DPVAT

17 Maio 2007 13:29 #16 por Junior
Respondido por Junior no tópico DPVAT
Desculpe, Carlos, mas acho que me expressei mal.


Coletivos pagam sim o DPVAT. Mas, eles são obrigados a escolher uma seguradora e pagar o DPVAT em forma de apólice. Se vc acha que estou mentindo, pergunte a uma empresa do ramo chamada Delphos ( www.dpvat.com.br ), que faz a distribuição dos requerimentos de indenização do DPVAT. Aliás, o processo foi movido contra a falida seguradora, contra a Delphos, contra a Susep, contra a Fenaseg e contra todos os órgãos de seguros que atendam a nível nacional ou a nível de Paraná, justamente para saber quem tinha que pagar a conta. E todos fizeram o favor de se esquivar e não indicar quem tinha que pagar... Acho que não estou nem eu nem o juiz errado na decisão


Realmente não entendo de seguros. Entendo que o legislador brasileiro não sabe o que é norma jurídica. E faz as coisas de forma errada.


Não quis também dizer que essas coisas devem ser estatizadas, mas que somente se acabarão com algumas das fraudes com a estatização de alguns serviços. Ocorre que o Poder Público (Estado) está delegando tudo aquilo que pode, para cuidar do que deve, mas, no meu ver da situação, trânsito é dever estatal e as decorrências disso também o são. Não se aplica à telefonia, televisão, produção de eletrônicos entre outros, entendeu??


Então, somente se poderá ter um DPVAT honesto e bem divulgado quando se for estatizado o DPVAT e retirado da mão das seguradoras, pois é serviço público e não deve ficar na mão da iniciativa privada.


Aliás, a maioria das seguradoras pertencem a bancos. Vc já viu legislar no Brasil em desfavor dos bancos??


Carlos, não me leve a mal. Fiz o serviço de saque de DPVAT por um bom período e parei por causa da máfia que citei antes, pois não queria ficar queimado no mercado logo no início da carreira. A Delphos, que é a empresa que eu citei acima somente faz o pagamento da indenização em conta corrente (conta corrente mesmo, não conta poupança) de titularidade do requerente, nunca do procurador, justamente para coibir esses abusos. Aí, sabe o que acontece? O cara trabalha, gasta tempo, gasolina, paga cartório, pois todas as cópias, e não são poucas, tem que ser autenticadas e quando o bebeficiário recebe a sua grana, ainda não paga o sujeito que trabalhou. Ou seja a merda é dos dois lados. De um lado pelas fraudes, haja vista os desonestos advogados, policiais, jornalistas e outros, por outro lado o acidentado ou sua família que vê 13.500 reais na frente e diz: "agora que se f*d* o otário que fez tudo pela gente"


Finalizando, Carlos, o DPVAT do jeito como está, sem transparência, sem niguém saber como fazer, com informações disponíveis apenas aos usuários da internet e poucos desses ainda, nunca vai ser um modelo para nada nesse mundo. Então, por isso que ou ele é totalmente estatizado ou ele é detonado de vez do mundo.


Em tempo, sua matéria esclarece muita coisa para muita gente. Não me coloco contra você, mas contra o sistema de seguros vigente no Brasil, em especial contra o DPVAT.


Abração

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2007 15:57 #17 por _CGA_
Respondido por _CGA_ no tópico DPVAT
Junior,


entendi seu ponto.


Há muita falta de honestidade em muitos lugares. Meu papel de cidadão é denunciar quando me deparo com estas coisas.


Sou atuário e posso falar com conhecimento de causa, o DPVAT não dá resultados técnicos significativos para as seguradoras.


Eu particularmente sou totalmente contra a estatização ou controle de mais por parte do estado em qualquer área. Estado não tem de ter seguradora e nem ser dono (totalmente) de empresas.


Conheço o mercado brasileiro de seguros e estudo o mercado internacional. Parte do mercado aqui é modelo para o exterior. Mas lógico, estamos em um regime capitalista e ninguém monta uma empresa pra dar dinheiro para os outros. Todas visam o lucro. Mas estamos desvirtuando um pouco o assunto...


Entendo estes pontos todos que todos levantaram, mas temos que ir devagar e agir passo a passo. Exigindo nossos direitos sobre o que já existe e analisarmos uma solução a longo prazo.


abraço a todos

Carlos Almeida - RJ/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2007 06:37 #18 por Harada
Respondido por Harada no tópico DPVAT
_CGA_,
No caso de atendimento hospitalar público, o próprio hospital recorrer ao DPVAT?

