4 mil km e o câmbio continua duro, barulhento e seco, mas bem preciso (já acostumei)! Tenho notado que após uns 30 minutos de funcionamento o câmbio começa a amolecer, deve ser o óleo que refina quando aquecido.. No mais só alegria, não tenho do que reclamar da Fazer 2012. Absss
JonJones escreveu: infelizmente não sei como avaliar este quesito, rodei pouco com a Fazer, pode esclarecer melhor chunda a parte que voce diz que é "barulhento"?
Comparado com a minha antiga YBR Factor, eu achei o câmbio um pouco barulhento nas trocadas, mas nada que atrapalhe a condução.
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Bom a minha FZ é 2009 modelo 2010 LE... já testei vários óleos nela...inclusive o Castrol Actevo que achei uma merda....!!!
e nada mudou na embreagem....sempre levei ela na cc para fazer as revisões...e em uma dessas revisões um mecânico de fora, que estava dando um curso aqui na minha cidade, disse que o ideal na FZ é a embreagem alta...!!! Por que o sistema da Yamaha não é como das outras marcas...cada um tem uma característica unica no cambio, e segundo ele o que mais se enquadra na FZ é a embreagem alta...ele lubrificou os cabos, troquei o óleo + o filtro de óleo...sai de la com a moto rodando perfeita...como é de costume após as revisões... e mesmo depois de algum tempo rodando percebi que mesmo com dificuldade de me acostumar nos primeiros km, a moto engatava melhor as marchas, e e comportava melhor principalmente nas saídas ...
- O yamalube vc pode trocar a cada 4 mil km, mas o desconforto do cambio depois dos 2 mil km rodados, é horrível...eu particularmente não gosto....e efetuo as trocas de óleo a cada 2000 mil km...
- Sempre passo em uma oficina e peço para lubrificar os cabos de embreagem e acelerador... é rápido e barato...
Cuidando bem da motoka, ela nunca irá ti deixar na mão e lhe trará muito conforto...agora se tu for relaxado ...vai viver reclamando, e nunca vai se contentar com nada...!!!
pois então, concordando com nosso amigo madeinjapan, a manutenção é tudo na moto isto é fato. Felizmente não encontrei nada de estranho no cambio, escuto uma leve passada de marcha, parece manteiga quando troco.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco
Sim, o correto é isto ou, quando for trocar o óleo, adicionar os 100 ml de b12 e completar o volume do carter com a quantidade indicada.
até 50ml a mais do que o volume total não é prejudicial pois todo motor queima um pouco de óleo durante o funcionamento ou perde em evaporação (na fazer/tenéré 250 há um respiro conectado à caixa do filtro de ar, pro vapor ser queimado).
O parâmetro do volume do óleo em qualquer motor não é o volume exato indicado no manual (por ex, os 1350 ml da fazer), mas o nível que aparece na vareta. O valor indicado é sempre uma referência, mas os parâmetros máximos e mínimos devem ser observados pelo nível do óleo na vareta.
Após adicionar o b12, rode com a moto uns 15 km e você perceberá a diferença
Já experimentei colocar 80ml (algo em torno de 6% do volume) de b12 e o resultado não foi satisfatório. 100 a 120 ml fica ideal (perto de 10%)
Olhe este teste do b12:
Há o militec, mas o modo de atuação é diferente, pois ele atua no metal (usando o óleo para se dispersar) enquanto o b12 age no óleo.
Adiciono o militec em trocas alternadas com o b12
Aqui um teste do militec
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
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Edii escreveu: O câmbio da velha XT600E, minha moto atual, é mais macio que o da minha ex-FZR250.
Abraço!!!
também, o bicho tá gasto....rs
O cambio da terereca só ficou menos rude depois dos 7 mil km hoje com 21 mil ele está até sociável...kkk
Notei que o câmbio é muito sentimental. depende do sapato, do jeito de mudar as marchas e do óleo que utilizamos.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
comprei uma fazer 2008 faz uma semana...testei,levei em alguns mecânicos antes de comprar e tudo ok!
hoje ela me deixou na mão,vinha andando normal,80km,100km... encontrei um engarrafamento,transito parado...fui reduzindo normal,sem barulhos estranhos,reduziu para a primeira depois não quis entrar marcha alguma.
encostei a moto,não encontrei nada de errado,cabo na posição acionando embreagem(atingindo a marca de referencia),acionador da embreagem normal,acionador das marchas normal,voltei a andar subi a rotação entrou as marchas
quando cheguei em casa guardei a moto e ai não entra mais marcha alguma a não ser a primeira marcha.a moto fica no neutro mas não acende no painel
o que pode ser?
Tal qual o Sidious mencionou, uso o Bardahl B12 Plus nas minhas motos, também na proporção citada 10%.
Atento para o fato que o representante da Bardahl me disse, que para moto, dar preferência para o B12 Plus, pois o Plus foi desenvolvido para moto.
Nao que o outro nao sirva, mas foi desenvolvido para carros que nao banham a embreagem com óleo e o B12 Plus foi desenvolvido especificamente para motocicletas, não aderindo nas partes não metálicas da embreagem.
Coloque sempre o B12 Plus antes de colocar o óleo, pois ele é mais pesado que o óleo e ao acionar o motor após a troca ele subirá antes do óleo, pois a bomba de óleo puxa do fundo do cárter, filmando toda a parte superior do motor e por onde ele passar antes do óleo.
Todas as minhas motos se deram melhor com o Lubrax SL para moto + 10% de B12 Plus, ficaram rodando bem mais solta, ganhando em média umas 300 rpm, ou seja, atingindo a velocidade que atingia anteriormente com, em média, 300 rotações a menos.
O B12 para motor a Diesel também é diferente.
Uso também o MAXLUB na relação, melhor lubrificante que encontrei para a relação até hoje, fica muito macia, interferindo inclusive na sensação de maciez nas trocas de marcha.
Quanto a embreagem, deixo a folga entre a manete e o manicoto entre 5 e 8 mm, normalmente o recomendado no manual.