Eu ja acostumei a usar a jaqueta e luva. Andar sem luva nunca, pois ja acostumei a pilotar assim, e andar sem luva é estranho. Jaqueta, só muito de vez em quando, mas no dia a dia, sempre uso.
Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km
LandoHD1600 escreveu: Serjão, quanto mais baixa a calibragem, mais macia. E gozado depois eu te digo quem é!
Caro Lando,
Não quero ser discordante.....mas sou....
A Carmen tem uma "faixa de trabalho" que varia de 20 à 30 lbs.....se abaixar de 20, nem 883 é tão dura......25 é um meio termo, mas com 30 lbs a menina ficou macia feito um Landau.....
Portanto, creio que tem muito a ver com peso carregado, mas suspensão "baixa" não vai se traduzir em maciez.....
É muito importante que os pneus tb acompanhem uma boa relação na calibragem......se estiver calibrados para meio peso, alivie a suspensão......se der "carga" nos pneus, suba tb os amortecedores.....
Palavras do PJ.....os amortecedores são muito sensiveis às mudanças de pressão....vale a pena testar....
a EG está com PS, ele pode atuar rebaixando a traseira para transformar em bagger ou para a posição normal, nas instruções de instalação está em negrito que baixar a calibragem para calibrar há perda de conforto.
A faixa de atuação confortável destes PS começam em 100 e podem chegar a 150, mas para o meu uso normal com garupa a calibragem é 105/110 abaixo ou acima disto andar a cavalo é mais confortável...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Vamos lá, meus queridos Celestino e Wbugno,
Obviamente que, pelo tempo de experiência de ambos neste tipo de motocicleta, eu não deveria sequer questioná-los. Mas, por ser um tanto teimoso(um tantinho só), vou explicar meu ṕonto de vista:
Estamos falando da calibragem recomendada no manual para peso já definido. Assim, para um peso aproximado, há uma faixa de calibragem, com variação de algo em torno de 20%, para adequação ao gosto do "cliente" por assim dizer. Nestas condiçoes, acredito (é, é pura dedução e pode e deve estar errada), que, quanto menos ar, mais macia, quanto mais ar, maior resistência e mais dura. Quanto à perda de conforto citada pelo Bugno, para calibragens muito baixas no PS, visando rebaixar a moto, acredito que se dê por causar o "fim de curso" do amortecedor. Me pareceu o raciocícinio mais lógico. Óbviamente estamos falando de uma variação na calibragem que não permite o fim de curso. Sintam-se à vontade para me corrigir.
Abçs
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
A sua dedução está correta mas somente em parte, os amortecedores à ar, não são totalmente a ar então quando deixamos no limite inferior e dependendo da carga sobre ele fará que a câmara de ar não atue e você estará usando somente o óleo que é utilizado para as situações onde é mais exigido.
Dependendo da situação a calibragem muito baixa pode causar o rompimento dos retentores e vazamento de óleo, aconteceu 2x com a EG e foram trocados na garantia pois era um defeito da válvula de ar.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: LandoHD1600
Os amortecedores originais trabalham com óleo e ar, em cilindros internos totalmente independetes.....
O cilindro de óleo atua na "descida" da moto, quando "entra" no buraco.....aqui nao existe regulagem, apenas certificar-se de que esteja sem vazamentos.
O cilindro de ar atua na "subida" da moto, no retorno da pancada.....dessa forma, a calibragem mais alta faz com que o sistema "retarde" o retorno, ficando mais suave.
Acreditem.....a maioria dos "fim de curso" que a gente ouve é o retorno agressivo......lógico que alguns buracos dão batente, mas a grande maioria é falta de absorção no retorno.....é o grande problema da 883 e japas de antigamente (Virago e outras)......o amortecedor absorve a pancada e devolve na mesma intensidade.
wolfmann escreveu: Sendo assim a "nova" suspensão da SG deve ser mais fácil de manter regulada já que acabou com a câmara de ar e adotou mola.
Acredito que sim.
A grande vantagem da suspensão ar/óleo é a maior maciez na capacidade de absorsão dos impactos.....o custo é um cuidado maior na calibragem.
Não conheço a dinamica da SG nem de EG com molas, mas alguns usuários usam PS 440 nas EG e nao reclamam.....Chacon testou os PS 412 na Blue e reprovou.