Vida util da relação e pneus da Fazer.

01 Nov 2009 02:58 #16 por Comandante

sspmat61 escreveu:

Comandante escreveu: ...entao se quer fazer ela durar muito, basta andar feito um vovozinho nos 60km/h...arranque sempre devagar e mantenha a relacao limpa e lubrificada.


Depois que você arranca, a meu ver pode andar a 300 km/h.

Em estrada, minha velocidade média é entre 90 e 120 km/h. E ainda não sou avô...



é verdade..manteria essa velocidade sem a aplicaçao de nunhuma forca se você estive no espaco sideral se deslocando no vácuo(principio da inércia dos corpos) .... mas você está esquecendo de um detalhe muito importante..aqui na terra temos o atrito da moto com o ar da atmosfera!


infelizmente, depois que você arranca(situacao de grande desgaste da relacao), é necessario manter uma determinada potencia na roda para manter aquela velocidade....se essa velocidade for baixa, a potencia necessária será baixa e o desgaste será minimo!......... mas quanto mais alta a velocidade for, mais potencia é necessária para manter a velocidade e vencer o atrito com o ar....


para você ter uma idéia de como funciona a coisa(e eu vou explicar bem por cima e nao vou colocar matemática aqui..porque senao fica muito longo e parecendo uma aula de física, ok!!)


de acordo com os calculos da fisica aerodinamica ; é gerado um gráfico exponecial que mostra o comportamento das variaveis para manter a determinada velocidade na situacao em questao. os tres elementos utilizados no cálculo sao:


1) a potencia disponível.


2)o atrito com o ar(que pode variar de acordo com a altura,temperatura e humidade relativa do ar).


3) o coeficente de penetracao aerodinâmica do veículo.


vamos desprezar o atrito dos pneus com o solo, nao haverá vento, nao haverá subidas e nem descidas e nao vamos levar a massa do veiculo em conta(nao teremos aceleraçoes do movimento) , pois estamos considerando apenas a forca necessária para manter o MRU (movimento retilíneo uniforme) e vencer o atrito com o ar da atmosfera.


depois de tudo calculado, veremos que a potencia necessária para manter uma moto média a 100km/h é de aproximadamente 8 a 11cv na roda ...para manter essa mesma moto a 200km/h sao necessários 45 a 55 cv na roda....para manter essa mesma moto a 300 km/h sao necessários 190 a 210 cv na roda... e a relacao, os pneus e estrutura da moto sofrem todo o esforco para passar a potencia do motor para a roda...


primeira conclusao: alem da arrancada, conclue-se que manter altas velocidades gasta mais combustível, mais transmissao, mais pneu e aumenta o desgaste do motor e tudo o mais que estiver trabalhando para manter a moto em movimento!..


segunda conclusao: é aquela que citei acima... se quer fazer a relacao durar muito, basta andar feito um vovozinho nos 60km/h...arranque sempre devagar e mantenha a relacao limpa e lubrificada.


essas sao as leis da física aplicadas a aerodinamica.
Comandante40118,2469212963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Nov 2009 13:25 #17 por Monteverdi
Aê Sô Sergio, a motoca é vermelha também!!!

Das 3 motos que tive essa marca de quilometragem está sendo a maior. Com a Titan 125 troquei com 35 mil, a Bros aos 16 já não duraria muito mais e a Fazer já está nos 44500 e em ótimo estado. O mais curioso é que sempre com a mesma maneira de pilotar a diferença é grande..

Eu nunca arranco forte ou faço engates bruscos e minha média de velocidade é de 90 km/h... Em relação à lubrificação com a Fazer eu tenho sido muito descuidado, em média a cada 800 e só limpo a corrente quando lavo a moto, ou seja, a cada 4 meses (ou mais)..

Conjugado com a ótima qualidade dos componentes o tipo de óleo que estou usando deve ajudar, tenho usado óleo para diferencial, é bem viscoso e dura um pouco mais de tempo na corrente..

Inté!!!

sspmat61 escreveu:

Monteverdi escreveu: Fazer 06/06

Relação - Ainda original com 44500 km. Ainda não necessita de troca e ainda tem muita regulagem.

Inté!

Em pneu traseiro, estamos com mesmo desempenho. Agora, na relação... você é meu herói !!Conte-me com consegue estender esta relação !!Eu não gosto de graxa. Eu uso óleo sae ep 90. Temos a mesma moto: fazer 06/06. Só falta ser vermelha, hehehe...Abs,Sérgio.


Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2009 21:55 #18 por sspmat61
Fala Monteverdi. Depois que postei é que vi na sua assinatura a "vermelhuda", hehehehe...

O óleo para diferencial que você usa também é EP 90 ou SP 90 ???

Comandante,
Eu quis fazer uma pequena brincadeira quando citei a velocidade de 300 km/h. Mas tive a impressão que você não gostou!!

Parabéns pela explicação. Ah!!! Eu sou matemático. E lembro alguma coisa de Física.

Sérgio Sobral

biz roubada / ex-titan ES 2004 / ex-Fazer 06/06

Atual NFZ 10/11 vermelha

Alcatéia Moto Clube

Duque de Caxias/RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2009 22:32 #19 por Monteverdi
Fala Sô Sergio, ele é ainda mais grosso do que o "90", só não me lembro qual é a especificação correta... Tenho gostado bastante.. Vou olhar e lhe falo.

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2009 23:27 #20 por Batera
Olá pessoal, peguei a moto zero e o pneu traseiro original
da minha não passou dos 7mil km, o 2° rodou 17mil(150/70-
17) já esta no 3°pneu 150/70, na frente já é o segundo,
trocado com 23mil km e a moto está com 26mil, com a Relação
- Ainda original em ótimo estado.

lembrando que semanalmente lubrifico a relação e calibro os
pneus.

abraços!!

