engasgando em rotação média e marcha alta

14 Mar 2008 06:37 #1 por rjmartins
pessoal, minha moto tá engasgando quando acelero entre 7000 e 10000rpm na quarta, quinta e sexta marcha... a sensação é como se estivesse dando falta de gasolina, mas acho q nao é isso pq acima dos 10000 ela vai liso...alguém tem alguma idéia do que possa ser? a moto está na oficina, ele está procurando..

obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 07:15 #2 por Original_40
Entrada de Ar falsa...ou excesso de gás. Porém... carece de análise minuciosa.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 07:58 #3 por AceDaniel
Dá uma olhada na cor das velas, da pra saber como anda a misturas...
e sua moto é carburada? será que algum carburador dela n ta desregulado n?

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 07:59 #4 por AceDaniel
ah, olha o filtro de ar tb... ou se tem alguma entrada de ar falsa, que n deveria existir...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 08:05 #5 por rjmartins
entao, a vela tem 1 semana de uso.. será q já está marcada???

filtro de ar ta blz.. como assim entrada de ar falsa? ela tem o captador de ar na frente... será q ta fechado? se for isso, pq pára de engasgar nos 10.000 e vai liso até o s 15000?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 12:11 #6 por AceDaniel

rjmartins escreveu: entao, a vela tem 1 semana de uso.. será q já está marcada???

filtro de ar ta blz.. como assim entrada de ar falsa? ela tem o captador de ar na frente... será q ta fechado? se for isso, pq pára de engasgar nos 10.000 e vai liso até o s 15000?


entrada de ar falsa pode ser no coletor de admisão depois que passa do carburador, se entra mais ar a mistura fica pobre e a moto esgasga...
e com uns 80km a vela ja fica carbonizada ou branca, dependo da mistura...

aki o lance da entrada de ar pode descartar, se fosse isso sua moto iria falhar a parti de uma determinada rotação pra cima e n parar nos 10k...

deve ser mistura msm...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 13:28 #7 por Jduarte
já afastou o tubo?

ih!

caramba, acho que não é uma Yes... 15 mil rpm?, acho que foi porisso que minha válvula entortou!... hahahahahaha...


Tá, brincadeira... mas acredito em excesso... alguma coisa que esteja provocando isso nessa rotação, pq se fosse falta o motor muito provavelmente não prosseguiria crescendo de giro...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 13:40 #8 por rjmartins
então, será q é pq um carburador está regulado diferente do outro? podem perceber q eu nao entendo nada de carburadores!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2008 19:39 #9 por AceDaniel
Bem provavel... de 7.000 a 10.000 giros vc ta com o acelerador todo aberto?

se ñ tiver deve ser excesso msm em um, ou nos dois carburadores... se tiver com o acelerador todo aberto a falha pode ser por causa da massa de gasolina que o motor aspira mas ñ queima.

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2008 06:15 #10 por rjmartins
então, o acelerador ta pelo meio nessa rotação.. explica alguma coisa? se eu abrir ele inteiro nessa hora engasga mais ainda...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2008 06:21 #11 por kado
rjmartins, qual é sua moto? marca, modelo, e ano? ai o povo vai poder palpitar melhor kado39522,3910185185

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2008 07:04 #12 por rjmartins
é uma zx-6r 2001... é carburada, nesse ano nao era tinha a injeção ainda.. acho q colocaram a injeção em 2003.. são 4 carburadores
essa é a ficha técnica, caso ajude:

ficha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2008 09:15 #13 por kado
Imagino que conforme for aumentando a aceleração e a compressão, os carburadores vão abrindo...ai ficaria mais plausível a hipótese dos colegas sobre rachaduras no coletor do terceiro carburador, que gera os engasgos, com a entrada do quarto, ameniza o problema novamente...eu tive problema parecido na xt600, em que um dos coletores deixava entrar ar por uma rachadura...é só piteco, não tenho a minima idéia de como funciona o controle da admissão de sua moto. ..

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2008 18:17 #14 por AceDaniel

rjmartins escreveu: então, o acelerador ta pelo meio nessa rotação.. explica alguma coisa? se eu abrir ele inteiro nessa hora engasga mais ainda...


Cara o lance é o seguinte...
em carburador um simples qnto mais vc abre o acelerador mais vc fornece combustivel pro motor, esse combustivel aumenta a potencia da queima e essa potencia aumenta o giro do motor, que puxa mais ar e gasolina ate um certo ponto onde ele (o motor) ñ consegue puxar mais ar ou combustivel por causa de uma restrição fisica ( o diametro do venturi do carburador), nos carburadores simples o aumento do giro faz o ar passar mais rapido por esse venturi e assim puxar mais gasolina. (me corrijam se estiver errado).
a mha moto usa um carburador simples.

em um carburador mais complexo (o de automovel) existe uma (ou varias) agulhas que fazem o msm que no carburador simples, so que nesses carburadores existe tb uma borboleta que é um dispositivo para restrigir o ar que entra no motor, essa borboleta durante a aceleração abre e libera mais ar, que passa pelo venturi carregando mais combustivel, igual no carburador simples...

o problema é o combustivel pra ser queimado corretamente dentro do cilindro prescisa ser atomizado, ou seja, bem misturado com o ar... infelismente isso n ocorre por n fatores, entao essa massa de combustivel que ñ queima ocupa espaço da mistura que iria queimar... isso gera perda de potencia no cilidro que isso ocorre... então se vc acelera essa massa de combustivel ñ queima e provoca perda de potencia no cilindro alimentado pelo carburador desregulado... se os outros estiverem com uma regulagem diferente (o com certeza estão, msm que ñ prejudiquem o desempenho, mas nunca em uma moto com mais de um carburador todos estão com o msm ajuste), provocam esse funcionamento irregular...

Deu pra entender cara? tava relendo e achei um pouco confuso... eu tenho problemas pra me espressar.

kado escreveu: Imagino que conforme for aumentando a aceleração e a compressão, os carburadores vão abrindo...ai ficaria mais plausível a hipótese dos colegas sobre rachaduras no coletor do terceiro carburador, que gera os engasgos, com a entrada do quarto, ameniza o problema novamente...eu tive problema parecido na xt600, em que um dos coletores deixava entrar ar por uma rachadura...é só piteco,

não tenho a minima idéia de como funciona o controle da admissão de sua moto. ..


cara vc me deixou na duvida... na xt600 entra um carburador pra cada rotação... eu acho que é um carburador por cilindro. acho que ñ entra o primeiro depois o segundo e assim por diante ñ.. talvez vc estaja falndo de estagios... cada estagio do carburador manda um quantidade maior de combustivel que o estagio anterior...AceDaniel39522,8913310185

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2008 08:37 #15 por kado
Voce tem razão, acedaniel, na xt600 é por estágio mesmo...eu estava viajando na maionese... mecânica de motos não é meu forte mesmo... mas então, pelo que entendi do seu ponto de vista, é um dos carburadores que falha em algum estágio?

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.221 segundos