Adaptação de Freio dianteiro para deficientes físi

27 Dez 2011 12:41 #31 por RuffBA
agora respondendo a sua pergunta...da uma procurada nos sistemas EBD de freios em carros, eles se nao me enganam aplicam uma força extra no freio fazendo a frenagem de forma eficiente mesmo sem você aplicar muita força no pedal

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2012 10:24 #32 por vanderleifaleiros
Cara vc pode melhorar o freio colocando de uma moto mais pesada, ou com disco duplo na frente, ai só de vc encostar ela já vai parar, lembrando que pode se tornar perigoso em uma frenagem mais brusca, pois ele vai travar com facilidade

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2012 21:11 #33 por GabrielMachado
Companheiros, gostaria de uma dica.
Sou deficiente físico, tenho 23 anos e não tenho a mão esquerda, mas eu ando de moto a um tempo.
fui tentar tirar a habilitação, porem na hora da pericia fui informado que deveria adaptar a manopla de embreagem.
Desta forma gostaria de saber se vocês tem algumas ideia de como fazer essa adaptação ou conhece algum lugar no Rio de Janeiro que faça esse serviço.
Desde já agradeço a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2012 09:31 #34 por Jean_SP
Bem vindo Gabriel, ao Motonline.
Acredito que o Vanderlei, criador deste tópico, possa te ajudar e muito. Mande uma MP para ele.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2012 20:41 #35 por vanderleifaleiros
eu já vi ao contrário o acelerador do lado esquerdo, o cara ia acelerando e soltando a embreagem com uma mão só....

talvez este seja um caminho p/ vc... inverter o acelerador (acelerar p/ frente)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2012 21:08 #36 por marceloe

GabrielMachado escreveu: Companheiros, gostaria de uma dica.
Sou deficiente físico, tenho 23 anos e não tenho a mão esquerda, mas eu ando de moto a um tempo.
fui tentar tirar a habilitação, porem na hora da pericia fui informado que deveria adaptar a manopla de embreagem.
Desta forma gostaria de saber se vocês tem algumas ideia de como fazer essa adaptação ou conhece algum lugar no Rio de Janeiro que faça esse serviço.
Desde já agradeço a todos.


Gabriel, já pensou numa scooter ?

a embreagem não seria problema, apenas teria de ver o uso do freio, ou ficar apenas com o freio dianteiro que está na mão direita junto do acelerador !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2013 18:17 #37 por carlosefs
Oláaa
Tenho carta com restrição de pedal de freio adaptado..... acabei por oportundiade comprando uma CB300... já perguntei em todos os lugares (auto escola, policiais, empresas de inspeção veicular) e ninguem sou responder minha dúvida:
Posso simplesmente levar em uma oficina e fazer a adaptaçao incluindo um novo manete para o freio ou traseiro na mao ou deixar os 2 freios ligados (apertando um, aperta os dois) e se for parada pela fiscalizaçao mostrar que ela é adaptada ou tenho que ter um laudo do detran/ inmetro ??
Já achei uma oficina que faz, mas não sei se mesmo assim ficaria irregular...
Por favor, conto com a ajuda de voces !!!
Abs
Carlos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2013 15:19 #38 por Dancar
Olá Carlosefs! Eu quero comprar uma XRE C-ABS que ao acionar o freio traseiro também atua em 30% do freio dianteiro. Minha dúvida é muito parecida com a sua. A minha restrição é código "O" (Obrigatório o uso de motocicleta com manete do freio dianteiro adaptada). Imagino que na sua CNH apareça o código "N" (Obrigatório o uso de motocicleta com pedal do freio traseiro adaptado). Não há descrição da tal adaptação. Pelo que entendi até agora, depois de pesquisar e xeretar muito é que, geralmente, o médico/perito declara aptos apenas os candidatos que consigam pilotar com extensões dos pedais ou com a substituição das funções do pedal por manoplas. Assim, a CNH-A com restrição "N" exige moto com o pedal/alavanca de freio traseiro alongado e/ou reposicionado ou freio traseiro acionado por manete manual como o dianteiro. Creio que estes detalhes só aparecem nas fichas médicas que acompanham a prova prática. Depois, só a letrinha "N" no campo obs da CNH. Que fiscalização (PM de trânsito) poderia te cobrar, com clareza, uma ou outra coisa? Creio que para viver em paz, talvez seja conveniente você ter o seu freio traseiro funcionando também numa manete junto da embreagem.
Saudações piraquaras!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2013 15:34 #39 por Dancar
Dá uma ajudinha? kkk!
Pessoal, aqui em SJCampos-SP não temos banca especial para moto, tenho de me increver na mais próxima que é Guarulhos.
Alguém conhece escolas (moto escola) de Guarulho-SP que fazem obtenção da CNH-A (p/ moto) em banca especial?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2013 16:00 #40 por Dancar