E no caso de hospital particular, a necessidade de coletar os comprovantes - notas fiscais - para recorrer ?

obrigado, Harada

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2007 12:56 #19 por _CGA_
Respondido por _CGA_ no tópico DPVAT
Harada,


teoricamente, parte do valor do DPVAT vai para o SUS (Sistema Único de Saúde) para cobrir estas despesas. Então, o hospital público tem de fazer os atendimentos com as suas verbas, não podendo recorrer no caso de atendimento referente a acidentes de trânsito, pois já recebeu antecipadamente.


No caso de hospital particular, deve-se coletar todos os comprovantes de despesas para futuro reembolso. Mas atenção, se suas despesas forem pagas pelo plano de saúde vc não poderá pedir reembolso, até porque as notas fiscais são encaminhadas ao plano.


abçs

Carlos Almeida - RJ/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2007 18:21 #20 por _CGA_
Respondido por _CGA_ no tópico DPVAT
Pessoal,

após as discussões proveitosas que tivemos por aqui, gostaria de saber o que exatamente vcs são contra. Não vale falar que é contrata tudo, não deviamos pagar nada. O que incomoda maqis no DPVAT? A estrutura? O valor? A prestação de contas?

Utilizando o valor atual do DPVAT (eu também paguei) de R$ 184,00, temos:

R$ 82,80 - destinado ao Sistema Único de Saúde
R$ 9,20 - DENATRAN
R$ 64,40 - seguradores para pagamentos por morte e reembolsos
R$ 27,60 - outros (como descrito anteriormente)

Vamos opinar! Podemos chegar a um modelo melhor e até propô-lo.

abçs

Carlos Almeida - RJ/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2007 06:10 #21 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico DPVAT
_CGA_

Faz as contas com valores totais, e não individuais.
Quantas motos emplacadas? pega só 75% e deixa 25% de provisão pra devedores...

Aí sim tem o total por ano de quanta verba vai pra esse slocias, e me fale se é bem aproveitada e tem retorno...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2007 12:53 #22 por Junior
Respondido por Junior no tópico DPVAT
CGA


Acho que o que mais incomoda não só no DPVAT, mas em toda a tributação, em primeiro lugar é o valor altíssimo cobrado, sem necessidade. Acho que vai concordar comigo que moto não é perigosa e que o seguro subir tanto de um ano para outro se deve ao fato de o DPVAT estar sendo regulado por gente burra e sem visão da realidade.


Outra coisa que incomoda muito é a transparência. Ninguém sabe ao certo o que é, como funciona, para que serve e para onde vai a grana. Agora eu sei, por exemplo, que a grana é dividida como você mostrou, justamente porque você mostrou isso. E não era obrigação sua divulgar esses dados, mas do próprio governo ou do consórcio de seguradoras afiliadas ao sistema.


Novamente, acho que as pessoas que detém seguro total de seu veículo, deveriam ser dispensadas do pagamento do DPVAT, que se torna inútil para essas pessoas.


Finalizando, eu, particularmente e, ainda sem embasamento científico (mas está na pauta um estudo aprofundado do assunto), considero o DPVAT como tributo, na categoria contribuição de melhoria, o que estaria sendo cobrado indevidamente, e inconstitucionalmente das pessoas, haja vista sempre que chega a fatura do DPVAT em casa haver uma bi-tributação (IOF).


Mas, isso é assunto para outro momento.


Abraços

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2007 08:47 #23 por _CGA_
Respondido por _CGA_ no tópico DPVAT
Junior,

desculpe responder com tanto atraso.

O DPVAT ultrapassa o conceito de seguro, como já falado.

Para acharmos uma proposta diferente para o DPVAT esbarramos em 2 problemas:
1 - Financiamento do SUS, que é o destino de grande parte do prêmio. Deste o governo não abrirá mão;
2 - Criar um sistema para que após a contratação de um seguro com cobertura total, esse cidadão fique isento do DPVAT.

Como fazer isso? Isso gerará um gasto extra dos cofres públicos e dificilmente será implementado.
Outra coisa é a hipocrisia, falta de educação e falta de responsabilidade do povo. Quantos motoristas, mesmo com seguro total, pararão em caso de acidentes? Vemos que muitos fogem!

Todos concordamos que o valor para moto é um absurdo. Também concordamos que a quantidade de acidentes com motos é proporcionalmente muito maior que carros? A questão inicial é que pagamos pelos inconseqüentes, loucos e afins.

Tentemos ter alguem que nos represente (motociclistas e cidadãos) para que possamos ter alguma chance para discutirmos esses assuntos em esferas superiores.

Abraços.