" MOTOCA: FAZER 2008 VERMELHA "

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2009 08:26 #21 por Monteverdi
Já que estamos "discutindo a relação" da Fazer ... Um amigo fez uma observação quanto ao tipo de óleo que se usa para lubrificar a corrente. Como a corrente da Fazer tem uns tais "o-ring" - que parece que é uma espécie de retentores de borracha - ele recomenda que não se use qualquer óleo pois os lubrificantes normalmente corroem borracha..

Alguém sabe mais sobre isso e tem alguma recomendação de óleo? O que eu uso é de diferencial para caminhão e até hoje não percebi nenhum desgaste precoce..

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Nov 2009 13:04 #22 por Pena

Batera escreveu: Olá pessoal, peguei a moto zero e o pneu traseiro original
da minha não passou dos 7mil km, o 2° rodou 17mil(150/70-
17) já esta no 3°pneu 150/70, na frente já é o segundo,
trocado com 23mil km e a moto está com 26mil...



Batera,


Este pneu que durou 17 mil era que marca?


Abraço.

Monteverdi escreveu: Já que estamos "discutindo a relação" da Fazer

... Um amigo fez uma observação quanto ao tipo de óleo que se usa para lubrificar a corrente. Como a corrente da Fazer tem uns tais "o-ring" - que parece que é uma espécie de retentores de borracha - ele recomenda que não se use qualquer óleo pois os lubrificantes normalmente corroem borracha..

Alguém sabe mais sobre isso e tem alguma recomendação de óleo? O que eu uso é de diferencial para caminhão e até hoje não percebi nenhum desgaste precoce..

Inté!



Monteverdi,


Este lance de lubrificantes de corrente é muito contraditório. Alguns falam que só usam graxa e outros só óleo mas no meu caso, sigo uma recomendação do Tasmotos (vide sessão Dicas e Manutenção), em que ele faz uma mistura de óleo para diferencial SAE 90 e graxa branca.


Abraço.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2009 16:45 #23 por Batera
Batera,

Este pneu que durou 17 mil era que marca?

Abraço.

Blza,


Pena, Esse era Pirelli, e o atual tbm, achei bom seu
desempenho além de deixar a moto com um visual diferente.

Abraço!!!

" MOTOCA: FAZER 2008 VERMELHA "

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2009 22:27 #24 por Jordão
Bom o pneu trazeiro da minha ja esta no bico com 17 mil
Kit relação preciso ver !

Bem lembrado.

Abraços

Guarulhos - Sp
Ex: KAWASAKI ER6-N

Px. ?????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2009 15:33 #25 por Diego.Cezar
O meu pneu traseiro troquei faz pouco tempo, com 23.000km. Agora com a grana curta coloquei o levorim, quero ver se vai durar tanto.
A relação original quem tiver contato para uma mais em conta eu aceito, pois aqui na Yamaha não da, eles querem "apenas" R$498,00 na relação.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2009 16:14 #26 por Monteverdi
Sô Diego, isso é porque o preço caiu... Em 2007, quando eu comprei a moto, o kit na concessionária custava 650 contos...

Aqui perto de casa eu encontrei numa motopeças o Kit Riffel - que é a marca original - por 140 contos. Será que tem alguma diferença?

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2009 12:04 #27 por Lute
Muito legal as dicas dos colegas... embora não tenha uma Fazer, dá pra ter noção de quanto dura as relações....

Fico encucado que minha primeira relação durou 20.000km enquanto a segunda (Vaz com Retentores) tá com 13.000km e chegando no último ajuste, ou seja, vai durar uns 15 ~ 16.000km no máximo....

Minha próxima será uma Riffel (mais barata que a Vaz)... vou ver no que vai dar....

Acho que minhas relações duram pouco, pq embora eu lubrifique constantemente, eu deixo o negócio emporcalhar demais

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2009 14:43 #28 por D.Frantz

Lute escreveu: Muito legal as dicas dos colegas... embora não tenha uma Fazer, dá pra ter noção de quanto dura as relações....

Fico encucado que minha primeira relação durou 20.000km enquanto a segunda (Vaz com Retentores) tá com 13.000km e chegando no último ajuste, ou seja, vai durar uns 15 ~ 16.000km no máximo....

Minha próxima será uma Riffel (mais barata que a Vaz)... vou ver no que vai dar....

Acho que minhas relações duram pouco, pq embora eu lubrifique constantemente, eu deixo o negócio emporcalhar demais



Abraços






Já vi em muitos foruns, principalmente o da xt 600 reclamações com a corrente da VAZ. A relação dela é ótima, a melhor, mas a corrente dizem que parece ser feita de elastico. Estica mesmo, é ruim e quebra fácil. O melhor é colocar uma corrente DID ou EK, vai custar mais caro mas é bem melhor.

abrçs

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2009 15:25 #29 por Diego.Cezar
A corrente original da Fazer é DID né? Acho que vou continuar com coroa e pinhão da Riffel e colocar um corrente original, pois eu nunca precisei dar aperto na minha relação antes das revisões quando era original troquei a minha esses dias e já precisou de aperto, acho que rodei uns 800km e já tava folgada.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2009 16:27 #30 por D.Frantz
Exatamente, a original da fazer é da DID, com retentor. Tanto que no manual da fazer fala para somente limpar a corrente com querosene e utilizar óleo de motor para lubrificar, o próprio Yamalube.

abrçs

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.243 segundos