começam a perguntar com quantos km se troca a relação (na média dos casos que lembro, isso fica lá pelos 13 a 15 mil km apenas)... claro, isso é falta de conhecimento do que é necessário fazer.


Robson, a marca é Jerod... pelo menos aqui em Sampa são encontradas praticamente em todas as lojas de moto peças. Creio que eles distribuam para as grande capitais tb...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 15:04 #9 por kuila
Respondido por kuila no tópico Lubrificação
lavagem na moto depende da minha disponibilidade, antes lavava semanalmente (lavagem básica) e polia mensalmente, agora que estou sem tempo, lavo quinzenalmente mas capricho no WD e sempre seco ao chegar em casa ou no trabalho após chuva.

o ritual de check-up geral na moto é semanal, mas todos os dias faço verificação básica antes de sair (óleo, freio, corrente, pneus, luzes...)

o bom de vc mesmo fazer essas coisas é que ao menor sinal vc percebe e consegue atacar a tempo.

abs,


edit: huaehuaheuahu postamos ao mesmo tempo


devo ter explicado errado, o WD eu uso para auxiliar na limpeza, só depois que faço a lubrificação (não passo por cima não), mas valeu pelo toque.

abraços de quem raramente precisa apertar a corrente rsrs ,

ps.: essa questão da lubrificação íntima da corrente realmente dá vida longa!




kuila39245,7583564815



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 19:31 #10 por BLZ-Ctba
Respondido por BLZ-Ctba no tópico Lubrificação
Na corrente, eu estou usando oleo SAE 90, que é o que me recomendaram na concessionaria. passo o WD em partes do motor, quadro, pezinhos, etc. uso oleo Singer, igual ao Kuila faz, nos cabos de freio e embreagem.


essa graxa branca da Jerrod eu ainda nao usei. esses dias tavaem oferta numa loja de motopeças e comprai uma por 1,90 pila. ta aqui guardada. o problema do oleo é que espirra pela roda traseira.

Suzuki Intruder 125 07/07 Bordô



Curitiba-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 20:43 #11 por kuila
Respondido por kuila no tópico Lubrificação
BLZ, uma coisa que faço pra não espirrar em tudo é lubrificar a corrente e deixar o óleo fixar (dar pelo menos uns 30 minutos antes de rodar), exceto quando tem chuva, aí é que meleco a moto toda no WD e vaselina.

(agora sempre tomem cuidado ao usar WD, pois se respingar no disco de freio fica aquele chiado de gato trepando, sempre ao lubrificar recomendo cobrir o disco do freio.)

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2007 05:50 #12 por Queiroga
Respondido por Queiroga no tópico Lubrificação
Caramba tô meio confuso.....

No FDS, a moto estará com 1 semana de uso, já devo começar a proceder todas essas lubrificações?

Na corrente já li dezenas de modos de lubrificar e tal, acho que vou de querozene, óleo 90 e graxa branca. mas uma coisa que ninguém falou... !!!!!!!!COMO SE APLICA ESSA PARADA TODA????? joga na corrente junto à coroa e vai rodando a corrente?

Kuila, dá para fazer uma lista dos pontos que devem ser lubrificados?

Até agora eu sei da relação, e do cabo da embreagem, mas pelo jeito vc lubrifica muito mais itens....

Valeu

[]'s
Queiroga

Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2007 06:13 #13 por kuila
Respondido por kuila no tópico Lubrificação
Queiroga, é basicamente isto mesmo.

na corrente:

• lubrificar a parte central;
• lubrificar as duas tampas laterais;
• lubrificar os pinos dos elos;
• depois disso pode passar a graxa branca.

outros pontos que lubrifico:
• molas dos cavaletes
• cabo da embreagem
• dou um jatinho de WD na mola de regulagem do freio traseiro, pra limpar.
• aplico WD em alguns contatos elétricos para evitar oxidação, curtos, etc..
•aplico WD na parte de baixo do paralama traseiro
• mais WD em algumas juntas, porcas e parafusos
e por aí vai.

é o que ajudou a minha moto que enfrena maresia e salitro diariamente a não ter pontos de ferrugem até hoje (já vai fazer 1 ano de vida rsrs)

o tempo de aplicação vc mesmo determina, faça testes.

abs,João Tadeu39246,4129398148



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2007 06:25 #14 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Lubrificação
No caso das pequenas, sem o'ring nas correntes, lave normalmente com querosene ou diesel e um pincel. Ponha a moto no cavalete e vá limpando em trechos de 100 mm de cada vez com um pote em baixo da corrente (eu uso potinho de 2 litros de sorvete) para recolher o querosene que cairía no chão. Além de reaproveita-lo, preserva a natureza . Passe este pincel tambem na coroa, de ambos os lados e nos dentes. Depois de executado este procedimento, lave com muita água sob pressão(eu uso WAP) mas uma mangueira de rua também serve. Com a moto no cavalete pode-se liga-la e engatar uma marcha durante este processo. É mais rápido e limpa melhor. Depois, com a roda girando, passe WD 40 que expulsa toda esta água que ficaria dentro dos roletes. Após isto utilize qualquer bom lubrificante. Eu já utilizei oleo 90, graxa branca, graxa azul de rolamentos, vazelina, polimeros sintéticos importados, etc. Não importa muito o que vc usa, desde que ao notar o resecamento ou acumulo de sujeira na corrente se proceda uma nova limpeza. A desvantagem do óleo é que suja muito a roda. Hoje eu uso um polimero sintético especifico para corrente que eu trouxe do exterior, transparente, de alto rendimento e que muda sua consistencia de acordo com a temperatura, para evitar espirro na roda.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2007 06:53 #15 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Lubrificação
Companheiro Kuila,pelo q visualizie vç é PHD em lubrificação.He,he,he.Coitadinha da minha trudi, q estar com exatos 65000kms;No tocante a lubrificação da corrente,utilizo apenas querosene para limpar, e oleo 90 para lubrificar!.Sem a rima .Nos cabos,conecções.painel e partes outras,uso apenas oleo de manoma(carrapateira),muito comum em nosso NE.Por fim, utilizo para proteção da pintura,contra intemperes,uma vez q, fica no estacionamento quase todo o dia, exposta ao sol causticante por aqui,e sendo de cor preto,um potente silicone neutro, associado a um shampoo. Tá bonita e boa toda!!!!!!!!!. Abraços.


Abraços.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.224 segundos