Carlos Almeida - RJ/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2007 08:04 #24 por _CGA_
Respondido por _CGA_ no tópico DPVAT
Pessoal,

uma boa notícia para os moradores do Rio de Janeiro.

Dúvidas sobre o Dpvat
Autor: Jorge Clapp
Fonte: Seguros em Dia

O "Núcleo Dpvat", criado pelo Detran-RJ para esclarecer dúvidas da população acerca daquele seguro obrigatório, atendeu, em três dias de funcionamento, a uma média de 19 pessoas por hora. No total, foram 580 pessoas atendidas, entre consultas presenciais e telefônicas. O núcleo funciona com cinco advogados, no 8º andar da sede do Detran, no Centro do Rio. Moradores do interior do estado devem telefonar para (21) 3399-1598.

Carlos Almeida - RJ/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2007 16:33 #25 por viniciustitan
Respondido por viniciustitan no tópico DPVAT

_CGA_ escreveu: Pessoal,

após as discussões proveitosas que tivemos por aqui, gostaria de saber o que exatamente vcs são contra. Não vale falar que é contrata tudo, não deviamos pagar nada. O que incomoda maqis no DPVAT? A estrutura? O valor? A prestação de contas?

Utilizando o valor atual do DPVAT (eu também paguei) de R$ 184,00, temos:

R$ 82,80 - destinado ao Sistema Único de Saúde
R$ 9,20 - DENATRAN
R$ 64,40 - seguradores para pagamentos por morte e reembolsos
R$ 27,60 - outros (como descrito anteriormente)

Vamos opinar! Podemos chegar a um modelo melhor e até propô-lo.

abçs


Acho que poderia diminuir o valor destinado ao sus e as seguradoras.
Altos demais, e fica pesado pra gente...

Honda Biz 125cc KS 2007/2007 Vermelha

Chevrolet Classic 2009/2010 Preto

Divinópolis - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2007 06:00 #26 por dudu_phiberopti
Respondido por dudu_phiberopti no tópico DPVAT
CARLOS, e pessoal. tô com umas dúvidas.

pra ter um atendimento digno posso utilizar um hospital particular e depois ser reembolsado apresentando as notas fiscais e laudos médicos? cobre tbm custos com remédios de reabilitação?
as seguradoras listadas no site do dpvat são intermediadores, sendo, não me cobrarão pra dar entrada nos formulários mesmo eu naum sendo cliente delas?

abraços

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2007 08:32 #27 por Jo.Leal
Respondido por Jo.Leal no tópico DPVAT
Eu recebi ontem a cartinha pra adiantar o IPVA e... o seguro obrigatório do carro : 84,72, o da moto... subiu de 184 para abusivos 254,67! Mais de 40% de aumento! Jo.Leal39435,6746643518

Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2007 10:14 #28 por SlayerX
Respondido por SlayerX no tópico DPVAT
Fui ler sobre o DPVAT e fiquei confuso sobre a documentação necessária...


- Indenização de despesas de assistência médica e suplementares:



a) prova das despesas médicas efetuadas;
b) prova de que as despesas referidas na alínea "a" decorrem de atendimento à vítima de danos pessoais decorrentes de acidente envolvendo veículo automotor de via terrestre; e
c) registro de ocorrência expedido pela autoridade policial competente, da qual deverá constar, obrigatoriamente, o nome do hospital, ambulatório, ou médico assistente que tiver prestado o primeiro atendimento à vítima.


Pelo que eu entendi, caso vc caia e quebre um dedo ou a mão, e o policial não colocar na ocorrência o hospital, ambulatório ou o médico assistente que prestou o primeiro atendimento a vítima vc não terá direito a idenização? E Se você, ao chegar no hospital x, não puder ser atendido e ir para o Y?

CG150ESD - PRETA

Mata de S. João - Bahia

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2007 16:08 #29 por Ricardo.G
Respondido por Ricardo.G no tópico DPVAT
Por padrão, todo acidente com vítima, é registrado no BO para qual local a vítima foi socorrida, independente de ter quebrado algo ou não. O BO é concluído após a vítima estar sob cuidados médicos, se após isso houver tranferencia, haverá um registro médico, não prejudicando o pagamento da indenização.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2007 06:52 #30 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico DPVAT
Quero ver voce conseguir fazer esse BO se nãop estiver esticado no chão e ser levado pelo resgate...

Se voce caiu e se machucou, chame o resgate e fique estirado no chão, tampando a rua e o transito, senão os fdps do resgate passam batido, negam socorro e voce dificilmente vai conseguir ver a cara desse BO.

Até hoje não consegui nada do BO de quando me atropelaram. Fazem de tudo pra não usar o "seguro" obrigatório...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos