Adaptação de Freio dianteiro para deficientes físi

13 Dez 2011 21:27 #1 por vanderleifaleiros
O meu objetivo com este post é divulgar como é feita a adaptação de motos para PNE que necessitam mudar o freio da moto, pois não encontrei nada falando sobre o assunto na internet.


Eu tenho uma deficiencia no braço direito com perca de alguns movimentos da mão e ombro.
Depois de 10 anos dirigindo com a CNH normal, fui renovar e no momento que fui fazer o exame médico ele alegou que houve mudanças na legislação e colocou 3 restrições na minha CNH:


F: carro com direção hidráulica
G: carro com cambio ou embreagem automatica e
O: motocicleta com manopla de freio adaptada e é desta que se trata o post


No meu caso eu tenho que passar o freio da moto para o lado esquerdo, mas eu sempre usei do lado direito, portanto a moto teria que funcionar o freio dos dois lados.


Seria simples se a moto (XRE300) não tivesse freio a disco, mas segue imagens e explicações de como foi feita esta adaptação



No lado esquerdo a embreagem ficou acima e o freio abaixo



Observe que foi usado o reservatório do freio traseiro da Falcon, pelo fato do reservatorio não funcionar de cabeça para baixo (o reservatório do cilindro mestre foi eliminado)



por outro angulo... o cilindro mestre é da Suzuki Yes pelo fato do reservatorio ser de plástico e ser mais facil a eliminação



Para jogar o freio para o lado direito foi usado o flexível da Titan ESD, que foi cortado e refeita a ponta novamente.



Esta foto é do lado direito, que tambem tem o reservatório eliminado (foi utilizado o da Suzuki Yes)



No lugar do reservatório foi colocada uma válvula para que quando acionado o freio direito o óleo seja empurrado para o pistão e não para o outro manete (esquerdo)


Quem fez esta "gambiarra" para mim foi um rapaz que pratica Wheeling e é torneiro mecanico.
O funcionamento ficou da seguinte maneira: O freio esquerdo nada mais é que uma extensão do direito, assim qualquer um dos dois quando acionado o freio funciona perfeitamente.


Esta técnica é utilizada por quem pratica Wheeling, só que eles colocam o freio traseiro tanto para acionar no pé quanto na mão (esquerda).


Portanto TEM JEITO SIM!!, contrariando muita gente que disse que seria impossível.... rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2011 21:34 #2 por Patriarca
Seja bem vindo Vanderlei e parabéns pela insistência em não desisitir de andar de moto.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2011 21:36 #3 por vanderleifaleiros
obrigado, e parabéns pelo site, estamos a disposição

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2011 21:53 #4 por Jean_SP
Show de bola Vanderlei. Parabéns

E seja muito bem vindo.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 04:14 #5 por MATUSA
Parabéns, Vanderlei!!!!

Também sou PNE (legal esse termo, parece patente militar ) só que não encrencaram comigo.
Só que no Lisarb, é engraçado. "Vende-se" CNHs para um monte de gente normal, mas que nemaula de direção fizeram, e ficam inventando coisas para PNE.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 07:12 #6 por vanderleifaleiros
Então Matusa, eu questionei sobre as aulas que o pessoal tem de moto... eles andam só de 1ª marcha e usam só o freio traseiro... o pior é q de´pois de renovar minha CNH 3 vezes é que colocaram restrição e eu sempre tive o mesmo problema.... é f...
Mas o importante é fazer do problema um motivo a mais para lutar, ao invés de abaixar a cabeça e ficar murmurando pelos cantos... ninguém tem deficiencia, apenas tem que fazer as coisas de um modo diferente
eu vi um vídeo daquele rapaz que faz motocross com uma perna só (ainda tira onda) tudo isso serve de incentivo p/ viver, independente de ser PNE ou não...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 07:16 #7 por MATUSA
Quando tirei a CNh em 1979, precisei fazer o exame separado, com presença de médico ortopedista,e 3 fiscais.Além do "roteiro" comum: Rampa; Slalom; Percurso, etc, eu precisei ligar a moto no pedal (era uma CG)por 3 vezes.E ainda, com a moto deitada no chão, levantá-la com o lado da deficiência: a perna direita.

Não teve jeito: Tiveram que me aprovar, não errei nada... rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 08:11 #8 por ggsjunior
Que coisa absurda. Só no Brasil mesmo. Fiquei indignado com sua descrição Matusa!
Em vez de inclusão, temos discriminação mesmo.
Fiquei revoltado. E parabéns ao colega que mesmo assim continua andando de moto, apesar do sistema e da sociedade dizerem o contrário.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 08:23 #9 por Jean_SP

MATUSA escreveu:

Quando tirei a CNh em 1979, precisei fazer o exame separado, com presença de médico ortopedista,e 3 fiscais.Além do "roteiro" comum: Rampa; Slalom; Percurso, etc, eu precisei ligar a moto no pedal (era uma CG)por 3 vezes.E ainda, com a moto deitada no chão, levantá-la com o lado da deficiência: a perna direita.

Não teve jeito: Tiveram que me aprovar, não errei nada... rsrsrs



Não é à toa que é nosso mestre.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 08:54 #10 por vanderleifaleiros
infelismente aqui no Brasil funciona assim mesmo, eu Garanto que o Matusa pilota melhor que muuuita gente por ai, eu tb tive que fazer testes absurdos para pegar minha CNH pela primeira vez....

Matusa, segundo me disseram, a lei mudou em 2008, se vc tiver perto de renovar sua CNH prepare-se para ter constrangimentos, a menos que vc tenha mais sorte que eu... rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 08:56 #11 por MATUSA
Renovei no ano passado.
No problems...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 09:17 #12 por Jean_SP
Quem é que vai se meter com o líder do bando. hehehe

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 10:55 #13 por Patriarca
Tópico em destaque.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 16:47 #14 por Marcolino
Caro Vanderlei,
parabéns pela perseverança!

A vida é curta...então, curta a vida!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Dez 2011 20:46 #15 por EuroMoto
Vanderlei, parabéns!!

Também tenho deficiência na mão direita (paralisação dos extensores, ou seja, não consigo abrir a mão). Já renovei a CNH duas vezes e não encrencaram comigo, mas de qualquer forma, sinto séria dificuldade na frenagem, pois não consigo abrir a mão voluntariamente...

Desta feita, quando vou pilotar, acabo deixando os dedos indicador e médio fixos no freio e acelero trazendo o punho para traz, segurando o acelerador com o polegar, anelar e mínimo...não sei se deu para entender, mas a verdade é que me atrapalha muito...

Será que compensa fazer a adaptação independentemente de exigência legal, apenas pelo meu conforto ou segurança...? Estou falando em termos de valores investidos, problemas na manutenção da moto, enfim...

Os demais amigos do fórum também podem opinar...

Abraços!

Regis - XR1200X

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, tendo Cristo morrido por nós, quando ainda éramos pecadores." Rm. 5.8

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.157 segundos