Existe muitas controvércias acerca do assunto "relação".
Se eu não estiver enganado, é o desgaste da corrente que provoca o desgaste dos outros componentes.
O processo é simples. Cada elo da corrente tem uma desgaste mínimo devido à tensão exercida, ou ao atrito resultante, que somado ao total de elos, faz com que a corrente estique alguns milímetros, até centimetros. Esse desgaste mínimo faz com que o encaixe da corrente sofra alteração e o elo apóia mais na parede do dente do que no fundo (não sei se deu para entender) promovendo um desgaste por atrito em ambas as peças (coroa x corrente x pinhão). Aí vc vai e regula a relação e o processo continua. O que pode comprometer mais uma peça do que outra, é a dureza do material empregado, ou seja, se o pinhão for fabricado em uma material muito mais mole que a corrente, ele vai desgastar muito mais rapidamente, fazendo que a corrente "pareça" em bom estado. Só que os elos desta corrente não estão mais com as medidas originais e se vc colocar outro pinhão com dentes normais, a corrente não encaixará corretamente, comprometendo todo o conjunto.
Pode-se reparar isso, olhando para os dentes da coroa (ou do pinhão) que ficam afiados como uma faca quando estão gastos. É sinal do desgaste da parede do dente provocado pela alongamento dos elos.
Por isso use sempre um conjunto de relação de excelente qualidade, onde todas as peças se desgastem por igual, aumentando o tempo de uso. É claro que uma boa manutenção e correta lubrificação são primordiais.
Com relação a pastilha de freio. Está normalissimo. Estou já na minha terceira pastilha em 18mil Km. A primeira original durou 7800km. As pastilhas da fischer custam em torno de 15 reais. Existem as organic, semi metalic e metalic. Ja usei a organic, não gostei muito atualmente estou usando uma semi metalic.
A pastilha de freio da fazer é a mesma da twister e da ybr.
A minha motoca está na segunda pastilha e hoje ela esta com
28480 km, troquei as pastilhas original junto com o pneu
dianteiro com km perto dos 24000.
A relação ainda é a original.
Olha Henrique.. tem uns tópicos por ai dizendo sobre troca de pinhão/coroa na fazer.. geralmente o resultado é que não vale a pena.. mas dá uma buscada aí pq tem sim.
Olá pessoal ..troquei duas vezes pneu traseiro em torno de 14.000 km cada...nenhuma vez o dianteiro e nem relação estava comprometida. .. entreguei minha fazer com 28.450 km e peguei a NF.. espero ter o mesmo desempenho...viajo sempre em estrada/rodovia velocidade média 100 km/h
Achei aqui na minha cidade (Jundiaí/SP) o pinhão de 16 dentes da Riffel Aço 1045 por 40 reais.
Vou comprar e colocar na Fazer, farei uma viagem esse final de semana e devo rodar mais ou menos 300km, voltando já posto as impressões de como ficou a moto.
Se ficar muuuuito ruim eu compro um de 15 e substituo.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
meus traseiro ta com 12mil km, mas até os 15mil acredito que vai, as pastilhas de freio foram trocadas com 9mil da Cobreq tb 15 reais, 5 minutinhos pra trocar, as traseiras ainda não troquei, custa uns 15, mas to maneirando pra trocar junto com o pneu