Dancar escreveu: Dá uma ajudinha? kkk!
Pessoal, aqui em SJCampos-SP não temos banca especial para moto, tenho de me increver na mais próxima que é Guarulhos.
Alguém conhece escolas (moto escola) de Guarulho-SP que fazem obtenção da CNH-A (p/ moto) em banca especial?

Opa! Já encontrei: Auto Moto Escola Itamaraty no centro de Guarulho tem moto adaptada para exames da banca especial.
Lá vou eu e depois conto como foi.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2014 11:40 #41 por bandit1250
Olá pessoal,

Tenho uma Bandit 1250 ano 2012, devido a um acidente em 2004 perdi o movimento do pé direito, com isso na hr de renovar a habilitação veio as observações, C,G,N, acelerador a esquerda, cambio automático e motocicleta com pedal freio traseiro modificado, resolvi o problema e instalei o freio traseiro na mão esquerda, logo abaixo da embreagem, usei o burrinho da cb 1000 que é universal, ficou bom e fiz a vistoria do detran na moto e foi aprovado, aparece no documento da moto que ela tem adaptação.
Problemão todo que a policia me parou esses dias, e me exigiu que a moto tivesse acelerador a esquerdo e cambio automático, porque nas tais letras não diz cita se é carro ou moto( C,G), na do freio traseiro sim cita motocicleta, resumindo figuei uns 30 minutos explicando ao policial e ele me mandou me informar melhor e fiz isso, de acordo com CFC, DETRAN estou certo mas como explicar isso a policia? não existe os dizeres carro com acelerador a esquerda ou carro com cambio automático, diz somente veiculo o que da chance da policia alegar que serve para moto e carro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2014 11:43 #42 por bandit1250
meu receio é estar longe de casa numa viagem e ter a moto guinchada por desconhecimento do policial, tenho braços, mãos e pé esquerdo perfeito mas a policia as vezes complica

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2014 00:16 #43 por marcioviviane
Situação complicada "bandit1250", talvez uma boa sugestão seja se dirigir até o Detran e requerer uma certidão que descreva suas condições e da moto, e descreva também que está de integralmente de adaptada de acordo com a legislação e vistoria veicular. A ande sempre com a certidão no bolso e tá resolvido.

MÁRCIO / VIVIANE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2014 18:08 #44 por bandit1250
márcio/ Viviane, valeu pela dica, liguei no detran e me solicitaram mandar um e-mail detalhante a situação, demorou bastante mas recebi a resposta, imprimi o email e vou levar sempre junto, tomará que nunca me incomode com a policia , segue a resposta do detran :

Conforme Divisão de Habilitação, informamos que as restrições constantes na CNH estão previstas no Anexo XV da Resolução 425/2012 do Contran. Sendo que as restrições das Letras A a L referem-se a restrições de veículos automotores de 4 rodas e as restrições de letra M a S e V referem-se a veículo de 2 ou 3 rodas (motocicleta/motonetas).

Assim, vossa senhoria não pode ser autuado pelo agente de trânsito por não ter as restrições C e G em sua moto, já que estas são específicas de veículos categoria 4 rodas (C - Obrigatório o uso de acelerador à esquerda, G - Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.164 segundos